terça-feira, 14 de março de 2017

Chove em quase 100 cidades do Ceará; Icapuí é destaque

Cerca de um mês após o “dilúvio” registrado em fevereiro, a cidade de Icapuí, localizada no litoral cearense, teve o maior volume de chuvas do Estado no intervalo das 7h de segunda-feira (13) e as 7h desta terça-feira, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
No município, que está na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, as precipitações chegaram a 95 milímetros. O volume é o segundo maior registrado na região em 2017, já que em 12 de fevereiro 223,6mm caíram sobre a cidade.
Outra cidade que recebeu um intenso volume desta segunda para terça-feira foi Viçosa do Ceará, localizada na região de Ibiapaba, no outro extremo do Estado. Lá, a intensidade foi de 90mm. No total choveu em mais de 90 municípios.


Aporte hídrico
Com as chuvas de 2017, já foi registrado um aporte total de 352,01 milhões de metros cúbicos nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Apesar disto, o volume total é de apenas 1,42 bilhão m³, o que representa 7,64% de todos os reservatórios.
Dos 153 açudes, apenas o Caldeirões, da bacia do Alto Jaguaribe, e Maranguapinho, das bacias Metropolitanas, estão sangrando. Há ainda 128 outros com volume abaixo dos 30% da capacidade total.
Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário