quinta-feira, 20 de abril de 2017

TCM realiza em Russas ações de capacitação do Programa Capacidades

A cidade de Russas está sedeando o 2º Encontro do Programa Capacidades promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará – TCM/CE, e apoio da Prefeitura Municipal de Russas, com programação sendo desenvolvida no Centro Vocacional Tecnológico – CVT. Participam das ações de capacitação agentes públicos, secretários, servidores municipais e sociedade civil dos municípios de Russas, Ibicuitinga, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte e Quixeré.
O encontro tem por finalidade fornecer elementos que venham a alavancar as competências dos gestores e servidores municipais para que possam atuar com qualidade e efetividade no desempenho de suas atribuições, bem como fornecer ao cidadão instrumentos de transparência para o exercício do controle social.

O início das atividades aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, e contou com a presença do prefeito anfitrião Weber Araújo, que deu as boas vindas a todos, e do presidente do TCM, conselheiro Domingos Filho, que oficializou a abertura do encontro, além de participantes dos sete municípios incluindo agentes públicos, gestores e servidores municipais.
As atividades iniciais incluíram apresentações da assessora Jurídica da Ouvidoria Geral do Ministério Público do Estado (MPCE), promotora de Justiça Ana Claudia de Moraes, e do auditor federal de Finanças e Controle do Ministério de Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Cláudio Henrique Fontenelle.
A programação do Capacidades em Russas segue nesta quinta-feira (20) com a realização de cursos sobre administração pública e de palestras sobre transparência pública e controle social para estudantes e sociedade em geral.
O formato do programa em 2017 possui estrutura modular, sendo a primeira parte realizada durante o encontro na cidade-sede (formato presencial) com carga horária de 16h/aula. A outra parte será realizada com a oferta de cursos a distância na plataforma virtual do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa/TCM), contabilizando uma carga horária total de 240h/a.
A edição 2017 do programa de capacitações itinerantes tem a previsão de realizar 22 eventos regionais pelo Interior do Estado, objetivando uma abrangência de 100%.
ASCOM/Russas

0 comentários:

Postar um comentário