sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Secretário Nelson Martins (Casa Civil) e prefeito Weber assinaram ordem de serviço para a implantação da Areninha de Russas

Em solenidade bastante prestigiada promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, juntamente com a Prefeitura de Russas, ocorrida no final da tarde desta quinta-feira, 23 de novembro, na Praça Manuel Matoso Filho, centro de Russas, o Secretária Chefe da Casa Civil, Nelson Martins, representando o Governador Camilo Santana, e o Prefeito Weber Araújo assinaram a ordem de serviço para a implantação da Areninha de Russas.

Participaram também do importante momento, o secretário de esporte Euler Barbosa, a coordenadora estadual do PROARES, Dra. Fátima Lourenço, representando o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; secretário adjunto da SESPORTE, Marcos Lage; o coordenador de obras do Estado, Dr. Sílvio Campos; deputados estaduais Yuri Guerra e Osmar Baquit, vice-prefeito, Magela Estácio; primeira dama Mazé Torquato; chefe de gabinete Cel. Lucas; diretor do DETRAN de Russas Edvanir Fernandes; Diretor do DEMUTRAN, Flávio Lopes Serpa; secretários municipais: Cláudia Lima (Cultura, Esporte e Turismo), Rodrigo Bandeira (Infraestrutura), Adriane Teixeira (Finanças), Gilberto Rodrigues (Saúde), Nilson Mendonça (Agricultura), Sávio Santiago (Meio Ambiente), Vanda Anselmo (Assistência Social), e Marcos Ferreira (Educação); vereadores: Amarilio Ribeiro, Sargento Girleudo, Haroldo Torquato, Júnior Martins, Maurício Martins, Zé de Fátima, Jorginho do Isac, João do Alípio e Piquet Nogueira; suplentes de vereadores; coordenadores, líderes comunitários, sociedade civil e imprensa da Região.
A Areninha de Russas será implantada no Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara, e custará pouco mais de 1,5 milhão de reais, numa parceria do Governo do Estado, que entrará com 80%, e Prefeitura Municipal, que investirá uma contrapartida de 20%. A obra já será iniciada na próxima semana e terá um prazo de 04 meses para ser concluída.
O Projeto é composto de um campo de futebol, com gramado sintético, bancos de reserva, redes de proteção, alambrados, vestiários, iluminação, paisagismo, rampa de acesso para cadeirantes, pavimentação e depósito para materiais esportivos.
Nesse primeiro momento o Governo do Estado em parceria com os municípios irá implantar 40 Areninhas em 38 municípios cearenses. As cidades foram selecionadas com base no critério maior população urbana com idade entre 15 e 29 anos. Russas ocupa a 20ª posição com cerca de treze mil e quinhentos jovens nessa faixa etária.
As outras cidades contempladas foram: Acaraú, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.
O gestor Weber Araújo destacou que o Projeto Areninha é mais um grande investimento do Governador Camilo Santana no município de Russas. É uma obra de fundamental importância para a população russana, especialmente para os jovens, que em breve contarão com um espaço adequado para as praticas esportivas. É um ambiente belíssimo que garantirá inclusão social, promoção da saúde, lazer e socialização. Weber ressalteou ainda que o governador Camilo Santana esta certíssimo em investir no esporte, pois é um meio positivo de proteger nossa juventude dos caminhos negativos, como as drogas lícitas e ilícitas.
Weber aproveitou a oportunidade para agradecer a atenção especial do Governador Camilo Santana para com a cidade de Russas, destacando que o Município já foi contemplado com o IML; Restauração da Estrada da Fruta (CE 356); CE 458 ligando BR 116/Flores/Quixeré; Ponte sobre o Rio Jaguaribe em Flores; duplicação da Avenida Irmã Maria da Graça, que vai transformar a entrada da cidade de Russas, entre outras.
A Dr. Fátima Lourenço falou sobre a importância das práticas esportivas a serem desenvolvidas a partir da Areninha. “Porque esporte muito mais do que se jogar futebol, é um espaço onde você tem a oportunidade de conviver com as pessoas e construir alianças e de se fazer presente principalmente naquilo que é mais importante no ser humano, que é cuidar da sua saúde seja ela física, mental e social. Principalmente a partir do esporte nós temos a capacidade de construir diversos outros desenvolvimentos importantes no ser humano e nas relações sociais”. Destacou.
O secretário Euler Barbosa disse que a Areninha é um marco para o esporte no estado do Ceará. “A Areninha só vem aqui estabelecer um marco de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura com relação ao esporte no Estado do Ceará, quando a gente soma um prefeito aguerrido e um governador primamente convencido e que investe muito no esporte a gente consegue resultados bastante efetivos para a população”. Ressaltou.
O secretário Nelson Martins falou sobre como é feita a gestão do espaço esportivo. “Uma das grandes vantagens da Areninha é que a gestão dela vai ser feita numa parceria, o Estado, o Município e a comunidade, lá em Fortaleza se você visitar as Areninhas você não ver uma Areninha pichada, nada, é tudo bem ajeitadinho, bem arrumadinho, por quê? Porque é a própria comunidade que toma de conta”. Disse o Secretário.
ASCOM/Russas

0 comentários:

Postar um comentário