quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Comunidade de Poço de Onça foi beneficiada com curso de tapiocas coloridas


A tapioca é uma das mais antigas iguarias genuinamente brasileira, produzida com a fécula, conhecida popularmente por goma, extraída da mandioca. Por questões culturais, o alimento está tradicionalmente inserido no cardápio da população das regiões Norte e Nordeste.


Percebendo a sua importância na gastronomia nordestina e principalmente por gerar economias para as famílias de baixa renda, que produzem e comercializam o produto, o Instituto Agropolos do Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Russas, trouxe para o Município o Curso sobre produção de tapiocas coloridas.

A capacitação aconteceu na quarta-feira, 18, na casa de fabricação de bolos da comunidade de Poço de Onça, sob a coordenação de técnicos do Instituto, e contou com a participação das tapioqueiras da localidade de Poço de Onça e comunidades adjacentes.


Durante a oficina o público alvo aprendeu boas práticas de fabricação e higiene, e principalmente como produzir a tapioca colorida. A novidade para que o saboroso alimento possa ganhar diferentes cores, é o uso de suco de frutas e/ou hortaliças, no lugar da água, durante a preparação da massa. Acerola, goiaba, manga, cajarana, espinafre, cenoura, beterraba, entre outros, além de colorir a tapioca, vai proporcionar maior valor nutritivo ao alimento.

0 comentários:

Postar um comentário