sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cuidados com o ar do carro para não ficar na mão, nem no calor

Companheiro fiel dos dias mais quentes, o ar condicionado veicular já deixou o patamar de mero item de conforto e saltou para o grupo dos essenciais. Duvida? Basta atentar para a quantidade de motoristas que não dispensa o uso do item. Alguns não abrem mão do ventinho gelado nem em climas amenos.
Para não correr o risco de ficar no calor, o sistema de ar-condicionado do seu veículo merece atenção. A manutenção deve ser realizada a cada seis meses ou 10 mil km, de acordo com o especialista da Auto Elétrica Campinense, Alcides Vieira de Lima. Cuidado primordial, ele explica que a manutenção deve incluir a higienização e troca do filtro de cabine.

No entanto, o proprietário da RVT Ar Condicionado, Rhamys Tebet, destaca que a periodicidade da manutenção deve ser definida segundo o uso do veículo. “Se o veículo circula mais em estradas com muita poluição ou com muita poeira, como estradas de barro, é importante que o condutor faça essa manutenção em um intervalo de tempo mais curto”. O procedimento de higienização e troca do filtro duram em média 30 minutos.

Além de não deixar passar o período de manutenção, José Paulino de Carvalho, chefe de oficina da Beto’s Car, ressalta que é preciso estar atento ao funcionamento do ar condicionado. Odores e barulhos notados ao ligar o sistema de ar podem ser indicadores de vazamento do gás refrigerante.
“O vazamento pode ser notado devido ao cheiro forte de gás ou por algum barulho no momento em que o sistema estiver ativado. Se o ar ficar mais fraco, também há a possibilidade de vazamentos”, explica Paulino.

Os problemas mais recorrentes estão relacionados a falta de limpeza e troca do filtro de cabine do ar condicionado, mas Paulino diz que também há frequência nos problemas de vazamento do gás refrigerante. “Colisões também podem ocasionar vazamentos do gás do ar condicionado”. Na colisão, o condensador, que fica na parte frontal do carro, pode ser afetado, ocasionando o vazamento.
Rhamys explica que também é importante ficar de olho na qualidade do gás refrigerante, que só precisa ser reposto em casos de vazamento. “Há carros que duram anos e não precisam dessa reposição. O vazamento de gás acontece porque ele é muito corrosivo e fura o evaporador. A mangueira e os anéis de vedação, que são de borracha, ressecam e também podem vazar o gás”.
Números
SAIBA MAIS 
R$ 80 é o preço médio da manutenção do sistema de ar condicionado, que inclui higienização e troca do filtro de cabine.

Fonte: O Povo

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