sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Delegado da PF pede que ex-presidente Lula seja ouvido na Lava Jato


Entregue ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (10), um relatório do delegado da Polícia Federal Josélio Azevedo de Sousa, que atua em Brasília, solicita que o ex-presidente Lula seja ouvido no inquérito que investiga políticos na Operação Lava Jato. A informação inicial veio da revista Época e foi confirmada pela Folha de S.Paulo.

No documento, consta que Luiz Inácio Lula da Silva é suspeito de ter se beneficiado do esquema que ficou conhecido como "Petrolão". "Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pela esquema em cursa na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada â custa de negócios ilícitos na referida estatal", aponta o relatório.
 
A solicitação de Azevedo será analisada pela Procuradoria-Geral da República. Segundo as regras que vigoram no STF, os pedidos da Polícia Federal só serão avaliados pelo relator dos casos da Lava Jato (ministro Teori Zavascki), após uma manifestação formal do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Se Janot rejeitar a ideia de ouvir Lula, Zavascki não poderá ouvi-lo.
 
Além do ex-presidente da República, o delegado quer que sejam ouvidos Rui Falcão, presidente do PT, José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli, ambos ex-presidentes da Petrobras, José Filippi Jr, ex-tesoureiro das campanhas de Lula e Dilma Rousseff, e os ex-ministros Ideli Salvatti, Gilberto Carvalho e José Dirceu (que está preso).
 
Políticos do PP e do PMDB, como Francisco Dornelles e Mario Negromonte, também estão na lista de Azevedo.
 
(Com informações da Época e da Folha)

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/

1 comentários:

Postar um comentário