quinta-feira, 31 de março de 2016

Com falhas da defesa, Fortaleza sofre virada e perde para o Bahia no Castelão

Esbarrando em problemas defensivos, o Fortaleza perdeu de virada do Bahia por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, no Castelão, em partida válida pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Nordeste. Com o resultado, o Leão precisa vencer o adversário baiano por dois gols de diferença, no próximo domingo, 30, na Fonte Nova, para avançar na disputa regional.
A derrota da equipe cearense significa o fim de uma invencibilidade de mais de um ano no Castelão. O Tricolor do Pici não perdia uma partida no Castelão desde o dia 18 de março de 2015. Já o Bahia segue com 100% de aproveitamento no Nordestão. 

O primeiro tempo se desenrolou bastante intenso pelo duelo tático entre as duas equipes. Fortaleza e Bahia iniciaram o confronto com muito equilíbrio no meio-campo e investidas ofensivas rápidas sobre os espaços do adversário. 

Envolvente do meio-campo para frente, o Leão partiu com qualidade e velocidade para surpreender a defesa do tricolor baiano. Assim chegou ao gol de Juninho, logo nos primeiros minutos. Éverton regeu o time nas melhores oportunidades criadas pelo time de Marquinhos Santos.

Porém, a postura defensiva dos mandantes não fez jus ao ímpeto mostrado pelo ataque durante os primeiros 45 minutos. Sem um primeiro volante de fato em campo, o Fortaleza sofreu para conter a velocidade de Juninho, Edigar Júnio e Thiago Ribeiro. Expôs a entrada da área, sem poder de combate. O resultado: dois gols de Juninho, que arrematou de fora da área duas vezes e virou o placar. 

Nos lances parecidos, as falhas foram compartilhadas. O goleiro Ricardo Berna esteve mal posicionado nas duas finalizações. As defesas eram possíveis. Mas também esteve vulnerável por conta da marcação frouxa dos defensores tricolores. O jogador do Bahia teve liberdade, sem ninguém pressioná-lo, para armar com perfeição os arremates.

Para o segundo tempo, o técnico do Leão agiu para tentar consertar a fragilidade. Sacou Daniel Sobralense para lançar, enfim, um volante com perfil de contenção, Juliano. Ganhou mais estabilidade para sair em busca do empate. Éverton puxou, novamente, a responsabilidade e foi o mais ativo nas chances de gol. Exigiu boa defesa de Lomba e levou perigo à meta baiana em ótima cobrança de falta. 

À frente do marcador, o Bahia foi competente ao buscar administração da vitória e também aproveitar contra-golpes na tentativa de sacramentar a vitória. Mesmo com mais domínio no ataque ao longo dos minutos finais, com muitas chances de gol criadas, o Fortaleza não conseguiu vencer a defesa bem postada do rival - Lomba em boa atuação. Pelo esforço da equipe em reverter o prejuízo no marcador, a torcida tricolor aplaudiu o time na saída de campo.

Os times voltam a se encontrar em Salvador, no estádio Fonte Nova, às 16 horas do próximo domingo. Para o segundo jogo, o Leão terá o retorno do volante Pio, mas conta com o desfalque de Jean Mota pelo terceiro cartão amarelo recebido no Castelão.
O Povo

0 comentários:

Postar um comentário