sexta-feira, 17 de junho de 2016

Morre Dona Yolanda Queiroz, controladora do Grupo Edson Queiroz

Morreu nesta sexta-feira vítima de falência múltipla dos órgãos, aos 87 anos, a empresária Yolanda Queiroz dona do Grupo Edson Queiroz e viúva do empresário Edson Queiroz, falecido em 1982 em acidente aéreo na Serra de Aratanha.
Dona Yolanda, como era chamada, nasceu em Fortaleza em 12 de novembro de 1928, filha de Maria Pontes Vidal e Luís Vidal.  O conglomerado do Grupo, além do Grupo de Comunicação, que inclui a TV Verdes Mares, Rádio Verdes Mares, TV Diário, FM 93 e Diário do Nordeste, conta ainda com a Unifor, Água Mineral Indaiá, Esmaltec, além de empresas nas áreas de bebidas prontas, tintas, e agroindústria.


O grupo oferece educação gratuita para 550 crianças do Jardim I até a 1ª Série na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, inaugurada em 1982
Casou-se em 1945, aos 16 anos, com Edson Queiroz e teve seis filhos: Airton José Vidal Queiroz, em 14 de agosto de 1946, Myra Eliane Vidal Queiroz, em 7 de novembro de 1947, Edson Queiroz filho, de 6 de outubro de 1951 (já falecido), Renata Vidal Queiroz, em 11 de junho de 1954, e as caçulas Lenise Vidal Queiroz, em 25 de setembro de 1956, e Paula Vidal Queiroz, em 25 de abril de 1958. Dos seus filhos nasceram 15 netos e 28 bisnetos.
Após a morte do marido, Yolanda assumiu a Presidência do grupo, auxiliada pelos filhos Airton e Edson, continuando assim a sua expansão. Recebeu várias homenagens, entre elas, a  Medalha do Mérito Industrial (2001) outorgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Ordem do Mérito Industrial (2007) através da mesma instituição e o prêmio Personalidade do Ano, em Nova York, outorgado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em 2008.
Nesta sexta-feira, 17, ela receberia uma homenagem da Federação do Comércio, Bens e Serviços do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), durante a solenidade de entrega da Medalha Clóvis Arrais Maia. Em nota, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac  disse que diante de  irreparável perda e em respeito à família e a todos os cearenses, o evento foi adiado ‘sine die’ .
Luto Oficial
O Governo do Estado do Ceará decretou luto oficial de três dias e manifestou profundo pesar pela morte da presidente do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Queiroz.  A Prefeitura de Fortaleza emitiu Nota de Pesar, assinada pelo Prefeito Roberto Cláudio.

A presidente do Tribunal de Justiça. Iracema do Vale, também emitiu nota de pesar, destacando que “Dona Yolanda Queiroz deixa para nós, mulheres, a lição de tomar as rédeas de nossos destinos com as nossas próprias mãos sem nunca esquecermos da família, a base para qualquer um ser o que é. O legado de dona Yolanda é o da força. A morte dela deixa uma lacuna irreparável para o valor feminino, a Comunicação, o ensino superior e tantos outros setores nos quais ela atuou. Do Judiciário, dona Yolanda tem o respeito e reconhecimento. Aos amigos e familiares, a magistratura cearense presta condolências”.
Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário