terça-feira, 27 de março de 2018

Russas: Assentamento Mundo Novo realizou despesca de viveiros do Programa Água Doce

A      comunidade do Assentamento Mundo Novo, no distrito de Lagoa Grande, realizou na manhã desta terça-feira, 27 de março, o momento de despesca de dois viveiros instalados no povoado através do Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal.
O peixe, da espécie tilápia, é retirado pelo menos duas vezes ao ano e comercializado ao preço bem abaixo de mercado, garantindo assim a oportunidade dos moradores da região, especialmente as famílias de baixa renda, adquirir um produto de qualidade e com baixo custo.

Participaram do evento os representantes da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, a geóloga Liduína Carvalho e o engenheiro agrônomo Roberto Lopes, as lideranças municipais Noilda Rocha coordenadora do DASC, Nilson Mendonça secretário de agricultura, Deuzimar Oliveira suplente de vereador e moradores do Assentamento Mundo Novo e localidades vizinhas.
Programa Água Doce
O Programa Água Doce, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com órgãos estaduais e municipais, tem como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Para isso promove a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização da água. No processo, a água salobra subterrânea é captada e dela são extraídos os sais solúveis, tornando-a, assim, adequada para o consumo humano. O rejeito gerado pelo sistema de dessalinização é armazenado em tanques e utilizado na criação de peixes, além disso, a água salgada também é usada para irrigar plantas, que por sua vez são utilizadas como fonte de alimento de caprinos e ovinos.
ASCOM/Russas

0 comentários:

Postar um comentário