Considerada a segunda principal data no calendário varejista, a Black Friday será realizada nesta sexta-feira, dia 29 de novembro. Aguardada ansiosamente por lojistas e consumidores, a data perde somente para o Natal em volume de transações. Segundo dados divulgados pelo Reclame Aqui, 64,6% dos consumidores começaram a se informar sobre os valores dos produtos nas lojas para comparar os preços já no início do mês de novembro.
Mas como tudo o que envolve compras e dinheiro, a Black Friday exige muitos cuidados. O Brasil é conhecido como o país dos boletos bancários, método de pagamento criado em 1993, por uma instrução normativa do Banco Central, que rapidamente caiu no gosto da população. Ele também acabou se tornando o método preferido entre os golpistas para fraudes. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), são emitidos anualmente aproximadamente 4 bilhões de boletos no país. “Golpes que envolvem boletos bancários são realizados durante todo ano, mas durante a Black Friday, os consumidores são atraídos pelos descontos e se tornam um alvo fácil para os criminosos”, explica Renata Alba, gerente de Risco e Compliance da Juno.
Confira 5 dicas da especialista para não cair em golpes durante a Black Friday:
1 – Preços não factíveis para os produtos: A lista de produtos que entram em descontos é enorme, a dica aqui é monitorar esses produtos em várias lojas, analisar se os preços são condizentes com sua qualidade e se não foram aumentados de forma exorbitante para depois recebem um desconto falso, ou ainda se os preços estão muito abaixo do preço real, o que pode demonstrar venda de produtos falsificados ou “fantasmas”(que não serão entregues).
2 – Reputação do lojista vendedor: Pode parecer básico, mas muitas pessoas se deixam levar pelo calor do momento e podem fazer compras em lojas não confiáveis. Achou um produto em uma loja online? O primeiro passo é fazer uma pesquisa em sites como o Reclame Aqui. Os clientes estão satisfeitos nos comentários? Receberam seus produtos? Só depois de entender a reputação desse vendedor, efetue sua compra.
3 – Boletos: Recebeu o boleto da sua compra e não sabe se ele é verdadeiro? O primeiro passo é se certificar se o boleto não parece adulterado, com montagens ou em baixa resolução. Outro dado a ser analisado é o nome do beneficiário que consta no boleto, ou seja, se você comprou na loja X, o nome do beneficiário deve ser o mesmo.
4 – Phising: Termo originado do inglês (fishing), que na internet se trata de um roubo de identidade online. Essa fraude é caracterizada por tentar adquirir de forma ilícita dados de outras pessoas, como suas senhas e dados bancários. Essas ações são feitas por e-mail, apps ou sites, feitos especificamente para conseguir dados alheios. O criminoso se passa por uma pessoa ou empresa confiável e envia mensagens e até mesmo links para conseguir as informações que deseja. Mais uma vez, a atenção a reputação da loja entra em jogo, verifique a o link antes de preencher qualquer informação, e tome cuidado com boletos e links recebidos, observe quem lhe enviou o link e se de fato você estava no processo de compra desse produto ou serviço.
5 – Prazo de entrega do produto: A loja não pode alegar falta de estoque após a conclusão da compra. Isso vale mesmo para os pagamentos que foram efetuados via boleto. Nesse caso, o pagamento deve ser feito no prazo de vencimento. Antes de finalizar a compra verifique o prazo da entrega, pois a tendência é que ele seja maior do que o normal, por conta da alta demanda da Black Friday.
DN
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