segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Russas: Numericamente Chiquinho Cacholé esta eleito presidente da câmara


Muita Polêmica na sessão especial de eleição da nova mesa diretora da câmara municipal de Russas neste domingo sete de novembro. Logo na entrada do prédio sede da câmara, uma revista policial em todos que entravam. Na parte superior onde funciona o plenário, foi montado um forte aparato de segurança, dentro e fora da casa legislativa, que estava totalmente tomada por populares, que queriam apreciar o que só os vereadores podem decidir quem irá conduzir o parlamento russano no biênio 2011/2010.

Os trabalhos foram iniciado com a votação e passado o processo de votação, onde tudo transcorreu dentro da normalidade habitual, eis que veio o a grande polemica. Antes da apuração, quando o vereador e candidato a presidente Paulo Santiago foi indicado como escrutinador, fez a seguinte observação: "o regimento da casa indica que se aparecer voto justificado durante a apuração, em obediência ao regimento, eu apresento o pedido de anulação da eleição”.
Muita discussão veio a partir desta declaração, os ânimos se alteraram, chegando ao ponto do presidente da câmara Agaci Fernandes ameaçar esvaziar o plenário por conta da manifestação popular.

Toda polêmica se deve ao fato dos vereadores escrutinadores Paulo Santiago e Flavio Matoso, candidatos a presidente e secretário respectivamente pela chapa 2, e tendo como terceiro escrutinador o vereador Marcos Estácio que não fazia parte de nenhuma das duas chapas em disputa, sendo que Paulo e Flávio indicaram a existência da irregularidade, conforme indica o regimento, afirmando ter entre os seis votos obtidos pela chapa 1, dois votos em que o votante teria tentado justificar-se através de um símbolo diferenciado no quadrante de assinalação.

Após muita discursão, o presidente Agaci Fernandes, determinou a secretaria a fazer leitura da ata da referida reunião em que aponta o resultado com seis votos para a chapa do presidenciável Chiquinho Cacholé e quatro votos para a chapa encabeçada pelo Paulo Santiago, sendo que na referida ata consta a observação de dois votos justificado na chapa do Chiquinho e dois na Chapa do Paulo Santiago.

Apesar de numericamente o resultado de seis a quatro indicar a vitória de Chiquinho Cacholé, mas diante da polemica de ser válido ou não os supostos votos identificados, o presidente Agaci, preferiu formular ainda em plenário no transcorrer da reunião, ofício endereçado ao Ministério Público, acompanhado de cópia de todos os votos, para que o Ministério Público proceda a despacho indicado se o presidente anula a eleição, como quer Paulo Santiago e Flávio Matoso, ou se declare vitoriosa a chapa que tem Chiquinho como presidente. Até lá é aguarda pra vê como vai ficar!

Fonte: TV Jaguar

0 comentários:

Postar um comentário