sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Russas: Protocolada a chapa da situação para as disputas da presidência da Câmara


A disputa pela presidência da casa legislativa do município de Russas está acirradíssima. Na manhã de hoje, 05 de novembro, foi protocolada a chapa II, apoiada pelo Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas. E para surpresa de todos, o candidato a presidente é o vereador Paulo Santiago. Os parlamentares Aureliano Ribeiro e Agaci Fernandes, cogitados para a cabeça da chapa, aparecem respectivamente como tesoureiro e vice, complementa o grupo da situação o vereador Flávio Matoso como secretário.

A outra chapa, registrada anteriormente, considerada de oposição é composta também por quatro parlamentares, Chiquinho Cacholé na presidência, Nilson Mendonça na vice, João Torquato como Secretário e José de Fátima tesoureiro, a composição I foi denominada de "Um novo tempo".

Definição de vitória é uma incógnita que será revelada a partir das 8h, do próximo domingo, 07 de novembro, data firmada para acontecer a eleição. Cada chapa possui a princípio 4 votos, a Câmara Municipal de Russas é composta por 10 vereadores, e o desempate está nas mãos dos parlamentares Marcos Estácio e Fernando Amaral.

As chapas já protocoladas, segundo o regimento interno, podem sofrer alterações até 20 minutos antes do início da votação, ou seja, qualquer um dos integrantes pode trocar de cargo dentro da composição. Se houver empate será considerado vencedor o candidato de maior idade.

A mesa vencedora comandará a casa durante o biênio 2011/2012.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Russas: Registrada oficialmente a 1ª chapa para as disputas da presidência da Câmara


O vereador Chiquinho Cacholé (PT) atual vice-presidente da câmara municipal de Russas, embalado pelas vitórias do partido nessas eleições, será candidato à presidência.

A casa já registrou oficialmente a chapa 1, denominada de "Um novo tempo", com a seguinte composição:
Chiquinho Cacholé (PT) presidente;
Nilson Mendonça (PSDB) vice-presidente;
João Torquato (PRB) secretário;
e José de Fátima (PTB) tesoureiro.

O número de vereadores da composição é insuficiente para vencer, haja vista, o legislativo do Município ser formado por 10 parlamentares, o que possibilita uma outra chapa ser formada e sair das disputas vencedora.

Chiquinho Cacholé foi o primeiro vereador do partido dos trabalhadores eleito em Russas, fato consumado nas eleições passadas. A meta do PT agora será ampliar as vagas na casa legislativa, além de apresentar um nome para disputar o cargo de prefeito no ano de 2012.


A eleição para Presidente do legislativo russano será realizada no próximo domingo (07/11) a partir das 8h, na Câmara Municipal.

A chapa vencedora comandará a casa pelo biênio 2011/2012.

TV Diário grava matéria com os artesãos de Russas


O correspondente da TV Diário Itamar Leonel, esteve na manhã do dia 04 de novembro, na sede da Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Russas, localizada na Travessa Joaquim Félix, 528, Bairro Nossa Senhora de Fátima, onde fez uma matéria que será veiculada no telejornal Diário Regional, exibido pela emissora de segunda a sábado, de 6h30min às 7h30min.

O repórter cinegrafista gravou todo o processo de produção do artesanato em argila, com ênfase para a fabricação da coleção de pratos, que retrata os 10 ícones do Vale do Jaguaribe. Essa coletânea é composta por 10 unidades, cada uma traz estampado em seu interior um dos ícones da região, que são; Filé (renda feita à mão), Rede, Pescador, Bumba meu boi, Festas Juninas, Repentistas, Cata-vento, Cerâmica, Vaqueiro e Carnaúba.


Itamar entrevistou a Presidente da Associação Eliana Machado, que falou do grande trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade e de suas conquistas a nível nacional. Ela destacou também a produção do papel confeccionado a partir da palha da carnaúba, que serve para produzir calendários, convites e folder. Eliana ainda ressaltou que todo esse reconhecimento e desenvolvimento da Associação, deve-se ao esforço de toda a diretoria e o apoio dado pelo Prefeito de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas.

A matéria vai ao ar no próximo sábado (06/11) ou segunda-feira (08/11). Vale a pena conferir.

Russas: Aliança e Cer. Silva e Rebouças duelam pelo título


A grande final do II Campeonato de Futebol de Salão Eduval Xavier Pinto da comunidade de Miguel Pereira, será realizada no próximo sábado, 06 de novembro, na quadra poliesportiva da localidade. O jogo entre Aliança de Barreiras/Quixeré e Cerâmica Silva e Rebouças/Russas, está previsto para começar as 20h30min. Na preliminar será decidido o 3ª lugar entre as equipes do Tabuleiro Alto/Limoeiro e FFV de Água Fria/Quixeré.

Em ambos os jogos, nenhuma equipe leva vantagem sobre a outra, caso uma das partidas termine empatada, a decisão ocorrerá em dois tempos extras de cinco minutos, permanecendo o resultado de igualdade, o vencedor será conhecido através das cobranças de pênaltis.

O time campeão receberá como prêmio um mil reais, o segundo colocado quatrocentos e o terceiro cem, além de taças e medalhas. O artilheiro e o goleiro menos vazado serão premiados com um troféu.

Este é o segundo ano consecutivo que a competição é realizada em Russas, no ano passado sagrou-se campeão a equipe do Palmeiras de Bananeiras/Russas.

O campeonato é realizado e promovido pelo ceramista Edno da Cerâmica Rebouças com o apoio do empresário Justo Alexandre.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Russas vai promover o Festival de Talentos do V Show de Integração Educacional


A Secretaria da Educação e do Desporto Escolar em parceria com as Escolas Municipais irão realizar o Festival de Talentos do V Show de Integração Educacional. O evento acontecerá nos dias 08, 09, 10, 11, 12, 17 e 18 de novembro, nas Unidades Educacionais (Pólos), cujo tema trabalhado será “Família, Valores e Inclusão: Discutindo a igualdade; respeitando as diferenças; aprendendo mais e melhor”.

Os alunos de cada escola farão apresentações através de diferentes modalidades artístico-culturais, mostrando o que vem aprendendo e produzindo ao longo deste ano sobre o tema em estudo.

Os trabalhos escolhidos em cada Pólo, participarão da Etapa Final do Festival de Talentos a ser realizada no dia 30 de novembro na Associação Atlética e Cultural de Russas (AACR). Esta etapa vai classificar as melhores produções para o Show da Integração que vai acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro, na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante). O objetivo principal é revelar novos talentos e promover a socialização entre as escolas.

O primeiro dia de atividades será na Escola Pe. Pedro de Alcântara, que recepcionará, na manhã do dia 08 de novembro, as escolas: Francisco Sérgio Rebouças, Lino Gonçalves e Nossa Senhora de Fátima.

Russas envia documentação para concorrer o Selo 2009/2012


No dia 29 de outubro do corrente ano, a Comissão Pró – Selo do município de Russas encaminhou para o Unicef edição 2009/2012, a documentação necessária para continuar concorrendo ao selo de reconhecimento pelo trabalho realizado com as crianças e adolescentes do Município.

Foram enviados; o Plano de Ação, composto por ações e metas voltadas para os meninos e meninas de até 17 anos, que serão desenvolvidas através das Secretarias da Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura, bem como, o relatório e a lista de presença relacionada ao 1º Fórum Comunitário realizado no dia 20 de setembro de 2010, em Russas.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Rousseff é eleita primeira mulher presidente do País


Foi preciso pouco mais de uma hora de apuração após o fechamento das urnas em todo o país para que a matemática confirmasse a eleição da primeira mulher à presidência do Brasil. E, às 21h30 deste domingo (31), os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmavam a vitória da candidata petista Dilma Rousseff, com 55,99% doa votos. O total de votos apurados é de 99,14%. José Serra (PSDB) registrou 44,01%. O índice de abstenção atingiu 21,45%.

Dilma é a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Nascida em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte (MG), a presidente eleita é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trabalhou na Fundação de Economia e Estatística (FEE). Depois, organizou debates no IEPES (Instituto de Estudos Políticos e Sociais) e, com Carlos Araújo, de quem é divorciada, ajudou a fundar o PDT do Rio Grande do Sul.

Durante sua carreira, Dilma foi secretária da Fazenda de Porto Alegre, diretora-geral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, presidente da FEE, secretária de Minas, Energia e Comunicação, ministra de Minas e Energia e ministra Chefe da Casa Civil.

Prestes a terminar seu mandato, que durou oito anos, o presidente Lula viu-se incumbido a escolher um dos companheiros petistas para a sucessão no Palácio do Planalto. Preferiu olhar para dentro de seu governo e eleger um de seus ministros. Dilma Rousseff, hoje com 62 anos, ficou conhecida durante a gestão de Lula como "a mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)".

Em seu primeiro pronunciamento após o anúncio do resultado, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) afirmou na noite deste domingo (31), em Brasília, que, em seu governo, terá como compromisso a meta de erradicar a miséria do Brasil.

Intermunicipal 2010: Sediante fica com o título


O time do Limoeiro Futsal sagrou-se campeão do 38º Intermunicipal de Futebol de Salão, no último sábado 30 de outubro, ao derrotar, no Ginásio José Nilson Osterne, o Camocim pelo placar de 2 a 0. Os gols limoeirense foram assinalados pelos atletas Fernando, no primeiro tempo e Domar, na etapa complementar.

O Jogo foi abaixo do esperado pelo torcedor que lotou o ginásio, as equipes cansadas devido a maratona de jogos seguidos, mostraram um futebol morno e sem muita emoção. O time visitante não ofereceu resistencia alguma, o que proporcionou um domínio total do time da casa, que não precisou fazer muito esforço para vencer e ficar com o título.

Um triunfo especial para o torcedor limoeirense, já que foi o primeiro título do Campeonato Intermunicipal conquistado pela equipe. Além do mais foi à salvação da lavoura, haja vista, o grande investimento feito para a conquista do estadual que acabou não acontecendo, o time perdeu nas quartas para o atual campeão Horizonte.

A fase final do torneio foi realizada durante os dias 26, 27, 28, 29 e 30 de outubro, em Limoeiro, e contou com a participação de oito equipes; Guarany de Sobral, Crateús, Mombaça, Santa Quitéria, Camocim, Santana do Acaraú, Redenção e o anfitrião Limoeiro.

O troféu do terceiro lugar ficou com o Crateús, time derrotado pelo campeão nas semifinais.