quarta-feira, 16 de março de 2011

Comportas do Castanhão serão abertas na próxima sexta-feira ao meio Dia


Acontece nesta quarta feira dia 16 de Março, as 09:30 da manhã, na sede regional da COGERH, entrevista coletiva com os membros da comissão de supervisão e controle, do plano de contingência de cheias, no médio e baixo Jaguaribe. Os técnicos Dr. Celio Augusto engenheiro de operações e Dr. Ricardo Adeodato diretor de operações da companhia, apresentarão em data show, a realidade hídrica da bacia do Castanhão e seus afluentes.

Eles confirmarão também que as comportas do Castanhão serão abertas na próxima sexta-feira dia 18 de Março ao meio dia. Atualmente o açude Castanhão esta na cota 101,6. Inicialmente serão liberados 100 metros cúbicos por segundos. Segundo informações dos técnicos da COGERH, foi realizado um levantamento na extensão da calha do Rio Jaguaribe, a cada três metros, para que se tenha uma projeção aproximada, da capacidade que o Rio comporta em termos de volume de água, sem que ela transborde as margens de seu leito.

A definição de abertura das comportas do açude Castanhão, atende orientação técnica da Comissão de acompanhamento das ações relacionadas à operação de controle das cheias, criada pela resolução N° 004 do conselho estadual de recursos Hídricos, em 18 de janeiro de 2010, composta por representantes da alta direção dos órgãos componentes da comissão de controle como: SRH (Secretaria de Recursos Hídricos), COGERH (Companhia de gerenciamento dos recursos hídricos do Ceará), DNOCS (Departamento Nacional de Obras conta as Secas), FUNCEME (Fundação cearense de meteorologia), CPRM (Companhia de pesquisas em recursos Minerais), e DCEC (Defesa Cicil do Estado do Ceará).

Fonte: TV Jaguar

0 comentários:

Postar um comentário