sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Redes criam colorido na Praça do Ferreira


A Praça do Ferreira ganhou uma atração especial. Com um toque regional e que valoriza o artesanato e a cultura cearense, uma árvore de Natal foi montada. Mas não se trata de uma estrutura tradicional. Em vez dos enfeites natalinos bastante conhecidos, as responsáveis pelo colorido da árvore de 25 metros de altura são as inúmeras redes de dormir.

A armação da árvore faz parte dos preparativos para o 15º Ceará Natal de Luz, com abertura oficial prevista para acontecer no próximo dia 25. E não é apenas no Centro da Cidade que os fortalezenses poderão conferir as atrações que estão sendo preparadas. As árvores compostas por redes também estão sendo montadas na Avenida Washington Soares e na Praça Portugal. Nesta, a estrutura terá 50 metros de altura. Juazeiro do Norte e Sobral são os outros municípios que recebem a ação.

Valorização cultural

Segundo o produtor executivo do evento, Paulo Albuquerque, além das redes, outro elemento importante no Ceará Natal de Luz é o fuxico, que deverá estar presente nas guirlandas do Hotel Excelsior, nas varandas das redes, no presépio a ser montado ao lado da Coluna da Hora e nas estruturas metálicas espalhadas pela cidade.

"A nossa ideia é valorizar o artesanato local por meio da utilização do fuxico e das redes nas peças natalinas, caracterizando a cultura do Ceará. No caso da árvore, que já tínhamos montado anteriormente, pretendemos torná-la oficial", afirma.

Reginaldo Araújo, 50 anos, estava de passagem pela Praça do Ferreira, mas parou para registrar a árvore de Natal de redes, que, conforme destaca, chama a atenção pela criatividade e beleza. "É muito diferente. Deveríamos ter mais estruturas relacionadas à cultura do Ceará".

Outro espaço que será decorado por meio do Ceará Natal de Luz é a fachada do Cine São Luiz. Esta receberá uma peça metálica com iluminação LED que lembrará uma enorme "colcha de fuxico". As avenidas Beira-Mar e Monsenhor Tabosa, aterro da Praia de Iracema, Praça José de Alencar e os calçadões do Centro da Cidade estão entre os outros locais que receberão decorações.

De acordo com Paulo Albuquerque, na Praça do Ferreira, a partir do dia 25 até 23 de dezembro, o Coral da Luz, composto por 170 crianças, se apresentará diariamente às 18 horas nas janelas do Hotel Excelsior. Em seguida, às 19 horas, acontecerá apresentação de concertos natalinos, que contará com a presença de grupos como a Orquestra Filarmônica do Ceará e a Camerata de Cordas e do Coral da Universidade de Fortaleza (Unifor). No local, haverá também uma feira de artesanato, e as crianças poderão entregar as suas cartas e fazer os seus pedidos na Casa do Papai Noel.

O Ceará Natal de Luz 2011 é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e conta com o apoio do Sistema Verdes Mares.

Forte: diariodonordeste.com.br

0 comentários:

Postar um comentário