sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Russano tem vídeo premiado!


“Eu quero fazer um filme com a minha história. Daqueles filmes que se vê na televisão”. Assim Luís Pedro da Silva, o Seu Luís, agricultor do município de Russas, a 170 quilômetros de Fortaleza, fala no começo do vídeo intitulado Eu Quero Fazer Um Filme. Durante um minuto, a simplicidade e a fala arrastada de Seu Luís, então com 87 anos, cativam pela forma quase pueril de descrever seu desejo de ser protagonista da própria história. De certa forma, ele conseguiu. O vídeo, de autoria do jovem André Araújo Rodrigues, 20, vizinho de Seu Luís, é um dos vencedores da edição deste ano do Festival do Minuto, o maior festival de vídeos da América Latina.

O reconhecimento pela criatividade e a premiação de R$ 4 mil fizeram a alegria de André, que todos os dias percorre 100 quilômetros de Russas a Mossoró, onde cursa o sétimo semestre de Rádio e TV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. “É muito importante e muito bom ter o resultado do que você faz”, comemora André.

E este não foi o único prêmio que o vídeo levou. Nesta semana, o vídeo foi o vencedor do Festival Carne Moída, também de vídeos amadores. Antes disso, no ano passado, veio o terceiro lugar no I Concurso Curtas de Bolso Tela Brasil. Na ocasião, a história já era contada nas páginas do O POVO. E André lembra que quando mostrou a foto de Seu Luís no jornal, o agricultor, em sua vaidade ferida, soltou esta: “Se soubesse que ia sair no jornal, tinha feito a barba”.

André também mantém Seu Luís por dentro das premiações. “Ele sabe (dos prêmios). Se sentiu importante, ficou muito feliz e orgulhoso”.

No roteiro escrito pelo estudante, cada fala de Seu Luís faz referência aos movimentos de câmera: “Vem pra perto, depois vai pra bem longe. Pros lados, pra cima e pra baixo”. Mesmo tendo um pouco de ficção, André explica que o vídeo é um retrato da realidade de Seu Luís, que tem na televisão de sua casa a única ligação com a linguagem do cinema.

Para quem também quer dar asas (e câmeras) à sua imaginação, André dá o recado: “O importante é ter uma boa ideia, independente da limitação técnica”.

Confira o vídeo Eu Quero Fazer Um Filme no endereço eletrônico
http://www.youtube.com/watch?v=occwxLW9N6w

Veja também a lista completa de vencedores do Festival do Minuto e saiba como participar no site
www.minutefestival.com/festivaldominuto

0 comentários:

Postar um comentário