sábado, 14 de maio de 2011

Cid Gomes inaugura açude Riacho da Serra e Agrovila em Alto Santo


O governador Cid Gomes participa neste sábado (14) da solenidade de inauguração do açude Riacho da Serra e a Agrovila, construidos no município de Alto Santo.

Os investimentos realizados nas duas obras somam R$ 16 milhões, tendo o reservatório capacidade para acumular 23,5 milhões de metros cúbicos de água, enquanto a agrovila, composta por 21 casas, que abrigam igual número de famílias retiradas de dentro da bacia hidrográfica da mesma represa.

Fonte: cearaagora.com.br

Ararendá: Duas crianças morrem vítima de descarga elétrica.


Tragédia em Ararendá. Duas crianças, de 10 e 14 anos, foram mortas com choque elétrico no final da tarde desta sexta-feira (13), quando tentavam tirar cocos na localidade Lagoa do Peixe. As vítimas eram primas e a notícia chocou a região.

O estudante Maciel Ferreira de Sousa, de 14 anos, foi o primeiro a sofrer a descarga elétrica. Ele subiu em um coqueiro com uma foice e, ao tentar cortar um galho, também partiu um fio de energia que passava entre a árvore.

Segundo a Polícia, a outra criança, Antônio Marcos Ferreira dos Santos, de 10 anos, tentou salvar o primo. Percebeu que o fio estava sobre o corpo de Antônio Marcos e foi retirá-lo. Ele também foi vítima de um forte choque elétrico. Os dois morreram no local, com queimaduras em várias partes do corpo.

A Polícia foi acionada e levou os corpos para o hospital local. Na manhã do dia seguinte as vítimas serão levadas ao Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu. Segundo informações da imprensa de Ipaporanga, no local há um engenho antigo, de onde pode ter saído a fiação.

Fonte: cearaagora.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Russas realizará 9ª Semana Nacional de Museus


O Governo Municipal de Russas através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude e do Museu Padre Pedro de Alcântara Araújo, vai promover durante o período de 16 a 20 de maio de 2011 a 9ª Semana Nacional de Museus, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus, cujo tema trabalhado será “Museu e Memória”.

A Exposição Local mostrará a “Vida e Memória do Bispo Dom Lino Deodato” e o lançamento do Livro “A Voz do Pastor” que conta a vida de Dom José Mauro Ramalho.

Confira abaixo toda a programação do evento:

DIA 16/05/2011 SEGUNDA-FEIRA

Manhã: 08 horas: Abertura da Semana de Museus
Banda de Musica Maestro Orlando Leite
Exposição Temporária “Vida e Memória de Dom Lino Deodato”

Tarde: 14 horas: Visita Guiada de Escolas

DIA 17/05/2011 TERÇA-FEIRA

Manhã: 08 horas: Visita Guiada de Escolas
Tarde: 14 horas: Visita Guiada de Escolas

DIA 18/05/2011 QUARTA-FEIRA

Manhã: 08 horas: Visita Guiada de Escolas
Tarde: 14 horas: Visita Guiada de Escolas

DIA 19/05/2011 QUINTA-FEIRA

Manhã: 08 horas: Visita Guiada de Escolas
Tarde: 14 horas: Visita Guiada de Escolas
Noite: 19 horas: Lançamento do Livro “A Voz do Pastor”, sobre a vida de Dom José Mauro Ramalho, de autoria da professora Maria do Socorro Pinheiro.

DIA 20/05/2011 SEXTA-FEIRA

Manhã: 8 horas: Visita Guiada de Escolas
Tarde: 14 horas: Visita Guiada de Escolas
Noite: 19 horas: Encerramento da Semana Banda de Musica Maestro Orlando Leite e Palestra Educativa “Trajetória Religiosa de Dom Lino Deodato” (Palestrante Dr. Tiago Félix).

Russas recebe Kits dos novos telecentros.BR


A coordenação do Projeto Ação Digital – PAD, tem a satisfação de informar à população de Russas que a empresa responsável pela entrega dos novos Telecentros do Programa Telecentros.BR já está na cidade de Russas fazendo a entrega dos equipamentos. Entre hoje, 13, e amanhã, 14, todas as associações contempladas estarão recebendo os kits.

A coordenação do PAD ressalta que as caixas não devem ser abertas e que a comunidade deverá aguardar a empresa de montagem do kit, que deverá ser feita no prazo máximo de trinta dias, a partir da entrega. Convidamos ainda os líderes comunitários a participarem de reunião no dia 21/05/11 às 8h no ABC. Mais informações ligar para a profa. Márcia Santiago (8803 – 2621) ou profa. Ozenir Ferreira (9210-2374).

“Estamos em Brasília no Congresso de Software livre, mas a distância não diminuiu o tamanho da alegria com que recebemos essa maravilhosa notícia. Na palestra de ontem ressaltamos que Russas sofrerá uma grande transformação social com a implantação desses espaços.”, ressalta João Paulo, coordenador Geral do PAD.

Abaixo segue os nomes dos telecentros e as respectivas comunidades contempladas:

Projeto Ação Digital - Centro
Telecentro Comunitário José Miguel da Silva – Córrego da Catita
Telecentro Comunitário Maria do Socorro da Silveira – Sítio Melancias
Telecentro Cumunitário Rafael Ivo Xavier – Sítio Paraíso
Telecentro Comunitário Maria do Livramento da Costa – Sítio Gracismões
Telecentro Comunitário Alzerinda Rebouças da Silva - Centro
Telecentro Comunitário Alexandre Correia – Sítio Ingá
Telecentro Comunitário Flávio Mateus de Lima – Sítio Lagoinha
Telecentro Comunitário José Guedes – Lagoa do Toco
Telecentro Comunitário Dr. Antônio Fernando Ferreira Garcia - UNACR
Telecentro Comunitário Profa. Maria Marcelina da Silva - Centro
Telecentro Comunitário Emanuel Ricardo de Matos – Sítio Poço de Onça
Telecentro Comunitário Maria Neném de Sousa – Timbaúba dos Simplícios

Russas: SEINFRA recupera buraco na Avenida Benjamin Constant


A Prefeitura Municipal de Russas, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) está recuperando um buraco existente no asfalto do entroncamento da Rua Pe. Raul Vieira com a Avenida Benjamin Constant, por trás do Posto Dom Lino, no centro da cidade. Os serviços foram iniciados na manhã do dia, 13 de maio, e prosseguirão até sua total conclusão, o orifício está sendo restaurado com pedra de calçamento na base e cobertura asfáltica.

Uma outra equipe da SEINFRA coordenada pelo Sr. Zé Nilson realiza o trabalho de corte da grama do canteiro central e retirada da terra acumulada por toda a extensão da citada Avenida.

O serviço visa garantir mais comodidade para quem trafega pela citada via.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Em jogo eletrizante Ceará empata com o Flamengo e avança as semifinais


Foi no sufoco, mas o Ceará conseguiu o empate com o Flamengo em 2 a 2, nesta quarta-feira, 11, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil de 2011, e está nas semifinais, por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1.

O adversário do Ceará nas semifinais será o Coritiba que na noite desta quarta-feira, perdeu para o Palmeiras por 2 a 0, mas como tinha vendido por 6 a 0, no primeiro jogo ficou com a vaga. A definição das datas e horários do confronto acontecerá nesta quinta-feira, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Precisando do resultado, o Flamengo foi com tudo em busca de abrir o marcador, aos quatro minutos, Wanderley chutou a bola tocou na trave e foi pela linha de fundo. No lance seguinte, Thiago Neves chutou de fora da área e o goleiro Fernando Henrique fez boa defesa. Aos dez, Renato Abreu chutou para fora. Dois minutos depois, Thiago Humberto foi lançado, mas Felipe saiu bem do gol, afastando o perigo.

O primeiro gol do jogo saiu aos 19 minutos. Ronaldinho lançou Thiago Neves, que tocou na saída de Fernando Henrique, pouco depois, aos 27 minutos, o Flamengo chegou ao segundo gol, novamente com ele, Thiago Neves em chute no canto de Fernando Henrique. Com o resultado, o Ceará estava sendo eliminado e foi para cima, o técnico Vágner Mancini tirou Vicente e colocou Osvaldo.

A mudança surtiu o efeito desejado e o Ceará conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, aos 36 minutos, bola lançada para a área, Washington tocou de cabeça e diminuiu o placar, agora a definição estava indo para os pênaltis, dois minutos depois, o árbitro Sandro Meira Ricci expulsou o zagueiro Ronaldo Angelim do Flamengo,

Com um a mais em campo, o Ceará encontro espaços na defesa adversária e empatou novamente com ele Washington, em chute mascado que acertou o ângulo de Felipe, aos 42 minutos. Antes do final da etapa inicial, o Flamengo mandou duas bolas na trave. O primeiro tempo acabou em 2 a 2, e uma confusão aconteceu no meio de campo, entre jogadores do Flamengo e Polícia. No saldo final, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi expulso.

Na etapa final, o Flamengo precisava de um gol para conquistar a vaga, já o Ceará precisa segurar o empate, e ao final do jogo conseguiu, apesar da tentativa de ambos de mudar o placar, o Flamengo ameaçou aos seis minutos, Egídio cruzou para a área, Wanderley deu uma linda meia-bicicleta, mas a bola passou ao lado do gol.

Quatro minutos depois foi a vez de Ronaldinho encontrar Wanderley que chutou bem, mas o goleiro Fernando Henrique fez ótima defesa. No lance seguinte, Geraldo chutou de fora da área, e o goleiro Felipe fez grande defesa, oito minutos depois, foi a vez de Eusébio arriscar e Felipe fazer a defesa.

O Flamengo não se intimidou e aos 20 minutos, Thiago Neves obrigou Fernando Henrique a fazer grande defesa, oito minutos depois, novamente ele Thiago Neves tentou mais uma vez o gol, mas Fernando Henrique impediu novamente, o jogo ficou movimentado, com o Flamengo em busca da vitória, e o Ceará esperando o contra-ataque.

Mesmo com as tentativas o Flamengo não conseguiu fazer o terceiro gol, o Ceará se segurou e está nas semifinais da Copa do Brasil.

Fonte: artilheiro.com.br

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Russas realizará caminhada contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Numa parceria entre, Prefeitura Municipal de Russas, Defensoria Pública do Estado do Ceará, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da CAGECE e Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, será realizada no município de Russas uma caminhada em manifesto Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A marcha vai acontecer no dia 18 de maio, concentrando e saindo da Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante), ás 7h30min, passando pelo centro da cidade, retornando ao ponto de partida, onde será realizada a culminância do evento com as falas das autoridades envolvidas e atendimento jurídico promovido pela Defensoria Pública, em uma Unidade Móvel que ficará instalada na praça.

A caminhada contará com a participação de autoridades do Município, estudantes das escolas públicas municipais, estaduais e particulares, alunos dos Projetos, representantes dos Conselhos e sociedade civil. A manifestação marcará o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no Brasil dia 18 de maio.

Tribunal de Justiça manda prender prefeito afastado de Nova Russas por corrupção


O Tribunal de Justiça do Ceará, por decisão da desembargadora Francisca Delineide, decretou na tarde desta terça (10) a prisão do prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres. Há um rosário de acusações de crimes cometidos por Marcos Alberto. Mas, o que motivou a sua prisão foi a descoberta pelo Ministério Público Estadual de desvios de mais de R$ 8 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para contas pessoais de Marcos Alberto, de sua mulher e de sua filha.

O prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto, já está sendo procurado pela Polícia Civil do Ceará. A Polícia Federal também irá dar apoio a essa caçada. Toda uma mobilização está sendo montada para impedir a fuga de Marcos Alberto do Ceará e do País.

Cálculos do Ministério Público Estadual apontam que em dois anos e três meses de mandato, Marcos Alberto tenha desviado mais de R$ 15 milhões. Há uma infinidade de processos. Um dos mais chocantes foi a compra de R$ 300 mil em carteiras para estudantes no primeiro dia de sua administração em janeiro de 2009. Essas carteiras nunca foram localizadas por técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Marcos Alberto havia sido afastado por decisão judicial há um mês. Na semana passada, ele tentou reassumir a prefeitura buscando uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente Ari Pargendler negou e manteve Marcos Alberto afastado das funções.

Além do desvio de dinheiro via transferência bancária da conta da prefeitura para contas pessoais sua e de sua família, o prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto, é acusado de enriquecimento ilícito. Adquiriu em pouco mais de dois anos de mandato, três fazendas no Ceará já identificadas. Existem suspeitas que ele tenha comprado fazendas em outros estados.

Fonte: cearaagora.com.br

Marcelo Nicácio fora do jogo contra o Flamengo


O atacante Marcelo Nicásio não vai enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira (11) pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogador do Ceará entrou em litígio com a diretoria e foi proibido de entrar em campo.

O contrato de Nicácio vencerá no próximo domingo e, apesar de já haver um pré-acerto para a renovação, segundo a equipe, o atacante baiano e ex-Atlético-MG surpreendeu o Ceará após o título estadual, anteontem, e apresentou uma nova oferta muito superior.

"Agora, ele cresceu os olhos e veio dizendo que não aceitava aquele acordo. Chegamos a aumentar o valor, fora do que já tinha sido combinado, mas ele ainda pediu R$ 500 mil só de luvas [remuneração além do salário]", acrescenta o diretor de futebol do clube cearense, Robinson de Castro.

Fonte: cearaagora.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

Russas: Coordenador do PAD vai participar de palestra em Brasília


O coordenador do PAD, João Paulo, apresenta nesta quarta feira, 11/05/2011, em Brasília-DF, palestra sobre os resultados obtidos, nos últimos dois anos, pela Prefeitura Municipal de Russas com a implantação do Projeto Ação Digital.
O foco da palestra deverá ser: como se deu a construção do sucesso do PAD nesses anos e qual foi o retorno profissional dado aos participantes das edições do Projeto, destacando ainda a sua ampliação através da aprovação do Programa Telecentros.BR.

A palestra será ministrada com a profa. Karine Pinheiro, assessora da Governadoria do Estado do Ceará das 15h às 16h.

O evento será transmitido ao vivo pelo internet. Para assisti-lo basta acessar o site do SERPRO (http://www.serpro.gov.br/).

“O momento vivido pelo PAD é uma excelente ocasião para divulgação das ações, mas acima de tudo, uma possibiidade de captação de novos recursos que continuem oportunizando o crescimento dos jovens de Russas”, comenta João Paulo.

Afagu/Russas regulariza atletas para confronto contra Camocim


O Afagu fez sua estréia pelo Campeonato Cearense de Futsal no jogo de abertura do certame, realizado no dia 25 de abril contra o atual bicampeão Horizonte, e surpreendeu o time da região metropolitana ao vencer pelo placar de 5 a 2, em jogo realizado no Paulo Sarasate. Na ocasião os atletas Luciano, Dedé e Rafael Negão (foto) que haviam rescindido seus contratos com o time horizontino, não atuaram devido a falta de regularização de suas documentações. Na época havia rumores de que os dirigentes do Horizonte não queriam assinar as liberações dos atletas e que estes poderiam passar até 60 dias sem atuar pela competição.

Mas segundo informações da assessoria de imprensa do Afagu, os jogadores foram regularizados, estão treinando normalmente e só dependem do treinador Deivid para estrearem no próximo dia 21, quando a equipe receberá o Camocim, pela 2ª rodada da 55ª edição do campeonato; o jogo será disputado na quadra coberta do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, localizado no centro da cidade.

O elenco russano está sendo apontado como um dos melhores da competição, o que leva a crônica esportiva de todo estado a credenciá-lo como um dos favoritos a conquistar o título do campeonato. Além dos recém regularizados, estão no time jogadores renomados como Fred, Gil, Reginaldo, Jardinha, Reginho, Butina, entre outros. Mas é bom lembrar que para ganhar jogo é preciso determinação, união e coletividade.

Concurso dos Correios: horários e locais da prova foram divulgados


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgou nesta segunda-feira (9) os horários e locais para a prova objetiva do concurso que acontece no próximo domingo (15). Estão inscritos para o exame mais de 1,1 milhão de candidatos.

As provas serão aplicadas a partir das 9 horas, com duração de três horas e 30 minutos. Os candidatos devem chegar ao local de prova com uma hora de antecedência e levar consigo documento de identidade original, comprovante de inscrição e caneta esferográfica preta.

Os candidatos a vagas de nível médio e superior devem verificar o endereço em que farão o teste pelo site. Aqueles que concorrem a postos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo podem consultar os locais de prova na página da Cespe-organizadora do concurso.

Durante a prova, a ECT lembra que os candidatos não poderão portar aparelhos eletrônicos, como celular e calculadora, nem relógio.

Fonte: cearaagora.com.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quixeramobim sediará o novo Hospital Regional do Sertão Central


O município de Quixeramobim foi escolhido na manhã de hoje (9) por maioria de votos como local onde será instalado o novo Hospital Regional do Sertão Central. A cidade venceu a disputa com Boa Viagem, Canindé e Quixadá.

A votação aconteceu no Centro de Convenções em Fortaleza e contou com a presença do governador Cid Gomes. A nova unidade hospitalar deve atender a população de 612.377 habitantes dos 20 municípios.

Fonte:cearaagora.com.br

Ceará goleia Guarani e comemora título arrastão


Jogando como favorito a equipe do Ceará conquistou o título de campeão cearense ao derrotar o Guarani de Juazeiro por 5 a 0 na tarde deste Domingo, 8 de Maio, a partida marcou a reabertura do Estádio Presidente Vargas, que estava em reforma a mais de 3 anos.

Com o estádio cheio de torcedores alvinegros e com a melhor campanha da competição, o Ceará que já havia conquistado o primeiro turno cearense, precisava de uma vitória simples para sagrar-se campeão da competição. A partida começou bem movimentada, Osvaldo dentro dos 10 primeiros minutos criou várias chances, o Guarani respondeu com os chutes de longa distancia de Netinho, obrigando Fernando Henrique a realizar importantes defesas.

O Ceará abriu o placar aos 14 minutos, Thiago Humberto chutou forte de fora da área e marcou um o primeiro gol do novo PV, a equipe alvinegra passou a cadenciar a bola, não fornecendo espaço para o Guarani, até que aos 32 minutos em cobrança de falta, Marcelo Nicácio ampliou para dois a zero, dois minutos depois Vicente foi à linha de fundo e cruzou para Nicácio desviar para o fundo das redes do goleiro Valdo.

No segundo tempo, a disposição alvinegra foi a mesma do fim do primeira etapa, logo aos dois minutos, Thiago Humberto marcou o seu segundo gol e o quarto do Ceará na partida, com mais um chute de fora da área, após passe de Diego Macedo. Para fechar a goleada Osvaldo, após boa troca de passes entre Geraldo e Nicácio, driblou a zaga e chutou forte sem chances para o goleiro do Guarani, ainda aos 12 minutos, daí pra frente o Ceará apenas administrou o resultado, teve algumas chances, mas não conseguiu ampliar ainda mais o marcador, já o Guarani não conseguiu esboçar reação.

Com o resultado o Guarani se torna vice-campeão estadual e disputa a final do “Torneio Padre Cícero” nas próximas quinta e Domingo contra a equipe do Horizonte, já o Ceará leva o título “Arrastão” por ter conquistado os dois turnos da competição e se consagra campeão cearense de 2011.

Na quarta-feira, no mesmo PV o Ceará enfrenta o Flamengo pelas quartas de finais da Copa do Brasil, às 21:50, com transmissão pela TV aberta.

Fonte: artilheiro.com.br