segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Russas: SEAMA realiza reuniões objetivando a revitalização de cata-ventos


O cata-vento é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (eólica) para produzir trabalho. No nosso meio ele já foi bastante utilizado para bombear água de poços, usada no abastecimento de residências e até irrigação de pequenas lavouras.


Com o passar do tempo e a invenção das modernas bombas elétricas, a engenhoca vem sendo esquecida, mas muitas famílias ainda o utilizam em pequenas propriedades, até por questão de economia, já que o cata-vento, como o próprio nome indica, funciona a base da força dos ventos.


Entendendo a importância desse equipamento para a economia das famílias de baixa renda do Município de Russas, é que o Governo Municipal através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente – SEAMA vem realizando reuniões, nas comunidades rurais, sobre elaboração, implantação de projetos e assistência técnica, visando a revitalização do cata-vento.

A ação tem por objetivo resgatar a cultura do cata-vento, uma prática que faz parte da história russana, e garantir melhor qualidade de vida para as famílias rurais do Município.

0 comentários:

Postar um comentário