sábado, 6 de outubro de 2012

Resultado das eleições 2012 será conhecido até as 22h de domingo

Neste domingo (7), o resultado das eleições em todo o país deverá ser conhecido até as 22h, conforme previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ressalva é para possíveis problemas em municípios mais isolados, caso haja algum tipo de problema nas comunicações.

O sistema de contagem de votos no Brasil é um dos poucos no mundo totalmente informatizado, o que permite a contagem de votos e a divulgação dos resultados no mesmo dia em que os eleitores comparecem às urnas.

A apuração dos votos começa às 17h na maioria das cidades, com exceção dos municípios uma hora a menos no fuso horário, onde terá início às 18h, pelo horário de Brasília.

No Ceará 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), os locais de apuração no estado são definidos pelos juízes presidentes das respectivas juntas.

No interior, o local de realização dos trabalhos de apuração é, preferencialmente, o cartório eleitoral, onde geralmente é efetuada a transmissão dos arquivos para o TRE.

Na capital, os trabalhos de apuração são realizados em locais distintos dos cartórios, mas dentro de suas respectivas circunscrições.

Recursos judicias podem atrasar divulgação 

De acordo com o TSE, o resultado final a ser divulgado em algumas cidades ainda poderá sofrer alterações, uma vez que muito recursos sobre impugnação de candidaturas e negativa de registros ainda não foram julgadas.

Há também casos, após terem sido julgados pelo TSE, podem ser objeto de recursos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Urnas mais potentes

Para as eleições de 2012, e com a recente onda de apagões no sistema elétrico brasileiro, o TSE equipou as urnas eletrônicas com baterias que possuem 12 horas de autonomia. No entanto, em caso de falta de energia, a transmissão completa dos dados ao Tribunal Regional Eleitoral não é garantida.

A presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, entrou em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando que elas ajam preventivamente para evitar cortes que atrapalhem as votações ou a transmissão dos dados.

Com informações do TSE, TRE e Agências Brasil

0 comentários:

Postar um comentário