sábado, 28 de abril de 2012

Ceará já registra mais de 6 mil casos de dengue em 2012

O Governo do Estado divulgou na tarde desta sexta-feira (27) um boletim que confirma 6.293 casos de dengue, dos quais 5 são hemorrágicas no Ceará do dia 1º de janeiro a 27 de março de 2012. Os municípios com maior incidência de casos são Fortaleza, Crato, Barbalha, Uruoca e Canindé. Só na Capital, 7.034 casos foram notificados e 3.684 confirmados pela Secretaria de Saúde (Sesa).

De acordo com o boletim, a faixa etária mais atingida pela dengue em 2012 foi entre 21 e 30 anos, com um total de 833 casos confirmados em Fortaleza; seguido pelas pessoas de 31 a 40 anos, que somam 506 casos confirmados na Capital.

Março foi o mês com mais pessoas infectadas em 2012, somando 2.192 casos confirmados. Já em 2011, abril foi o mês que contabilizou mais casos, com 15.785 pessoas infectadas pelo vírus.

Dengue Hemorrágica

Desde o começo do ano, 15 casos de dengue hemorrágica foram confirmados pela Sesa, dos quais cinco só no mês de março. Nesse ano, três pessoas morreram por conta da doença, que no ano passado teve 174 casos confirmados, com 13 óbitos.

Os principais sintomas da doença são: febre alta, mal-estar, pouco apetite, dores de cabeça intensas, dores musculares e nos olhos. Em caso de dengue hemorrágica, os principais sinais de infecção são dores abdominais intensas e contínuas, vômitos, febre alta, pressão baixa, dores na região do fígado, sangramentos expontâneos e suor excessivo.

Fonte: Portal Verdes Mares

TRE elabora lista dos ficha suja para agilizar impugnações

O procurador regional eleitoral do Ceará, Márcio Andrade Torres, foi orientado, pelo procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, a elaborar um banco de dados dos políticos ficha suja do Estado. A ideia é estar preparado para impugnar a candidatura registrada por políticos inelegíveis, segundo a lei Ficha Limpa.

Uma vez requerida uma candidatura, os tribunais tem apenas 5 dias para impugnarem. Márcio Torres solicitou aos Tribunais de Contas do Estado, Municípios e da União, além do Tribunal Regional Eleitoral um levantamento sobre condenações de possíveis candidatos aos cargos de prefeito e vereador com vistas às próximas eleições.

 Um banco de dados com informações de todas as cortes deve ser formulado para os 123 promotores eleitorais do Ceará até o próximo dia 15 de junho.

Torres também solicitou aos promotores de cada zona eleitoral que façam um levantamento com atuais prefeitos e vereadores para evitar problemas em hipótese de reeleição. “Se não houver esse levantamento, vai passar candidato ficha-suja” conclui.

* Com informações do portal Terra
Fonte: Ceará Agora

Ceará vai receber R$ 200 milhões para combater os efeitos da estiagem

Cid Gomes participou, a convite do ministro Fernando Bezerra (Integração), nesta sexta-feira (27), da 14ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), em Recife (PE).

Na ocasião foi firmado o convênio no valor de R$ 199,9 milhões para atender 222.300 pessoas da zona rural no Ceará com sistemas de abastecimento de água e mais 55.429 pessoas serão beneficiadas com cisternas.

O encontro, que aconteceu na mesma semana em que a presidente Dilma Rousseff anunciou medidas para o combate aos efeitos da estiagem no Nordeste, discutiu como dar encaminhamentos práticos ao que foi deliberado na reunião com a presidente Dilma Rousseff.

A ocasião também foi aproveitada por Cid para convidar o ministro para lançamento, na próxima quarta-feira (2), do Comitê de Combate à Seca do Estado.

Fonte: cearaagora.com.br

Jaguaribara: Homem executado com seis tiros na cabeça e abdômen

O homicídio aconteceu nesta sexta-feira, 27, às 21h, na Praça Jaime Almeida, mais precisamente no Bar do Chico Dica, cidade de Jaguaribara, Estado do Ceará.

Francisco Gildelânio Queiroz, 39 anos, natural de Jaguaribara, que residia no centro do mesmo Município, foi alvejado com seis disparos de arma de fogo que os atingiu na região da cabeça e abdômen, tendo morte imediata no local.

Segundo informações da polícia militar o crime foi cometido por dois indivíduos que trafegavam numa motocicleta CG 125 Titan de cor preta, ano 2011, sem placa, que ao perceberem a chegada da viatura policial abandonaram o veículo e fugiram a pé adentrando em um matagal.

Policiais militares realizaram diligencias por toda a área no sentido de prender os homicidas, mas não obtiveram êxito.


 RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 27 PARA 28/04/2012

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CBAt convoca russano Josué Costa para disputar GP Internacional Caixa/SESI de Atletismo de Uberlândia

A coordenação da Confederação Brasileira de Atletismo convocou o atleta russano Josué Costa para disputar o GP Internacional Caixa/SESI de Atletismo de Uberlândia, na prova de salto em altura. A competição será realizada na cidade de Uberlândia-MG, dia 13 de maio, e contará com a participação de atletas do Brasil e do mundo.

A equipe nacional da prova de salto em altura será composta por quatro brasileiros, Josué e mais três compatriotas. Sendo dois da categoria juvenil e dois adultos.

O atleta Josué Costa, atualmente treinado pelo holandês Gerard Lenting, segue treinando forte no Centro de Treinamento da CBAt em Uberlândia, onde fixa residência.

O russano foi uma descoberta da equipe de atletismo da cidade de Russas, coordenada pelo Professor Jaques Guimarães, que graças ao apoio total do Governo Municipal conquistou títulos importantes despontando no cenário nacional e internacional, e atualmente trabalha visando os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Futsal: Russas recebe Canindé neste sábado, 28, pelo Cearense

O atual campeão cearense Russas Futsal, que vem de uma vitória contra UNEUVA por 3 a 0, buscará mais um triunfo na competição contra o Canindé Futsal, neste sábado, 28, às 20h, na Quadra do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, centro da cidade, válido pela 5ª rodada do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2012 .

O time russano em quatro jogos, obteve duas vitórias e duas derrotas, estando na 2ª colocação da Chave “A” com 06 pontos, a frente do Mombaça, 3º com 05, e atrás do líder Horizonte com 12.

Demais jogos da rodada:

Sábado (28/04)

20h - Limoeiro Futsal X Uneuva
20h - Meruoca X Sumov
20h - Espaço Jovem X Paracuru
20h - Alto Santo E Clube X Maracanã/Flamengo

Limoeiro, Russas, e outros 31 municípios receberão capacitação do PRONATEC

Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas, Aracati e outros 29 municípios participarão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec – Brasil sem Miséria). O objetivo do Pronatec é realizar ações de formação técnica e profissional de pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade pessoal e social. O programa é uma parceria do Governo do Estado, por meio Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Gestores dos 33 municípios pré-selecionados para participar da segunda etapa do programa no Ceará se reunirão nesta sexta-feira (27), às 14h, no Auditório da STDS. Serão 14 mil vagas de cursos de capacitação disponibilizados pelos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs), Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai) e de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos são destinados a titulares e dependentes de programas federais de transferência de renda, com idades entre 16 e 59 anos, beneficiários do Bolsa Família e terão carga horária variável entre 160 e 400 horas e serão custeados pelo Governo Federal.

Municípios contemplados

Nesta fase, o Pronatec disponibiliza cursos para adesão dos municípios com mais de 50 mil habitantes. É o caso de Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.

Blog Diário Vale do Jaguaribe
Com informações do Governo do Estado

Secretaria das Cidades anuncia concurso público com 945 vagas para Cagece

O secretário das Cidades, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (26) a realização de concurso público para a Cagece, órgão vinculado à Secretaria. O certame prevê 315 vagas, mais 630 para cadastro de reserva. As vagas são destinadas ao níveis médio, superior em diversas áreas, e tecnólogos. A medida foi anunciada após autorização do governador Cid Gomes, nesta quarta-feira, em reunião com o titular da pasta e diretores da Companhia.

Na ocasião, Camilo Santana defendeu a realização do concurso como forma de garantir o capital intelectual da Companhia e a qualidade nos serviços prestados pela empresa. Além disso, o presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, pontuou a necessidade de contratação de novos funcionários para suprir a carência de quadro deixada por desligamentos e aposentadorias.

Histórico

O último concurso realizado pela Cagece foi realizado há 11 anos, em 2001, e disponibilizou 40 vagas em nível superior e técnico. Atualmente, a Companhia tem 1.151 empregados próprios. Desta vez, a ideia é priorizar a área operacional e a necessidade de pessoal para novos sistemas.

A Cagece tem a concessão dos serviços de água e esgoto de 150 municípios no Ceará. A cobertura de abastecimento de água no estado, nas localidades atendidas pela Cagece, é de 97,71%,beneficiando mais de 5 milhões de pessoas, em 259 localidades. A extensão da rede de distribuição de água no estado é de10.649.495 metros.

A Companhia oferece serviços de esgotamento sanitário a 71 localidades no Ceará, representando uma cobertura de 37,23%,beneficiando 1,89 milhão de pessoas. Em Fortaleza, a cobertura é de 53,60%.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Com informações da assessoria da Cagece

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Município de Russas realizou palestra sobre Operação Carro-Pipa

O Governo Municipal de Russas através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil juntamente com o 10º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro realizaram na manhã desta quinta-feira, 26, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), uma importante Palestra sobre a Operação Carro-Pipa. O momento foi ministrado pelo Coordenador da Operação Carro-Pipa do 10º DSUP Major Antônio Vamilton Lopes França Filho.

Participaram da reunião o Coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil Coronel José Maria Pinheiro; Coordenador da 10ª Região Militar/Operação Pipa Coronel Claudemir Rangel dos Santos; Coordenador da Operação Carro-Pipa do 10º DSUP Major Antônio Vamilton Lopes França Filho; Chefe de Instrução do TG 10 010 Subtenente Maurício Garcia Tavares, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Dernival Barbosa; Presidentes das Associações Comunitárias, Pipeiros, Controladores, Sociedade Civil e Imprensa.

A palestra teve como finalidade esclarecer tudo sobre o funcionamento do Programa Emergencial Operação Carro-Pipa do Governo Federal, que tem por objetivo distribuir água potável à população das localidades castigadas por períodos de seca ou estiagem nas regiões do semiárido nordestino, e é executado pelo Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTER/EB).

Por/Cláudio Moura

Definida em Reunião com Cid Gomes e Prefeitos, data de Inauguração do CEO de Limoeiro do Norte

O Deputado Mailson Cruz (PRB) se reuniu nesta quarta-feira(25) no gabinete do governador Cid Gomes(PSB) e secretário da Saúde do Estado Arruda Bastos e prefeitos da Regional de saúde Vale do Jaguaribe. Estiveram presentes os prefeitos de Limoeiro do Norte,Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Ererê, Quixeré e Jaguaribara.

O objetivo da reunião era a discussão da formatação do Consórcio Intermunicipal para a gestão do CEO(Centro de Especialidades Odontológicas) e Policlínica de Limoeiro do Norte. Não compareceram os prefeitos de Alto Santo, Potiretama, Pereiro, Jaguaribe e Iracema.

Na ocasião ficou agendado a inauguração do CEO de Limoeiro para o dia 26 de maio com a presença do governador e a inauguração da Policlina para o mês de julho próximo.

Na ocasião o governador apresentou as medidas de ação contra a seca, constante da antecipação do pagamento do seguro safra, pagamento de bolsa estiagem para pequenos agricultores no valor de 5 parcelas de 80,00, liberação de milho para pequenos agricultores ao preço de 10% do preço mínimo pela CONAB, antecipação do programa água para todos (implantação de pequenos sistemas de abstecimento d’água), linha de crédito para pequenos agricultores no valor de até 12.000 (doze mil reais) a serem pago em 10 anos com 3 anos de carência com juros de 1% ao ano e bônus de adimplência de 40%, ou seja caso o agricultor pague em dias terá um rebate de 40% do valor emprestado, ou seja pagará somente 7.200,00(sete mil e duzentos reais).

O governador também autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado á viabilizar pleito requerido pelo deputado Mailson Cruz(PRB)referente a implantação de energia do projeto Tabuleiro de Russas que vai atender a 220 familias que são pequenos proprietários ao longo do canal de irrigação do projeto tabuleiro de Russas.

REUNIÃO

O deputado Mailson Cruz (PRB) se reuniu ainda juntamente com o prefeito João Dilmar na última segunda feira(23) com o Presidente da ADECE Roberto Smith na qual foi discutido pleitos de algumas indústrias que querem se instalar em Limoeiro do Norte. Segundo o deputado foi uma reunião muito proveitosa.

Assessoria de Comunicação Dep. Mailson Cruz (PRB)

Equipe da CNH Popular virá para o município de Quixeré dia 15 de Maio

A reunião aconteceu na quarta feira 25 de abril, por volta das 15 horas, onde o prefeito esteve acompanhado da Primeira Dama do Município Talita Lima, do Deputado Estadual Mailson Cruz, assessores do prefeito e do Governador. Durante a reunião ficou denifido 15 de Maio, que é dia do município, como data inicial dos trabalhos da comissão do DETRAN Ceará, para iniciar o processo de atendimento na emissão da carteira de habilitação popular, programa criado pelo governador Cid Gomes e que pela terceira vez chega ao município de Quixeré.

Ainda na reunião o prefeito Pitiuba e o deputado Mailson Cruz, discutiram com o governador, a liberação dos recursos que faltam para a complementação do projeto da lagoa do Pontal, a aceleração na liberação de duas ambulâncias que estão aprovadas para serem destinadas ao município de Quixeré e a questão da construção da estrada da produção, que ligará os municípios de Limoeiro do norte, tendo como ponto inicial na FAPIJA, passando por Quixeré, chegando a Flores e indo até a BR – 116.

Segundo o deputado Mailson Cruz, essa obra tem um financiamento assegurado e processo de licitação encaminhado, visto que os recursos foram assegurados em empréstimo do governo estadual junto ao banco Interamericano de desenvolvimento. Ele ressaltou ainda que essa estrada terá um padrão de alta qualidade, pois ela escoará toda a produção da fruticultura e do Calcário produzido na chapada do Apodi, e por isso o asfalto a ser implantado precisa ser resistente para suportar o peso das carretas que transportaram em media 50 Mil toneladas de peso por cada carga puxada.

NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA SOBRE A CNH POPULAR GOVERNO MUNICIPAL GABINETE DO PREFEITO QUIXERÉ – ADM “CONSTRUINDO O FUTURO”

Com relação às informações que vem sendo publicadas nos últimos dias, em notícias de algumas rádios da região, bem como por várias pessoas que fazem questão de fazê-la circular com maior rapidez, a respeito do processo de inscrição no Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores ou simplesmente, Carteira de Motorista Popular do Governo do Estado do Ceará, aqui neste município, cabe à Prefeitura Municipal de Quixeré – Gabinete do Prefeito - tecer os seguintes esclarecimentos:

1. No dia 23 de março do corrente, o senhor prefeito municipal acompanhado da sua Chefe de Gabinete e do Secretário municipal do Planejamento e Captação de Recursos esteve reunido com o senhor João Bezerra, Chefe do setor de habilitação do DETRAN-Ce na Sede do referido órgão tratando da solicitação de uma comissão para realizar as inscrições da população, ainda não atendida, ao programa;

2. Conforme orientação do senhor João Bezerra, Chefe do setor de habilitação do DETRAN-Ce, a Prefeitura Municipal de Quixeré – Gabinete do Prefeito, expediu o Ofício de n° 0075 no dia 26 de março de 2012, de acordo com o processo de n° 12184272-0, do próprio Detran, com protocolo do dia 03.04.2012;

3. No dia 25 de abril do corrente, o senhor prefeito municipal, mais uma vez, acompanhado da sua Chefe de Gabinete, do Secretário municipal do Planejamento e Captação de Recursos e do representante do Deputado e Secretário da Fazendo do Ceará, Mauro Filho, esteve reunido com o senhor João Pupo, Superintendente do DETRAN-Ce, na Sede do referido órgão quando foi informado oficialmente da data da vinda da comissão ao nosso município.

4. Como presente pela passagem do aniversário de 55 anos de emancipação política do nosso município, a comissão do DETRAN-Ce virá fazer a validação de todas as inscrições no dia 15 de maio a partir das 8:00h da manhã.

5. Para que nossa população seja atendida sem prejuízo, a Prefeitura Municipal de Quixeré irá fazer as pré-inscrições até o dia 11 de maio na Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, setor do Cadastro Único, bolsa família.

6. Todas as demais informações divulgadas por terceiros não passam de meros boatos, algumas vezes de caráter eleitoreiro, que não são de nossa responsabilidade.

Gabinete do Prefeito de Quixeré, Estado do Ceara, em 26 de abril de 2012 – Raimundo Nonato Guimarães Maia – Prefeito Municipal.

Por / Flávio Costa
Fonte: TV Jaguar

Morada Nova: Motocicleta furtada do centro da cidade

Uma motocicleta foi furtada nesta quarta-feira, 25, por volta do meio dia, na Rua Mãe Rosário, centro da cidade de Morada Nova, Estado do Ceará.

A moto Honda CG 150, cor preta, ano 2004, placa HWQ-8575, de propriedade do mototaxista João Cesario de Sousa, havia sido estacionada no local acima citado e quando o mesmo retornou não mais estava no local deixado.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar o infrator bem como recuperar a motocicleta, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 25 PARA 26/04/2012

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CNH POPULAR EM QUIXERÉ: Prefeitura coloca toda a estrutura a disposição do DETRAN

Essa é a terceira vez, que a comissão da CNH popular vai a Quixeré, tendo o prefeito Pitiuba na linha de frete na luta pela vinda da comissão da CNH popular ao município. O benefício chegará a Quixeré nos próximos dias, com possibilidades de já ser na próxima semana, conforme entendimento entre os dirigentes do DETRAN Ceará, e a equipe do prefeito Pitiuba, que desde o inicio da semana estão definindo os detalhes finais, para a aplicação de todos os procedimentos da execução do cadastro e realização dos exames da CNH Popular para os cidadãos quixereenses.

Essa é uma ação do esforço pessoal do prefeito Raimundo Nonato Guimarães o Pitiuba, através de solicitação oficial junto ao Governo do Estado, a partir de uma conversa direta do Deputado Mauro Filho com a direção do DETRAN, conforme respalda o ofício com papel timbrado do município, datado de 03 de abril de 2012, protocolado no DETRAN Ceará com assinatura do Prefeito Pitiuba, contradizendo o que foi irradiado pelos seguidores do Dr. Aquino, de que a comissão chegaria ao município atendendo sua reivindicação.

 Para aplicação da CNH Popular em Quixeré a prefeitura municipal esta disponibilizando para comissão, toda a infraestrutura necessária no curto período de aplicação do exame da CNH popular.Também estão a postos para colaborar com o trabalho todas as secretarias municipais. A comissão da CNH popular em Quixeré deve atender também aos municípios de Limoeiro, Russas, Palhano e Jaguaruana.

Essa é a terceira vez que a comissão do DETRAN que realiza provas gratuitas para a aquisição da CNH popular do tipo A, na cidade de Quixeré, já tendo também ido aos municípios de Limoeiro, Iracema, Alto Santo, Palhano e Jaguaruana, sempre em uma relação direta e o contando com o respectivo apoio dos prefeitos de cada município, o que não tem sido diferente em Quixeré, o que desqualifica as falsas divulgações de políticos ou empresários de que querem se apossar de ações que por questões institucionais, obrigatoriamente são executadas pelos municípios, Estados ou a União.

Por / Arnaldo Freitas
Fonte: TV Jaguar

Russas realiza reunião para apresentar ações Pró-Selo Unicef

A Comissão Pró-Selo Unicef do Município de Russas e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, realizaram na manhã desta quarta-feira, 25, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, um encontro para apresentação das ações realizadas pelo Município através das Secretarias da Educação, Assistência Social e Saúde de acordo com o Plano Municipal de Ação do Selo Unicef Edição 2009-2012.

As ações são desenvolvidas de forma intersetorial pelas Secretarias Municipais e os Grupos de Trabalho dos eixos “Educação para Convivência com o Semi-árido”, “Esporte e Cidadania”, e “Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial”, com o objetivo de garantir a qualidade de vida de crianças e adolescentes, buscando assim atingir metas que consequentemente possibilitem a conquista do Selo Unicef.

Durante o encontro as Secretárias; da Educação Lindalva Pereira Carmo, da Assistência Social Adriana Ribeiro e da Saúde Marta Dantas, os Grupos de Trabalho dos temas Meio Ambiente, Esporte e Cultura, e a Presidente do CMDCA Bernadete Santiago, fizeram uma demonstração das ações desenvolvidas pelo município de acordo com as metas exigidas pelo Unicef, mostrando que Russas cada vez mais vem garantindo a melhoria das condições de vida de suas crianças e adolescentes.

O processo de avaliação do Selo Unicef Edição 2009-2012 será realizado em todo o Estado do Ceará durante os meses de maio e junho e o resultado provavelmente será divulgado em novembro. Russas, será avaliado no dia 29 de maio, e busca ser reconhecido município aprovado pela quinta vez, numa demonstração de que as políticas voltadas para a infância e adolescência são desenvolvidas com muita seriedade.

Por/Cláudio Moura

Palhano: Definida programação da Festa dos 54 anos de emancipação do município

Durante o período de 03 a 08 de Maio, dia da emancipação do Município, Palhano estará celebrando o qüinquagésimo quarto aniversário de Emancipação Política. Na oportunidade, e pelas tradições de sua gente, teremos atividades Culturais, Esportivas, Artísticas e Religiosas. Durante as festividades da emancipação, também serão entregues obras e serviços em benefício à população, bem como. Já a Câmara municipal realizará Sessão Solene em reverencia aos aniversario do município, oportunidade em que serão entregues comendas a personalidades de destaque na historia da cidade.

O prefeito Municipal Nilson Freitas definiu com sua equipe a realização de um grande Show Musical com Toca do Vale e Gaviões do Forró, na avenida principal para que todos os Palhaneses possam participar da festa em comemoração ao aniversario de 54 anos do município. As atividades traduzem o espírito comemorativo do Povo Palhanense. A organização com a participação de todo e qualquer cidadão Palhanense residente ou não na cidade.

ATIVIDADES da PROGRAMAÇÃO

03/05, Quinta-feira, 07:30 horas, Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal em frete ao Paço Municipal com a participação da Banda de Música Euzébio Lino de Oliveira.

04/05, Sexta-feira, 07:00 horas 15:00 horas 18:00 horas, Torneio de Vôlei. (SECEJ) - IV Pré-mirim e mirim de atletismo de Palhano. (AV. Possidônio Barreto). - Xadrez. (SECEJ).

05/05, Sábado 07:00 horas 08:00 horas 15:00 horas - Tênis de Mesa (SECEJ) - Ação Solidária da FVJ. Local (Quadra Esportiva Francisco de Moura) - 1ª Semi – Final da XVII Copa Cidade de Palhano. Local (Canto da Cruz).

06/05, Domingo 07:00 horas 15:00 horas - Torneio de Confraternização das Secretarias Local (SOCIET no Antigo Campo de Futebol) - 2ª Semi – Final da XVII Copa Cidade de Palhano. Local (Canto da Cruz).

07/05, Segunda-feira 15:00 horas 16:00 horas 20:00 horas - Ciclismo (Avenida Possidônio Barreto) - Maratona, (AV. Possidônio Barreto ) - Show Gospel com o Cantor “Chagas Sobrinho”.

08/05, Terça-feira 05:00 horas 08:00 horas 09:00 horas 15:00 horas 16:00 horas 22:00 horas - Alvorada com a Banda de Música (Eusébio Lino de Oliveira). - Inauguração do Posto de Saúde Edson Viera Lima (AV. Simplício de Paula Galvão) - Sessão Solene na Câmara Municipal. - Final da XVII Copa Cidade de Palhano Local (Canto da Cruz) - Tradicional Corrida de Jegue. - Show Musical.

Toda a programação terá o acompanhamento presencial do prefeito do município Francisco Nilson Freitas, e toda a equipe de assessores da administração Construindo o Palhano de todos.

Por / Flávio Costa - Informações de Celestino Fonseca

São João do Jaguaribe: Indivíduo armado rende e assalta vendedor

A ação delituosa aconteceu nesta terça-feira, 24, por volta das 9h30min, na passagem molhada localizada na zona rural do município de São João do Jaguaribe, Estado do Ceará.

O vendedor Raimundo Denis de Oliveira atravessava a estiva da citada passagem molhada, quando foi surpreendido por um indivíduo a pé, magro, loiro, estatura media, de blusão e bala clava, portando uma arma de fogo provavelmente um revólver calibre 38, que anunciou o assalto e levou da vítima 01(um) cheque no valor de R$ 900,00, uma quantia não identificada em espécie e documentos pessoais, fugindo logo em seguida entrando em um matagal existente naquela região.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área na tentativa de identificar e prender o infrator, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 24 PARA 25/04/2012.

terça-feira, 24 de abril de 2012

David Loureiro é o novo Secretário de Esporte e Juventude de Russas

O Prefeito Municipal de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a Lei Municipal nº 1.311/11, de 04 de Maio de 2011, nomeou através da Portaria nº 0031/2012, o jovem Carlos David Loureiro Freire, para ocupar as funções de Secretário de Esporte e Juventude.

David preenche a vaga deixada pelo ex-secretário da pasta, Jorge Rodrigues da Silva, que se afastou do cargo para disputar uma das vagas no legislativo municipal, nas próximas eleições.

O novo secretário já assumiu a Secretaria, que é sediada no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, situado na Rua Dr. José Ramalho, Centro.

Por/Cláudio Moura

Governo Cid Gomes entrega 159 veículos para o Programa Saúde da Família, Russas ganha dois

O município de Russas foi beneficiado com dois veículos doados pelo Governo Cid Gomes para uso no Programa Saúde da Família (PSF). O Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas recebeu as chaves dos automóveis das mãos do Secretário Estadual de Saúde Arruda Bastos durante a solenidade de entrega que aconteceu nesta segunda-feira, 23, na abertura da II Marcha Municipalista do Ceará, realizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), no Centro de Negócios do Sebrae, na Avenida Monsenhor Tabosa, capital cearense.

O Governo Cid Gomes e o Secretário de Saúde Arruda Bastos, visando ampliar e melhorar o Programa Saúde da Família (PSF) dos municípios realizaram a entrega de 159 veículos a Prefeitos de 143 municípios cearenses, destinados exclusivamente para o PSF, objetivando qualificar e facilitar o transporte de equipes de saúde da família da sede para os distritos e assim assegurar atendimento às famílias que moram mais distantes dos serviços de saúde.

Os 143 municípios contemplados com os novos veículos, em dezembro de 2010 se encontravam com adesão e alimentando o sistema de classificação de qualidade da Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ). Dos 143 municípios, 16 receberão dois veículos por manterem 10 ou mais equipes de saúde da família realizando avaliação da qualidade da atenção básica. Os demais municípios receberão um veículo. A aquisição dos carros foi feita com recursos do Governo do Estado. O investimento foi de R$ 5.200.999,71 e constitui-se ação estratégica para a Operação Swap II.

Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família é a metodologia de gestão interna ou autogestão dos processos de melhoria contínua da qualidade desenvolvida especificamente para a Estratégia de Saúde da Família. É uma metodologia de gestão interna que possibilita a identificação dos estágios de implantação, desenvolvimento e qualidade da estratégia em seus diferentes pontos, desde a gestão até as práticas de saúde das equipes junto à população. Os eixos centrais da proposta são o estabelecimento dos parâmetros de qualidade para a estratégia, a avaliação como instrumento de gestão e tomada de decisão e o compromisso com a qualidade na atenção à saúde. É um processo autoavaliativo, de livre adesão pelos gestores municipais e pelas equipes.

A Operação SWAP II é operação de crédito inovadora desenvolvida junto ao Banco Mundial. Sua característica principal é o apoio ao fortalecimento da gestão do Governo direcionada ao objetivo da promoção da inclusão social no Estado. Os recursos financeiros são aportados diretamente ao Tesouro estadual e viabiliza a continuidade de programas do Governo do Estado. Cada desembolso é condicionado a indicadores de desempenho, que incluem 14 indicadores de desembolso, atribuídos a cinco setores (Gestão do Setor Público, Educação, Saúde, Gestão dos recursos hídricos, abastecimento de água e saneamento, e Meio Empresarial e Inovação), além de 10 Programas de Gastos Elegíveis, escolhidos do Plano Plurianual. Prevê, a partir de março de 2009, desembolsos programados, totalizando US$ 240 milhões, até junho de 2012.

Municípios que receberam dois veículos:

Russas, Barbalha, Maracanaú, Senador Pompeu, Brejo Santo, Mauriti, Sobral, Itapipoca, Morada Nova, Trairi, Itarema, Paracuru, Ubajara, Jardim, Limoeiro do Norte e Santa Quitéria.

Municípios que receberam um veículo: 

Abaiara, Granja, Ocara, Acaraú, Granjeiro, Orós, Aiuaba, Groaíras, Pacajus, Alcântaras, Guaiúba, Pacujá, Alto Santo, Guaraciaba do Norte, Palhano, Amontada, Hidrolândia, Paraipaba, Apuiarés, Horizonte, Parambu, Aquiraz, Ibiapina, Paramoti, Ararendá, Ibicuitinga, Pedra Branca, Araripe, Iço, Penaforte, Aratuba, Independência, Pentecoste, Arneiroz, Ipaporanga, Pereiro, Aurora, Ipu, Pindoretama, Barro, Ipueiras, Pires Ferreira, Barroquinha, Iracema, Poranga, Baturité, Irauçuba, Porteiras, Bela Cruz, Itaiçaba, Potengi, Boa Viagem, Itaitinga, Potiretama, Camocim, Itapajé, Quiterianópolis, Caridade, Itapiúna, Quixeré, Cariré, Itatira, Redenção, Caririaçu, Jaguaretama, Reriutaba, Carnaubal, Jaguaribara, Santana do Acaraú, Cascavel, Jaguaribe, Santana do Cariri, Catunda, Jaguaruana, São Benedito, Caucaia, Jati, São Gonçalo do Amarante, Cedro, Jijoca de Jericoacoara, São João do Jaguaribe, Chaval, Juazeiro do Norte, São Luiz do Curu, Choro, Madalena, Tabuleiro do Norte, Chorozinho, Marco, Tamboril, Coreaú, Martinópole, Tauá, Crateús, Massapé, Tejuçuoca, Crato, Meruoca, Tianguá, Croata, Milagres, Tururu, Cruz, Miraíma, Umari, Ererê, Missão Velha, Umirim, Eusébio, Monsenhor Tabosa, Uruburetama, Farias Brito, Moraújo, Uruoca, Forquilha, Morrinhos, Varjota, Fortaleza, Mucambo, Várzea Alegre, Frecheirinha, Nova Olinda, Viçosa do Ceará, General Sampaio, Nova Russas, Graça e Novo Oriente.

Fonte: www.ceara.gov.br

Russas: Projeto de abastecimento d’água de Timbaúba foi aprovado

A comunidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, Zona rural do município de Russas recebeu sábado, 21 de abril, a notícia que o projeto de abastecimento de água potável para a comunidade foi aprovado pelos órgãos analistas do Governo do Estado. A surpresa foi revelada inicialmente a presidente da Associação Comunitária pelo suplente de deputado Adail Carneiro.

Quando pronta à rede de abastecimento devera atender a pelo menos 500 residências que estarão situadas na sede do futuro Distrito de Timbaúba. Por enquanto o sonho ainda esta apenas no papel, mais o suplente de deputado Adail Carneiro prometeu aos presentes usar seu prestigio junto aos deputados e ao governador do estado para angariar recursos para a obra.

Por outro lado, a comunidade já quase urbana de Ramal de Flores enfrenta a dura realidade de consumir água de péssima qualidade. Tendo em vistas que o liquido precioso que cai nas torneiras das residenciais da comunidade, é colhida no Rio poluído, e sem qualquer tratamento é distribuída na tubulação. Em casa, essa água do Rio é utilizada por adultos, idosos e crianças para todas as necessidades menos para consumo humano.

Varias reuniões já foram feitas na comunidade. DASC, CAGECE, Câmara de vereadores e prefeitura municipal, dentre outros, a pelo menos 5 anos mandam representantes para realizar essas reuniões. A população que no inicio marcavam presença nas concentrações, já não acredita mais na realização da obra que trará saúde e bem estar à populosa comunidade.

Nem mesmo o vereador José de Fátima Lima, representante da comunidade na Câmara dos vereadores, e que sempre usa esse problema nos palanques políticos, e o deputado estadual apoiado por ele nas ultimas eleições, mobilizam-se para tentar solucionar o problema, que atinge grande parcela do seu eleitorado. Sabendo que esse problema será motivo de discursos e promessas nas próximas eleições à população de Ramal de Flores já comenta que o troco pode ser dado na próxima eleição.

 Por / Arnaldo Freitas
Fonte: TV jaguar

Limoeiro do Norte: Motocicleta furtada de frente da residência do proprietário

Nesta segunda-feira, 23, às 20h, na Rua Manfredo de Oliveira, bairro Santa Luzia, município de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará, foi furtada uma motocicleta de frente da residência do proprietário.

Segundo informações da vítima, Ivo da Silva, a motocicleta HONDA BIZ+, ano 2006, de cor laranja, sem placa, de sua propriedade, foi estacionada em frente a sua residência, sendo que o mesmo adentrou no imóvel e ao retornar em menos de cinco minutos, percebeu que o veículo havia sido levado.

 Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de recuperar a moto, bem como identificar e prender os infratores, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 23 PARA 24/04/2012.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Futsal: Limoeiro vence Juazeiro de virada, Russas derrota UNEUVA fora

Após três derrotas consecutivas o Limoeiro Futsal conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2012. Em jogo realizado no sábado, 21, no Ginásio José Nilson Osterne, o time jaguaribano venceu de virada a equipe do Juazeiro pelo placar de 2 a 1, com gols de Dedé de Lauristo.

Com apenas 03 pontos ganhos em quatro jogos disputados, o Limoeiro está na 6ª colocação do grupo “A”, e volta às quadras no próximo sábado, 28, às 20h, quando receberá o UNEUVA, no Nilson Osterne.

UNEUVA X Russas

O atual campeão Russas repetiu a boa atuação do último jogo e voltou a vencer na competição. Jogando fora, no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, o time russano derrotou UNEUVA pelo placar de 3 a 0, em jogo realizado no sábado, 21, pela 4ª rodada do Cearense. Gols de Juninho, Émerson e Cristiano (goleiro).

Com mais uma vitória, o time russano ocupa a 2ª posição da chave “A” com 6 pontos ganhos. A liderança do grupo é do Horizonte que soma 9 pontos.

O time russano volta a jogar no próximo sábado, 28, às 20h, quando receberá em seus domínios o representante da cidade de Canindé.

Demais resultados da rodada:

Sábado (21/04)

Paracuru 0 X 5 Meruoca
Canindé 3 X 3 Mombaça
Itapipoca 1 X 5 Maracanã/Flamengo

Por/Cláudio Moura
Foto: Paulo Noronha

Play Off: Limoeiro perde no Bandeirão e fica a um passo da terceirona

Em partida realizada neste domingo, 22, no Estádio Municipal Bandeirão, em Limoeiro do Norte, válida pelo play off do Campeonato Cearense da 2ª Divisão 2012, o Limoeiro Futebol Clube foi derrotado pelo Arsenal de Caridade por 4 a 1, gol de Tiago para o Jaguar; Zé (2), Geo e Índio assinalaram para os visitantes.

O resultado negativo obriga o jaguar a vencer o Arsenal no próximo jogo, a ser realizado domingo dia 29, no Moraizão, caso contrário o time limoeirense estará rebaixado para a 3ª divisão em 2013. Arsenal joga pelo empate.

No outro embate do play off, jogando em casa no Moraizão, o Maranguape derrotou Barbalha por 4 a 2 e jogará pelo empate no próximo domingo, 29, no Romeirão. Ao Barbalha só a vitória interessa.

Russas: Indivíduos disparam contra veículo e deixam duas vítimas lesionadas

Uma dupla tentativa de homicídio aconteceu neste domingo, 22, às 21h, na Travessa João Afonso, próximo ao Motel Desopilar, município de Russas, Estado do Ceará.

Três indivíduos não identificados, que trafegavam em duas motocicletas de características não anotadas, sendo que o carupeiro de uma das motos efetuou três disparos contra a pick-up L-200, cor prata, ano 2002, placa GZM-6046, um dos tiros atingiu o braço esquerdo do Andre Luiz dos Santos Melo, 34 anos, e outro disparo atingiu de raspão o ombro esquerdo do Adam Rossi Lima Fernandes, 26 anos, ambos estavam no veículo e são naturais e residentes em Fortaleza.

Segundo informações das vítimas, eles estavam em um bar na Avenida Coronel Antonio Cordeiro, próximo a Fabrica de calçados DAKOTA, e após uma discussão com dois indivíduos desconhecidos deixaram o local e ao chegaram no endereço do ocorrido sofreram o atentado.

Policiais socorreram as vítimas ao hospital local onde foram medicados e liberados, logo em seguida realizaram diligencias no intuito de localizar os infratores, mas não lograram êxito.

LIMOEIRO DO NORTE: FURTO DE VEÍCULO (Motocicleta)

Dia 22.04.2012 – Por volta das 08h00, compareceu a USI, o Sr. Francisco Adriano Maciel de Lima, natural de Tabuleiro do Norte-CE, informando o furto de sua motocicleta HONDA/CG 125 FAN, cor preta, ano/modelo 2007 e placa HXN-8033 em nome de Márcio de Sousa Maia, que no período da madrugada, a mesma encontrava-se estacionada nas proximidades do clube, Casa Nova Clube na realização de uma festa dançante, na qual o mesmo participava. Os policiais militares desta USI, encontram-se realizando diligências no sentido de identificar o(s) autor(es) de tal delito.

TABULEIRO DO NORTE: FURTO DE VEÍCULO (Motocicleta)

Dia 22.04.2012 – Por volta das 11h30, compareceu à USI, o Sr. Claudemberg Freire de Lima, informou o furto de sua motocicleta HONDA/CG 125 TODAY, cor vermelha, ano/modelo 1991 e placa HUJ-9257, que no período da madrugada, encontrava-se estacionada nas proximidades do Clube, Casa Nova Clube, na realização de uma festa dançante, na qual o mesmo participava. Os policiais militares desta USI, encontram-se realizando diligências no sentido de identificar o(s) autor(es) de tal delito.

 LIMOEIRO DO NORTE: QUADRO DE MOTOCICLETA LOCALIZADO

Dia 22.04.2012 – Por volta das 11h30, foi localizado por populares na Ponte do Cabeça Preta, zona rural desta urbe, o Quadro de uma moto, Chassi nº 9C2JC30103R276361, após consulta no sistema INFOSEG, foi constatado o registro de roubo da moto HONDA CG 125 Titan, cor azul , ano 2003, placa HXG 5445. Os policiais militares fizeram a apreensão e conduziram a DPC para os procedimentos cabíveis. RUSSAS: T C O POR VIAS DE FATOS Dia 22.04.2012 – Por volta das 14h35min, na Rua Alfa, bairro Catumbela, em Russas-CE, foram conduzidos: JOÃO RIBEIRO DA SILVA, e JOSÉ RENAN SANTOS DE CARVALHO, por se encontrarem em vias de fatos em plena via pública. A polícia militar conduziu as partes a DRPC para os devidos procedimentos.

RUSSAS: PRISÃO POR LEI SECA E T. C. O. POR DESOBEDIÊNCIA E POR ENTREGAR VEÍCULO A NÃO HABILITADO

Dia 22.04.2012 – Por volta das 17h30min, na localidade de Ilhota, zona rural de Russas-CE, durante uma abordagem policial foi conduzido FRANCISCO IRANILDE ALENCAR, por se encontrar com sintomas de haver ingerido bebida alcoólica e está conduzindo a motocicleta Honda CG 150 FAN ESI, ano 2011/2012, cor preta, placa OIH 2281, de propriedade de RAIMUNDO VALDÉCIO ALVES DE SOUSA. O infrator antes de ser abordado ainda desobedeceu a uma ordem de parada dada pela composição da CP 1501. Antes de ser conduzido a DRPC o infrator foi conduzido a PRF para realização de teste do bafômetro, que confirmou a ingestão de bebida alcoólica acima do permitido por lei. A polícia militar conduziu o infrator e o veículo a DRPC, onde também compareceu o proprietário do veículo para realização dos devidos procedimentos.

ICAPUÍ: PRISÃO POR TRAFICO DE ENTORPECENTES

Dia 22.04.2012 – Por volta das 21h40, na CE-261, em Icapuí-CE, após denuncia anônima, foi preso SEBASTIÃO DA COSTA GONDIM JUNIOR, o qual trafegava em um veiculo VW/Santana, cor prata, placa HUT-9798, e trazia no interior do mesmo, uma balança de precisão (digital), 02 (duas) pedras de crack e uma quantia de R$ 1.170,50 (mil cento e setenta reais e cinquenta centavos), em dinheiro. Os PM efetuaram a prisão do infrator, que confessor que traficava entorpecentes na praia de Redonda em Icapuí. O mesmo foi autuado em flagrante por trafico de entorpecentes na USI de Aracati-CE.

ICAPUÍ: ACIDENTE DE TRANSITO (vitima lesionada) E APREENSÃO DE MOTOCICLETA COM PLACA FRIA

Dia 22.04.2012 – Por volta das 23h00, na estrada carroçável que dá acesso ao distrito de Salgadinho, em Icapuí-CE, FRANCISCO ADRIANO SABINO DE OLIVEIRA, trafegava em uma motocicleta Honda CG 125 TITAN, cor verde, a qual estava com uma placa HWR-4402, que após consulta verificou-se, que a citada placa pertencia a uma motocicleta Honda BROS, cor azul, ano 2003, porém não havia queixa de roubo ou furto. A policia foi ao local após uma informação que havia uma pessoa lesionada no local acima, após sofrer uma queda de motocicleta, os PM socorreram a vitima com escoriações leves ao hospital de Icapuí, o qual será conduzida a Unidade Policial de Icapuí, após ser liberada do hospital para procedimento cabível, e a motocicleta foi apreendida.

ARACATI: APREENSÕES POR ARROMBAMENTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Dia 22.04.2012 – Por volta das 12h40min, na Rua Visconde de Jaguaribe, bairro Várzea da Matriz, em Aracati-CE, mais precisamente no interior da “Sorveteria Gelice”, foram apreendidos os irmãos menores de idade de iniciais: B. P. S. S., 16 anos, e F. S. S., 17 anos, os quais arrombaram o referido estabelecimento e foram surpreendidos pela proprietária do mesmo, ANA PAULA LIMA DE OLIVEIRA, a qual acionou a polícia, que de imediato atendeu a solicitação da vítima conseguindo apreender os menores infratores ainda dentro do estabelecimento comercial. A polícia conduziu as partes a USI local para os devidos procedimentos.

HORIZONTE: ACHADO DE CADÁVER

Dia 22.04.2012 – Por volta das 07hs desta manhã, foi encontrado em uma Casa de Farinha no Distrito de Touradas, o corpo do Sr. MARCOS ANTÔNIO DA SILVA, DN: 09/02/1970, De acordo com a Perícia o mesmo veio a óbito em virtude de Coma Alcóolico. Policiais da RD 1173 permaneceram no local até a chegada da Perícia.

CASCAVEL: LESÃO CORPORAL À FACA

Dia 22.04.2012 – Por volta das 11h00min, na rua Antônio Lemos Cavalcante, Centro – Guanacés – Cascavel, Foi vitima de lesão à faca a pessoa de nome GILSON FERREIRA DA SILVA, 27 anos. Após entrar em vias de fato, a vitima foi lesionada à faca na cabeça, no rosto e nas costas, pela sua cônjuge IVONILDE DOS SANTOS DAMASCENO, 31 anos, ambos começaram um desentendimento que ocasionou a lesão. A VTR-1155 foi até o local do fato, onde encaminhou as partes para a DPC Plantonista de Maracanaú, onde serão tomadas as medidas cabíveis.

PACAJUS: LESÃO CORPORAL A BALA

Dia 22/04/2012 por volta das 17h45min, a VTR-1155, ao passar pela localidade de Mangabeira foi acionada pela pessoa de ALESSANDRO MACHADO DE CASTRO, onde o mesmo encontrava-se lesionado á bala na mão direita (dedo indicador), e dizia que o autor do disparo, teria sido um senhor conhecido por “BARÃO”. A VTR-1155 encaminhou a vítima para o Hospital local, onde o mesmo ficou fazendo os procedimentos médicos e foi orientado a procurar a DPC desta urbe para confeccionar um Boletim de Ocorrência acerca do fato.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 22 PARA 23/04/2012.

domingo, 22 de abril de 2012

Quixeré: Lenhador morto com três disparos de revólver no peito

O homicídio aconteceu neste sábado, 21, por volta das 19h30min, no bar Caixa D’água, distrito de Lagoinha, município de Quixeré, Estado do Ceará.

O lenhador conhecido apenas por Nonato de São Luiz do Curú-CE, foi vítima de homicídio a bala, sendo atingido por três disparos provavelmente de revólver calibre 38 que os atingiu no peito direito. Ele foi socorrido por policiais militares ao hospital de Quixeré, onde o médico plantonista atestou o óbito.

Segundo informações da Polícia, colhidas junto a populares, o crime foi cometido por uma pessoa desconhecida que chegou em uma moto preta de placa não anotada, efetuou os disparos e se evadiu logo em seguida tomando rumo ignorado.

Diligencias foram realizadas no intuito de identificar e prender o acusado, mas sem êxito.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 21 PARA 22 / 04 / 2012.