sábado, 12 de abril de 2014

Na prorrogação, Crateús conquista a Taça Brasil diante da Krona

Crateús (CE) - O Crateús (CE) conquistou a XLI Taça Brasil de Futsal - Divisão Especial, na manhã deste sábado (12/4). A equipe cearense contou com mais um show da torcida nas arquibancadas do Ginásio Deromi Melo, em Crateús (CE), para garantir o título contra a Krona (SC), após uma vitória de 5 a 4 na prorrogação. Os donos da casa tinham a vantagem do empate por conta dos critérios de desempate. 

 Além do título que veio de forma invicta, o goleiro Lambão conquistou o prêmio de melhor atleta da competição. Outro diferencial foi a torcida, que marcou presença no ginásio todos os dias e transformou o Deromi Melo em um verdadeiro caldeirão. 

O jogo 

Diferente do confronto da primeira fase, a Krona tentou imprimir seu ritmo na partida e iniciou pressionando os donos da casa. Mas foi do Crateús a grande chance no começo. Em contra-ataque, Samuelkson deu um chapéu em Pixote e avançou livre de marcação. Na entrada da área, o ala da equipe cearense bateu cruzado, Paulo Victor ainda se jogou de carrinho, porém, não conseguiu o desvio para as redes. 

Experiente, o time catarinense não se abateu com o susto. Pelo contrário, o tricolor abriu o placar aos 3 minutos. Depois de intensa troca de passes, a bola sobrou para Leco, que finalizou em cima de Lambão. No rebote, o próprio capitão da Krona mostrou oportunismo, pegou a sobra e empurrou para as redes. 

Mas os cearenses também não deixaram por menos. Aos gritos de 'guerreiros' vindos das arquibancadas, os jogadores mostraram poder de reação e buscaram a igualdade aos 5 minutos. Paulo Victor conseguiu se desmarcar e recebeu o passe pelo meio. Com o corredor livre, o ala arriscou o chute e viu a bola entrar no cantinho, tirando Djony do lance. 

O ritmo alucinante da partida seguiu com o passar do tempo. Enquanto a Krona mostrava mais paciência para trabalhar as jogadas, o Crateús apostou nas saídas rápidas de contra-ataque para tentar surpreender o adversário. E foi em uma delas, aos 8 minutos, que por muito pouco os cearenses não assumiram a vantagem. Depois de um chutão para frente, Bogobol ganhou na corrida de Vander Carioca e ficou cara a cara com Djony. O goleiro tricolor conseguiu sair a tempo de fazer a defesa e salvar a equipe. 

Quase!! 

O Crateús começou a aproveitar melhor os espaços em quadra e mais uma vez ficou no quase aos 9 minutos. Djony tentou subir ao ataque e finalizou quase do meio da quadra, Lambão fez a defesa e lançou rápido para Domar. Sem marcação, o camisa 8 bateu tirando de Djony, que estava na entrada da área, e viu a bola explodir na trave. 

Foi quando voltou a brilhar a estrela de Samuelkson. Aos 13 minutos, o ala de Crateús recebeu na entrada da área pressionado pela marcação de Leco, ele fez o giro e arrematou com precisão, rasteiro. Djony se esticou todo, mas não conseguiu evitar a festa da torcida no ginásio Deromi Melo. 

Cochilou 

Depois de sair em desvantagem no primeiro tempo, a Krona volta para a etapa final ligada e logo na saída consegue o empate. Com menos de dez segundos, Dé penetra rápido pelo meio e chuta na saída de Lambão, deixando tudo novamente igual na decisão da Taça Brasil. 

O susto fez o time de Crateús acordar e veio o terceiro gol aos 4 minutos, com Sol e Mar. Um dos artilheiros do time cearense recebeu lançamento primoroso de Paulo Victor, conseguiu escapar da marcação e finalizou alto, sem chances para Djony. 

A Krona tentou a recuperação principalmente acionando Vander Carioca. O camisa 14 do tricolor catarinense mostrou toda a categoria na função de pivô, protegendo bem e recebendo faltas próximas da área. Em uma das bolas paradas, Felipe rolou para Pelé, que puxou para o meio e mandou um chutaço que explodiu na trave de Lambão.

Inacreditável!! 

Precisando da vitória para ficar com o título, a Krona se lançou ao ataque e perdeu uma chance incrível de deixar tudo igual aos 15 minutos. Depois de bela jogada de Leco pelo meio, Vander Carioca recebeu na esquerda e tocou na medida para Dé. Ele só teria o trabalho de empurrar para as redes, mas se atrapalhou, errou o chute e viu a bola passar entre as pernas.

Com goleiro-linha em quadra, a Krona apostou no tudo ou nada para tentar desbancar os donos da casa. Enquanto isso, o Crateús contou com a torcida para empurrar o time e, com calma, marcar o gol que daria o título aos cearenses. E foi o Crateús que quase marcou. Depois de jogada de escanteio, Djony saiu mal e Sol e Mar tentou a finalização. Pelé, bem posicionado, salvou em cima da linha. 

A resposta da Krona veio na sequência, aos 17 minutos. Em jogada individual, Vander Carioca escapou de dois marcadores e tocou de bico, na saída de Lambão. A bola passou por baixo do goleiro e entrou, deixando os catarinenses vivos na briga pelo título. 

Haja coração 

Sob os gritos de 'eu acredito', os jogadores do Crateús foram novamente embalados pelos torcedores. A situação da equipe não era das mais confortáveis, já que havia estourado o limite de 5 faltas. Porém, o quarto gol quase veio faltando pouco mais de um minuto para o fim, quando Sol e Mar ganhou de Leco na velocidade, mas finalizou em cima de Djony, perdendo a oportunidade. O empate durou até o apito final e a decisão precisou de prorrogação. 

No tempo complementar quem assustou primeiro foi a Krona. Com 2 minutos, Vander Carioca recebeu na entrada da área, conseguiu escapar com um giro de Paulo Victor e bateu forte. A bola explodiu na trave e a defesa do Crateús afastou o perigo. 

A pressão dos catarinenses seguiu intensa. Praticamente apenas a Krona conseguiu jogadas de perigo na etapa inicial da prorrogação. Pixote e Valdin pararam nas defesas de Lambão e não conseguiram balançar as redes. No lance de Valdin, a defesa do Crateús afastou o perigo mandando para escanteio, onde acabou sendo punida. 

Faltando pouco mais de um minuto, Vander Carioca recebeu a cobrança do tiro de canto, protegeu e chutou prensado. A bola desviou no meio do caminho e tirou Lambão do lance, estufando as redes dos donos da casa. 

Foi a vez do Crateús insistir no goleiro-linha. A pressão mudou de lado e os cearenses foram em busca da nova igualdade no placar, que garantiria o título pelos critérios de desempate. Começou a aparecer a estrela de Djony. O goleiro fez defesas inacreditáveis, salvando as investidas dos cearenses. Em uma delas, cara a cara com Sol e Mar, que havia feito bela jogada individual, escapou pelos marcadores, mas o chute parou na defesa do camisa 1 catarinense. 

DE-CI-SI-VO 

Com os nervos no lugar, o time do Crateús foi experiente para buscar a reação. Faltando pouco tempo, foi a vez de Sol e Mar mostrar oportunismo. Ele recebeu o passe no corredor da ala esquerda e finalizou cruzado, de primeira, pegando Djony de surpresa e marcando o gol do empate. Lambão ainda marcou antes do cronômetro zerar. 

Por/Luis Domingues 
Assessoria de Imprensa da CBFS

Comerciante é executado a bala em Quixeré, homem é lesionado durante a ação

O comerciante Jose Honorato de Santiago, conhecido por “Bodinho”, 43 anos, natural de Quixeré, foi morto a tiros nesta sexta-feira, dia 11, por volta de 19h40min, no distrito de Lagoinha, zona rural do município de Quixeré, estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia, a vítima estava em seu comercio, situado na Rua Aninha Matos quando foi surpreendido por 02(dois) indivíduos em uma motocicleta de características não anotadas, que efetuaram vários tiros de pistola cal. 380, o atingindo na cabeça e nas costas, vindo o mesmo a óbito imediatamente no local. 

Durante os disparos, João Deusivam de Matos Santiago, 32 anos, natural de Quixeré, foi atingido com um tiro na perna esquerda, e foi socorrido por populares para o hospital de Quixeré. 

Os autores do crime fugiram logo em seguida e ainda não foram identificados. A polícia ainda não tem informações sobre a real motivação para o crime, que está sendo investigado.

Fonte: 1º BPM

Basquete: Semifinais do Circuito do Interior acontecem nesse sábado em Morada Nova

Serão disputados nesse sábado, 12, no Ginásio Municipal de Morada Nova, os jogos das semifinais do Circuito do Interior de Basquete, promovido pela Federação Cearense de Basketball. Seis equipes divididas em duas chaves de três estarão brigando em quadra com o objetivo principal de chegar a grande decisão. 

Tabuleiro do Norte, comandada pelo professor Dimitry Queiroz, está no grupo “A”, ao lado de Senador Pompeu e Iguatu, já o grupo “B” está composto pelas equipes de Morada Nova, Pereiro, e Juazeiro do Norte. As agremiações se enfrentarão dentro de seus respectivos grupos, e as duas melhores de cada avançarão a fase seguinte do certame. 

A equipe tabuleirense, ainda terá os desfalques de algumas peças fundamentais no esquema tático da equipe por causa de lesões, o time principal será formado po: Rafael, Geire, Vanvan, Danilo Tauá e o Herlanildo. Mesmo assim a comissão técnica acredita nos novos valores que vem surgindo como Igor, Isaque, Bruno, Vavá, Jamile, Saymon e os veteranos Wallison (Zoi), Ercilando, Miro e Josiran. 

Confira abaixo a tabela de jogos: 

Dia 12 de abril – Sábado 

10:30h - Chave B - Jogo 1 Pereiro x Juazeiro do Norte 
12:00h - Chave A - Jogo 1 Tabuleiro do Norte x Senador Pompeu 

15:00h - Chave B - Jogo 2 Morada Nova x perdedor do jogo 1 
16:30h - Chave A - Jogo 2 Iguatu x perdedor do jogo 1 

20:00h - Chave B - Jogo 3 Morada Nova x vencedor do jogo 1 
21:30h - Chave A - Jogo 3 Iguatu x vencedor do jogo 1

sexta-feira, 11 de abril de 2014

IFCE abre concurso com 94 vagas; salários variam de R$ 1,9 mil a R$ 8,3 mil

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) recebe, de 22 de abril a 2 de maio, as inscrições para professores interessados em compor o quadro de docentes efetivos da instituição. O edital indica 94 vagas nas mais diversas áreas. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição podem ser feitos entre 22 e 25 de abril.

A prova escrita está agendada para 18 de maio e acontecerá nas unidades institucionais, de acordo com a inscrição dos concorrentes. Os aprovados no processo seletivo poderão ser lotados em qualquer um dos 23 campi.

As áreas com vagas são as seguintes: Artes, Letras, Administração, Ciência da Computação, Educação, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval Oceânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Física, Gastronomia, Geociências, Geografia, História, Hotelaria, Matemática, Nutrição, Química, Serviço Social e Zootecnia.

As inscrições devem ser feitas no portal da instituição. A taxa de R$ 100 deve ser paga por meio de boleto eletrônico. Os salários iniciais dos docentes efetivos do IFCE variam de R$ 1.966,67 (graduado) a 2.752,60 (doutor), para carga horária de 20h, e de 3.804,24 (graduado) a 8.344,64 (doutor), para 40h, com dedicação exclusiva. O edital pode ser conferido na íntegra na tarde desta sexta-feira, 11, no portal da instituição. Este é o último concurso público para docentes do IFCE em 2014, tendo em vista restrições da lei eleitoral aos processos seletivos dos órgãos públicos.

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br

Futsal: Limoeiro participa nesse final de semana da Copa da Amizade

A Seleção Limoeirense com apoio do Prefeito Paulo Duarte e Secretario de Esportes Gilmar Castro irá disputar nesse domingo, 13 de abril, a Copa da Amizade de Futsal que acontecerá na cidade de Tabuleiro do Norte. A competição será disputada nas categorias sub 15 masculino e sub 17 feminino. Os jogos serão disputados a partir das 8h da manhã no Ginásio da CNEC, centro da cidade. 

A Seleção Limoeirense marcará presença com o seu selecionado feminino na categoria até 17 anos, haja vista, que parte dessas jogadoras já faz parte do grupo principal comandado pelo Técnico Fábio Rabelo, que vem oportunizando diversas atletas prata da casa durante as competições disputadas. 

Já o grupo adulto participa nesse sábado 12 de abril de um treino físico agendado para às 16h30min, na Barragem das Pedrinhas, e na segunda-feira, 14 de abril, haverá treinamento específico para as goleiras, as 9h da manhã e treino tático a partir das 9h40min, no Ginásio José Nilson Osterne.

Futsal: Santa Maria goleia Córrego de Areia pelo Limoeirense da 1ª Divisão

A 10ª rodada da fase de grupos do Campeonato Limoeirense de Futsal Adulto Masculino da 1ª Divisão, aconteceu na noite desta quinta-feira, 10, no Ginásio Dr. José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte. Uma noitada de três jogos, visto que, além dos dois embates previstos na tabela, um terceiro jogo atrasado da 9ª rodada também foi realizado nesta quinta. 

Na preliminar em partida da chave “B”, APPU e Skina FC fizeram um jogo equilibrado e com economia de gols, que terminou empatado pelo placar de 1 a 1. O resultado não foi bom para nenhuma das equipes, que ocupam 4ª e 5ª posição na tabela com apenas dois pontos cada, sendo que o time do Skina está à frente pelos critérios de desempate. 

Logo em seguida pelo mesmo grupo, AABB, que vinha de três vitórias consecutivas, empatou com o time do São Raimundo pelo escore de 2 a 2. Com mais um ponto conquistado a equipe da AABB continua na liderança isolada da chave com 10 pontos, em 04 jogos, já o São Raimundo é o vice líder com 05 pontos em 03 partidas. 

No terceiro e último jogo da noite, atrasado da 9ª rodada, válido pelo grupo “A”, o time do Santa Maria, goleou impiedosamente a equipe da Associação Córrego de Areia pelo placar de 8 a 3. Com esse resultado o Santa lidera a chave com 07 pontos em 04 jogos. Já o time da Associação ocupa a 5ª colocação com apenas 03 pontos em três partidas. 

O campeonato prossegue na próxima terça-feira, 15, a partir das 19h30min, no Nilson Osterne, com mais uma rodada de três jogos. Pela chave “A”, Vitória de Maria Dias enfrentará o Maguary, logo em seguida pelo mesmo grupo Associação Córrego de Areia vai enfrentar o Bonfinense, e fechando os embates da noite, em jogo atrasado da 9ª rodada, válido pelo grupo “B”, O Skina FC vai enfrentar o time do Luiz Alves.

A competição é promovida pelo Liga de Futsal de Limoeiro do Norte, com poio total da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes.

Indivíduos armados assaltam veículo em Limoeiro do Norte

O assalto ocorreu nesta quinta-feira, dia 10, por volta das 21h, no sitio Bom Jesus do Cruzeiro, na BR-116, zona rural do município de Limoeiro do Norte, estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia, foi vitima de um roubo a pessoa de Francisco Evanilson Rodrigues de Almeida, 25 anos, natural de Limoeiro do Norte, que chegava em sua residência quando foi abordado por dois indivíduos, armados, que anunciaram o assalto e levaram seu veículo, um Fiat/UNO Mille Smart, de cor azul, de placa HWU-2961, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado. 

Policiais estão em diligencias no intuito de identificar e prender os infratores, bem como recuperar o veículo roubado, porém até o momento sem êxito. 

Fonte: 1º BPM

quinta-feira, 10 de abril de 2014

UFC abre concurso com 43 vagas para nível médio; salário é de R$ 2,4 mil

A Universidade Federal do Ceará (UFC) abrirá inscrições de concurso público para servidores técnico-administrativos em Educação nos campi da Capital e do Interior. As inscrições ocorrem exclusivamente pela Internet, de 14 a 24 de abril. 

São ofertadas 43 vagas para assistente em administração, cargo que exige ensino médio profissionalizante ou médio completo, nos campi da UFC em Crateús (4), Quixadá (4), Russas (4), Sobral (4) e Fortaleza (27), sendo duas das vagas de Fortaleza reservadas para pessoas com deficiência. A remuneração é de R$ 2.412,89 para regime de trabalho de 40 horas semanais. 

O concurso público será realizado pela Coordenadoria de Concursos da UFC. O candidato fará as provas em duas fases, no dia 18 de maio, no município sede do campus para o qual concorre à vaga. A primeira fase consta de duas provas de múltipla escolha (língua portuguesa e conhecimentos específicos) e a segunda fase, de caráter classificatório, constará de prova de redação oficial. A taxa de inscrição é no valor de R$ 60,00. 

Terá direito à isenção do pagamento de taxa o candidato que comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda. A solicitação de isenção será admitida exclusivamente via Internet, das 8h do dia 10 às 23h59min do dia 13 de abril. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 15 de abril. 

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/conc2014/isencao/index.php

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br

Policlínica já realizou mais de 1.600 atendimentos para cidadãos russanos

Desde a sua inauguração, em 2 de dezembro de 2013, a Policlínica Regional de Russas vem realizando um trabalho intenso no cuidado da saúde dos cidadãos que utilizam seus serviços. A unidade administrada pelo Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Russas (CPSMR) consiste na união de 6 (seis) entes da Federação: o Estado do Ceará, as cidades de Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas. 

Segundo dados oficiais, a Policlínica já realizou mais de 1.650 atendimentos somente para a cidade de Russas. Em dezembro foram realizados 246 atendimentos, 479 em janeiro, 527 em fevereiro e 456 em março. Os cidadão estão realizando consultas com médicos especialistas em 10 áreas da medicina: cardiologia, cirurgia geral, clínica geral, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia. A nova unidade também conta com especialistas em outras áreas, como a fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. 

Os moradores são consultados pelos especialistas e também realizam na policlínica regional exames especializados, entre eles eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, audiometria e ainda coleta de patologia clínica. 

Fonte: ASCOM/Russas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

PMs fazem parto na rodoviária em Aracati-CE com ajuda de médico por telefone

Dois policiais militares realizaram um parto em Aracati, no litoral do Ceará, por meio de orientações de um médico com quem falava ao telefone. O parto Ana Débora da Silva foi feito na rodoviária da cidade, por volta das 2h desta sexta-feira (8). Após o nascimento da criança, mãe e filho foram ao hospital da cidade, onde recebem atendimento e passam bem.

“A mãe da criança se manteve calma o tempo todo, por isso foi possível realizar o trabalho de parto com ajuda do médico. Graças a Deus tudo ocorreu bem.”, disse o policial Hélder Albuquerque. Ele fez o parto junto com o cabo da PM Edílson. 

Segundo a Polícia Militar, a mãe foi à rodoviária da cidade à procura de um táxi, após ter estourada a bolsa. Na rodoviária, ela sentiu as contrações do parto; a população ligou para solicitando uma ambulância e a presença de policiais militares, que chegaram antes à rodoviária. 

Após nascer, o garoto foi enrolado em um lençol e levado ao hospital por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na madrugada desta terça-feira. 

Fonte- G1

Mulher é lesionada a bala na cidade de Russas

Uma mulher foi lesionada por quatro disparos de arma de fogo nesta terça-feira, dia 08, por volta das 18h30min, na Vila São José, periferia da cidade de Russas no Estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia foi lesionada a bala, Vanessa Barbosa de Sousa, 30 anos, natural de Fortaleza-CE, atingida com 04 (quatro) disparos, sendo 02 (dois) no fêmur da perna direita e 02 (dois) no fêmur da perna esquerda, sendo socorrida ao hospital local. Os disparos foram efetuados por 02 (dois) indivíduos em uma motocicleta Honda CG 150 Titan, cor vermelha, que fugiram logo em seguida. 

Segundo a própria vítima, o motivo do crime pode estar vinculado a dívidas com traficantes, pois a mesma é dependente química. O caso está sob investigação policial. 

Fonte: 1º BPM

Rodada desta terça-feira (8) do Campeonato Limoeirense de Futsal foi adiada

As três partidas da 9ª rodada da fase de grupos do Campeonato Limoeirense de Futsal Masculino da 1ª Divisão, previstas para acontecer nesta terça-feira, 08, no Ginásio Dr. José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte, foram adiadas. O cancelamento da rodada foi causado pelas chuvas que caíam no horário dos jogos, e devido à cobertura do Ginásio apresentar falhas, a quadra de jogo se encontrava molhada e sem condições de uso. 

Portanto os jogos; Associação Córrego de Areia versos Santa Maria, Beira Rio contra Bonfinense, do grupo “A”, e Skina FC versos Luiz Alves da chave “B”, serão encaixados como terceiro jogo nas próximas três rodadas do certame. 

Então nesta quinta-feira, 10, a partir das 19h30min, três jogos movimentarão a 10ª rodada da competição; APPU vai enfrentar o Skina FC, logo em seguida AABB jogará contra São Raimundo, ambos da chave “B”, e por último a equipe da Associação Córrego de Areia enfrentará o Santa Maria, em jogo do grupo “A”, atrasado da 9ª rodada. 

Confira como ficaram as próximas rodadas do certame, após as alterações feitas na tabela por causa dos jogos atrasados da 9ª rodada. 

11ª Rodada – Dia 15/04 – Terça-feira – Início às 19h30min 

1º Jogo: Vitória X Maguary (Grupo “A”) 
2º Jogo: Associação Córrego de Areia X Bonfinense (Grupo “A”) 
3º Jogo: Skina FC X Luiz Alves (Grupo “B” – atrasado da 9ª rodada) 

12ª Rodada – Dia 17/04 – Quinta-feira – Início às 19h30min 

1º Jogo: Bom Nome X Luiz Alves (Grupo “B”) 
2º Jogo: APPU X São Raimundo (Grupo “B”) 
3º Jogo: Beira Rio X Bonfinense (Grupo “A” – atrasado da 9ª rodada) 

O Campeonato Limoeirense é promovido pela Liga e Futsal de Limoeiro do Norte, com apoio total da prefeitura, através da Secretaria de Esportes.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Campeonato Limoeirense recebe apoio de Ariosto e Marcos Coelho

Sendo uma solicitação do presidente da Liga desportiva de Limoeiro do Norte (LDLN), José Valdir da Silva (Valdir do Suburbão), ao vice-prefeito de Limoeiro, Marcos Coelho, o mesmo conseguiu com o deputado federal Professor Ariosto Holanda, patrocínio para colaborar com os clubes da serie A e B do campeonato Limoeirense para realizar o certame municipal versão 2014. 

O recurso adquirido do próprio deputado é de R$ 400.00 (quatrocentos reais) para cada clube filiado a liga, sendo repassado diretamente a mentora do futebol Limoeirense em forma de pagamento das Inscrições para o campeonato e alvará de funcionamento de todas as equipes que disputaram o campeonato. 

Como no total são 36 equipes, o patrocínio somado dar o valor de R$ 14.400 (catorze mil e quatro centos reais), sendo que metade foi entregue em mãos no sábado, 4, ficando o restante para ser repassado no mês de maio. 
 
Em entrevista, Marcos ressaltou que o deputado federal Ariosto Holanda está pleiteando junto ao Ministério do Esporte um recurso de R$ 200.000 (duzentos mil reais), para ser aplicado no esporte amador em Limoeiro, observando que será para todas as modalidades esportivas, coletivas ou individuais. Se confirmado, a verba virá para a Secretaria Municipal de Juventude para repassar as entidades e associações conforme os projetos de solicitações de até R$ 1.500 (um mil e quinhentos reais), em material. 

O presidente da LDLN, Valdir do Suburbão, falou a reportagem da TV Jaguar que o patrocínio do deputado vem numa hora muito precisa, uma vez que os clubes do futebol amador encontram muitas dificuldades para iniciar o campeonato. Valdir fez questão de frisar que a colaboração do vice-prefeito e do deputado não tem a conotação política, uma vez que o apoio é a competição e não a esse ao aquele clube. 

Por Arnaldo Freitas

Tremor de 2.8 foi registrado no limite das cidades cearenses de Iracema e Jaguaribara

Um novo tremor de terra de magnitude 2.8 na escala Ritcher foi registrado às 10h42min desta segunda-feira (7) no Ceará. A informação colhida pelo site Alto Santo é Notícia é de que esse é o segundo tremor de terra registrado no Estado em seis dias. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o epicentro preliminar foi determinado no município de Iracema, na divisa com o município de Jaguaribara, na Região Jaguaribana. 

Dada a distância epicentral, uma determinação mais precisa será feita após a coleta de dados das estações mais próximas, revela o LabsSis. Segundo informações do técnico Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, o evento foi sentido em Jaguaribe. Informações coletadas por técnicos do laboratório confirmaram que o sismo também foi sentido no distrito de Mineiro, localidade ao sul do município de Jaguaribara, mas não na sede do município. 

G1 - ALTO SANTO É NOTÍCIA

Homem é agredido e assaltado por indivíduos armados em Russas

O fato aconteceu nesta segunda-feira, dia 07, por volta das 17h50min, no cruzamento da Travessa Bruno Epaminondas com Rua Perdigão Sobrinho, centro da cidade de Russas, Estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia, foi vitima de assalto a pessoa de Eduardo Jeronimo de Oliveira, 29 anos, natural de Russas, que havia sacado uma quantia de 1.200,00 (mil e duzentos reais) em dinheiro na Caixa Econômica Federal, e foi abordado por dois indivíduos, que trafegava em uma motocicleta Honda, cor preta, demais dados não anotados, armados de revolveres, que após agredirem fisicamente a vitima, roubaram o dinheiro e fugiram tomando destino ignorado. 

Policiais militares realizaram diligências por toda área no intuito de identificar e prender os infratores, mas até o momento sem sucesso. 

Fonte: 1º BPM

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Equipes russanas participaram da I Etapa da Liga de Volley do Interior em Banabuiú

As equipes adultas de volley masculina e feminina da cidade de Russas participaram neste final de semana, nos dias 5 e 6, sábado e domingo, na cidade de Banabuiu, da I Etapa da Liga de Volley Do Interior. 


Apesar do pouco tempo de treinamento, já que assumiu a equipe há menos de um mês, o professor Deusidedit Júnior ficou bastante satisfeito com o desempenho das duas equipes e continuará treinando forte visando a preparação para as próximas etapas, ressaltando que a próxima etapa será na cidade de Aracati nos dias 17 e 18 de maio. 

Desde já, a Secretaria de Esporte e Juventude - SEJUV na pessoa do Secretario Reiginaldo Cruz, parabeniza a todos que participaram do evento.

Vacinação antigripe começa dia 22

A campanha de vacinação contra gripe começa em todo o País no dia 22 e se estenderá até 9 de maio. Neste ano, a iniciativa ampliou a cobertura facilitando o acesso a crianças de 6 meses a até 5 anos. No ano passado, o público infantil se restringia à faixa etária de 6 meses a 2 anos. Em 2013, crianças até 5 anos representaram 26% das internações por gripe. 

“A criança é beneficiada individualmente, porque vai ficar mais protegida e produz um efeito secundário importante: ao ser vacinada, ela deixa de ser uma possibilidade de transmissão para um idoso, uma pessoa com doença crônica que mora dentro da casa”, ressaltou o secretário de vigilância em saúde, Jarbas Barbosa. 

Os demais grupos prioritários foram mantidos: pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais da saúde, presos e funcionários do sistema prisional, grávidas, mulheres até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas. O dia de mobilização nacional será em 26 de abril. Ao todo, serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, disponíveis em 65 mil postos de vacinação em todo o País. 

META 

A meta é alcançar 80% da população-alvo da campanha, que totaliza 49,6 milhões de pessoas. O custo da campanha é de R$ 14 milhões. “O objetivo da vacinação não é eliminar a doença. Tem países que usam essa vacina há 60 anos e continuam a ter influenza. O objetivo então é reduzir complicações, casos graves e óbitos”, resumiu Barbosa. 

“Temos um período ideal para aplicar a vacina, que tem a ver com a entrada do inverno, o confinamento das pessoas em ambientes fechados e portanto, o aumento da transmissão da doença”, explicou o ministro Arthur Chioro (Saúde).

Homens armados assaltam motocicleta em Limoeiro do Norte

O assalto aconteceu neste domingo, 06, por volta das 17h20min, na estrada pavimentada que liga Limoeiro do Norte/CE à localidade de Cabeça Preta - Chapada do Apodi. 

Segundo informações da vítima, Maria Célia da Silva Nogueira, natural de Limoeiro do Norte, trafegava pela citada estrada quando foi abordada por 02(dois) indivíduos de posse de armas de fogo, em uma motocicleta BROS, de cor vermelha, que anunciaram o assalto e levaram da mesma a motocicleta Honda/CG 125 FAN ES, cor preta, de placa NVD-7440, registrada em nome de Julio Cesar da Silva Nogueira. 

 Policiais foram ao local indicado, onde realizaram diligências, no intuito de identificar e prender os infratores, assim como, recuperar o veículo roubado, porém até o momento sem êxito.

Fonte: 1º BPM

domingo, 6 de abril de 2014

Lesão corporal a faca em Russas

O crime aconteceu neste sábado, dia 05, por volta das 19h, na Localidade de Córrego da Catita, zona rural do município de Russas Estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia, foi vítima de lesão corporal à faca Francisco Mario de Matos, 23 anos, natural de Russas, que participava de uma bebedeira em sua própria residência, quando discutiu com um indivíduo conhecido por “Sandoval”, este que fazendo uso de uma faca o lesionou com uma perfuração no abdome e em seguida fugiu tomando rumo ignorado. 

A vítima foi socorrida ao hospital local, onde foi medicado. 

Fonte: 1º BPM

Futebol: Mutirão vence Clube do Racha pelo Russano da 1ª Divisão

Dois jogos estavam previstos para a rodada desse final de semana pela fase classificatória do Campeonato Russano de Futebol Amador da 1ª divisão, mas devido às péssimas condições em que se encontra o gramado do Estádio Olímpico César Cals, castigado pelas fortes chuvas caídas nos últimos dias, uma das partidas foi adiada em comum acordo entre as Diretorias da Liga Desportiva Russana - LIDER e dos clubes envolvidos. 

Nesse caso o embate envolvendo as equipes Corinthians e Juventude Celeste, previsto para acontecer na tarde desse domingo, 06, a partir das 16h, foi adiado para uma data posterior a ser agendada pela LIDER. 

O único jogo desse final de semana aconteceu neste sábado, 05, onde a equipe do Mutirão soube aproveitar melhor as oportunidades e venceu o Clube do Racha pelo placar de 2 a 0. Essa foi a 2ª vitória do Mutirão em dois jogos disputados, já o time do Clube do Racha, que vinha de dois triunfos, viu sua invencibilidade ser quebrada. 

Confira abaixo a classificação atualizada do certame, que conta com a participação de 08 equipes, em grupo único, onde as quatro melhores avançarão às semifinais. 

1º Corinthians: 07P/03J 
2º Mutirão: 06P/02J 
3º Clube do Racha: 06P/03J 
4º Guará: 06P/03J 
5º Rusmengo: 04P/03J 
6º Boa Vista: 03P/03J 
7º Juventude: 00P/03J 
8º Americano: 00P/02J

Ator cearense José Wilker morre aos 66 anos

O ator cearense José Wilker morreu aos 66 anos, vítima de um enfarto fulminante, em casa, na zona Sul do Rio de Janeiro. O ator, diretor, narrador, apresentar e crítico de cinema brasileiro, deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker. 

José Wilker nasceu em Juazeiro do Norte, em 20 de agosto de 1946, onde atuou como radialista no interior do Ceará. Ainda criança, mudou-se para Recife. A mãe era dona de casa e o pai caixeiro viajante. 

Trabalhos 

Sua estreia profissional foi em 1962, com o espetáculo “O novo sol”. Em 1967, Wilker foi ao Rio para estudar Sociologia na PUC, mas abandonou o curso para se dedicar exclusivamente ao teatro. Em 1975, participou da novela “Roque Santeiro”, onde interpretou Luís Roque. No ano seguinte, participou do filme “Dona Flor e seus dois maridos”, com o personagem Vadinho, esposo da Flor. 

Em 2004, atuou na novela “Senhora do Destino”, com o personagem bicheiro Giovanni Improtta. Em 2006, fez papel do ex-presidente Juscelino Kubitschek, na minissérie JK. Em 2008, na novela Duas Caras, o ator fez o papel do professor Fernando Macieira. 

Em 2012, ele esteve no remake de “Gabriela”, baseado no livro “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amado. Wilker interpretou o coronel Jesuíno, que matou a esposa e o amante a tiros após descobrir a traição. “Amor à Vida” foi a última novela com participação de José Wilker, em 2013. 

A presidente Dilma Rousseff se pronunciou em sua página no Facebook. Segundo disse, a morte prematura de José Wilker não irá apenas privar o Brasil de um grande ator. “Sem ele, a teledramaturgia brasileira, ambiente onde reinou por mais de quarenta anos, terá de aprender a viver sem a rara sensibilidade e humor elegante que caracterizavam tão bem a forma de atuar de José Wilker”, publicou.

Cruzeiro vence Russas e conquista título da Copa Jaguaribana de Futsal

Aconteceu neste sábado, 05, no Ginásio Lafaiete Anselmo, na cidade de Alto Santo a grande final da 14ª Edição da Copa Jaguaribana de Futebol de Salão Adulto Masculino, promovida pela Liga de Futsal de Limoeiro do Norte, presidida pelo professor Raginilson Santiago. 

Cruzeiro de Limoeiro e Russas protagonizaram um espetáculo cheio de emoções e rivalidade, onde o time limoeirense levou a melhor e venceu pelo placar de 5 a 3, com gols assinalados por Celinho, Darlleu, Mardônio e Elan (Duas vezes). Descontaram para o time do Secretário de Esportes Reiginaldo Cruz , os atletas Kauã, Joel Lucas e Marcelo. 

Além do título, o Cruzeiro contou também com o goleador da competição, o atleta Celinho do Espinho com 05 gols, que dividiu a artilharia com o atleta Leon Mateus do Alto Santo. Já o melhor goleiro do campeonato foi o atleta Elan Bruno de Russas.

A equipe campeã e vice foram premiadas com troféus e medalhas, bem como receberam os valores em dinheiro de R$ 1.680,00 e R$ 840,00 respectivamente. 

Competição 

A competição contou com a participação de 08 equipes, divididas em duas chaves, ficando o grupo “A” composto por Cruzeiro/Limoeiro, Russas, Quixeré e Sport de Tabuleiro; e o grupo “B” formado por Alto Santo, Jaguaribara, Potiretama e Iracema. 

As disputas da chave “A” aconteceram durante os dias 11, 13 e 15 de fevereiro deste, na Quadra Hermínio Pereira, comunidade de Maria Dias, zona rural de Limoeiro do Norte, sendo que desse grupo se classificaram Cruzeiro na primeira posição e Russas na segunda. 

Já os jogos da chave “B”, foram disputados na cidade de Alto Santo, nos dias 13, 14 e 15 de março, onde avançaram Alto Santo na primeira colocação e Jaguaribara na segunda. 

A fase final aconteceu na cidade de Alto Santo, pelo fato do time alto santense ter conquistado a melhor campanha da primeira fase na classificação geral. Nessa etapa, Cruzeiro venceu Jaguaribara por 3 a 0, e Russas desbancou a equipe anfitriã pelo placar de 3 a 1, nas semifinais, e na grande final Cruzeiro venceu Russas por 5 a 3 e ficou com o título.

A Copa Jaguaribana de Futsal acontece anualmente na Região, e tem por objetivo promover a interação entre atletas, desportista e equipes do vale, com o intuito de movimentar o futebol da bola pesada bem como condicionar a descoberta e revelação de talentos do futsal jaguaribana.