terça-feira, 17 de março de 2015

Cid Gomes ficará afastado do cargo até dia 21

O ministro da Educação, Cid Gomes, está oficialmente afastado do cargo no período de 10 a 21 de março para tratamento de saúde, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, o comparecimento do ministro à Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos aos parlamentares previsto para esta quarta-feira (18/03), pode ser adiado novamente.

Cid Gomes foi convocado pelos deputados para explicar a declaração de que na Casa legislativa havia “400, 300 achacadores”. A audiência estava marcada inicialmente para a quarta-feira, 11, mas, no dia anterior, o ministro passou mal e foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com um quadro de “sinusite, traqueobronquite aguda e pneumopatia”.

A ausência de Cid e o respectivo motivo foram informados ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por meio de ofício do ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, enviado na manhã da quarta-feira – mesmo dia da audiência, que estava marcada para as 15 horas.

Na data, Eduardo Cunha chamou Cid Gomes de “agressivo e arrogante” e afirmou que, se ele estivesse realmente doente, teria a oportunidade de comparecer à Casa na próxima quarta-feira, que seria amanhã, dia 18, destacando que “a ausência de um ministro de Estado convocado na data determinada implica crime de responsabilidade”.

Com o afastamento oficial, no entanto, Cid terá mais tempo de elaborar as explicações que dará – ou não – aos deputados. O ministro teve alta do Hospital Sírio-Libanês na última sexta-feira, 13.

Com informações do Estadão.

15ª Copa Jaguaribana de Futsal começa hoje em Limoeiro do Norte



Com realização e promoção da Liga Limoeirense de Futsal, começam nesta terça-feira, 17, prosseguindo até sábado, 21 de março, os jogos da 15ª edição da Copa Jaguaribana de Futsal, a serem disputados no Ginásio Dr. José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte.

A competição, que é tradicional na Região Jaguaribana contará com a participação de 08 equipes divididas em 02 grupos, sendo a chave “A” composta por Sport de Tabuleiro, AABB, Ibicuitinga e Vitoria da Maria Dias, e a chave “B” formada por Jaguaribara, Morada Nova, Fluminense de Quixeré e Beira Rio do Córrego de Areia, que jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos se classificando as duas melhores de cada para a fase seguinte. As vencedoras das semifinais disputarão a grande final no sábado dia 21.

A rodada de abertura contará com a realização de 04 jogos, e será disputada logo mais a partir das 18h30min, no Nilson Osterne. O jogo inaugural será entre Fluminense/Quixeré versos Morada Nova, logo em seguida duelam Vitória de Maria Dias e Ibicuitinga, logo depois jogam Jaguaribara versos Beira Rio, e fechando a 1ª rodada, a equipe da AABB de Limoeiro enfrentará o Sport Club de Tabuleiro.

O time do Sport Clube, apesar de não ter chegada a final do Campeonato Tabuleirense de Futsal, será o representante de Tabuleiro do Norte na competição. A equipe vem composta pelos atletas Felipe, Henrique, Nando, Maxwel, Cesinha, Bruno, Nilwerton, Aylton, Leonildo, Léo Pança, Marcony, Valdemar, Ricardo e Michael, que sob o comando do treinador Paulo Maria tentará mais um título da Copa Jaguaribana.

Agricultores russanos terão “Hora de Trator” a partir do dia 18

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria de Agricultura do município – SEAGRI, agendou para a próxima quarta-feira (18), às 08h, na quadra da Escola Murilo Serpa, o lançamento do programa municipal “Hora de Trator 2015”.

O projeto beneficiará mais de 90 comunidades rurais com 2.565 horas, que tem como objetivo melhorar a produtividade do homem do campo.

Atualmente, mais de 5 mil agricultores estão aptos a receberem o benefício da “Hora de Trator”, sendo que, destes, pouco mais de 2.400 estão cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Em 2014, cerca de 3.000 agricultores do município de Russas ficaram sem o benefício, o que impactou na redução drástica de 50% da produção agrícola rural, mesmo tendo pouca chuva. O motivo da não concessão do benefício foi que a Câmara de Vereadores do município desaprovou o projeto “Hora de Trator 2014”, o que acabou impedindo que a Prefeitura o executasse.

Fonte: RN

Facebook esclarece política sobre o que pode ser publicado

A rede social Facebook publicou nesta segunda-feira, 16, sua política e esclareceu as normas sobre o que é conveniente publicar e sobre os assuntos sensíveis, como a violência, a nudez, os discursos de ódio ou a apologia ao terrorismo.

O Facebook indicou principalmente que não autoriza a presença em sua plataforma de grupos que fazem apologia “às atividades terroristas, de organizações criminosas e que promovem o ódio”.

Segundo as novas diretrizes publicadas on-line no blog oficial da rede social, a empresa vai retirar “as imagens explícitas quando forem compartilhadas por sadismo ou para glorificar a violência”.

“Estas normas são conhecidas por criar um ambiente onde se sentem motivados e encorajados a tratar os outros com empatia e respeito”, escreveu a responsável pela política editorial do grupo, Monika Bickert, assim como o conselheiro-geral adjunto, Chris Sonderby.

“Embora nossa política e normas não tenham mudado, sentimos a demanda dos usuários para dar clareza e exemplos, e isso é o que fazemos com esta atualização de hoje”, esclareceram.

A novidade: a nudez é proibida no Facebook, com exceção no caso de imagens sobre lactância, de arte ou fotos médicas.

Os usuários também deverão utilizar seu verdadeiro nome, uma demanda impopular que provavelmente provocará a ira dos que utilizam nomes artísticos.

Fonte: RN

Ministra garante que Bolsa Família não sofrerá com ajuste fiscal

O Programa Bolsa Família não sofrerá com o ajuste fiscal proposto pela área econômica do governo federal para este ano, segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ela explica que o custo anual do programa, que atende a cerca de 14 milhões de famílias, é R$ 27 bilhões.

“Isso dá menos de 0,5% do PIB [Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país]. Com menos de 0,5% do PIB, complementa-se a renda de 14 milhões de famílias. O Bolsa Família não substitui o salário, ele é um complemento que dá, em média, R$ 170 por família”, disse a ministra.

Segundo ela, no entanto, apesar de o ajuste fiscal não prever um corte de verbas no Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa, tem buscado reduzir seus gastos de outra forma.

“Estamos fazendo no governo todo um esforço para atravessar esse momento de crise, que não é só do Brasil, é internacional. Nós estamos tentando, ao máximo, reduzir despesas. Sempre é possível ser mais eficiente no gasto. Estamos reduzindo publicações, tentando gastar menos com diárias e passagens. Mas o Bolsa Família e os direitos da população pobre estão garantidos”, disse.

A ministra participou da abertura do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) no Sudeste. O evento reúne, hoje e amanhã, em Niterói, no Grande Rio, técnicos e gestores de prefeituras da região para propor melhorias na gestão de programas, ações e serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Fonte: Ceará Agora

Médica morre vítima da dengue em Limeira-SP

A morte de uma médica pode ser o nono óbito causado pela dengue em Limeira (SP). A ginecologista Neyde Harumi Onishi, de 60 anos, teve a doença diagnosticada no sábado e, após evolução severa no quadro, foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Medical. Ela morreu na tarde de domingo (15).

O hospital comunicou o óbito por dengue à Vigilância Epidemiológica de Limeira, mas a prefeitura informou que aguardará a confirmação da causa pelo Instituto Adolfo Lutz. A morte da médica alarmou ainda mais a população que convive com a epidemia de dengue - a cidade tem 4.079 casos confirmados.

Fonte: noticias.bol.uol.com.br

Colisão envolvendo três veículos deixa uma vitima fatal em Jaguaruana


Um acidente de trânsito envolvendo três veículos, ocorrido no final da tarde desta segunda-feira, 16 de março, por volta das 17h50min, na CE 263, KM 11, rodovia que liga as cidades de Jaguaruana-CE e Aracati-CE, ceifou a vida de uma pessoa.

A vítima fatal foi o senhor Nilberto Lima Farias, 51 anos, natural de Jaguaruana, que residia na comunidade de Curralinho dos patos, zona rural de Jaguaruana. Ele conduzia uma motocicleta Honda CG 125, de cor vermelha e placa HXC 1420 e levava como passageira sua filha, menor de idade de iniciais M.A.O.F., 08 anos, natural de Jaguaruana e residente no mesmo endereço do seu pai. Esta que felizmente não sofreu lesões.

Segundo informações de populares o veículo Honda City, de cor prata e placa OVZ 9812, conduzido por José Francisco da Rocha, natural de Aracati, residente na localidade de Cajazeiras, zona rural de Jaguaruana, colidiu com a motocicleta acima informada e a jogou em direção ao caminhão Mercedes Benz, de cor azul e placa JJB 0208, conduzido por Claudenir Mendes da Silva, natural e residente em Pacajus-CE,  os três veículos acabaram colidindo e causando a morte imediata do condutor da motocicleta.

Policiais militares compareceram ao local e adotaram todas as medidas cabíveis. Vale ressaltar que o condutor do Honda City e do caminhão, ambos realizaram o teste de bafômetro, que teve como resultado negativo. 

Fonte: 1º BPM

Homem é soterrado em cacimba na cidade de Fortim, mas é resgatado com vida

O sinistro ocorreu na tarde do último domingo dia 15 de março, em Pontal na cidade de Fortim litotral cearense, quando um homem que realizava um trabalho em uma cacimba acabou ficando soterrado na mesma.

Imediatamente equipes do Corpo de Bombeiros de Aracati-CE e Limoeiro do Norte-CE foram acionadas e juntamente com uma equipe do SAMU conseguiram fazer o resgate da vítima com vida, que foi encaminhada para o hospital local.

Fonte: Limoeiro Plantão Policial 

segunda-feira, 16 de março de 2015

Colisão entre motocicletas faz duas vítimas fatais em Limoeiro.

Uma colisão envolvendo duas motocicletas ocorrida na manhã desta segunda-feira 16, por volta das 06h10min, na Rodovia que liga a sede do município a localidade de Carbomil, zona rural de Limoeiro do Norte, situada na Chapada do Apodi, mais precisamente em frente a placa da FAPIJA, vitimou fatalmente os condutores dos dois veículos.

Dacier Claudino da Silva, 27 anos, natural de Quixeré-CE, residente na localidade de Sítio Cabeça Preta, zona rural de Limoeiro do Norte, que conduzia uma moto Fan de cor preta, placa HYT-5816, e Francisco Jocileudo da Silva Gomes, 28 anos, natural de Limoeiro do Norte, residente na rua Manuel Luis de Freitas, bairro Boa Fé, mesmo Município, que conduzia a motocicleta Honda TITAN de cor azul, placa HXG-3670, devido a gravidade das lesões tiveram morte imediata no local.

Policiais militares atenderam a ocorrência e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Informações 4ª Cia

Jovem é encontrado morto em Lagoinha/Quixeré com uma perfuração a faca no pescoço



O corpo de um Jovem identificado por Antônio Carlos de Lima, 22 anos, natural de Quixeré-CE, foi encontrado com uma perfuração a faca no pescoço, na manhã desta segunda-feira, 16 de março, por volta das 05h40min, dentro de uma residência, localizada na Vila Nova II, distrito de Lagoinha, zona rural do município de Quixeré.


Um homem identificado por Francisco kelvenis de Sousa Cassundé (Kelvim), 30 anos, natural de Jaguaruana-CE, que segundo populares foi a última pessoa a está com a vítima, já que ambos beberam juntos na noite anterior, foi abordado pela polícia e conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Russas-CE para averiguações. Em poder do suspeito a polícia encontrou uma faca tipo peixeira, mas o mesmo nega qualquer envolvimento com o crime. 


O caso continua sob investigação policial. 

Fonte: 1º BPM
Foto: Erivando Lima

PRE e PRF registraram 32 acidentes com 17 feridos e três mortos no final de semana cearense



A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou 17 acidentes durante o sábado, 14 e o domingo, 15, onde 10 pessoas ficaram feridas e uma morreu. Uma pessoa foi flagrada dirigindo embriagada no km 30 da CE-040, em Aquiraz e outra no km265 da CE-060, em Pedra Branca.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou 15 acidentes que deixaram sete feridos e três mortos durante a sexta-feira, 13, o sábado 14 e o domingo, 15. 

A PRF prendeu uma passageira de um ônibus que fazia a rota Aracaju-SE/Fortaleza-CE, por apresentar documento de outra pessoa, na BR-116, em Chorozinho. Em sua bagagem foram encontrados seus reais documentos, agenda de contatos com informações de contas bancarias, CPFs e número de cartões de crédito. Foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto em seu nome, no estado do Pará. A superintendência de Polícia Civil de Fortaleza ficou responsável pelo caso.

Outra pessoa foi presa portando documento falso no km 60 da BR-222, em São Gonçalo do Amarante Ela era passageira do um Fiat/Uno. Na abordagem foi constatado que a pessoa possuía droga no veículo. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Também na BR-222, foram apreendidos 183 DVS, 55 CDs e 15 CD-ROM, com o condutor de uma motocicleta, no km 221, em Sobral, por violação de direitos autorais. A ocorrência foi levada para a Delegacia de Polícia de Sobral.

Na BR-116, em Fortaleza, um homem foi preso por possuir mandato de prisão em aberto. A ocorrência foi encaminhada paro o 30°DP.
Redação O POVO Online

Doenças mentais geram 11 licenças médicas a cada 24h

Se durante muito tempo os males físicos foram os mais preocupantes entre os profissionais do Ceará, hoje é a mente que padece e as doenças psiquiátricas comprometem cada vez mais a rotina de trabalho.

Em 2014, em média, a cada 24 horas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), concedeu 11 auxílios para profissionais cearenses diagnosticados com problemas psiquiátricos. Episódios depressivos, transtornos devido ao uso de substâncias psicoativas e esquizofrenia estão entre os principais motivos dos afastamentos.

No total, somente no ano passado, 4.074 auxílios foram concedidos pelo INSS no Estado a profissionais que contribuem com a previdência e apresentaram transtornos mentais e comportamentais. O número equivale a 6% do total de benefícios do tipo disponibilizados em 2014.

No período equivalente, 4.637 profissionais foram aposentados por invalidez no Ceará. Destes, 390 (8% do total) tiveram direito ao benefício por não conseguirem executar as atividades laborais devido a males psiquiátricos. Neste ano, 566 auxílios-doença já foram disponibilizados pelo INSS para profissionais cearenses que foram diagnosticados com algum problema mental.

Análise das queixas

"Na análise destas licenças, é preciso considerar se as queixas dos trabalhadores são realmente inerentes às atividades que exercem". A ressalva é feita pelo professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Mourão Cavalcante, que acrescenta que é fundamental observar esta relação para que só então o adoecimento seja, de fato, caracterizado como oriundo da atividade laboral e não provocado por outros fatores.

"Às vezes o problema não está diretamente relacionado à função exercida, mas ao relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. O profissional gosta do trabalho, porém o que compromete sua saúde são as relações", explica o psiquiatra.

Ele analisa que o medo do desemprego e a pressão pelo desempenho são fatores "motivadores" de crises e tensões e têm resultado em transtornos mentais, já que, muitas vezes, desestabilizam emocionalmente os profissionais envolvidos.

Categorias

O psiquiatra diz ainda que algumas categorias "estão mais vulneráveis aos transtornos" pois têm o risco como fator inerente à profissão, como os policiais. Já os professores e os bancários também vivem situações-limite, expostos a riscos e violências, e têm grande índices de adoecimento, mas por fatores externos à função.

Outro fator que potencializa os pedidos de afastamento, segundo o psiquiatra, é o desarranjo provocado pelo cumprimento da jornada de trabalho em horários não convencionais. "Grandes empresas que funcionam 24h, por exemplo, mexem com a dinâmica de vida das pessoas e geram conflitos no campo pessoal. Com o tempo, este trabalhador tende a não aguentar e acaba 'estourando'", afirma.

Muitas vezes os transtornos mentais podem se manifestar de forma conjunta, conforme avalia o psiquiatra. Quadros de surtos psicóticos e tensões bipolares, segundo ele, embora em menor proporção, também ocorrem e são agravados pelos dramas do ambiente de trabalho.

Procedimentos

Para ter direito ao benefício do auxílio-doença pelo INSS, o profissional precisa passar por uma perícia que deve ser agendada em um dos canais de atendimento do órgão.

Segundo a assessoria de comunicação, o INSS custeia os auxílios-doença de todos trabalhadores que contribuem com a previdência. Dentre eles, enquadram-se os empregados da iniciativa privada, os avulsos, os domésticos e os autônomos. Já para funcionários públicos, o recebimento do auxílio pelo INSS depende do regime de contratação de cada gestão.

O Diário do Nordeste solicitou, na segunda-feira (9), à Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado (Seplag) informações sobre licenças médicas de servidores públicos nos últimos três anos, porém a pasta disse que não foi possível contabilizar os dados até o fechamento da edição. A solicitação também foi feita ao Instituto de Previdência do Município (IPM) de Fortaleza. Até o fechamento desta edição, não houve retorno.

Opinião do especialista

Males são frutos de fatores genéticos e ambientais

O adoecimento mental tem sido muito discutido, em especial pela complexidade do diagnóstico, do nexo com o trabalho e das formas de prevenção. Ele é produzido por fatores individuais (genéticos) e coletivos (ambientais). Algumas causas ou condições que podem desencadeá-lo são estresse, pressão no trabalho, más condições do ambiente laboral e novas tecnologias.

Os transtornos mentais têm alto impacto na vida de quem adoece, seja por conta do tratamento, do sofrimento pessoal ou da família. Isso pode durar meses ou anos até a recuperação plena ou parcial. No Brasil, estes transtornos são a 3ª fonte de incapacidade para o trabalho, com mais de 200 mil casos anuais.
Para minimizar os altos índices, prevenir é o mais importante. Outras ações eficazes são: mudar o foco na abordagem clínica dos transtornos, transformar os modelos de gestão e investir em promoção da saúde.
 Maria Edilma Fernandes
Médica do Trabalho
 
Transtornos afetam trabalho nas escolas

A interrupção das atividades laborais na escola em que atuava há nove anos foi inevitável. O transtorno desencadeado por uma "briga" no ambiente de trabalho fez com que a professora (que não quis ser identificada), com 35 de magistério, parar. Com várias licenças renovadas no decorrer dos últimos dois anos, a servidora pública lamenta "não ter mais condição de servir à educação". O diagnóstico é depressão e síndrome do pânico. Para o futuro, não há expectativa de retorno.

O doutor em educação e psicólogo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pablo Pinheiro, que realizou recentemente uma pesquisa sobre a saúde de professores da rede pública de ensino de um município da Região Metropolitana de Fortaleza, aponta que dados da investigação "mostram que as professoras estavam submetidas a um processo extremamente danoso de intensificação do trabalho".

Na análise, as educadoras relatam problemas vocais, dores no corpo, distúrbios digestivos, alterações no sono, irritabilidade e instabilidade emocional. A pesquisa também revelou como a violência na escola afeta o trabalho docente e que o convívio com esta situação "é uma fonte de profundo sofrimento psicológico para os educadores".

O presidente do sindicato da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, reitera que é notório o crescimento de transtornos mentais entre os professores nos últimos anos no Ceará. Ele reforça que, hoje, o atendimento preventivo e o paliativo relacionados à saúde dos educadores é praticamente inexistente como política pública.

Dados sobe o afastamento de professores, nos últimos três anos, foram solicitados pelo Diário do Nordeste à Secretaria de Educação na terça-feira (10), Mas, após três dias, a Seduc informou que "não seria possível consolidar e repassar os dados até o fechamento desta edição".

Thatiany nascimento
Repórter
Fonte: DN

Colisão entre motos deixa um morto e dois gravemente feridos em Pereiro



Neste domingo, dia 15, por volta das 17h, foi registrado um acidente de trânsito na CE-138, km 18, sitio Vila Nova, onde Francisco Adriano Chaves Filho, 29 anos, natural de Pau dos Ferros/RN, e sua companheira, Maria Rufino da Silva, 38 anos, transitavam em uma motocicleta Honda CB 250 Twister de cor preta, placa DGM 3019/Guarulhos/SP, quando colidiram com Lindomar Alves de Sousa , 32 anos, natural de Sobral/CE, que conduzia a motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor preta, placa NGV 2585. 

No acidente, Francisco Adriano Chaves Filho não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. As demais vítimas foram socorridas em estado grave ao hospital local.


Fonte: 1º BPM