segunda-feira, 6 de abril de 2015

Motorista de carro funerário é preso por dirigir alcoolizado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) realizou uma prisão, talvez, inédita nas rodovias que cortam o Ceará. O motorista de uma funerária foi preso, na manhã desta segunda-feira (06/04), por dirigir sob o efeito de álcool, quando iria realizar o transporte de um corpo.

De acordo com informações da PRF, o carro funerário saiu do município de Caucaia, na Região Metropolitana, com um caixão vazio, para recolher um cadáver em Fortaleza. O veículo acabou sendo parado em uma blitz na BR-222, onde foi constatado, por meio do teste de bafômetro, que o condutor havia ingerido bebida alcoólica.

O motorista, que não teve a identidade divulgada, foi autuado na Lei Seca e encaminhado à Delegacia de Caucaia. Ele responderá pelo ato criminal de dirigir sob influência de álcool, com pena prevista de seis meses a três anos e suspensão temporária da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da multa de R$ 1,915,30.

Fonte: Ceará Agora

Ceará registra quase 3 mil raios no feriadão

O Ceará registrou entre os dias 3 e 5, período do feriadão, 2.991 raios, sendo 222 em Caucaia (222), seguido de Itapipoca (155) e Pentecoste (152). Neste ano já ocorreram 65.408 descargas em todo o Estado. 

O município de Sobral é o campeão em ocorrências de raios, com 2.434 incidências. Em 2014  o Ceará teve 153.470 registros, com Granja tendo recebido o maior número deles (9.530). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (6) pela Coelce.

Fonte: Ceará Agora

Mecânico mata esposa na frente da enteada de 14 anos no interior de SP

Um crime passional chocou a pequena cidade de Queiroz (SP), a 90 quilômetros de Marília, na noite deste domingo (5). O mecânico Sidnei Nunes de Matos, de 40 anos, matou a esposa Kassia Fernanda Silva de Olindo Matos, de 31, e depois se suicidou. Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu porque o homem não aceitava o fim do relacionamento e, durante uma briga, atirou na cabeça da mulher.

Ainda de acordo com a PM, a filha de Kassia, de 14 anos, estava no local e presenciou o crime. Segundo relatos da menina à polícia, o padrasto era um homem bipolar e muito ciumento. O casal estava enfrentando um processo de separação e, na noite do crime, Kassia fez as malas para ir embora, mas Sidnei não quis aceitar.

"Segundo a filha, ela viu o padrasto atirar na mãe e se escondeu no jardim de inverno que fica entre seu quarto e um quarto de hóspedes, trancando a porta do cômodo. Sidnei foi atrás dela exigindo que saísse do esconderijo, mas a menina não respondeu", conta o sub-tenente Erli Giunco.

Ainda segundo o policial, depois disso a adolescente ouviu um tiro. Sidnei atirou na própria testa, no quarto do casal. Ao ouvirem os disparos, os vizinhos acionaram a polícia e chamaram o avô da menina, pai de Kassia, que mora a cerca de 100 metros do local.

O homem arrombou o portão da casa e, ao entrar na residência, encontrou a filha morta e a neta escondida.
Foram encontrados cinco  projéteis da arma calibre 38 no quarto. O revólver estava registrado no nome de Sidnei. A filha de Kassia está em estado de choque e foi levada para a casa dos avós maternos.
De acordo com o sub-tenente, Kassia havia feito um boletim de ocorrência há cerca de um mês, contra as agressões que vinha sofrendo do marido.

Ela era diretora da creche-escola Elena Cândida da Silva e, de acordo com moradores, muito querida na cidade, que tem cerca de 2.800 habitantes. A Prefeitura de Queiroz decretou luto oficial de um dia.
O corpo da professora está sendo velado no Velório Municipal de Queiróz e será levado para Luziânia, a cidade natal da família. O corpo de Sidnei também foi levado para a cidade natal dele, Braúna, na região de Rio Preto.

Fonte: G1


Será realizada em Flores/Russas a 1ª Copa Renato França de Futebol Society



Com realização e organização do desportista Adriano Moura, será realizada no Distrito de Flores, zona rural do município de Russas - CE, nos dias 17, 18 e 19 de abril, a 1ª Copa Renato França de Futebol Society. Os jogos serão disputados no campo Society Bola na Rede, situado no referido Distrito.

A competição contará com a participação de 08 equipes divididas em duas chaves de quatro, aonde cada equipe disputará duas partidas dentro de seus respectivos grupos, avançando as duas melhores de cada para a fase semifinal.

Após sorteio dos grupos, a chave “A” ficou composto pelas equipes: Ramal de Flores 1, Ramal de Flores 2, Lagoa da Várzea e São João de Deus, e a chave “B” formada por Jardim de São José, Miguel Pereira, Flores e Cipó.

No último dia 02 de abril, foi realizado o sorteio dos confrontos da 1ª rodada a ser disputada no dia 17 de abril (sexta-feira), a partir das 18h30min. Confira abaixo como ficou definida a tabela da competição:

1ª Rodada: Dia 17/04 (Sexta-feira), com início às 18h30min

1º Jogo Chave “A”: Ramal 1 X Lagoa da Várzea
2º Jogo Chave “A”: Ramal 2 X São João de Deus

1º Jogo Chave “B”: Jardim de São José X Miguel Pereira
2º Jogo Chave “B”: Flores X Cipó

2ª Rodada: Dia 18/04 (Sábado), com início às 18h30min

3º Jogo Chave “A”: Venc. do Jogo 1 X Perd. do Jogo 2
4º Jogo Chave “A”: Venc. do Jogo 2 X Perd. do Jogo 1

3º Jogo Chave “B”: Venc. do Jogo 1 X Perd. do Jogo 2
4º Jogo Chave “B”: Venc. do Jogo 2 X Perd. do Jogo 1

3ª Rodada: Semifinal e Final Dia 19/04 (Domingo), com início às 7h30min

Semifinal

1º Jogo: 1º da Chave “A”  X  2º da Chave “B”
2º Jogo: 1º da Chave “B”  X  2º da Chave “A”

Final

Venc. do Jogo 01  X  Venc. do Jogo 02

Pelo regulamento oficial da competição, as partidas da 1ª rodada do 1º e 2º jogos de cada chave terão que apresentar um vencedor, caso termine empatadas no tempo normal, haverá cobranças de pênaltis, sendo que o vencedor nas penalidades levará 02 pontos e o perdedor apenas 01. O vencedor no tempo normal ganhará 03 pontos, o empate vale 01 ponto e a derrota zero ponto.

O campeão será premiado com troféu e medalhas e mais uma quantia em dinheiro no valor de R$ 300,00, e o vice ganhará apenas troféu e medalhas.

O desportista Adriano Moura tem a honra de convidar o torcedor da região, em especial o do distrito de Flores, para prestigiarem a competição, que tem por finalidade movimentar e promover a prática do futebol 07 Society.


Fortaleza com a mão na vaga

O Fortaleza deu um grande passo para chegar à decisão do Campeonato Cearense. Na primeira partida da semifinal contra o sempre imprevisível Icasa, no Romeirão, em Juazeiro do Norte, o Tricolor de Aço foi mais eficiente e venceu por 2 a 1, ampliando sua vantagem no confronto. Com o resultado, o Leão, que já tinha a vantagem de atuar por dois resultados iguais ao ter melhor campanha no geral, pode até perder por um gol de diferença no Castelão, no dia 12, que estará na final do certame.

Ao Verdão do Cariri, resta apenas vencer por dois gols, já que os tentos marcados fora de casa não são critério de desempate.

Fortaleza e Icasa prometiam um jogo equilibrado, pelas campanhas de ambos no Estadual. E foi isso que aconteceu, com o duelo definido apenas aos 40 do 2º tempo, em golaço do tricolor Lúcio Maranhão, que saiu do banco para dar a vitória ao time de Marcelo Chamusca.

Embora o jogo tenha sido equilibrado, pela disputa constante pela bola e disposição dos dois times, que se alternavam como protagonistas do jogo, o Fortaleza foi sempre mais perigoso que o Verdão, criando as melhores chances na partida.

O Icasa até tentou pressionar o Leão, mas suas tentativas eram falhas, sem levar perigo ao gol de Deola. O Fortaleza, por sua vez, era mais lúcido, porém, também pecava na precisão das jogadas, principalmente nos cruzamentos, geralmente errados.

Quando finalmente o Leão acertou um levantamento na área, em cobrança de falta batida por Corrêa aos 35 minutos do 1º tempo, o primeiro gol saiu: o volante jogou para a área, a defesa do Icasa deixou o Cássio, centroavante do Leão desmarcado e não deu outra: cabeçada para o fundo das redes: 1 a 0.

No segundo tempo, o Fortaleza voltou melhor, confiante pela vantagem que construiu. Aproveitando os espaços pelo lado esquerdo, passou a criar jogadas em profusão, por pouco não ampliando com Daniel Sobralense, Wanderson e Everton.

Pressão e gols

Sem alternativas e desorganizado em campo, o Icasa passou a insistir na jogada aérea, alçando a bola pelo alto o tempo todo, mas sem chance de conclusão de Núblio Flávio, notadamente um bom cabeceador. 

Quando esqueceu o recurso dos cruzamentos, o Icasa criou sua melhor chance, aos 31 minutos, em chute forte de Alan, mas Deola defendeu.

A pressão do Icasa, mesmo que na base da vontade, deu resultado, com a equipe empatando o jogo em um lance esquisito: após cobrança de falta na barreira, a defesa do Leão não conseguiu tirar a bola da área e ela acabou sobrando para Everton empatar: 1 a 1, aos 35.

O lance empolgou o Icasa, que empurrado pela torcida foi em busca da virada. Só que a empolgação deu espaços para contra-ataques, aproveitados com maestria por Lúcio Maranhão, que saiu do banco para dar a vitória ao Leão, mandando uma bomba, sem chances para Tiago Rocha: 2 a 1 e o Tricolor próximo da decisão do cearense.

Técnico comemora atuação do Leão

O técnico do Fortaleza, Marcelo Chamusca, comemorou a vitória contra um adversário sempre complicado em casa e a ampliação da vantagem por uma vaga na decisão do Estadual.

"A vitória foi muito importante e precisa ser valorizada. Sabíamos que seria muito difícil jogar aqui, pela qualidade do adversário, que fez uma competição muito boa. Não deixamos eles pressionarem muito, tanto é que as chances deles foram esporádicas pela atuação compacta da nossa equipe. Nosso goleiro pouco trabalhou”, disse ele. 

Para Chamusca, o time não poderia perder a vantagem que tinha conquistado. 

“Vencer aqui é sempre difícil e não poderíamos perder a vantagem que tínhamos conseguido, de dois resultados iguais. Uma derrota poderia complicar e fizemos mais, ampliamos essa vantagem para o segundo jogo. Isso me deixou satisfeito”.

Vladimir Marques
Repórter/DN

Símbolo de Canoa Quebrada é restaurado

O símbolo original da lua e estrela esculpido nas falésias da Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, foi restaurado há 15 dias. O trabalho, mais uma vez, foi bancado pela Associação dos Bugueiros e realizado por um nativo, filho de pescador, segundo os diretores da entidade.

O presidente da Associação dos Bugueiros, Francisco Kleber, mais conhecido como Beto Andrade, disse que é mais comum do que se imagina a destruição parcial do símbolo por conta da ação natural das ondas, ventos ou chuvas.

“Já mandamos restaurar pelo menos meia dúzia de vezes. A escultura é feita na falésia, que é atingida pela maré em determinados períodos do ano. Quando a chuva é forte, provoca também muita erosão nas falésias”, relata Beto Andrade.

Outros símbolos foram criados pelos donos de barracas ao longo do tempo. Alguns deles também já sofreram com a ação da natureza e passaram pelo processo de restauração.

Fonte: Ceará Agora

Acidente com buggy em dunas do litoral do Ceará leva jovem de 19 anos a óbito

A jovem Daniela Albano, 19, morreu em acidente durante um passeio de buggy nas dunas da praia de Sucatinga, no litoral do Ceará, na noite do último  sábado (4). Outros cinco familiares também estavam no veículo e sofreram apenas ferimentos leves.

O inspetor da Polícia Civil de Beberibe, João Almeida, informa que a família da jovem foi convidada a fazer um passeio de buggy e que as investigações procuram saber se o veículo era particular ou se de serviço de passeio pelas dunas da cidade. Os policiais devem verificar também se o motorista era regularizado para realizar esse tipo de serviço. Ainda segundo a Polícia Civil, o carro capotou três vezes na descida de uma duna enquanto dirigia em alta velocidade. As seis pessoas no veículo, incluindo o motorista, foram levados ao Hospital Monsenhor Bruno, em Beberibe.

De acordo com a direção do hospital, Daniela Albano teve múltiplas lesões no corpo e sofreu uma forte pancada na cabeça. Ela faleceu por volta das 19h deste sábado, a caminho do hospital. Ela era natural de Chorozinho, no interior do Ceará, e passava o feriado da Semana Santa em Beberibe.

Fonte: Ceará Agora

Cadeia Pública de Aquiraz é interditada após surto de meningite entre presos

Os presos da Cadeia Pública de Aquiraz estão em observação da Secretaria da Saúde do Estado após um possível surto de meningite dentro da unidade prisional que foi interditada neste domingo, 05, após decisão da juíza titular da 1ª Vara de Aquiraz, Mônica Lima Chaves.

Segundo a juíza, na última sexta-feira um preso foi levado ao hospital e a doença foi confirmada no sábado. Hoje outros cinco apresentaram sintomas da doença como febre, vômito, dor de cabeça e nuca endurecida.
A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com objetos infectados. Por precaução, as visitas deste domingo foram suspensas, e a cadeia não receberá outros presos até nova ordem da Justiça.

A preocupação é ainda maior porque o preso com diagnóstico confirmado da doença passou por várias celas, tendo contato direto com a maioria dos presos da cadeia. A Secretaria da Saúde do Ceará enviou à unidade 600 unidades de remédios para bloquear os efeitos da doença. Todos os detentos, parentes e servidores que trabalham no local devem ser imunizados.

Fonte: Ceará Agora

Dom Hélder Câmara pode ser o primeiro santo fortalezense

A Cúria Romana analisa o pedido feito pela Arquidiocese de Olinda e Recife para iniciar o processo de beatificação do cearense dom Hélder Câmara. A expectativa agora está no posicionamento dos dicastérios, que são departamentos do governo da Igreja Católica que compõem a Cúria.

Uma carta enviada à arquidiocese pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, explica que, caso seja dado o Nihil Obstat (Nada Consta), a Igreja em Olinda e Recife poderá iniciar o processo na diocese.

De acordo com a arquidiocese, a primeira etapa do processo consiste em nomear dom Hélder Servo do Senhor. Em seguida, a partir da aprovação de estudos feitos por uma comissão jurídica, com base da análise de textos publicados pelo religioso e de testemunhos de pessoas que o conheceram, o papa concede o título de Venerável Servo do Senhor. Então, o passo seguinte é a beatificação.

Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909 em Fortaleza. Ingressou no seminário da capital aos 22 anos e teve uma vida religiosa marcada pela atenção aos mais necessitados.

Entre outras atividades exercidas por dom Hélder, destacam-se a passagem pelo arcebispado do Rio de Janeiro, onde foi bispo auxiliar na década de 40, com forte ação social, e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual foi secretário durante 12 anos (1952-1964).

Foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife em 12 de abril de 1964, poucos dias depois do golpe militar. Em agosto de 1969, foi acusado de ser demagogo e comunista por ter criticado a situação de miséria dos agricultores do Nordeste.

A partir desse episódio, dom Hélder passou a sofrer várias represálias. Teve a casa metralhada, assessores seus foram presos e sua indicação para o Prêmio Nobel da Paz foi boicotada pelo governo militar, já que ele denunciava a tortura praticada contra presos políticos. Dom Hélder recebeu, entretanto, vários outros prêmios internacionais pelo trabalho em defesa dos direitos humanos, como o Prêmio Popular da Paz, na Noruega, em 1974, e o Martin Luther King, nos Estados Unidos, em 1970.

Dom Hélder Câmara morreu no dia 27 de agosto de 1999 em sua casa, no Recife. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral São Salvador do Mundo, em Olinda.

Com Agência Brasil.
Fonte: Ceará Agora

Assaltantes fortemente armados levam mais de 14 mil reais de posto de combustível em Beberibe



O assalto ocorreu neste domingo, dia 05, por volta das 20h, ao posto de combustíveis localizado na comunidade de Choro Vaquejador, zona rural de Beberibe-CE, tendo como vítimas os frentistas: Antonio Luciano Rodrigues Sousa, e  Josenilo Batista Martins. 

De acordo com informações dos mesmos, aproximadamente 08 homens, encapuzados, armados de pistolas, revolveres e uma arma longa, chegaram ao posto a pé e anunciaram o assalto, de onde levaram aproximadamente R$ 14.100,00, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado. 

Nenhum suspeito foi localizado até o momento.

Fonte: 1º BPM

domingo, 5 de abril de 2015

Vovô larga na frente

Nem parecia que Ceará e Guarani de Juazeiro disputavam o primeiro jogo de uma semifinal de Campeonato Cearense. Em um jogo duro de se ver, com as duas equipes jogando muito mal, em que o empate sem gols cairia bem pelo futebol apresentado, o Vovô contou com a estrela de Assisinho para vencer por 1 a 0 o Leão do Mercado no Romeirão, em Juazeiro no Norte, e encaminhar sua vaga para a decisão do campeonato.
Com o resultado, o Alvinegro pode até perder por um gol de diferença no dia 19, no Castelão, que manterá vivo o sonho de seu segundo pentacampeonato estadual, por ter melhor campanha no geral. Para o Guarani, apenas uma vitória por dois gols de diferença interessa, já que não há o critério de gols fora de casa como critério de desempate
Protagonista
O triunfo alvinegro pode ser creditado ao atacante Assisinho. Foi ele, aos 33 minutos no segundo tempo, que tirou o zero do placar, subindo com estilo de cabeça e vencendo o goleiro.
Fora isso, o jogo foi fraco, tamanha a falta de inspiração das duas equipes, excessivamente cautelosas e sem dar trabalho aos goleiros. Se o Ceará não pôde comemorar a atuação de ontem, pelo menos o resultado foi importante para o clube encaminhar uma vaga para a final.
Vladimir Marques

Jovem é assassinado a bala em frente a sua residência em São João do Jaguaribe



O crime ocorreu neste sábado, dia 04, por volta das 23h10min, na localidade de sítio Côco, zona rural de São João do Joguaribe, interior do estado do Ceará.

Foi assassinado a bala o jovem Jefferson Belmino de Almeida, 27 anos, natural de limoeiro do Norte-CE, que segundo informações da polícia foi morto em frente a sua residência. 

O corpo da vítima foi conduzido ao IML de Quixeramobim-CE. A polícia realiza diligências investigatórias à procura de informações que levem à prisão de suspeitos do crime.

Fonte: 1º BPM

Carro capota, cai dentro do rio e mata jovem de 15 anos em Limoeiro do Norte



No sábado, 04 de abril, por volta das 22h, na Barragem entre Limoeiro e Tabuleiro do Norte, próximo a  Localidade do Córrego de Areia, um veículo Fiat Pálio Weekend Adventure, cor verde, de placa HWZ 1713, veio a capotar na passagem molhada e caiu dentro do rio, ficando com as rodas para cima e submerso. 

Dois passageiros estavam dentro do automóvel, sendo que um deles conseguiu sair, Charles Oliveira dos Santos, 31 anos, residente e natural de Limoeiro do Norte-CE, que foi socorrido para o hospital regional e transferido para Fortaleza, devido a gravidade dos ferimentos;  o outro, veio à óbito no local, sendo tirado de dentro do carro por uma equipe dos Bombeiros, tratando-se de um adolescente de 15 anos, que residia no bairro José Simões (populares) em Limoeiro do Norte-CE.

Policiais militares estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: 1º BPM 
Foto: Limoeiro Plantão Policial