quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Seleção brasileira de futebol masculino joga bem, goleia Dinamarca e está nas quartas

Diante do torcedor nordestino, a seleção masculina de futebol do Brasil se redimiu na Rio-2016. Ontem, na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA, o time capitaneado por Neymar teve atuação convincente, goleou a Dinamarca por 4 a 0 com autoridade e se classificou às quartas de final do torneio. Durante os 90 minutos, a Canarinho olímpica evoluiu na proposta de jogo, revelando assim os valores de um elenco forte.

A pressão lançada sobre a equipe do técnico Rogério Micale era enorme. Após dois empates sem gols, diante de África do Sul e Iraque, o Brasil foi a campo na Bahia precisando vencer para evitar vexatória eliminação na primeira fase das Olimpíadas - o que não ocorre desde Munique-1972. Os gols de Gabriel Barbosa (2), Gabriel Jesus e Luan afastaram a possibilidade. E provaram ao público que há qualidade e vontade de vencer no grupo verde-amarelo. Faltava, sim, o coletivo se organizar nas quatro linhas.


Para encarar os dinamarqueses, foram duas mudanças pontuais no meio-campo titular: Luan no lugar de Felipe Anderson e Wallace na vaga do suspenso Thiago Maia. Os ajustes surtiram efeito positivo, somados a uma melhor disposição tática do setor ofensivo integrado por Gabriel Jesus, Neymar e Gabigol.

Mais agudo pelos lados de campo e de qualidade refinada na saída de bola, o Brasil administrou melhor o domínio das ações da partida. Enfim, apresentou o que se espera de uma esquadra qualificada: triangulações, cruzamentos eficientes e, evidentemente, finalizações com destino.

O trabalho de Luan e Wallace na construção das jogadas foi fundamental. A dupla do Grêmio colaborou para que a superioridade brasileira sobre a Dinamarca - em postura defensiva e a procura de contragolpes - fosse convertida em resultado.

Bastante questionado por torcedores e crítica, Neymar passou a jogar mais centralizado. Assim, abriu caminho para Douglas Santos se destacar pela lateral esquerda e a dupla Gabriel encontrar maior autonomia dentro do campo adversário.

Antes apenas elogiado por suas ideias, Micale conseguiu enfim  traduzir em resultado sua proposta de time que não abdica de busca o ataque. Fez a seleção jogar com os bons jogadores que tem. Com treinamento e disciplina, há vida digna de cinco estrelas pós 7 a 1.

PRÓXIMA FASE

Pelas quartas, o Brasil enfrenta a Colômbia no próximo sábado, 13, às 22 horas, no Itaquerão. No mesmo dia, outros confrontos do torneio serão: Nigéria x Dinamarca, Portugal x Alemanha e Coreia do Sul x Honduras.

O Povo

0 comentários:

Postar um comentário