sábado, 11 de dezembro de 2010

Russas: Agaci proclama Chiquinho Cacholé presidente da Câmara


Antes tarde do que nunca! Depois de uma verdadeira queda de braço na justiça e bastidores da política, o vereador Francisco Agaci Fernandes da Silva presidente da câmara municipal de Russas, convocou os vereadores da casa para uma sessão especial com a finalidade de proclamar vencedora a chapa 1, encabeçada pelo vereador Francisco das Chagas de Oliveira Lima(atual vice-presidente). Assim sendo, Agaci cumpriu a decisão judicial da juíza Antonia Neuma Mota Moreira Dias, que em resposta ao processo nº. 12040-37.2010.08.06.0158/0, Ação Declaratória com Efeito Cominatório C/C Pedido de Tutela Antecipada, tendo como promoventes os vereadores: Nilson Mendonça, José de Fátima, Marcos Estácio, Fernando Amaral, João Torquato e Chiquinho Cacholé, determinou á câmara municipal, através de seu presidente que em obediência ao artigo, 35 e seus parágrafos do regimento interno da casa, proclame o resultado do escrutínio, dando posse aos eleitos, que irão presidir o legislativo russano no biênio 2011/2012. Foi arbitrada ainda multa diária de R$ 3.000,00(três mil reais) em caso de descumprimento da decisão.

Nesta sexta, 10 de dezembro, após um mês e três dias da realização da eleição, cujo “X” da questão entrou em cena, já que o vereador Paulo Santiago, candidato a presidente e escrutinador do mesmo pleito alegou que haviam dois votos identificados, para a chapa 1, encabeçada por Chiquinho Cacholé, que finalmente foi proclamado vencedor, tal como prometeu Agaci Frenandes na última segunda –feira dia 06 de dezembro. O curioso é que os vereadores concorrentes que faziam parte da chapa 2, não compareceram. Somente Agaci estava lá, já Aureliano Ribeiro, Flávio Matoso e Paulo Santiago justificaram a ausência.

Fonte: falecomricardotorres.blogspot.com

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Russas: Experiências desenvolvidas nas Escolas Municipais são apresentadas em Universidade do Rio


O município de Russas está sendo representado no Rio de Janeiro pela Secretária de Educação e do Desporto Escolar, professora Lindalva Pereira Carmo, em um evento que está sendo realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Durante o dia de hoje, 10 de dezembro, a Secretária vai apresentar aos demais as experiências: Escola de Tempo Integral e Jornada Ampliada implantadas e trabalhadas nas escolas municipais de Russas. O propósito é promover o intercâmbio de boas idéias e ao mesmo tempo divulgar os avanços da educação russana a partir da implantação e execução de novos projetos.

Em Russas ao todo são 36 Escolas, destas 17 já atendem em tempo integral, beneficiando a 1844 alunos, que passam o dia todo na unidade educacional, desenvolvendo além das atividades do ensino convencional, aulas de teatro, dança, dobraduras, desenho, pintura, colagem, educação para o trânsito, reforço escolar, brincadeiras populares, cinevídeo, música, xadrez, karatê, capoeira e práticas esportivas. A meta do Governo Municipal é implantar o Ensino em Tempo Integral em todas as Escolas Públicas Municipais.

Já o projeto Jornada Ampliada, que consiste em oferecer atividades artísticas, educativas e culturais no contra turno escolar, funciona em 32 escolas municipais, com o objetivo de dar mais assistência educacional às crianças e adolescentes, descobrir talentos e envolver os estudantes em atividades extracurriculares, além de tirá-los da inatividade durante o período ocioso.

São projetos como esses que fazem a diferença e proporcionam o avanço nos índices educacionais da cidade de Russas, que tem um gestor que prioriza a formação humana como sendo a meta principal de seu governo.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Conselho da Mulher realiza palestra com o Ronda do Quarteirão sobre a Lei Maria da Penha


Uma palestra realizada na manhã do dia 09 de dezembro, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, ministrada pela Sra. Suenira Golçalves, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM/Russas e Dra. Karina Daniele Delegada Municipal de Polícia Civil de Russas, com os policiais do Ronda do Quarteirão dos Municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova, encerrou a programação da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres. O encontro teve como meta principal sensibilizar e fortalecer parcerias entre Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho da Mulher, objetivando o combate à violência contra a mulher.


A Campanha 16 Dias de Ativismo tornou-se uma das mais importantes estratégias de mobilização e sensibilização da sociedade para a problemática da violência contra as mulheres. Em Russas o evento aconteceu durante o período de 23 de novembro a 09 de dezembro; uma vasta programação com palestras, oficinas e panfletagem, foi desenvolvida para diferentes públicos do Município com o objetivo de alertar a população sobre as agressões sofridas por mulheres, bem como chamar a atenção para a aplicação efetiva da Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar.

O evento foi uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com o apoio do Governo Municipal, Defensoria Pública e comércio local.

Ex-atacante Nunes participará de Ação Cidadã na cidade de Russas


O ex-jogador Nunes conhecido João Danado, um dos heróis da conquista do Mundial de Clubes da Fifa em 1981 pelo Flamengo, confirmou por telefone à um grupo independente de torcedores flamenguistas russanos, que vai estar presente em fevereiro do próximo ano na cidade de Russas.

O motivo da vinda do ex-atacante será para participar da Ação Cidadania Rubro – Negra, a ser promovida pelo movimento Dia do Flamenguista, em 26 de fevereiro de 2011, na cidade de Russas. Neste dia serão disponibilizados gratuitamente diferentes serviços sociais e de lazer; além da presença de Nunes para uma tarde de autógrafos.

Nunes disse que será um prazer poder receber o carinho dos rubro – negros russanos, e que virá a Russas com muita alegria por ser o evento um ato social.

O ex-jogador também destacou a homenagem feita pela cidade de Russas, com a aprovação do Dia do Flamenguista pela Câmara Municipal de Vereadores, a ser comemorado no dia 03 de Março, numa justa homenagem ao eterno ídolo e seu amigo pessoal Zico.

Fonte: Jornalista Ricardo Torres

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Russas: Valores do concurso do DEMUTRAN estão sendo devolvidos


O Governo Municipal de Russas, através da Secretaria de Planejamento, comunica aos candidatos do Concurso Público para o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAM), realizado em setembro de 2007, que está acontecendo a devolução dos valores pagos pela taxa de inscrição do referido exame. Os cheques estão disponíveis na sala da Secretaria de Planejamento, no prédio da Prefeitura Municipal, com a Secretária Executiva Sra. Márcia Andrade. O requerente deve comparecer no horário de 8h às 13h, munido dos documentos RG e CPF.

Vale ressaltar que a devolução está sendo efetuada somente para os candidatos que requereram. Uma nova data será marcada para que os demais candidatos entreguem seus requerimentos.

Decisão de ministro do TSE muda composição da Assembleia e da Câmara


Faltando poucos dias para a diplomação dos eleitos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará aconteceu uma reviravolta no resultado das eleições de 3 de outubro. Por decisão do ministro Marco Aurélio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que todos os votos de candidatos indeferidos a deputado federal e estadual sejam contados para o partido.

A consequência dessa resolução do TSE terá efeitos na composição da Assembleia do Ceará e também na bancada federal cearense. A prevalecer essa medida adotada pelo ministro Marco Aurélio, o PTC elegerá um deputado estadual, Stanley Leão. E o PSL perderá uma vaga, provavelmente do deputado reeleito, Hermínio Resende.

Outras mudanças ainda poderão ocorrer. O TRE terá que realizar novos cálculos sobre o quociente eleitoral. Na Câmara Federal, a coligação PTB-PP-PHS pode garantir a eleição de Eugenio Rabelo. Já Antonio Balhmann que se prepara para ser diplomado pode se transformar no primeiro suplente de sua coligação.

Fonte: www.cearaagora.com.br

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Russas: Até sexta Chiquinho será empossado Presidente da Câmara


Espere um pouco, um pouquinho mais... As frases são de uma música, mas que cabe na última decisão do presidente da câmara municipal de Russas, vereador Agaci Fernandes, que ontem (06/12) anunciou que até sexta-feira (10/12) irá cumprir a decisão judicial da juíza Antonia Neuma Mota Moreira Dias, que em resposta ao processo nº. 12040-37.2010.08.06.0158/0, Ação Declaratória com Efeito Cominatório C/C Pedido de Tutela Antecipada, tendo como promoventes os vereadores: Nilson Mendonça, José de Fátima, Marcos Estácio, Fernando Amaral, João Torquato e Chiquinho Cacholé.

Hoje estamos exatamente a um mês da realização da eleição, cujo “X” da questão entrou em cena, já que o vereador Paulo Santiago, candidato a presidente e escrutinador do mesmo pleito alegou que haviam dois votos identificados, para a chapa 1, encabeçada por Chiquinho Cacholé. O caso foi parar na justiça, e como ultimo episodio teve a decisão da Juíza Antonia Neuma, que determinou á câmara municipal, através de seu presidente que em obediência ao artigo, 35 e seus parágrafos do regimento interno da casa, proclame o resultado do escrutínio, dando posse aos eleitos, que iram presidir o legislativo russano no biênio 2011/2012. Foi arbitrada ainda multa diária de R$ 3.000,00(três mil reais) em caso de descumprimento da decisão.

O vereador Agaci Fernandes disse que irá cumprir a decisão, e que não quer briga com a chapa vencedora.
Só nos resta esperar.

Fonte: falecomricardotorres.blogspot.com

Russas: Projeto Ação Digital vai realizar a II SEMID


O Governo Municipal de Russas, através do Projeto de Ação Digital – PAD vai promover a II Semana de Inclusão Digital, que será realizada durante o período de 11 a 17 de dezembro, com atividades acontecendo nos turnos manhã, tarde e noite. A abertura será no dia 11, a partir das 8h, no auditório do CVT, com a realização de uma palestra ministrada pelo Bacharel em Comunicação Social Higo Lima que abordará o tema da semana “Democratização do acesso às novas tecnologias: um desafio político, social e educacional”.

A II SEMID tem como propósito mobilizar telecentristas, professores, alunos de escolas públicas do Vale do Jaguaribe, gestores de projetos de inclusão digital e de outras Instituições de Ensino do Ceará em torno da discussão da democratização do acesso às novas tecnologias. Dessa forma, o evento discutirá a democratização do conhecimento tecnológico como forma de promover a inclusão digital da comunidade e de garantir a manutenção e desenvolvimento de políticas e projetos com tal fim. Além disso, o evento possibilitará a participação de facilitadores e de gestores de todas as iniciativas contempladas pelo Programa Telecentros.BR no Estado do Ceará como forma de socialização das ações e sincronização das atividades que serão desenvolvidas nos telecentros comunitários.

Participe! Toda a programação do evento você confere no site http://semid.projetoacaodigital.com.br .

Vaticano exclui Juazeiro do Norte como rota do turismo religioso


A falta de infraestrutura – aeroportuária e hoteleira, fez Juazeiro do Norte perder a oportunidade histórica para ser incluída entre as cidades brasileiras definidas pelo Vaticano como roteiro religioso internacional. A garantia de um fluxo de turismo que renderia milhões ao desenvolvimento econômico do Cariri.

Juazeiro do Norte contou com a boa vontade do Governo Lula mas o Vaticano excluiu o Município da relação das cidades que constam da lista de roteiro religioso no mundo. O principal obstáculo, como apurou o Jornal do Cariri, em Brasília, são as deficiências no aeroporto regional Orlando Bezerra, que tem limitações para embarques e desembarques e pousos e decolagens.

Avaliadas as condições técnicas e de infra-estrutura, Juazeiro do Norte, transformada, em 2009, pelo Vaticano, em Santuário Religioso, acabou perdendo o lugar para Recife. O roteiro inclui Aparecida (São Paulo), Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e as cidades históricas de Minas Gerais. A rota do turismo religioso é definida pela agência oficial do Vaticano, a Ópera Romana Peregrinações, em parceria com o Ministério do Turismo.

Fonte: www.cearaagora.com.br

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Emerson marca gol 'salvador', Flu derrota o Guarani e conquista o bi do Brasileirão


Foram 26 anos de espera e muito sofrimento neste domingo. Porém, isso acabou. Com a vitória sobre o Guarani por 1 a 0, no Engenhão, o Fluminense faturou o seu segundo título brasileiro da história, que teve a sua primeira edição em 1971. O gol “salvador”, aos 16 minutos do segundo tempo, foi marcado pelo atacante Emerson. Além destas conquistas, o Tricolor tem mais dois troféus de expressão no cenário nacional: a Taça de Prata de 1970 (Roberto Gomes Pedrosa, considerado o Brasileiro da época) e a Copa do Brasil de 2007.

Com a vitória e, consequentemente, o título, o Fluminense, que liderou a competição por 24 rodadas (incluindo a última), terminou com 71 pontos, contra 69 do Cruzeiro, que derrotou o Palmeiras por 2 a 1, e 68 do Corinthians, que empatou com o Goiás em 1 a 1.

“O título é de todo mundo, mesmo aqueles jogadores que não atuaram muito. Não tem essa de eu ser o responsável pelo título. O grupo do Fluminense sempre foi muito unido em todo o Brasileiro”, salientou Emerson.

Nesta vitoriosa campanha, destaque especial para Darío Conca. O argentino terminou o Brasileiro com a façanha de ter sido o único jogador de linha a entrar em campo nas 38 rodadas da competição. A tendência é de que ele seja eleito, nesta segunda-feira, em evento no Rio de Janeiro, o craque do campeonato.

Quem também se destacou na campanha foi Muricy Ramalho. Com uma proposta da CBF para comandar a seleção brasileira, o treinador seguiu no Fluminense e, como recompensa, faturou o seu quarto título brasileiro (três pelo São Paulo), se consolidando com o “rei dos pontos corridos”.