sábado, 28 de maio de 2011

Prefeito Raimundinho entrega Equipamentos de Proteção Individual aos Agentes de Endemias


O Prefeito de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas juntamente com o Secretário Municipal de Saúde Giovanni Dantas, entregaram na manhã deste sábado, 28, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, os kits de Equipamentos de Segurança Individual – EPI, aos Agentes de Endemias do Município. Ao todo foram distribuídas 52 unidades do material, composto cada por uma bolsa, duas calças, duas blusas, um par de botas e um boné. A cada dois anos a Administração Municipal faz a entrega dos equipamentos, que garante segurança, conforto e comodidade para essa classe de servidores.


Foi entregue também, durante o evento, o carro de endemias e zoonoses. O modelo S10 foi totalmente recuperado e fica a partir de então a disposição da coordenação, objetivando garantir mais condições de trabalho para a equipe.


O Coordenador das Endemias Milton de Freitas, aproveitou o momento para apresentar as conquistas da classe durante a gestão atual, aquisições estas que proporcionam um salto de qualidade do serviço prestado pelos agentes, refletindo positivamente para a população como todo; foram adquiridas três motocicletas que facilitam o trabalho dos supervisores; duas máquinas de UBV (Ultra Baixo Volume) conhecidas popularmente por carros fumacês; escadas de alumínio em substituição as de madeira; projeto vedação de caixa d’água, disponibilizando gratuitamente pedreiro e servente na execução do serviço, ao todo duas mil já foram vedadas; kits EPI a cada dois anos; alimentação gratuita para os agentes que se deslocam para a Zona Rural; efetivação, melhoria do salário, ajuda de custo e atendimento odontológico para os agentes e manutenção preventiva e corretiva dos veículos. Todo esse apoio resulta em uma das maiores conquistas do município e que beneficia toda a população, a redução de mais de 90% de registros de casos de Dengue com relação a 2008; neste ano apenas aproximadamente trinta casos foram registrados.

Participaram do evento, além do Prefeito Raimundinho, Secretário Giovanni e Coordenador Milton; Supervisores, Agentes de Endemias, autoridades locais e Imprensa.

Futsal: Limoeiro, Alto Santo e Afagu/Russas jogam longe de suas torcidas


Neste sábado, 28, acontece a 3ª rodada da 1ª fase do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2011, estarão em quadra quatorze das quinze equipes que disputam a competição, apenas o Sumov folga nesse final de semana.

As equipes representantes da Região Jaguaribana estarão em ação e com algo em comum, longe de suas torcidas.

Afagu/Russas que tropeçou em casa, no sábado passado, empatando com Camocim em 2 a 2, vai tentar a reabilitação contra Fibra/Morrinho, logo mais às 20h, na cidade de Amontada.

O Limoeiro que fez o dever de casa, no domingo passado, vencendo o Camocim por 2 a 1, vai tentar a 2ª vitória consecutiva diante do atual Bi-Campeão Horizonte, o embate será logo mais, às 20h, na Região Metropolitana.

Já o Alto Santo, fará sua segunda partida longe dos seus domínios, no sábado passado foi derrotado pelo Sumov por 4 a 2, em Caucaia, e hoje tenta sua reabilitação, às 20h, em Camocim, contra o time de mesmo nome.

Além desses confrontos, mais quatro jogos complementam a rodada e todos neste sábado; às 16h15min, Ferroviário e Espaço Jovem farão o jogo da TV, Fortaleza e São Gonçalo duelam às 18h: 30min, Meruoca e Antonio Bezerra/Uneuva, Nordeste versos Quixeramobim, fecham a rodada, às 20h.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Russas: SEINFRA realiza operação limpeza na zona urbana da cidade


A Secretaria de Infraestrutura do município de Russas está realizando a operação limpeza nas principais avenidas e praças da cidade. Várias equipes do setor realizam simultaneamente o serviço.


Nas avenidas Benjamim Constant e Coronel Antônio Cordeiro, principais portas de entrada da cidade, estão sendo efetuadas uma limpeza geral, homens trabalham na retirada da areia acumulada por toda a extensão das vias, remoção de entulhos e poda de árvores e mato das laterais. Na Avenida Maria Ramalho uma outra equipe trabalha na recuperação de todos os buracos existentes pela via.


As praças também estão recebendo um cuidado especial, no momento os serviços estão sendo executados nas praças Nossa Senhora do Rosário e Monsenhor João Luís, homens trabalham na manutenção desses locais executando limpeza, jardinagem e poda das árvores.


O objetivo da Administração Municipal é promover a limpeza geral de todos os pontos críticos da cidade, o que vai proporcionar bem estar e comodidade para todos os russanos e maior visibilidade para quem visita Russas.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atletismo: Equipe russana conquista 20 medalhas na capital cearense


A equipe de atletismo de Russas, coordenada pelo professor Francisco Jaques Guimarães, disputou, no dia 21 de maio, na pista da Unifor, em Fortaleza, as provas do Festival Escolar da modalidade. O evento teve a promoção da Federação Cearense de Atletismo e marcou as comemorações do Dia Mundial do Atletismo no Estado do Ceará.

O grupo russano, composto por estudantes das Escolas Públicas do Município, disputou 20 provas e ganhou 17 medalhas de ouro e 03 de pratas, comprovando mais uma vez a total hegemonia de Russas na modalidade.

A façanha vitoriosa do atletismo de Russas, com triunfos Estaduais, Nacionais e até Mundiais, é fruto de um trabalho de base que vem sendo desenvolvido no Município, com total apoio da Administração Municipal.

Confira abaixo a relação dos vencedores e suas respectivas provas.

Medalhistas de Ouro

Israel da Silva Ribeiro – 75m e 250m
Felipe Lima Oliveira – 80m sobre barreira
Lucas de Lima Leliz – Salto em distância
Lucas Victo Maia – Arremesso de peso e lançamento de Disco
Francisco Edivânio Lima dos Santos – Lançamento do Dardo
Humberto Galha de Lima – 400m
Felipe Vinícius Honorato Scipião – 110m sobre barreira
Bruno da Silva Evangelista – Lançamento do Disco
Cindhy Valeska Franklin Pinto – 75m e 250m
Thaynar Emilly Silva Santos – 80m
Francisca Sheila Ferreira de Lemos – Salto em distância
Thais Rebouças Oliveira – Salto em altura
Lídia Lorena da Silva – Lançamento do Dardo
Maria Ilana Carvalho Silva – Lançamento do Disco

Medalhistas de Prata

Felipe da Costa Sousa Lima – 1000m
Francisca Danubia de Jesus – Lançamento do Dardo
Débora Dauane Sales da Silva – Arremesso de Peso.

Coxa breca carroça desembestada


O Ceará sofreu a sua segunda derrota consecutiva na temporada, e este revés teve uma conseqüência irreparável, o time não conseguiu chegar a final da Copa do Brasil e repetir o feito de 1994, quando perdeu o título para o Grêmio portoalegrense.

Em jogo realizado nesta quarta-feira, 25, no Couto Pereira, válido pelas semifinais da competição, o Vovô foi derrotado pelo Coritiba por 1 a 0 e ficou no quase, já que a partida de ida, realizada em Fortaleza, na semana passada terminou empatada em 0 a 0.

O único gol do embate foi assinalado aos cinco minutos do segundo tempo por Anderson Aquino, o jogador fez bela jogada individual, se livrou de dois marcadores e bateu no ângulo superior esquerdo de Fernando Henrique, que nada pode fazer.

O resultado garante ao Coritiba disputar a final do torneio pela primeira vez, anteriormente o time do Alto da Glória, havia sido eliminado três vezes na semifinal da competição, contra o Grêmio em 1991 e 2001 e contra o Internacional em 2009. A disputa pelo título inédito não vai ser nada fácil, do outro lado está o Vasco que conquistou a vaga ao derrotar o Avaí em plena Ressacada por 2 a 0, após ter empatado no Rio por 1 a 1. Os jogos da grande decisão serão realizados provavelmente nos dias 1º e 08 de junho.

Ao Ceará resta agora se dedicar totalmente ao Brasileirão, no jogo de estréia, jogando com uma formação mista, o Vovô foi derrotado pelo Vasco, no PV, por 3 a 1. Neste sábado, 28, a equipe cearense enfrentará o Internacional, em Porto Alegre.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Russas: Coordenação local do Primeiro Passo realizou reunião com a nova turma da Linha Jovens Estagiários


A Coordenação do Projeto Primeiro Passo de Russas juntamente com a Técnica e Supervisora responsável pela implantação do estágio remunerado do Projeto Primeiro Passo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, Sra. Vicência Maria Sombra da Silva, se reuniram na manhã do dia 25 de maio, no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, com Jovens e suas respectivas famílias da turma da linha de Ação Jovens Estagiários. O encontro teve como principal objetivo esclarecer todos os procedimentos do estágio bem como tratar de assuntos relacionados ao início das atividades. A nova turma está formada por 30 jovens de 17 a 21 anos, pertencentes a famílias de baixa renda, que estão cursando, em escola pública, o último ano do Ensino Médio.

O período estagiário terá início no dia 27 de junho, se estendendo até o dia 26 de dezembro. O jovem ficará seis meses estagiando nas empresas privadas devidamente cadastradas para o processo, com todos os custos pagos pelo Governo do Estado, eles receberão uma bolsa de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) por mês, fardamento e até vale transporte.

O objetivo do projeto é proporcionar aos jovens o desenvolvimento de suas habilidades e posteriormente facilitar a sua contratação e efetivação no mercado de trabalho, seja na empresa onde eles estagiaram ou em outras fontes empregadoras.

No mesmo dia, no auditório do Clube dos Dirigentes Legistas – CDL, a representante da Secretaria Estadual se reuniu também com os representantes das empresas privadas que receberão os respectivos jovens para o período de estágio.

Audiência Pública irá discutir a falta de estrutura da Cadeia e Presídio de Russas


Será realizada na cidade de Russas uma Audiência Pública para discutir assuntos relacionados ao problema da segurança do Município, em especial a problemática da falta de estrutura da cadeia pública e presídio local, que no momento encontra-se interditado por determinação da Promotoria de Justiça do Estado do Ceará, pela inexistência de condições mínimas de funcionamento. O evento vai acontecer no dia 1º de junho (quarta-feira), às 15h, no Auditório da 10ª CREDE, situado na Avenida Dom Lino, 156, centro.

Estão sendo convidados a participar do momento, Secretários Estaduais de Segurança e Justiça; Controlador e Ouvidor Geral do Estado; representante da Assembléia Legislativa Estadual; autoridades locais dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo; representação de Órgãos Governamentais e Não Governamentais e Sociedade Civil.

Será uma ocasião oportuna para que autoridades e sociedade discutam e encaminhem aos órgãos competentes metas a serem executadas com urgência, objetivando solucionar a problemática da segurança no Município. Por isso, é fundamental a participação de todos, para o fortalecimento das discussões.

A audiência será realizada com o apoio do Governo Municipal de Russas, Câmara Municipal de Vereadores e Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Inscrições para o ENEM já começaram


Em 6 horas, cerca de 300 mil estudantes se inscreveram para o exame nacional do ensino médio. As inscrições, que só podem ser feitas pela internet, começaram nesta segunda-feira (23) e vão até o dia 10 de junho.

A taxa é de R$ 35,00, mas os alunos de escolas públicas e os de baixa renda são isentos do pagamento. Se você tiver dúvidas sobre o ENEM, ligue de graça para 0800.616161.

As provas serão nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais, o INEP, é que o número de inscritos chegue a 6 milhões de estudantes.

Fonte: Portal Verdes Mares

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Russas realizou 1ª reunião ampliada para discutir Segurança Alimentar e Nutricional


O município de Russas através do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) realizou nesta segunda-feira, 23 de maio, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a 1ª reunião ampliada do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo tema abordado foi “Alimentação adequada e saudável: Direito de todos”. Participaram do momento autoridades locais, representantes de Órgãos não governamentais e governamentais, Sociedade Civil e Conselheiros do COMSEA.

Durante o evento os presentes foram divididos em grupos onde cada grupo discutiu um dos subtemas: Acesso a Alimentação; Produção e Disponibilidade de Alimentos; Renda e Consumo Alimentar; Saúde, Educação, Alimentação e Nutrição; Cultura Alimentar, Identidade e Diversidade dos Sujeitos Sociais e Monitoramente e Controle Social. Logo após os estudos grupais as discussões se estenderam a platéia.

Ainda durante a reunião foram escolhidos três delegados, um representante de órgãos Governamentais e dois da Sociedade Civil, para representar o Conselho Municipal na Conferência Territorial dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional a ser realizada nos dias 7 e 8 de junho na cidade de Jaguaribe. Este momento vai escolher delegados para participar da Conferência Estadual que vai acontecer durante os dias 24, 25 e 26 de agosto, em Fortaleza.

Futsal: Limoeiro faz o dever de casa, Afagu/Russas tropeça e Alto Santo perde fora


Pela segunda rodada do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2011, realizada neste final de semana, as três representantes do Vale do Jaguaribe estiveram em quadra, Alto Santo foi derrotado pelo Sumov por 4 a 2, Afagu empatou com Camocim 2 a 2 e o Limoeiro venceu Camocim por 2 a 1.


No sábado, 21, o Alto Santo foi até Iparana/Caucaia e enfrentou o Sumov no Ginásio CT CBFS, era esperado um bom volume de jogo do time altosantense, haja visto, a boa estréia diante do Limoeiro com vitória por 3 a 0 e o bom elenco composto por renomados jogadores com bagagem no futsal nacional, e ainda do outro lado estava um Sumov formado apenas pela garotada da base, já que aproximadamente sete atletas deixaram o clube e rumaram em busca de melhoras. Mas o que se viu foi um Alto Santo desentrosado, perdido em quadra e errando muitos passes o que culminou com a vitória da garra e determinação dos jogadores sumoviano por 4 a 2.


No mesmo dia a noite, na quadra do Colégio Estadual, o Afagu/Russas recebeu a seleção de Camocim, um grande número de torcedores lotaram as arquibancadas na eminência da segunda vitória do time russano, já que na estréia a equipe venceu fora o Horizonte por 5 a 2. Na prática nada fácil, o visitante jogou fechadinho o tempo todo, impôs uma forte marcação, e dificultou a vida dos donos da casa,e para surpresa esteve na frente do marcador por duas vezes. No primeiro tempo Fred desperdiçou um pênalti e no último minuto o jogador Alan fez 1 a 0 para Camocim. A segunda etapa começou fervendo e logo no primeiro minuto Guga empatou para os russanos. A pressão continuava e o gol da virada era questão de tempo, haja visto, o grande número de chances criadas por Russas que ora barravam nas boas intervenções do goleiro adversário ou eram frustradas pela má pontaria de seus finalizadores, mas como no futebol quem não faz toma, foi o que aconteceu, em um rápido contrataque, após troca de passes de cabeça, o jogador Adevan finalizou e pôs os visitantes novamente em vantagem. O time russano não desistiu e como diz o ditado, água mole pedra dura tanto bate até que fura, numa ótima finalização, após chute de primeira no canto alto do arqueiro, Frede marcou o gol do empate e deu números finais ao confronto 2 a 2.


Já no domingo, 22, o Limoeiro recebeu o Camocim, no Ginásio José Nilson Osternes e aproveitando-se do cansaço dos visitantes que haviam jogado em Russas na noite anterior, se reabilitou da derrota sofrida para o Alto Santo vencendo por 2 a 1. Um bom público esteve presente apesar do jogo ter começado por volta das 12h.

No próximo final de semana os representantes jaguaribanos estarão em ação novamente e com algo em comum, todos jogarão longe de suas torcidas; Afagu/Russas vai até a cidade de Amontada quando enfrentará o Morrinhos, Alto Santo jogará em Camocim contra o time local e o Limoeiro terá missão árdua contra o Horizonte na Região Metropolitana. Todos os jogos serão realizados no Sábado, 28 de maio.