segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Russas: Comunidades do Capim Grosso e Barracão realizam desfiles cívico


Fechando a programação da Semana da Pátria 2011 da Zona Rural do município de Russas foram realizados na manhã desta segunda-feira, 05 de setembro, os desfiles cívicos das localidades de Capim Grosso e Barracão. O tema abordado nesta edição foi “Meio ambiente: Salvemos o Planeta”.


A Escola João Rebouças do Amaral do Capim Grosso trabalhou em seu momento cívico o sub-tema “Aquecimento Global: Uma verdade inconveniente”, mostrando que o aquecimento global é conseqüência de ações do homem como, desmatamento, queimadas, entre outras, que destrói impiedosamente o nosso planeta levando a extinção de muitas espécies e até o comprometimento da vida humana, passando então a mensagem de que todos unidos, com mudanças e adotando novas práticas de explorar a natureza, estaremos salvando o planeta e garantindo a vida para as futuras gerações.


Já a Escola Uirandé Augusto Borges do Barracão destacou em seu desfile o sub-tema água, alertando a população para o uso adequado, sem desperdício e poluição, para que esse bem tão precioso e fundamental para a existência da vida, não venha a faltar em um futuro próximo; destacou também a problemática do lixo, mostrando que através da coleta seletiva e reaproveitamento de material reciclável, contribuiremos para a redução do acúmulo de resíduos no planeta, além de fortalecer a economia.


O desfile cívico na zona rural do Município acontece desde o ano 2006 e a cada edição, além de promover o patriotismo, leva a população uma mensagem educativa, procurando gerar mudanças positivas na forma de pensar e agir, contribuindo para o bem de toda a nação.

A Semana da Pátria de Russas se encerra com o Desfile Cívico-Militar, que será realizado no dia 07 de setembro, às 7h, na Avenida Dom Lino, Centro da cidade.

Futsal: Alto Santo vence Sumov e assume a 2ª posição do grupo D


Em jogo válido pela 3ª rodada da 2ª Fase do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2011, realizado no sábado, 03 de setembro, em Fortaleza, o Alto Santo Futsal derrotou o Sumov pelo placar de 3 a 2, assumindo a 2ª colocação do grupo “D” com 07 pontos, mesma pontuação do líder Limoeiro que leva vantagem nos critérios de desempate. Complementam a classificação Fortaleza em 3º com 06 pontos, Sumov 4º com 03, São Gonçalo é o 5º também com 03 e o Antonio Bezerra, que não pontuou ainda, assegura a lanterna.

O time Alto Santense volta a jogar no próximo sábado 10 de setembro, às 20h, quando receberá o Antonio Bezerra/Uneuva. Já o Sumov volta a jogar quinta-feira, 08, às 20h, em Limoeiro, contra o time local.

Demais resultados da rodada:

Quinta-feira, 01/09

- JOGO REALIZADO EM LIMOEIRO DO NORTE:
20:00 - Limoeiro 4x3 Fortaleza

- JOGO REALIZADO EM FORTALEZA
20:00 - Nordeste 2x7 Afagu Russas

Sábado, 03/09

- JOGO REALIZADO EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE
20:00 - São Gonçalo 5x1 Ant. Bezerra/Uneuva



sábado, 3 de setembro de 2011

Russas: Distritos de Flores e Lagoa Grande realizam desfiles cívicos


O 7 de setembro, data da Independência do Brasil, é bastante comemorado em todos os recantos da cidade de Russas com a realização dos desfiles cívicos nos distritos do Município envolvendo todas as escolas das comunidades rurais. Essa prática vem sendo desenvolvida desde 2006 e chega a sua 6ª edição neste ano de 2011. A promoção é do Governo Municipal através da Secretaria da Educação juntamente com as Escolas, e tem como objetivo principal manter a tradição e despertar na sociedade o amor pela pátria, além de levar a mensagem positiva sobre o tema trabalhado.


Para esta edição o tema abordado é “Meio Ambiente: Salvemos o Planeta”, com o subtema “A criança e o jovem aprendendo e contribuindo com o equilíbrio do planeta”, onde cada escola apresenta em seu momento cívico os projetos trabalhados no dia-a-dia escolar, objetivando sensibilizar a sociedade para as questões ambientais, mostrando que a população humana é a única responsável, devido ao seu uso desordenado, pelos problemas causados ao planeta.


Na manhã de sexta-feira, 02 de setembro, o desfile cívico aconteceu no Distrito de Flores, envolvendo as Escolas Municipais: São Gerardo (Ramal de Flores), Zilzo Leandro Evangelista (Miguel Pereira), São João de Deus (Distrito de São João de Deus), Pe. Marcondes Matos Cavalcante (Jardim de São José) e a anfitriã Inácio de Barros Neto. Com destaque para a temática da preservação do Rio Jaguaribe, que vem sofrendo a ação do homem e encontra-se muito degradado, a questão do lixo, mostrando como solução a reciclagem, e a poluição do ar, chamando a atenção para a questão dos gases industriais lançados na atmosfera. Um bom público foi a Praça do Distrito prestigiar o evento.


No mesmo dia, à tarde, o momento pátrio foi realizado no Distrito de Lagoa grande, com o desfile da Escola Joana Alves de Sousa, que destacou entre outras questões ambientais o uso inadequado do fogo, chamando a atenção para os prejuízos que as queimadas proporcionam para o meio ambiente. Uma grande multidão acompanhou de perto o momento cívico do Distrito.


A Secretária Municipal da Educação Professora Lindalva Pereira Carmo, esteve presente nos dois momentos e falou da importância do evento para a socialização das escolas e comunidades, além de promover o civismo e acima de tudo, levar a mensagem educativa de preservação do meio ambiente.

A Semana da Pátria em Russas, teve início no dia 1º com o desfile do distrito do Peixe e prossegue até o dia 7 de setembro. Segunda-feira, 05, serão realizados os momentos cívicos das comunidades do Capim Grosso, às 7h, e Barracão logo em seguida, às 8h30min. O Desfile Cívico-Militar da sede será realizado na quarta-feira, 07, às 7h30min, na Avenida Dom Lino.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Futsal: Limoeiro quebra invencibilidade do todo poderoso Fortaleza e Afagu goleia a fraquíssima Nordeste


A 3ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2011 começou do jeito que o torcedor gosta, foram 16 gols em dois jogos realizados nesta quinta, 1º de setembro.

O Limoeiro Futsal recebeu o até então invicto Fortaleza no Ginásio José Nilson Osterne, na cidade jaguaribana, e empurrado por sua torcida mostrou muita garra e venceu o visitante pelo placar de 4 a 3 de virada, essa foi a primeira derrota do time da capital no certame, que caiu para 2º do Grupo “D” com 6 pontos, já o Limoeiro assumiu a 1ª colocação da chave com 7 pontos em três jogos. O time limoeirense volta as quadras na próxima quinta, 08 de setembro, quando enfrentará o Sumov em seus domínios; já o Fortaleza volta a jogar no dia 10, na capital, diante do São Gonçalo.

No outro jogo da noite, realizado no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, o Afagu/Russas se aproveitou da fragilidade do Nordeste Futsal e goleou pelo placar de 7 a 2, se reabilitando da derrota que havia sofrido no seu último compromisso para o Quixeramobim por 3 a 2. Com o resultado o time russano assumiu a 2ª colocação do Grupo “C” com 06 pontos, atrás apenas do líder Horizonte que também tem 06, já o Nordeste continua na última posição da chave com zero pontos. Afagu volta às quadras no dia 10 de setembro, quando enfrentará o Horizonte Futsal, já o Nordeste jogará no mesmo dia em Quixeramobim contra o time local.

Confira os jogos do complemento da 3º rodada que serão realizados no sábado, 03 de setembro:

10:00 - Sumov x Alto Santo
20:00 - São Gonçalo x Ant. Bezerra/Uneuva

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desfile Cívico no Distrito do Peixe abre Semana da Pátria em Russas


Desfiles cívicos nos distritos e na sede da cidade de Russas marcam desde 2006 as comemorações alusivas ao dia da Independência do Brasil, celebrado na data de 7 de setembro. A promoção é do Governo Municipal, através da Secretaria da Educação em consonância com as escolas do Município. Neste ano a semana da Pátria que tem como tema “Meio Ambiente: Salvemos o Planeta”, será realizada durante o período de 1º a 7 de setembro.


Abrindo a programação foi realizado nesta quinta, 1º, o momento cívico do Distrito do Peixe. Alunos, professores, e Núcleo Gestor da Escola Municipal Dr. Ésio de Sousa, desfilaram pelas ruas da localidade mostrando os projetos que são trabalhados anualmente pela Escola objetivando sensibilizar e conscientizar toda a comunidade escolar para as questões ambientais.


Um bom público esteve concentrado na Praça do Distrito para prestigiar este momento de civismo e amor à pátria. A Secretária da Educação Lindalva Pereira Carmo e técnicos da Secretaria estiveram presentes dando total apoio ao evento.

Dando Prosseguimento a programação pátria do Município, nesta sexta, 02, acontecerão os desfiles do Distrito de Flores, às 7h, e a tarde a partir das 16h, em Lagoa Grande. Na segunda, 05, serão realizados os desfiles do Capim Grosso, às 7h, e Barracão, às 8h30min. O Desfile Cívico-Militar da Sede acontecerá na quarta-feira, 07, dia da Independência do Brasil.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Russas: Desfiles Cívicos nos Distritos e Sede marcarão a Semana da Pátria


O Governo Municipal através da Secretaria da Educação e do Desporto Escolar, visando manter a tradição e desenvolver o amor à Pátria, irá promover no período de 1º a 07 de Setembro, a Semana da Pátria de Russas, trabalhando o tema “Meio Ambiente: Salvemos o Planeta”. O calendário das comemorações tem como ponto de partida os desfiles cívicos nos distritos, que já começam nesta quinta-feira, 1º de setembro, às 7h, no Peixe. No dia 02, o momento cívico será realizado em Flores, às 7h e na Lagoa grande, às 16h, e fechando a programação da zona rural, no dia 05, serão realizados os desfiles do Capim Grosso, às 7h e no Distrito do Barracão, às 8h30min.

As comemorações serão encerradas com a realização do tradicional Desfile Cívico-Militar, no dia 07 de setembro, a partir das 07h, na sede do município, com a participação das escolas das redes de ensino municipal e particular, além da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Banda de Música Maestro Orlando Leite, Fanfarra Estudantil, Projeto Ação Digital – PAD, Atletas russanos, Polícia Militar e Rodoviária, Policiais do Ronda do Quarteirão, Guarda Municipal, DEMUTRAM e TG 10-010.

O tradicional desfile cívico de Russas resgatado pelo atual Governo, promove a integração de todas as escolas e desenvolve nas pessoas o sentimento de amor pela pátria.

Cearense Sub-20: Alto Santo passa por Jaguaruana e conquista vaga na final


Em jogo da Semifinal do Campeonato Cearense de Futebol Sub-20, Etapa da Região Jaguaribana, realizado nesta terça-feira, 30 de agosto, no Estádio Bandeirão, em Limoeiro do Norte, Alto Santo e Jaguaruana empataram em 1 a 1 no tempo normal. Mardilson marcou para os alto santenses e Deangellys para os Jaguaruanenses. Com o resultado de igualdade a primeira vaga para a grande final foi decidida nos pênaltis. Alto Santo mostrou-se mais eficiente e venceu por 5 a 4 a disputa dos tiros livres.

O outro finalista sairá do confronto entre Limoeiro e Jaguaribara, que acontecerá nesta quarta-feira, 31, às 19h, no Bandeirão.

Informações: Sindeval Almeida