quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

2015 deve ser mais um ano de seca no Ceará

A Funceme divulgou ontem a previsão de chuvas para o ano de 2015 para o estado do Ceará. Os modelos apontam 64% de chances do acumulado de precipitações dicar abaixo da média histórica, nos meses de fevereiro, março e abril. 

Conforme a assessoria de comunicação da Funceme, o Governo do Estado já planeja medidas para uma melhor convivência com a seca em 2015. O motivo da preocupação diz respeito ao resultado das análises feitas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Como o prognóstico climático aponta para o próximo trimestre e a quadra chuvosa oficial no Ceará engloba os meses de fevereiro, março, abril e maio, a Funceme fará, no fim de fevereiro, nova avaliação dos modelos para apontar as probabilidades de como serão as precipitações acumuladas de março a maio. 

Importante ressaltar que a Funceme já havia, em novembro de 2013, antecipado aos setores do Governo a preocupação com a persistência da estiagem em 2015, que chega ao quarto ano consecutivo. Agora, a instituição cearense mostra forte sinal de que as precipitações acumuladas no período dos próximos três meses não atinjam a média histórica, que é de 517,6mm. 

O prof. Eduardo Sávio salienta “Estamos com uma previsão objetiva, com base nos modelos do Superconjunto Nacional e composto pela modelagem global da Funceme juntamente com o Centro de Previsão do Tempo de Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chegamos nesse patamar de 64% de chance de ser um ano seco e acreditamos que essa informação será bem utilizada pelos gestores estaduais. Já passamos da época em que esperávamos o fim da quadra chuvosa para começar a agir”. Para o prof. Eduardo Sávio, as ações estaduais para amenizar os efeitos da estiagem estão na direção correta, mas podem ser ainda mais eficientes se articuladas com os governos dos estados nordestinos e com a União. “Para isso estamos perto de tornar operacional o Monitor de Secas do Nordeste, que é um mapa colaborativo com informações sobre a severidade da seca fornecidas mensalmente pelos estados e coordenada pelo Governo Federal. É um importante passo para a criação de políticas públicas de convivência com a seca”. 

Conforeme a Assessoria de Comunicação da Funceme, o Governo Estadual, sensibilizado pela gravidade do panorama da seca no Ceará, que chega em 2015 ao quarto ano consecutivo, enxerga a importância do prognóstico e trata a questão dos recursos hídricos como prioridade. Atualmente, 176 dos 184 municípios cearenses têm decretos de estado de emergência por consequência da estiagem. E a situação dos açudes também preocupa, pois nos 149 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), há disponíveis somente 20,2% da capacidade de armazenamento de água. Há um total de 130 açudes, em várias regiões do Estado, cujos níveis estão abaixo dos 10%.

 Fonte: Funceme/ Assessoria de Comunicação

Camilo suspende repasse de verbas para o carnaval

Diante do prolongamento da estiagem neste ano, de acordo com o prognóstico da Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme), o governador do Ceará, Camilo Santana, baixou um decreto suspendendo o repasse de verbas de patrocínio e apoio para festas de carnaval. A suspensão não atingirá os eventos realizados através do Sistema de Incentivo Estadual da Cultura (SIEC), tais como o Festival de Teatro de Guaramiranga. 

O governador afirmou que os recursos serão canalizados para setores que precisam de atendimento emergencial e que afetam diretamente a rotina da população cearense. Ao todo, 176 dos 184 municípios cearenses já decretaram estado de emergência, devido à seca que atinge o Estado nos últimos 4 anos. O governador observa que o combate à estiagem será uma das prioridades da sua gestão. 

O Governo vai intensificar ações como a instalação de cisternas de placa, adutoras emergenciais e de engate rápido, perfuração de poços profundos, construção de novas barragens e ampliação da operação carros-pipa do Exército e do Estado. 

Fonte: cearaagora.com.br

1 dia depois do apagão, Brasil importou energia da Argentina

Um dia depois do apagão que atingiu 11 estados e o DF, o Brasil importou energia da Argentina para complementar o atendimento da demanda no período de pico de consumo, informa documento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta quarta (21). 

De acordo com o ONS, o intercâmbio de eletricidade ocorreu na terça-feira (20) a pedido do próprio operador e foi equivalente a 165 MW (megawatts), o que corresponde a 0,22% do total da energia consumida no país no dia (74.094 MW). 

Ainda de acordo com o documento, o envio da energia ocorreu pela manhã, entre 10h23 e as 12h, e depois pela tarde, entre as 13h e 17h02. 

O G1 procurou o ONS para saber se a importação de energia da Argentina já havia sido feita antes, mas o órgão informou que não teria condições de responder ao questionamento ainda nesta quarta. 

O expediente de importação de energia é raro. Levantamento feito pelo G1 no histórico dos boletins diários de operação do ONS não localizou nenhuma importação de energia pelo menos desde o final de 2013. 

“É mais tentativa de tentar equalizar a demanda necessária para o sistema", avaliou o especialista em energia Ricardo Savoia, diretor da consultoria Thymos. Embora ressalve que o total importado tenha sido "pouco significativo" frente ao volume total, ele afirma que o expediente é mais um indicativo de que o sistema está operando no limite. 

"É um indício de que o ONS está se cercando de todas alternativas possíveis para que não ocorra a necessidade de novos cortes seletivos ou situações como a de segunda-feira", completou Savoia.

Em 2014, ocorreram ao menos 3 intercâmbios internacionais de energia, mas de exportação. No dia 26 de agosto do ano passado, houve, segundo relatório do ONS, um "atendimento à indisponibilidade em emergência" a pedido da empresa argentina Cammesa. 

Já nos dias 17 e 23 de janeiro foram realizadas operações de fornecimento de energia do Brasil para a Argentina, "em caráter de emergência, devido à perda de recurso durante o período de ponta de carga daquele país", segundo o ONS. 

Fonte: G1

TRE inaugura sede do novo fórum eleitoral no Crato

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará inaugura, na próxima quinta-feira (22), às 16 horas, o novo Fórum Eleitoral do Crato. À frente da solenidade de inauguração, o vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, na presença do juiz Renato Belo Vianna Velloso, da 27ª Zona Eleitoral, servidores da Justiça Eleitoral e autoridades do município. 

O novo prédio do Fórum Eleitoral do Crato foi construído através de convênio entre o TRE e o Governo do Estado do Ceará, com área de 312,82 m², visando à melhoria do atendimento aos eleitores do município da região do Cariri. 

A Central de Atendimento aos Eleitores terá 4 guichês e sala de espera com capacidade para 50 pessoas. O Fórum terá ainda sala multifuncional, que servirá como depósito de urna e local de treinamento. Todas as instalações do prédio são acessíveis 

O novo Fórum Eleitoral do Crato está localizado na rua Teodorico Teles Neto, s/n, no bairro Mirandão, vizinho à Secretaria Municipal de Educação. 

* Com informações do TRE/CE
Fonte: CN7

Ciro ameaçou romper com Camilo se governador recebesse Eduardo Cunha no Abolição

A breve passagem do líder do PMDB, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por Fortaleza, para cumprimento de agenda de campanha pela Presidência da Câmara dos Deputados, resultou em mais um atrito entre o líder do PROS-CE, Ciro Gomes, e o governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Informações de bastidores dão conta que o irmão mais velho de Cid ameaçou romper com o governador caso ele recebesse o peemedebista no Palácio da Abolição, no último dia 16. 

Eduardo Cunha foi, por diversas vezes, alvo de críticas ferrenhas dos irmãos Ferreira Gomes. Recentemente, Ciro o classificou como “picareta-mor”e Cid o chamou de “escória da política”. Ambos são declaradamente contrários à influência do PMDB no governo Dilma. 

O acolhimento de opositores do governo passado no Palácio da Abolição já havia gerado o descontentamento do ex-ministro e ex-secretário da Saúde do Ceará. Logo nos primeiros dias de governo, Camilo Santana recebeu,individualmente, todos os deputados estaduais eleitos, dentre eles, Capitão Wagner (PR), acusado pelos irmãos FG de liderar uma milícia, ligada ao narcotráfico, estruturada dentro da Secretária de Segurança Pública de Defesa Social do Ceará. O encontro entre Camilo e Wagner enfureceu Ciro Gomes. 

No caso do encontro com Eduardo Cunha, o desfecho da história foi diferente. Como, no dia da reunião, Camilo Santana foi chamado para um encontro com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Pepe Vargas, a agenda em Brasília, marcada posteriormente, foi usada como pretexto para o cancelamento do compromisso com o desafeto de Cid e Ciro Gomes. 

Aliança instável 

Apesar de ter desempenhado o estratégico papel de 'franco atirador' na eleição de Camilo Santana (PT) para governador do Ceará, o líder do PROS-CE, Ciro Gomes, sempre deu indícios de que não avalizou completamente a decisão do irmão Cid Gomes (PROS) de apadrinhar o petista na corrida pelo Abolição.

Fonte: cearanews7.com.br

13ª Edição da Copa Alonso de Futebol terá início dia 31 de janeiro

Terá início no próximo dia 31 de janeiro (sábado), a 13ª Edição da Copa Alonso de Futebol, competição tradicional que movimenta no início de cada ano o desporto do município de Limoeiro do Norte, na Região Jaguaribana do estado do Ceará. 

A Copa vai contar com a participação de oito equipes, sendo três da Série A limoeirense, três da Série B e duas convidadas, uma do Distrito de Flores/Russas e outra do Bairro Luís Alves, Limoeiro. 

Após a realização do sorteio a composição das chaves ficou a seguinte: Grupo “A” composto por São Raimundo, Nova Ilha, Desportiva e Maguary, e grupo “B” formado por Vila União, Americano, Canarinho e Serra Azul. 

Na primeira fase as equipes se enfrentarão chave contra chave, se classificando as duas melhores da cada para a fase semifinal. 

Confira abaixo os jogos da 1ª rodada: 

Sábado: 31 de janeiro 
São Raimundo X Serra Azul 

Domingo: 1º de fevereiro 
Desportiva X Canarinho 

Sábado: 07 de fevereiro 
Maguary X Vila União 

Domingo: 08 de Fevereiro 
Americano X Nova Ilha. 

Vale ressaltar que os jogos serão disputados no Estádio Sabino Roberto, na comunidade de São Raimundo, em Limoeiro do Norte.

Sisu chega a 2,2 milhões de inscritos; média é de 228 inscrições por minuto

Mais de 2,2 milhões de estudantes já fizeram a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o Ministério da Educação, às 13h desta quarta-feira (21), o sistema tinha registrado 2.227.515 inscrições. Entre o último balanço divulgado, às 18h desta terça (20), e as 13h desta quarta, a média foi de aproximadamente 228 inscrições por minuto na edição do primeiro semestre do Sisu 2015. 

O prazo de inscrições termina às 23h59 desta quinta (22). Nesta edição, o Sisu levou pouco mais de dois dias para atingir a marca de 2 milhões de inscritos. No primeiro semestre do ano passado, essa quantidade de participantes só foi registrada às 18h do terceiro dia de inscrições. Mesmo assim, o MEC orienta que os estudantes não deixem a inscrição para a última hora. 

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 podem se inscrever pelo site sisu.mec.gov.br. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. 

VEJA A DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS 

O Sisu usa, para fazer a seleção para as vagas, as notas do Enem 2014, que foram divulgadas no dia 13. No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. 

Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem. Cada candidato poderá escolher duas opções de vagas em qualquer instituição participante. 

Toda madrugada o sistema informará a nota de corte dos cursos. Por isso, é importante que o estudante monitore a nota de corte dos cursos escolhidos até o fim do prazo de inscrição. 

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. 

Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas são para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas. 

Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu são reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos. 

Fonte: G1

Sem correção da tabela de Imposto de Renda, brasileiro pagará mais de tributo em janeiro do que deveria

Janeiro está quase no fim e a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2015 ainda não foi corrigida. Nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff apenas vetou o reajuste de 6,5%, que o Congresso Nacional havia aprovado. A tendência é que uma nova medida provisória sobre o tema seja editada. 

Com essa indefinição, as empresas que estão fechando as folhas de pagamento dos funcionários nesta semana deverão aplicar o desconto de IR com base na tabela de 2014. Como as alíquotas a pagar e as faixas de rendimento não foram atualizadas, o contribuinte será prejudicado ao receber o salário em fevereiro, pois com a correção ele poderia se enquadrar na faixa de isento, se encaixar num percentual menor de recolhimento ou pagar um pouco menos. 

O EXTRA preparou simulações para quem recebe entre R$ 1.750 e R$ 10 mil, comparando a atual tabela sem correção e outra com o reajuste de 4,5%, defendido por Dilma e esperado pelo mercado. 

Quando a tabela for atualizada, o dinheiro descontado a mais em janeiro até voltará para o trabalhador, mas somente no outro contracheque, caso a empresa faça logo o ressarcimento, ou na restituição de IR em 2016, disse o economista do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Gilberto Braga: 

— Se o desconto for a maior, ocorrerá a devolução da diferença, como em outros anos. 

Um estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), baseado em dados da Receita Federal e do IBGE revela que a tabela do IR fechou 2014 defasada em 64,28%. A diferença é referente à inflação e às correções feitas pelo governo entre 1996 e o ano passado. Assim, somente deveria pagar imposto quem ganha mais de R$ 2.936,94 por mês. Hoje, porém, quem recebe mais do que R$ 1.787,77 é obrigado a recolher. A defasagem poderá chegar a 75,43% no fim do ano. 

Fonte: http://extra.globo.com

'Império': Após atentado, José Alfredo foge e muda de esconderijo

José Alfredo (Alexandre Nero) é obrigado a mudar de esconderijo em “Império”. Tudo porque o apartamento de Isis (Marina Ruy Barbosa) acaba sendo invadido por homens a mando de Fabrício Melgaço (ator não escalado) para matar o comendador. Por pouco, eles não encontram o homem de preto. 

Com isso, o imperador volta a Santa Teresa e se esconde nos domínios de Antoninho (Roberto Bonfim): no barracão da escola de samba. “É a minha área, e ninguém mija fora do penico sem me pedir autorização para isso! Se eu ordenar que todo mundo cale o bico sobre sua presença, eles calam”, garante o presidente da Unidos de Santa Teresa, cheio de si. 

Antoninho mostra o barracão a José Alfredo e avisa a seu carnavalesco e quem está no local: “Para vocês, nada mudou, ele continua morto. O comendador vai ficar aqui uns dias, e eu despacho direto para o micro-ondas o primeiro de vocês que abrir o bico sobre isso!”. 

O que Zé Alfredo não imagina é que seu novo esconderijo também está prestes a ser descoberto. É que Marta (Lilia Cabral) vê Isis entrando no carro de Josué (Robert Berindelli) e manda seu motorista segui-los. Sem saber, a imperatriz é acompanhada de perto por Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). A ruiva chega ao barracão, e Marta vai atrás. Só que Antoninho aparece e corta o barato da madame. 

Fonte: http://extra.globo.com

Adolescente de 16 anos é morto a tiros em Morada Nova

Um adolescente de apenas 16 anos de idade foi morto a tiros nessa terça-feira, 20 de janeiro, por volta de 23h, no Distrito de São João do Aruaru, município de Morada Nova, estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia, o jovem de iniciais F.R.S., natural do mesmo Município, chegava a sua residência, quando foi surpreendido por dois indivíduos numa motocicleta de características não identificadas, que atiraram contra o mesmo, vindo a óbito imediatamente no local. 

Policiais militares estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: Blog do Tom

Municípios cearenses receberão aporte maior com o aumento dos tributos

Os municípios cearenses receberão um aporte maior nas transferências oriundas do Governo Federal. O reajuste é decorrente do aumento de impostos federais e do veto da correção da tabela do Imposto de Renda. Ao todo os municípios brasileiros receberão a mais R$ 1,147 bilhão em 2015, o que representa o valor de um decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A estimativa é da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que avaliou o impacto das medidas tributárias nas finanças das prefeituras. 

A CNM levou em conta apenas os tributos arrecadados pela União, mas partilhados com estados e municípios. Enquadram-se nessa situação o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e o Imposto de Renda (IR). 

Segundo o levantamento, os municípios devem receber R$ 478,5 milhões da Cide sobre os combustíveis e R$ 163 milhões da extensão da cobrança do IPI dos cosméticos aos atacadistas. Em relação ao IR, o incremento na receita das prefeituras deve totalizar R$ 506,1 milhões. 

De acordo com a CNM, o pagamento do IR em janeiro obedecerá à tabela de 2014, que não teve reajuste. O governo editará outra medida provisória retomando a proposta original de corrigir a tabela em 4,5%, em vez do reajuste de 6,5% aprovado pelo Congresso e vetado pela presidenta Dilma Rousseff. As demais medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não melhorarão o caixa das prefeituras porque não afetam tributos compartilhados com estados e municípios.

Fonte: cearaagora.com.br

Ceasa Ceará bate recorde na oferta de alimentos em 2014

A Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa Ceará) superou no ano de 2014, em seus três entrepostos atacadistas – Maracanaú, Tianguá e Barbalha – o patamar de oferta de seiscentas mil toneladas/ano, alcançando o recorde de 652,4 mil toneladas. Isto representa uma movimentação financeira de R$1,2 bilhão/ano. Se comparado com a comercialização de 2013, quando os três entrepostos ofertaram 581 toneladas, é possível verificar um aumento de 12,2%. 

Em Maracanaú, a oferta foi de 517,8 mil t/ano, o que representa 9,2% acima do comercializado no ano anterior quando Maracanaú ofertou 474 mil toneladas. Outra marca histórica foi alcançada no valor financeiro transacionado de R$1,05 bilhão, superando em 15,6% os números de 2013 quando a unidade movimentou 910,2 milhões. 

A Ceasa Cariri, em Barbalha, fundada em 2012, demonstrou em 2014 que está em intenso processo de consolidação. Ano passado, a unidade ofertou 57.2 mil toneladas, superando em 78,1% os números de 2013 quando a unidade ofertou 32 mil toneladas. Segundo Ivens Mourão, consultor da Ceasa Ceará, a comercialização atingiu a estimativa esperada. Diante disto, conforme ele, a Ceasa Cariri se transformou em um mercado abastecedor da Região Metropolitana dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, além das cidades do entorno e os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

A unidade de Tianguá foi a que apresentou as menores variações, motivada pela sua reduzida área de comercialização. Apesar de tudo, em 2014, ofertou 77,5 mil toneladas, superando em 3,2% o ano anterior de 2013 quando ofertou 74 mil toneladas. 

Conforme Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceasa, apesar do longo período de estiagem no Ceará, não houve o menor risco de desabastecimento na Ceasa Segundo ele, esta é uma constatação da eficiência dos permissionários e produtores, garantindo o alimento na mesa dos cearenses. Ele explica que o produtor investiu em poços profundos e sistemas de tecnologia de irrigação; já o permissionário (comerciante), realiza uma programação de compra em outros regiões produtoras fora do Estado, possibilitando o ingresso do produto no mercado local de forma permanente. 

“Na ausência do alimento em áreas de produção do Ceará o comerciante procura municípios fora do Estado que estejam produzindo em larga escala para que não aconteça o desabastecimento”, ressalta Odálio Girão. 

Segundo o presidente da Ceasa Ceará, Reginaldo Moreira, mesmo com a ausência de chuvas 49,4% dos produtos que abasteceram a Ceasa Ceará em 2014 eram origem do próprio Estado e os outros 50,6% de outros estados. Para ele, o crescimento na comercialização é fruto de um trabalho realizado em parceria entre o Governo do Estado do Ceará, Ceasa, permissionários e produtores de todo o Brasil. “O bom trabalho proporciona frutos positivos e este recorde na comercialização nos três entrepostos da Ceasa Ceará é um exemplo de cooperação e parceria que resultou em sucesso”, conclui. 

Fonte: cearaagora.com.br

Ceará é um dos 22 Estados com aumento de consumo de água

Mesmo com a estiagem prolongada, o Ceará registrou, nos últimos dois anos, aumento no consumo de água. A informação, que está em reportagem do Jornal Folha de São Paulo, edição desta quarta-feira (21/01), retrata ainda o desperdício de água tratada, mesmo com a queda no nível de reservatórios que abastecem a população. 

Segundo a reportagem, 18 das 27 unidades da Federação tiveram aumento de consumo per capita de água às vésperas da atual crise de abastecimento no país. Com esse resultado, a quantidade de água consumida no Brasil em 2013 ficou em 166,3 litros por habitante por dia. 

A reportagem destaca que ‘’embora tenha sido 0,7% abaixo da média do ano anterior, trata-se de um aumento de 12% em relação aos 148,5 litros registrados em 2009’’. Mais adiante acrescenta: ‘’a média de consumo de água da população brasileira também está bem acima do padrão recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) – para quem é possível viver bem com 110 litros por dia para cada habitante’ 

De acordo com os números, o relatório do Ministério das Cidades aponta que os aumentos de consumo entre 2012 e 2013 ocorreram nos seguintes Estados: AC, AM, AP, PA, RO, CE, MA, PB, PI, SE, MG, RJ, RS, SC, DF, GO, MS, MT. Juntos, eles abrigam 110 milhões de moradores. 

O Maranhão teve a maior alta –14%. Alagoas foi quem mais reduziu –13%, de 114 para 100 litros. Com isso, a população do Estado se tornou a que menos consome água per capita no Brasil. 

O morador do Estado do Rio de Janeiro é quem mais consome, segundo os dados do ministério. Em 2013, a média foi de 253 litros por dia por pessoa –3% a mais do que a média ao longo de três anos. 

O professor da Unicamp e especialista em hidrologia Antonio Carlos Zuffo diz que “questões como políticas de redução de consumo, clima e potencial econômico de um Estado podem influenciar” esse padrão em cada área. 

O Estado de São Paulo, que sofre a maior crise hídrica da história, tem uma das maiores médias de consumo por dia: a média de consumo de passou de 189 para 188 litros. Os dados são de período anterior às medidas adotadas em 2014 pelo Estado em meio à crise hídrica – como a adoção de um bônus na conta para quem economizar água. Na região metropolitana de São Paulo, a Sabesp afirma que, de 2013 para 2014, houve queda de 22% no consumo diário por habitante. 

Quanto ao Ceará, a situação é considerada crítica uma vez que o Estado sofre, nos últimos três anos, com uma prolongada estiagem, o que gerou problemas de abastecimento em muitos municípios do Interior. Os prognósticos da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), relevados, nessa terça-feira, apontam que o volume de chuvas nos próximos meses ficará abaixo da média tradicional, o que provoca ainda mais preocupação.

Fonte: cearaagora.com.br

Indonésia nega pedido de clemência para Rodrigo Gularte

O brasileiro Rodrigo Gularte deve ser fuzilado na Indonésia por tráfico de drogas, após as autoridades do país asiático negarem o pedido de clemência realizado pelo governo brasileiro, informou nesta terça-feira (20) o Itamaraty. 

"O pedido de clemência de Rodrigo Gularte foi negado pelas autoridades indonésias", revelou a chancelaria em Brasília. 

Gularte, 42, foi condenado à morte em 2005 por ingressar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf. 

A data da execução não foi fixada, segundo a chancelaria. 

No final de semana passado, a Indonésia fuzilou seis condenados por tráfico de drogas, entre eles o brasileiro Marco Archer Cardoso. 

Após o fuzilamento, a presidente Dilma Rousseff --que tentou em vão salvar a vida de Marco Archer-- chamou para consultas o embaixador brasileiro em Jacarta para manifestar seu repúdio à execução. 

Apesar da rejeição do segundo e último pedido de clemência previsto no processo, a defesa de Rodrigo Gularte ainda mantém a esperança de que Jacarta reconsidere sua decisão por razões médicas. 

Diagnosticado com esquizofrenia, Gularte poderia evitar a execução com uma transferência para um hospital psiquiátrico, como prevê a lei indonésia. 

Clarisse Gularte, mãe de Rodrigo, que visitou o filho em agosto de 2014, contou que ele está "totalmente transformado" e 15 quilos mais magro. 

"Reconheço que Rodrigo cometeu um erro, mas não se justifica a pena de morte (...) não foi um crime tão grave. Ele está (preso) há mais de dez anos e acredito que já pagou o suficiente".

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/

Bloco Hilariê e Galera do Aço são os finalistas do Campeonato Tabuleirense de Futsal

Muita emoção, torcida vibrante e jogos disputadíssimos, foi assim a noitada das semifinais do Campeonato Tabuleirense de Futsal Adulto Masculino Temporada 2014/2015, disputada na terça-feira, 20 de janeiro, na Quadra da CNEC, em Tabuleiro do Norte, que definiu as equipes Bloco Hilariê e Galera do Aço, como finalistas do certame. Um dos grandes nomes da rodada foi o goleiro Maicon (foto) do Galera do Aço, que saiu do banco, fez grandes defesas e ainda agarrou o pênalti que garantiu sua equipe na finalíssima.
No primeiro jogo, a equipe do Bloco Hilariê (foto), bem mais compacta em quadra, aproveitou melhor as oportunidades e venceu o Opção Digital por 4 a 1, garantindo assim a 1ª vaga da decisão. Os gols do Bloco foram assinalados por Celinho, duas vezes, Carté e Edinardo contra. Descontou para o Opção Digital o atleta Ednardo Ferreira. 

 Na partida de fundo, que definiu o outro finalista, um jogo cheio de emoções onde Sport e Galera do Aço protagonizaram um embate muito movimentado do começo ao fim. O Sport saiu na frente com Cesinha aos 5 minutos e logo em seguida aos 7 minutos ampliou com Marcelo. Segundos depois o goleiro Juninho da Galera do Aço foi expulso por interceptar a bola com as mãos fora de área quando a mesma ia em direção ao o gol. A situação ficou bastante difícil e o goleiro Maicon teve a árdua missão de substituí-lo e numa grande reação a equipe da Galera do Aço descontou com Deci, 2 a 1 placar do 1ª tempo.

Veio a 2ª etapa e o time da Galera do Aço (foto) voltou com a mesma disposição e de tanto tentar conseguiu empatar através do atleta Darllyel. Dai para frente brilhou a estrela do goleiro Maicon, que realizou grandes defesas parando o artilheiro da competição Dedé de Lauristo, levando a decisão para os pênaltis. Nos tiros livres, Maicon defendeu a cobrança de Marcelo Russano garantindo a vitória por 3 a 1, e a vaga na grande final da competição. 

A partida da grande decisão, entre Bloco Hilariê e Galera do Aço, já teve sua data definida pela Direção da Liga Tabuleirense de Desportos – LTD, e será na próxima terça-feira, 27 de janeiro, às 19h30min, na quadra da CNEC. 

Nesta edição do certame, a Liga presta homenagens aos 30 anos da primeira conquista tabuleirense do Campeonato Intermunicipal de Futsal, realizado em Sobral no ano de 1984. O elenco campeão, que entrou para a história do futsal tabuleirense, era composto por: Chico Leite, Josemar, Careca, Zé Marcos, Humbernelson, Paulo César, Chiquinho Caxolé, Galego da Barrinha (Lucas), Zé Maria (Papagaio) e Pituca. Téc. Mundinho Conrado.

O Campeonato Tabuleirense de Futsal tem o patrocínio dos Postos Salinas II e Alternativo, Vereador Marcos Aurélio, Romildo Motos Peças, Vice-Prefeito João Artur, Citolab, GG Motos Peças, SEJUV da PMTN e Marca 4N. E a colaboração da CNEC, FM Caminhoneiro, TV Jaguar e Nativa FM.

Jovem é atingido por disparo de arma de fogo na comunidade de Serra do Félix em Beberibe

Foi lesionado com um disparo de arma de fogo, nesta terça-feira, dia 20, por volta das 10h, na localidade de Lagoa Queimada, Serra do Felix, município de Beberibe/CE, a pessoa de Josiel Batista Braz, 26 anos. 

Segundo a polícia o sinistro aconteceu, após a vítima ter entrado em vias de fato com João Ramez, acusado de ter efetuado o disparo. Josiel foi socorrido por populares ao Hospital de Chorozinho e em seguida transferido ao IJF, em Fortaleza. 

Policiais militares foram acionados e no local onde ocorreu o fato, foi encontrado um Revólver Cal. 38 com a numeração raspada, com duas munições, sendo uma deflagrada e outra intacta, arma esta, que foi levada para a DPC de Beberibe. O suspeito do disparo fugiu e está sendo procurado pela polícia. 

Fonte: 1º BPM

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Impacto de crise da água é o mais temido por elite mundial

O impacto da crise da água aparece pela primeira vez no topo da lista de riscos do Fórum Econômico Mundial, ao lado de conflitos entre Estados nacionais. Há nove anos o Fórum apresenta duas listas, elaboradas junto a 900 executivos e especialistas, com os principais riscos para o planeta nos próximos 10 anos. 

Uma lista dá conta dos riscos mais prováveis, enquanto a outra elenca os riscos de maior impacto. No topo da lista de impactos mais temidos, a Crise da Água vem seguida por Rápida e Maciça Disseminação de Doenças Infecciosas e por Armas de Destruição em Massa. 

"A urbanização aumentou o bem-estar social. Mas como as cidades se desenvolvem muito rapidamente, sua vulnerabilidade é maior também, e pandemias, colapsos nos sistemas de água, energia e transporte e o impacto das mudanças climáticas representam as maiores ameaças. Especialmente, em países emergentes", disse Axel P. Lehmann, chefe da área de risco do Zurich Insurance Group. 

Já na lista dos riscos mais prováveis, o item Conflitos entre Estados com Impacto Regional lidera o ranking, seguido por Eventos Climáticos Extremos e por Falhas na Administração Governamental. 

'Parceria em lugar da competição' 

"Vinte e cinco anos depois da queda do muro de Berlim, o mundo enfrenta novamente o risco de grandes conflitos entre Estados", sublinha Margareta Drzeniek-Hanouz, economista do Fórum Econômico Mundial. 

Ela afirma que no escopo dos conflitos não estão apenas guerras, mas também ataques cibernéticos, competição por recursos naturais e sanções e outras ferramentas econômicas. 

"Para enfrentar estes problemas é preciso que o mundo volte ao caminho da parceria, em lugar da competição", sugere. 

Desde 2007, esta é a segunda vez em que um tópico ambiental lidera uma das duas listas. 

Em 2011, Tempestades e Ciclones estavam no topo da lista de probabilidades, comumente liderada por assuntos econômicos, como Colapso no Preço de Ativos (2008, 2009, 2010) e Disparidade de Renda (2012, 2013, 2014). 

A Crise da Água vem sendo citada entre os piores riscos de impacto global desde 2011. Esta lista sempre foi liderada por assunto econômicos, Crises Fiscais, Colapso no Preço de Ativos e Crise Financeira Sistêmica.

G1

Limo Fight chega a 14ª edição com 3 combates com disputa por cinturão

O ano de 2015 vai começar com tudo para os amantes das artes marciais no Ceará. O mês de janeiro reserva uma agenda bem movimentada de eventos em solo cearense. O primeiro passo será dado no município de Limoeiro do Norte com a 14ª edição do Limo Fight. O evento está marcado para o dia 23 de janeiro. 

O card conta com 10 lutas e tem como atrações três disputas de cinturão. Na luta principal do LFC, valendo o título do peso-galo (até 61kg), um duelo Ceará x Rio Grande do Norte: o atual campeão Iramar Frota enfrenta o potiguar Amaury Júnior. 

No co-evento principal, valendo o título dos meio-pesados, o respeitado Cássio Jacaré (1° do ranking nacional na categoria até 93kg) mede forças com o veterano Silmar Rodrigo. Outra categoria em que haverá disputa de cinturão é a dos pesos leves. Em um confronto cercado de rivalidade, o atual campeão Vladson Gereba enfrenta James Silveira. 

Confira o card do evento 

Iramar Frota X Amaury Júnior 
Cassio Jacaré X Silmar Rodrigo 
Júnior Desequilibrado X Mourão 
Gereba x James Silveira 
Jefferson Rodrigues x Leandro Naja 
Arlisson Tenchihan x Diego Espartano 
Talison Soares x Antônio Pedreira 
Mabelly Lima x Rayanne Lacerda 
Jarlan Gomes x Thiago Amorim 
Anastácio Júnior x Carlos Popo

Fonte: Limoeiro Plantão Policial

"Império": Pai do Maurílio só será conhecido na última semana

Aguinaldo Silva pretende levar o mistério sobre o pai de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) até o final de "Império". 

E, para tentar evitar o vazamento de informações a respeito dessa trama, irão aparecer dois pais do vilão na história – o falso primeiro e o verdadeiro depois. Para cada um dos casos, três atores serão selecionados pela direção. 

E ele já deixou avisado: "se vazar os nomes, eu mando trocar". 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Caminhão-pipa vira após colidir em carreta, no município de Morada Nova

Um acidente envolvendo dois caminhões e uma carreta ocorreu na manhã desta terça-feira (20), por volta das 11h, em Morada Nova. De acordo com informações de testemunhas, um caminhão-pipa tentou desviar de outro caminhão e acabou colidindo de frente com uma carreta que se encontrava parada. 

O acidente ocorreu na Rodovia CE-046 em frente a fábrica de lácticos do grupo Betânia de Morada Nova. 

Segundo a Polícia, o caminhão Pipa de placa NBX-1260 anotações de Ibaretama-Ce, que era conduzido por José Anselmo de Andrade, 57 anos, residente na Rua José Damasceno, centro de Ibicuitinga-Ce, seguia  sentido Posto do Dedé, quando de repente saiu em travessia da pista um terceiro caminhão cruzando irregularmente a via, foi quando o Senhor José numa manobra brusca desviou para a contramão da via e acabou colidindo de frente
com uma carreta de placa OGD-3876 de João Pessoa-PB.

Com o impacto o caminhão de porte menor veio a tombar e o motorista ficou preso nas ferragens, onde foi solicitado uma equipe do SAMU e a vítima foi socorrida à Fundação  São Lucas em Morada Nova. Já o motorista que causou o acidente, segundo informações, identificado por João, que reside na cidade de Morada Nova, se evadiu do local sem prestar socorro as vítimas. 

Vale ressaltar que apesar da violência do impacto, felizmente as vitimas tiveram apenas escoriações leves.


Informações: Plantão MN
Fotos: Limoeiro Plantão Policial

Morre surfista Ricardo dos Santos, baleado na Guarda do Embaú, em SC

Familiares comunicaram, no início da tarde desta terça-feira (20), a morte do surfista catarinense Ricardo dos Santos, de 24 anos. Ele levou três tiros em frente à casa da família, na Guarda do Embaú, em Palhoça, Santa Catarina. O atleta passou por quatro cirurgias no Hospital Regional de São José, mas não reagiu aos procedimentos médicos e as hemorragias não cessaram, causando sua morte. 

Após a notícia, amigos e familiares permaneceram na entrada do hospital, onde estavam desde segunda-feira (19). O suspeito dos disparos, um soldado da Polícia Militar, está detido no quartel da PM em Florianópolis. 

Baleado na Guarda do Embaú 

Ricardinho, especialista em ondas pesadas e tubulares e reconhecido internacionalmente por diversos títulos, foi baleado na manhã de segunda-feira na praia do Guarda do Embaú, em Palhoça. 

Conforme depoimento de testemunhas à Polícia Militar, ele pediu para que duas pessoas, um policial militar e um menor – irmão do PM, segundo a polícia –, que estariam consumindo drogas, saíssem da frente da casa dele. Houve discussão, e Ricardinho foi atingido por três tiros entre o tórax e o abdômen. 

Os familiares do esportista dizem que um dos homens teria estacionado o carro sobre um cano que faz parte de uma obra realizada na casa de Ricardo, o que teria motivado o pedido para que saíssem do local. A investigação apura as duas versões, conforme o delegado, Marcelo Arruda. 

Além do policial militar, o irmão dele, menor de idade, foi apreendido. O agente público estava de férias, segundo a PM informou em nota. Conforme o texto, ele responderá inquérito administrativo, além do que foi instaurado pela Polícia Civil. O soldado, que está na corporação desde julho de 2008, pertence ao 8º Batalhão de Joinville, no Norte do estado. 

Duas versões 

O policial afirmou em depoimento que atirou para se defender. "Ele alegou legítima defesa. Disse que a vítima teria tentado agredir e que ele teve que se defender", detalhou o delegado Marcelo Arruda, responsável pelo caso. 

O policial manteve a versão apresentada também pelo irmão, um menor que estava junto com ele no momento da discussão. O garoto foi liberado. 

A Polícia Civil também coletou depoimentos do avô e de um tio do surfista e de dois policiais militares que atenderam a ocorrência.

"São duas versões conflitantes. Uma parte alega que agiu em legítima defesa, que teria sido ameaçada antes, e a outra parte fala que não, que foram feitos os disparos injustificados, que não houve nenhum tipo de agressão anterior que motivassem esses disparos", afirma Marcelo Arruda.

O delegado disse que o menor de idade foi ouvido pela polícia como testemunha. "Ele não teve envolvimento e alega que a vítima foi para cima deles com um facão, e ele [o policial] só reagiu em legítima defesa", detalha Arruda.

No entanto, segundo Arruda, os policiais militares que atenderam a ocorrência não apreenderam nenhum facão no local dos disparos. Já a arma do policial, assim como o veículo dele, foi encaminhada para o Instituto Geral de Perícias.

"Com certeza vamos fazer reconstituição para ficar melhor esclarecido. Não vai demorar, porque como se trata de pessoa presa, o prazo é bem exíguo", explica o delegado Arruda. "Não tem mais ninguém para ser ouvido", detalha. Ele acredita que o inquérito seja concluído em 10 dias.

G1

Candidato inclui hino do Flamengo na redação do Enem e tira nota 660

Uma homenagem ao time do coração e, ao mesmo tempo, uma forma de testar os avaliadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São os argumentos que o estudante Francisco Elias da Silva, de 26 anos, diz ter usado para citar o hino do Flamengo em sua redação, que obteve nota 660 no resultado divulgado na última terça-feira (13). O flamenguista é morador de Alto do Rodrigues e estuda Informática em Ipanguaçu, cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Elias teria aproveitado o hino do Flamengo para contextualizar o texto sobre publicidade infantil, tema da redação do Enem deste ano. O estudante reproduziu o rascunho do texto na internet, uma vez que as redações ainda não foram divulgadas. "Quis deixá-los sem brechas para ver se me davam nota boa ou ruim mediante o que fiz, para sabermos o critério que o Enem utiliza", explica o estudante. 

No entanto, Elias não foi o primeiro a usar o hino de um clube de futebol na redação do Enem. Em 2013, um candidato incluiu o hino do Palmeiras no texto. Depois dessa e de outras brincadeiras na avaliação, o Ministério da Educação prometeu endurecer as regras da redação e anular textos que desviassem propositadamente do tema com deboches. 

O próprio Elias se sentiu prejudicado na prova de 2013, um dos motivos que o levaram a usar o hino do Flamengo. "Foi o melhor texto que já fiz. Era sobre bebida alcoólica e trânsito. Acabei tirando 560 e me senti prejudicado. Fiz a brincadeira neste ano e pensei 'se tirar mais de 500 eu publico o texto'", afirma. 

Aprovado em 2013 para o curso de Informática no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o estudante afirma ter feito a prova para testar os conhecimentos. Sobre o Flamengo, ele garante a torcida pelo clube e afirma que a história contada na redação é verdadeira. 

"Quando o Flamengo ganhou a Copa Mercosul, em 1999, passava um comercial na TV com o hino. Foi a chance de fazer a homenagem também. Teve o que colocou o hino do Palmeiras. O Flamengo tem torcida maior, mais prestígio, com certeza pensei que ia tirar uma nota maior", encerra Elias. 

Fonte: G1

Paulo Duarte anuncia necessidade de seu afastamento da função de Prefeito Municipal

O Prefeito Municipal de Limoeiro, Paulo Duarte, afirmou em uma entrevista concedida ao site da TV Jaguar na manhã de segunda-feira, 19 de janeiro, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), por ocasião da abertura da Semana Pedagógica, que deverá se afastar por um tempo maior da administração do Município, para um tratamento mais adequado de sua saúde, onde irá exigir muito repouso. 

Em São Paulo, estado em que a medicina é mais avançada, o prefeito foi submetido a um raio-x completo de toda sua situação clínica para obter o resultado de seu quadro clínico geral de saúde. Ele precisará de um tratamento mais eficaz e de um afastamento mais demorado das atividades, mas antes irá procurar estruturar a administração e reconhece que o momento é de dificuldades. 

O Prefeito, diferentemente daquele que esteve na segunda-feira, 13, no distrito do Bixopá, juntamente com todos os secretários, onde foram ouvir uma série de reclamações das comunidades que fazem o Distrito, e principalmente a sede do Bixopá, quando apresentou indisposição em sua saúde, se apresentou na FAFIDAM com um aspecto agradável. 

Duarte afirmou que mesmo diante das dificuldades em que o Município atravessa, e com a saúde um pouco debilitada, vai dar para segurar o “Tranco” nesses dois últimos anos que terá pela frente como gestor maior do município, e pretende ir até o final de seu mandato. 

Postado: TV Jaguar

Ciro se revolta por Camilo receber Capitão Wagner no Abolição

O líder do Pros no Ceará, Ciro Gomes, não está contente com os rumos dados ao Executivo pelo novo governador Camilo Santana (PT). A aproximação do petista com os servidores do Estado, como os policiais e professores, que mantinham uma relação tensa com a antiga gestão de Cid Gomes (PROS), levantou críticas do ex-ministro e ex-secretário da Saúde. Ciro estaria disposto a romper com Camilo, por estar contrariado com as recentes conversas entre o novo governador e os opositores do governo passado. 

Camilo, logo nos primeiros dias de seu Governo, resolveu deixar clara a marca que pretende deixar de sua administração. De acordo com ele mesmo, o diálogo será a principal estratégia usada para ultrapassar os obstáculos na gestão do Executivo Estadual. 

Para oficializar a nova pretensão do Governo, de deixar as portas abertas para a discussão dos problemas e soluções, Camilo convidou, para um encontro individual, no Palácio da Abolição, todos os deputados estaduais, aliados e opositores, que irão compor a nova Legislatura. Entre os futuros membros da Assembleia Legislativa que aceitaram o convite, a figura de maior expressão foi a do deputado eleito Capitão Wagner (PR), tendo em vista os grandes embates entre ele e membros da antiga gestão de Cid Gomes. 

Durante a última campanha eleitoral, tanto Cid como Ciro Gomes (PROS) bradaram aos quatro ventos que Capitão Wagner (PROS), representante da categoria dos policiais do Estado, era líder de uma milícia, ligada ao narcotráfico, estruturada dentro da Secretária de Segurança Pública de Defesa Social do Ceará. Após o pleito, Capitão Wagner (PROS) saiu vitorioso, sendo o parlamentar mais votado da história no Estado. As acusações contra ele, até hoje, não foram provadas. 

Deixadas as tensões para trás, Camilo sentou-se com Wagner, de quem recebeu uma série de recomendações e propostas para a área da segurança pública, uma das mais críticas nos últimos anos. Mesmo breve, o encontro não agradou em nada a Ciro, líder do grupo político que articulou a candidatura do petista. Conta-se que, na época da campanha, Ciro não havia se convencido do potencial do candidato petista e que, por diversas vezes, nos bastidores, deixou transparecer seu descontentamento com Camilo. A recente atitude do governador, de cortejar o principal opositor do clã Ferreira Gomes, deixou o relacionamento ainda mais crítico entre os dois. 

O que também despertou a ira de Ciro foi o avanço no processo de negociação entre Camilo e os servidores das universidades estaduais, em greve desde setembro passado. Para pôr fim à paralisação, o novo governo cedeu às reivindicações e prometeu realizar o concurso público destinado à contratação de professores efetivos para as instituições. A medida vinha sendo protelada há meses pelo então governador Cid. Ciro, com seu já conhecido temperamento forte, também foi personagem no andamento do protesto dos servidores, figurando nos jornais como responsável por agressões aos manifestantes. 

Ceara News7

Russas: TCM reprova contas da educação na gestão Raimundinho

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) analisou e julgou a “prestação de contas de gestão do Fundo Municipal de Educação de Russas, exercício financeiro 2012, de responsabilidade da senhora Lindalva Pereira Carmo (foto), ex-secretária de Educação em Russas. De acordo com o Relator Conselheiro Ernesto Saboia, várias irregularidades foram encontradas. Em tese a gestora praticou, ato de improbidade administrativa. 

Entre muitas irregularidades o TCM constatou que o município de Russas prorrogou um contrato com a empresa G&C Transportes que era responsável em transportar alunos do município, contrato de ( R$ 163.832,55 mensal ).Segundo o tribunal o contrato foi modificado, incluindo na cláusula a possibilidade de prorrogação. Ao verificar, o TCM constatou também que a empresa não dispunha de qualquer veículo para prestar serviço, todos foram sublocados de proprietários do município, mesmo sem conter no edital. Outros cinco veículos particulares foram contratados pela ( Semed ), veículos de categoria particular, não estando aptos a prestar serviço de transporte individual ou coletivo de passageiros ou bens. 

A comissão de inspeção constatou que a pessoa responsável pelo controle e gastos com combustíveis, que deveria possuir um mapa com quilometragem, data, saída e chegada, litros abastecidos e roteiros, falhou na sua função. Campos estavam em branco com informações insuficientes para atestar quilometragem percorrida. 

Por ocasião in loco, a comissão constatou que os veículos próprios da prefeitura de Russas, assim como os locados estavam em péssimo estado de conservação. A comissão também constatou rachaduras no teto no almoxarifado de medicamentos, oferecendo risco aos medicamentos. Foi encontrado também documentos em sacos plásticos depositados sem o mínimo de controle e organização, conforme registros fotográficos. 

Em obras o TCM pôde encontrar falhas na execução da construção de 03 salas de aulas com banheiro na Escola Inácio de Barros, distrito de flores. Como pagamento fora do prazo, pagamento em duplicidade para fabricação de laje para forro, no valor de R$ 1.476.47. Vários itens foram pagos e não executados no valor de R$ 4.865.53. Quase os mesmos problemas foram constatados na construção de 01 sala de informática, 2 salas de aula e outros, localizado no Sítio melancias. Construção no valor de R$ 146.815,02, como pagamento fora do prazo, inexecução de itens pagos, vários itens foram pagos e não executados, no valor de R$ 9.632,27. 

A gestora da educação foi multada pelo TCM no valor de R$ 17.687.32, assim como reconhece que a gestora praticou, em tese, ato de improbidade administrativa, tipificado no ART.10, inciso XI, da Lei 8.429. 92. Além da gestora da educação Lindalva Pereira, também foram multados, Gerlândia Nara de Oliveira Caminha, responsável pelo controle e fiscalização de combustível. Maria de Jesus Gonçalves, Controladora interna. Reginaldo Rebolças de Lima, Coordenador de Viação e Transporte. Paulo Geovannin Alexandre, gerente do Almoxarifado. Ócelio Lopes da Silveira, Engenheiro Responsável pelas obras. 

Fonte: Russas News