terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Homem é assassinado com 78 tiros em Natal

Cápsulas encontradas no local
Um homem foi morto atingido pelo menos 78 tiros dados por um motoqueiro no bairro de Ponta Negra, região sul de Natal, na manhã desta terça-feira (3). 

Segundo a polícia, Tércio Duarte da Silva, 34, foi atingido no tórax, cabeça e braços dentro do carro em que estava. A polícia não soube informar o motivo do crime. 

O assassinato ocorreu na rua da Lagosta, na praia de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos da cidade. 

De acordo com a equipe do 5º Batalhão da PM (Polícia Militar), o atirador se aproximou da vítima e atirou sem dizer nada. Silva estava no banco do passageiro. A polícia informou que testemunhas relataram que o atirador ordenou que o motorista do carro saísse para não ser atingido pelos disparos. 

O assassinato foi filmado por uma pessoa que estava em um prédio. 

A polícia não identificou o autor dos disparos até a publicação deste texto. 

Silva tinha passagem pela polícia, em 2012, quando foi preso por receptação de veículos roubados. 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Volume de água no Estado reduz para 19,6%

O volume de água armazenado no Ceará diminui com o passar dos dias. Atualmente, o Estado concentra 19,6% de armazenamento d'água. Ao todo, 127 açudes estão com volume inferior a 30%. 

Em relação a situação das regiões cearenses, os Sertões de Crateús apresentam apenas 0,4% de volume armazenado. O Alto Jaguaribe é a localidade que tem o maior nível de água acumulada até o momento, 38,9%. 

Nesta terça-feira (3), até às 08h30, a Funceme registrou chuvas em 39 municípios cearenses. As maiores precipitações foram em Viçosa do Ceará (77,4 mm), Deputado Irapuan Pinheiro (52 mm) e em Ibiapina (50 mm). 

A previsão para o restante do dia é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas ocasionais e a noite, céu parcialmente nublado. 

Fonte: Russas News 7

Cidades cearenses reajustam salário dos professores

De acordo com a Federação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), em pelo menos sete cidades do Ceará o salário dos professores foi reajustado em 13,01% ou mais, conforme determina a Lei do Piso do Magistério. Em Beberibe, Várzea Alegre, Orós, Cruz e Choró os benefícios cresceram de forma linear e de acordo com a previsão nacional. Em Quixadá e Ibaretama o percentual foi ainda maior, ficando em 16% e 17%, respectivamente. 

Os dados foram apresentados à Fetamce pelos sindicatos de servidores filiados, que negociam as demandas dos trabalhadores com as prefeituras cearenses, dentro das atividades da Campanha Salarial Unificada 2015. 

Ainda segundo a Federação, além do reajuste, está havendo também a regulamentação nas cidades de outro mecanismo da Lei do Magistério, que reserva um terço da jornada de trabalho dos professores para atividades extraclasse. A demanda passou a ser atendida em pelo menos três novas localidades: Orós, Crateús e Ipueiras.

“O resultado preliminar mostra que há sim capacidade de os municípios oferecerem pelo menos 13% de reajuste para os professores, haja vista o resultado inicial em cidades de médio e pequeno porte, pois crise só há no bolso do trabalhador e não no cofre de muitas prefeituras”, comentou Enedina Soares, presidenta da Fetamce. 

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o novo piso resulta em um aumento de cerca de 7 bilhões de reais nos gastos dos municípios brasileiros. Assim como a entidade, especialistas em educação ressaltam que o reajuste federal viola a autonomia dos municípios e provoca impacto significativo nas contas públicas locais. 

“Em um grande número de municípios brasileiros, a folha de pagamento dos docentes consome de 80% a 90% do orçamento para a educação. E como o reajuste afeta também o salário dos professores aposentados, as despesas decorrentes do aumento podem ser o dobro do que se calcula”, diz João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa Beto. 

Fonte: Ceará Agora

Caminhonete fica destruída em colisão com morte na BR-153

O motorista de uma caminhonete morreu na manhã desta terça-feira (3), por volta das 6h15, em um acidente de trânsito no km 588 da BR-153, entre Crixás do Tocantins e Santa Rita do Tocantins. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor Walfranio Santos de Paiva, de 44 anos, saiu da pista e bateu contra uma árvore, não resistindo aos ferimentos. A caminhonete foi destruída com o impacto da colisão. 

Depois da batida, o velocímetro do veículo travou e marcava cerca de 120 km/h. Segundo a PRF, as causas do acidente são investigadas pela perícia da Polícia Civil de Porto Nacional que coletou informações no local. O corpo da vítima foi levado pelo IML e será liberado para a família após exames. O motorista era natural de Turvânia (GO). 


Fonte: G1

Durante rebelião na cadeia pública de Russas detento fica gravemente ferido

O fato aconteceu na manhã desta terça-feira, 03 de fevereiro, na cadeia publica de Russas. Em um local que tem três celas com espaço para 18 presos e que hoje é ocupado por 68 detentos. 

O problema teve inicio por volta das 09h no momento do banho de sol quando começou uma briga entre alguns detentos que agrediram um dos presos de nome Leandro Lopes de Souza, 21 anos. A policia foi acionada para o local onde prestou socorro ao detento levando-o para o hospital de Russas, onde foi medicado e logo em seguida encaminhado para Fortaleza. 

Logo após a retirada do preso, que foi levado para o hospital, os demais detentos se rebelaram e danificaram toda a parte interna da cadeia; arrancaram os portões e fizeram buracos nas paredes, etc. No momento está sendo aguardada uma decisão Judiciária. Estiveram presentes um defensor publico, um representante da UAB, o advogado Cezar Mariano, além de um representante do poder judiciário e a imprensa. Os presos estão cobrando a saída de alguns detentos para aumentar o espaço nas selas. 


Informações e foto: Blog do Erivando Lima

Deputado Adail carneiro em seu primeiro dia de trabalho da entrada em 5 projetos de lei

O deputado federal, Adail Carneiro(PHS), protocolou nesta segunda-feira(02) cinco Projetos de Lei, marcando o seu primeiro dia de trabalho na câmara federal. 

Voltado para a segurança e bem-estar das crianças, um dos seus projetos determina que dirigentes de instituições de educação pré-escolar e de ensino notifiquem faltas consecutivas e sinais de maus tratos envolvendo os alunos. 

Ainda sobre os jovens, proponho uma lei que torne obrigatório o seguro de vida do menor aprendiz e uma lei que vede a publicidade de bebidas alcoólicas, cervejas e assemelhados pensando em seu grande consumo que tem apresentado fator agravante de acidentes, violência e aumento de doenças crônicas. 

Para a segurança do consumidor, seu projeto determina uma identificação clara sobre os produtos que estão sendo comercializados, principalmente quando o assunto é a validade. 

Já na área de licitação pública, ele solicitou em um dos seus projetos que todos os editais para realização de obras constem a localização precisa mediante a indicação das coordenadas geográficas para evitar ocorrência de erros. 

Os projetos podem ser conferidos através dos links: 

Prefeito Ivan Silvério lança Carnaval Aracati 2015

Em coletiva realizada na noite desta segunda-feira (02), no auditório do IFCE de Aracati, o prefeito Ivan Silvério lançou o Carnaval Aracati 2015. Ao lado do Prefeito Ivan estava além do Secretário de Turismo e Cultura Thiago Sales, o Presidente da Câmara de Vereadores Fábio Bravo, o Delegado Drº Tony (Policia Civil), Major Colares (Policia Militar), Comandante da Guarda Municipal, Manuel Monte e seu Adjunto Marcos Vinicius, o Coordenador de Politicas sobre Drogas Diassis Garcia, o representante das comunidades religiosas Antônio Sena (Comunidade Maranathá), o Gerente Regional da Cagece Tancredo Junior e ainda o Chefe da Unidade da Coelce em Aracati Jean Fiorenza. 

Além de falar da infraestrutura, das ações de responsabilidade em obediência as recomendações de órgãos como Tribunal de Contas dos Municípios – TCM e Ministério Público – MP, também foram anunciados os trios e bandas que animarão o evento, que se distribui em Carnaval de Praia, Carnaval Popular e Carnaval Cultural. 

O Carnaval de Aracati começará com as bênçãos do Pré-Carnaval Maranathá, na quarta-feira (11/02), com Banda Divina Luz, e só termina na quarta feira (18/01), com o Bloco dos Loucos, na Praça da Coluna. Para a animação do folião em Majorlândia ou no Corredor da Folia (Rua Cel. Pompeu), serão 09 bandas locais, 10 estaduais ou regionais e 04 de outros estados, como Bahia e Rio Grande do Norte. 

O Patrocinador Oficial é a Itaipava e patrocínio da Coca Cola e Shopping Pinheiro – O Bom Vizinho. 

Em sua rede social o prefeito Ivan Silvério, se disse emocionado e bastante prestigiado por todos que fazem os blocos alternativos e culturais, além de secretários e adjuntos, assessores, vereadores e o mais importante, segundo ele, a participação dos órgãos de imprensa, desde rádios AM e FM, rádios web, blogs, jornais e ativos das redes sociais. 

O evento seguirá com o mesmo tema e focará também a campanha iniciada o ano passado, Aracati 2015 – O Carnaval do Ceará é aqui, com diversão, sem drogas, violência e exploração. 

Em sua citação o prefeito Ivan Silvério, disse ainda “Batemos sempre na mesma tecla, tudo que fazemos é com Deus sempre a frente, tendo calma e muita responsabilidade, e mais uma vez repito a grande estrela do nosso Carnaval, é o povo aracatiense.” 

BANDAS LOCAIS 
Pegue Axé 
Muleque Atrevido 
Chico de Janes 
Asamoha 
Amor a Mil 
Xote 7 
Malucos da Folia 
Los Kakos 
Louca Mania 

BANDAS ESTADUAIS 
É o Chefe 
Timbaleira 
Sunsamba 
Mr. Babão 
Ítalo e Reno 
Ihoannes 
Lagosta Bronzeada 
As Coleguinhas 
Luis Marcelo e Gabriel 
Rafaella Manville 

BANDAS DE OUTROS ESTADOS 

André Luvi (Rio Grande do Norte) 
Banda Inala (Rio Grande do Norte) 
 Selva Branca (Salvador/Bahia) 
Sintonia (Salvador/Bahia) 

TRIOS
Bradock 
Porradão 
Parajós 

Fonte: Aracati Noticias

PNE – Estados e municípios têm prazo até julho para instituir metas

O prazo final é o mês de julho. É com essa data que estados e municípios devem trabalhar para aprovar leis que criam planos estaduais de educação (PEE) e municipais (PME), com diretrizes e metas a serem alcançadas até 2024. A determinação está na Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE) com vigência de 2014 a 2024. 

É preciso acelerar o trabalho, diz Binho Marques, titular da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do MEC, que coordena essa ação em âmbito nacional. O motivo é que, de julho em diante, as relações de estados e municípios com o Ministério da Educação terão como instrumento os planos de cada unidade. “Os planos de educação são fundamentais para ter acesso ao PAR (Plano de Ações Articulado)”, lembra o secretário. 

Binho Marques explica como os planos são determinantes para estados e municípios: se, por exemplo, o ministério vai definir a expansão de uma universidade ou instituto federal, ele precisa saber quais são as demandas de ensino superior ou técnico dos municípios de uma determinada região. É nisso que o planejamento vai ajudar, tem que estar previsto, escrito. 

Estados – O mapa dos estados em 31 de janeiro, elaborado pela Sase, mostra o andamento dos planos: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Maranhão são as unidades da Federação com planos constituídos por lei; o Distrito Federal e o Rio Grande do Sul já enviaram projetos de lei para apreciação dos legislativos; Rondônia e Roraima concluíram os projetos; Acre, Rio de Janeiro e Santa Catarina fecharam o documento-base, que é uma leitura da realidade e constitui o estágio anterior à consulta pública; São Paulo e Tocantins fizeram o diagnóstico. 

Os outros 15 estados estão ainda no processo preliminar, apenas constituíram comissões de coordenação com atividades em diferentes etapas. Para acelerar o desenvolvimento e atender a data estipulada no PNE, a Sase elaborou um calendário, já em execução, que compreende uma reunião mensal com os coordenadores estaduais para tirar dúvidas e auxiliar no processo, abriu uma agenda de visitas aos secretários que estão em maior dificuldade de cumprir o prazo, usa o telefone para falar diretamente com eles, e nos dias 10 e 11 deste mês, Binho Marques vai ao encontro dos secretários na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontece em Brasília. 

Além desse tipo de atendimento, o Ministério da Educação tem uma equipe de 297 técnicos, supervisores e coordenadores que atendem todas as secretarias de educação dos estados e municípios. Cada técnico é responsável por 25 municípios, em média; cada supervisor, por 100 municípios; e um coordenador olha o estado todo e suas cidades. Governadores e prefeitos têm, ainda, um roteiro completo, da construção à aprovação dos planos, no Portal do PNE na internet. 

Municípios – Entre os 5.570 municípios, a secretaria identificou oito tipos de situação quanto à evolução dos planos: 37 municípios cumpriram todas as fases e as leis foram sancionadas; 35 já aprovaram leis; 37 enviaram o projeto de lei à câmara de vereadores; 37 elaboraram o projeto de lei; 95 realizaram consultas públicas; 247 fizeram o documento-base; 689 concluíram o diagnóstico; e 2.843 constituíram comissão coordenadora. Um grupo de 1.441 cidades ainda não iniciou o trabalho de adequação ou elaboração do PME e 109 municípios não prestaram informações ao Portal do PNE. 

Autor: MEC

Homem é morto a tiros na manhã dessa terça-feira (03/02) em Russas

O crime aconteceu na manhã dessa terça-feira, 03 de fevereiro, por volta das 6h40min, nas proximidades da Praça Scipião Maia Scipião, no Bairro Várzea Alegre, periferia da cidade de Russas, estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia, foi morto a tiros a pessoa identificada por Aurismar Paz da Silva, 46 anos, que residia na Avenida José Ramalho, mesmo Município. A  vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo, sendo socorrida ainda com vida para o Hospital Local, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

Segundo ainda a polícia a crime foi cometido por dois indivíduos não identificados, que fugiram logo em seguida tomando rumo ignorado.



Informações: 1º BPM
Foto: Blog do Erivando Lima

Moisés Braz é o primeiro trabalhador rural empossado como deputado na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou neste domingo (1º) a solenidade de posse dos deputados estaduais para a legislatura 2015-2018. O evento, que contou com a presença do governador Camilo Santana (PT) e elegeu a nova Mesa Diretora da Casa, marcou a posse do primeiro trabalhador rural como deputado estadual no Parlamento Cearense. 

Maior liderança sindical rural do estado, Moisés Braz Ricardo chegou ao legislativo após conquistar 75.027 votos em todos os municípios cearenses nas eleições de outubro do ano passado. Ele foi o deputado mais bem votado do Partido dos Trabalhadores, o 5º da coligação e o 10º colocado entre os 46 parlamentares da Casa. 

“Nosso mandato é fruto de uma construção política que nasceu no movimento sindical rural cearense, representante de mais de 700 mil trabalhadores filiados aos 183 sindicatos rurais do Estado e também recebeu apoio do movimento sindical urbano, principalmente da Região Metropolitana de Fortaleza. Na Assembleia, vamos defender os trabalhadores, o PT e os governos Camilo Santana e Dilma Rousseff”, afirmou o novo deputado, que agradeceu ao apoio de companheiros do movimento sindical, como a Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), e os sindicatos dos Metalúrgicos, Comerciários e Bancários, além de entidades e organizações da sociedade civil. 

Moisés Braz Ricardo nasceu em 5 de setembro de 1963 no município de Massapê, Ceará, filho de Pedro Alcântara Ricardo e Maria Aparecida Braz Ricardo. Trabalhador rural, ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Ceará (Fetraece), de 1993 a 1996. Exerceu ainda o cargo de vice-presidente do STTR de Massapê em 1998, antes de assumir a Secretaria de Finanças da Fetraece, de 2001 a 2005, entidade para a qual acabou sendo eleito presidente por duas gestões (2005-2009 e 2010-2013) e posteriormente vice-presidente. Fundou e presidiu ainda o PT de Massapê. 

Entre as bandeiras a serem defendidas por Moisés na Assembleia estão o fortalecimento cada vez maior da Agricultura Familiar com assistência técnica, terra, água, crédito e inclusão socioeconômica de jovens, mulheres e da terceira idade; a Reforma Agrária; a luta do movimento sindical de trabalhadores rurais e urbanos e o diálogo das Organizações da Sociedade Civil Organizada (ONGs) com os Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipais com vistas à construção e implementação das Políticas Públicas. 

Fonte: assessoria.

Camilo quer dinheiro para seca, saúde e educação

O governador Camilo Santana (PT) dedica esta terça-feira a três audiências ministeriais, em Brasília, na tentativa de arrancar recursos para ações de combate aos efeitos da estiagem, para a construção e manutenção de escolas profissionalizantes e dos hospitais regionais. São três audiências – Educação (10 horas), Integração Nacional (15 horas) e Saúde (17 horas). Camilo será recebido por cada um dos titulares dessas pastas. 

Após reafirmar, em mensagem à Assembleia Legislativa, o compromisso de priorizar áreas estratégicas da administração, como recursos hídricos, educação, saúde e segurança, Camilo tentará, nesta terça-feira, arrastar verbas para perfuração de poços, agilizar obras do Cinturão das Águas – trabalhadores começam a ser demitidos dessa obra por falta de recursos, e garantir a contrapartida do Governo Federal na manutenção das escolas profissionalizantes e hospitais regionais. 

Uma das maiores preocupações é na área da saúde. Somente com os Hospitais Regionais do Cariri (Juazeiro do Norte), Norte (Sobral) e Sertão Central (Quixeramobim) e Hospital Waldemar Alcântara (Fortaleza), o Governo do Estado irá destinar, em 2015, mais de R$ 400 milhões. Desse total, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, menos de 40% serão oriundos do Governo Federal. 

Durante a audiência com o Ministro da Educação, Cid Gomes, Camilo irá tratar, além da agenda nessa área, de outro assunto que está na pauta diária: a decisão da Petrobras em suspender a refinaria no Complexo Industrial do Pecém. 

Como governador, Cid Gomes foi um dos maiores indutores desse empreendimento e garantiu, em seus dois mandatos, mais de R$ 700 milhões para obras de infra-estrutura, habitação e saúde que possibilitassem o remanejamento de famílias residentes nos terrenos destinados à construção da unidade de refino da Petrobras. 

Hoje o Ministério Público Estadual cobra explicações sobre o destino desses recursos e, com a decisão da Petrobras, quer que o Estado seja ressarcido por eventuais prejuízos com a suspensão da refinaria. O governador Camilo Santana chegou a dizer, também, que irá lutar para o Estado ser ressarcido pelos investimentos realizados, mas, muito mais do que isso, segundo ele, é importante a luta do Ceará para a refinaria se transformar em realidade. 

AGENDA DE CAMILO SANTANA, DE ACORDO COM A SUA ASSESSORIA 

10h: Reunião com o ministro da Educação, Cid Gomes 
Local: Ministério da Educação (MEC) 

15h: Reunião com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi
Local: Ministério da Integração Nacional 

17h: Reunião com o ministro da Saúde, Arthur Chioro 
Local: Ministério da Saúde

Fonte: Ceará Agora

Quatro municípios cearenses serão fiscalizados pela CGU

Quatro municípios cearenses foram sorteados nesta segunda-feira (2) pela Controladoria-Geral da União (CGU) para serem fiscalizados quanto à aplicação dos recursos federais destinados à execução de programas do governo; bem como apurar as denúncias e representações enviadas à CGU. São eles: Itapajé, Chaval, Martinópole, Ararendá. 

A iniciativa faz parte da 40ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos, que busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrupção e fomentar o controle social. 

Desde 2003, já foram fiscalizados 2.144 municípios. As ações de controle já analisaram R$ 21 bilhões transferidos pelo Governo Federal. Entre os problemas identificados pela CGU, com maior frequência, estão: fraudes em processos licitatórios; falta de medicamentos; condições inadequadas de armazenagem de alimentos destinados à merenda escolar; superfaturamento de preços; e pagamento por serviços não realizados. 

Os relatórios contendo os resultados dos sorteios são publicados no site da CGU, após serem devidamente encaminhados aos Ministérios gestores das políticas públicas, possibilitando a adoção de providências para a correção das irregularidades verificadas. 

Fonte: Ceará Agora

Aprovado em sete vestibulares e quatro concursos dá dicas de estudo

"Não estude apenas o que você acha que pode cair na prova”, é o que recomenda o estudante de filosofia Charles Andrade, que foi selecionado na chamada regular do Sisu para o curso de medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas diz que não vai se matricular. Ele afirma que faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) todos os anos apenas para testar conhecimentos. 

Além de medicina neste ano, o estudante já foi aprovado em quatro concursos públicos e outros seis vestibulares (engenharia mecânica, curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros, letras, filosofia, jornalismo e psicologia, todos na UFPB, exceto o último, em uma faculdade particular com bolsa integral). Para ele, o segredo para se dar bem nas provas é ser curioso e aprender de tudo um pouco. 

De acordo com Charles, após a publicação da matéria do G1 sobre sua aprovação no curso de medicina, várias pessoas o procuraram interessadas em saber quais as dicas e macetes que ele tinha para ser bem sucedido nas provas. “O Enem, diferente dos antigos vestibulares, não mede conhecimento acumulado, ele mede competências e avalia se o estudante sabe interpretar textos, ler gráficos, resolver problemas de raciocínio lógico, se tem pensamento crítico e coisas deste tipo”, disse o estudante que lembra que desde que concluiu o ensino médio divide o tempo trabalhando durante o dia e vai à faculdade à noite. 

O estudante de filosofia e servidor efetivo da UFPB comenta que em seu método, focar apenas no conteúdo programático das provas não é o fundamental para ser aprovado. “Eu vejo as pessoas nos cursinhos, que largam a vida social e ficam horas e horas apenas lendo apostilas e decorando só o que vai cair na prova. Pra mim este método não funciona, pois o Enem não é apenas uma questão de decorar as coisas e de ter o conhecimento, a prova quer saber se você sabe usá-lo”. 

Filho de um cobrador de ônibus e de uma técnica em enfermagem, Charles mora em João Pessoa e está no penúltimo semestre do curso de filosofia, pretendendo seguir carreira acadêmica e ser professor. Em sua rotina de estudos, o estudante de 25 anos, enfatiza que acha importante aprender coisas novas apenas por curiosidade. 

“Eu não estudo apenas o programa das disciplinas. Quero saber de tudo um pouco e daí leio e aprendo sobre coisas que me interessam apenas pelo prazer de aprender uma coisa nova todo dia. Acho importante também que os estudantes que querem ser aprovados sejam pessoas antenadas, que leia livros, principalmente os clássicos, e também leiam jornais e revistas, que assistam telejornais e saibam o que acontece no mundo. Tudo isso faz com que a pessoa exercite o cérebro e com isso fique não só preparada para o Enem, mas também para a vida”, concluiu. 

Charles foi aprovado para Medicina na UFPB através das cotas para estudantes de escola pública. Ele contou ao G1 que não vai cursar, pois pretende terminar o curso de filosofia. Nas redes sociais, os amigos de Charles demonstraram surpresa ao descobrir que ele não vai fazer o curso, que é um dos mais concorridos do país, e acreditam que ele pode se arrepender da decisão. “Agradeço a todo mundo pelas parabenizações, mas espero que parem de tentar me convencer a fazer o curso. É muito improvável que eu me arrependa, mas, se acontecer, o Enem tem todo ano”, responde o estudante. 

Fonte: G1

Em "Império", José Alfredo demite José Pedro: "Vai colher o que plantou"

José Alfredo (Alexandre Nero) ficará enfurecido com José Pedro (Caio Blat) após deixar a prisão e voltar ao trabalho. No capítulo de "Império" previsto para ir ao ar no dia 11, o Comendador vai demitir o filho e lhe dá uma bronca. 

"Você roubou seus irmãos, não teve o menor remorso em vender o meu diamante, virou um ladrão barato! E agora vai colher o que plantou: a partir de hoje, José Pedro, não tem mais choro nem vela, você está fora da Império", dispara ele, que colocará Cristina (Leandra Leal) para assumir sua função. 

Maria Marta (Lília Cabral) ficará revoltada e não aceitará a decisão do marido. 

Com a volta do Comendador ao comando da empresa, Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) exige uma vaga no conselho administrativo da Império até que o empresário pague tudo o que ele investiu na joalheria. 

"Eu passo a fazer parte do conselho de administração com direito a voto. E a veto, é claro", propõe Maurílio. 

Desconfiado que Merival (Roberto Pirillo) é comparsa de Maurílio, José Alfredo afasta o advogado de seus negócios. "O escritório do doutor Merival Porto não defende mais a Império e também a nenhum de nós, da família", avisa Zé. O advogado e o filho demitido manterão contato nos próximos capítulos de "Império". 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Governo quer diluir em 12 meses o pagamento do abono salarial

Entre as medidas para conter gastos anunciadas recentemente pela equipe econômica da presidente Dilma Rousseff, o governo conta com mais um trunfo para dar um alívio nas contas públicas: a diluição do pagamento do abono salarial de PIS em 12 meses. A medida está no novo pacote econômico. As informações são da Folha de S.Paulo. 

Atualmente, o benefício é pago em contas da Caixa Econômica Federal em quatro datas, acumuladas no segundo semestre de cada ano. Com a aprovação da medida, a ideia é estender este prazo de pagamento até junho do ano seguinte. 

O PIS é um direito do trabalhador que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano anterior. Para receber o dinheiro, o trabalhador deve estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e ter mantido um vínculo empregatício formal no ano anterior por pelo menos 30 dias. O valor pago pelo PIS é de um salário mínimo. 

A diluição do pagamento deste benefício ao longo do ano integra o pacote de economia de R$ 18 bilhões proposto pelo governo federal. 

(Com informações da Folha de S.Paulo)

Idoso de 68 anos é assassinado a tiros em Limoeiro do Norte

Um idoso foi morto a tiros nesta segunda-feira, 02/02, por volta das 20h, na CE 377, que liga os municípios de Limoeiro do Norte/CE á Tabuleiro do Norte/CE, mais precisamente nas proximidades da estrada do Sítio Quixaba. 

Segundo a polícia militar, o corpo do senhor Olavo Bilac de Freitas Rego, natural de São João do Jaguaribe/CE, que residia em Limoeiro do Norte, foi encontrado já sem vida ao lado de uma motocicleta Fan de cor vermelha. A princípio os policiais observaram duas perfurações a bala nas costas do aposentado. No local não foi encontrada nenhuma cápsula, o que levanta a suspeita de que a arma usada no crime pode ter sido um revólver. 

No local do sinistro ninguém soube informar sobre a autoria do crime e nem como tudo aconteceu. 

O corpo da vítima foi conduzido pelo rabecão ao IML de Quixeramobim para serem tomadas todas as medidas cabíveis. 

Fonte: 1º BPM
Foto: Blog do Erivando Lima

Jovem de 23 anos é executado a bala em Russas

Um jovem foi morto a tiros nesta segunda-feira, 02/02, por volta das 19h45min, na comunidade de Ingá, zona rural do município de Russas, interior do estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia, Francisco Janaelson da Costa Santiago, natural de Russas, que residia no local da ocorrência, foi surpreendido por dois indivíduos, armados de pistolas, numa motocicleta de cor preta, que invadiram sua residência e o executaram com 04 tiros no braço esquerdo, 04 na cabeça e 01 no peito. A dupla fugiu logo em seguida tomando rumo ignorado. 

Policiais militares compareceram ao local e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: 1º BPM
Foto: Blog do Erivando Lima

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Deputados estaduais assumem e terão salários de R$ 25 mil

Os deputados estaduais que assumiram mandatos, nesse domingo (01/02), passam a ganhar, a partir do início do mês de fevereiro, uma remuneração de R$ 25.322,25. A remuneração, que significa subsídio ou salário, tem por base o que ganham os deputados federais. O salário do deputado federal corresponde a 75% do que recebe, como remuneração, o deputado federal – R$ 33.763,00. 

O novo valor da remuneração dos deputados estaduais foi publicado por meio do Ato Deliberativo da Mesa Diretora, tem a assinatura do presidente José Albuquerque (PROS) e chegou às mãos dos parlamentares. O subsídio dos parlamentares é fixado no início de cada legislatura. 

Durante a semana, a Mesa Diretora publicará outros dois Atos Deliberativos – um, que trata da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP), e outro, com os valores da Verba de Gabinete. O dinheiro da VDP pode ser usado em gastos com transporte, combustíveis, comunicação e impressos. A Verba de Gabinete é destinada ao pagamento de salários de assessores. Os dois valores podem se aproximar dos R$ 90 mil. 

Fonte: Ceará Agora

Nível de emprego na construção civil cresce 10,23% no Ceará em 2014

Enquanto o nível de emprego na construção civil brasileira registrou declínio de 0,51% em 2014, frente ao ano anterior, o número de postos de trabalho no setor cresceu 10,23% no Ceará, sendo o estado nordestino que teve a maior variação na geração de empregos no acumulado de 2014, seguido da Paraíba (4,26%) e de Sergipe (2,31%). No País, registrou a segunda maior alta do ano, atrás apenas do Pará (12,17%). A terceira melhor taxa foi verificada em Santa Catarina (5,47%). 

O desempenho do Estado também ganhou evidência entre novembro de 2013 e novembro de 2014, sendo o melhor do Nordeste e também do Brasil. As vagas no setor da construção civil saltaram 10,86% em 12 meses.. O estoque de empregados foi de 115.057, o que representa 3,35% da participação nacional. Foram fechados 18 mil postos de trabalho com carteira assinada e, com a queda, a base de empregados atingiu em dezembro 3,285 milhões. 

Os dados fazem parte da pesquisa feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Apenas em dezembro, o setor eliminou 163,8 mil vagas o que significou recuo de 4,75% em comparação ao mesmo mês de 2013. Em relação ao mês anterior, em novembro, foi constatada queda de 4,34% e saldo negativo de 149.030 empregos. 

A retração não surpreendeu o setor, disse, por meio de nota, o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto. Segundo ele, o mercado mais enxuto e o desaquecimento nas obras de infraestrutura obrigaram as empresas a fazer cortes. “Além da desaceleração no volume de edificações imobiliárias, o setor de infraestrutura registrou diminuição do ritmo de obras em função de fatores como: interrupções de obras e demissões, em função de atrasos de pagamentos dos governos da União e dos Estados; adiamento de ordens de serviços para início da execução de obras e até cancelamento de contratos em decorrência dos desdobramentos da Operação Lava Jato”, informou no texto. 

O executivo observou que a recuperação pode ocorrer apenas a partir do próximo ano. Ao longo de 2015, conforme a análise dele, o emprego ainda estará ameaçado por conta das decisões tomadas nos dois últimos anos de se reduzir o volume de obras. “Para as obras de infraestrutura, esperamos que, passada a fase do ajuste, os governos coloquem seus pagamentos em dia e reiniciem contratações de novas obras, além de impulsionarem licitações de concessões e parcerias. Com isso, há expectativa de retomada do crescimento da construção em 2016.” 

No último mês de dezembro, o Centro-Oeste do país foi a região que apresentou o maior percentual de cortes (7,79%), comparado ao mês anterior com um saldo de 21.712 demissões. Em números absolutos, a Região Sudeste foi a que teve mais vagas suprimidas (60.822) em relação a novembro com queda de 3,59%. Nas demais regiões ocorreram as seguintes variações: Norte (-7,73% e 17.346 empregos eliminados), Nordeste (-4,11% e 30.268 cortes) e Sul (-3,77% e 18.882 cortes). 

Fonte: Ceara Agora

Zé pede para sair algemado de barracão e é aplaudido em Santa Teresa

Zé Alfredo (Alexandre Nero) está mesmo encrencado com a Polícia Federal! "Vamos lá, não espere mais pra cumprir a sua tarefa, que é me levar preso. Basta colocar as algemas... Porque disto eu faço questão", diz o todo poderoso, que sai algemado do barracão da escola de samba. 

Todos ficam perplexos com a situação. "Não se preocupem, porque nem que seja em pensamento eu estarei com vocês na hora do desfile", garante José Alfredo, que sai aplaudido pelos moradores de Santa Teresa. 

Não perca a cena, que vai ao ar nesta terça-feira, 3 de fevereiro.

3ª Comissão Disciplinar de Justiça Desportiva de Limoeiro do Norte toma posse

Na noite de sexta-feira, 30 de janeiro, na sede social da OAB Regional, em Limoeiro do Norte, tomaram posse os novos membros da 3ª Comissão Disciplinar de Justiça Desportiva de Limoeiro do Norte, para o biênio de janeiro de 2015 a janeiro de 2017. A cerimônia contou com a presença ilustre do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Ceará, advogado Jamilson de Morais Veras, que conduziu o juramento de posse dos novos membros. 

Assumiu a presidência da comissão para um mandato de 02 anos, em substituição a Ramon Chaves, o advogado Richardson Reis de Freitas. 

Da nova comissão composta por 11 membros estavam presentes apenas os advogados Carlos Eduardo Celedonio, Rogerson Reis de Freitas, Diego Emmanuel Pitombeira Bandeira Regis e o novo presidente Richardson Reis de Freitas. 

O presidente do tribunal, Dr. Jamilson de Morais Veras conduziu o juramento e o cerimonialista Paulo Noronha fez a leitura do termo de posse. 

Dentro da programação teve a execução do Hino Nacional Brasileiro, mostra de fotos da 3ª Comissão retratando a partir do ano de 2005, leitura do relatório de 2014 pelo radialista Arineudo Roberto, leitura de um pequeno histórico. 

O presidente Jamilson veras foi agraciado com um diploma de honra ao mérito pela visita oficial entregue pelo presidente da Liga desportiva de Limoeiro do Norte José Valdir da Silva. 

Fizeram uso da palavra o presidente da Liga José Valdir da Silva, Secretário de Esportes Gilmar Castro e Presidente do Tribunal advogado Jamilson Veras. 

Vale destacar que o presidente anterior e também presidente da OAB advogado Ramon Chaves viajou a Fortaleza e não pode comparecer ao evento, já o novo vice-presidente advogado Domingos Eduardo também viajou a cidade de Natal. 

A 3ª Comissão Disciplinar de Justiça Desportiva de Limoeiro do Norte está composta por 11 membros. Confira abaixo a nova composição: 

Presidente: Richardson Reis de Freitas 
Vice-Presidente: Dr. Domingos Eduardo Bezerra Lins 
Auditor: Dr. Gleydson Ramon Rocha Chaves 
Auditor: Dr. Dario Igor Nogueira Sales 
Auditor: Dr. Éderson Cleyton da Costa Castro 
Auditor: Dr. Dyego Pereira Nunes 
Auditor: Dr. Carlos Eduardo Celedonio 
Auditor: Dr. Rogerson Reis de Freitas 
1º Procurador: Dr. André Alisson Lima Freitas Chaves 
2º Procurador: Dr. Diego Emmanuel Pitombeira Bandeira Regis 
Defensor Dativo: Raimundo Nonato Ribeiro 

Com informações: Paulo Noronha

Marta encurrala Maurílio após atentado contra Zé

Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) vai ter que se virar nos trinta para se explicar para Marta (Lilia Cabral). ''Susto levei eu, vendo isso aí. Para quê essa arma?'', diz a madame ao flagrar o amante. 

Mas o rival de José Alfredo (Alexandre Nero) não está disposto a se explicar. "Não te interessa", responde ele. Mas a madame é rápida e toma a arma das mãos dele. ''Zé Alfredo me ensinou muita coisa, sabe? Algumas delas sobre armas. Essa aí, dá pra notar pelo cheiro que foi usada há pouco tempo'', diz ela cobrando explicações. 

Não perca a cena, que vai ao ar nesta segunda-feira, 2 de fevereiro.

Fonte: http://gshow.globo.com

Polícia encontra corpo dentro de isopor no Centro do Rio

Agentes do 5º BPM (Praça da Harmonia) encontraram um corpo, em posição fetal, na manhã desta segunda-feira (2) dentro de um isopor, que estava na Rua Ubaldino do Amaral, próximo à Praça da Cruz, no Centro do Rio. De acordo com um policial, que estava no local, o isopor de aproximadamente um metro de largura estava abandonado na calçada. Até as 11h45 o cadáver não havia sido identificado. As investigações estão a cargo da Divisão de Homicídios da Capital. 

De acordo com a especializada, uma perícia foi realizada no local e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Centro para a identificação. Ainda segundo a polícia, os agentes estão realizando diligências em busca de testemunhas e imagens de câmeras de segurança. 

Fonte: G1

MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Prouni 2015

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (2) a primeira chamada de aprovados no Prouni (Programa Universidade para Todos). A segunda lista será divulgada no dia 19 de fevereiro. 

Confira a 1ª chamada do Prouni 2015: http://siteprouni.mec.gov.br/ 

Os selecionados devem ir até o dia 9 à instituição para a qual foram aprovados. É preciso levar os documentos que comprovem as informações da ficha de inscrição. 

O programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em 2015, serão ofertadas 213.113 bolsas – 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas. 

Podem concorrer às bolsas estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. É preciso ainda comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos. 

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior. 

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino que concorrerem a cursos de licenciatura também podem participar do Prouni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda. 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Caixão cai de carro funerário no meio de avenida em Goiânia

Um caixão caiu de um carro funerário no meio da Avenida Quarta Radial, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. Uma testemunha relatou que havia um corpo dentro, mas que não chegou a cair na via. Um vídeo mostra que, ao notar a queda do caixão, o motorista desce do veículo, pega a tampa que havia caído e, com a ajuda de populares, o coloca de volta no veículo.

O caso ocorreu na tarde de sábado (31). Pessoas que presenciaram a cena contaram que o caixão caiu porque o motorista teve que fazer uma manobra brusca para não colidir contra um motociclista. 

Apesar da situação, o trânsito no local não chegou a ser prejudicado. Ninguém chegou a registrar ocorrência sobre a situação na Polícia Militar. 

Procurada pelo G1 no domingo (1º), a funerária responsável pelo traslado do corpo informou que só ia se pronunciar sobre o caso nesta segunda-feira (2). No entanto, a empresa não atendeu às ligações até a publicação desta reportagem. 

Fonte: G1

Zezinho Albuquerque é reconduzido à Presidência da Assembleia Legislativa

O deputado Zezinho Albuquerque (Pros) foi reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, assumindo o comando da Casa por mais dois anos. A eleição aconteceu na manhã deste domingo (01/02), logo após a posse dos deputados eleitos. O parlamentar encabeçou chapa única e vai presidir a Mesa Diretora no biênio 2015/2016. Seu nome, bem como dos demais membros da Mesa Diretora, foi referendado pelos parlamentares presentes em sessão preparatória realizada no Plenário 13 de Maio. 

Cinco partidos foram contemplados com os sete cargos na Mesa Diretora. A vice-presidência ficou com deputado Tin Gomes (PHS), e a 2ª vice-presidência com o deputado Danniel Oliveira (PMDB). O deputado Sérgio Aguiar será o 1º secretário (Pros); Manoel Duca (Pros), o 2º secretário; João Jaime (DEM), o 3º secretário; e o deputado Joaquim Noronha (PP), o 4ª secretário. As vagas de suplentes ficaram com os deputados Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Roberto Monteiro (Pros). 

O presidente Zezinho Albuquerque pontuou que “o compromisso com a continuidade de um Parlamento forte e produtivo, atento e aberto será a marca desta legislatura”. O parlamentar afirmou ainda que a AL continuará atuando em sintonia com o Poder Executivo, no sentido de buscar soluções para questões que são recorrentes no Ceará, como a seca e as drogas. “Continuaremos buscando soluções que tenham como objetivo a economia e o uso responsável da água, evitando desperdícios, assim como continuaremos com a mobilização permanente para alertar os jovens sobre os perigos da droga”, disse. 

Sobre a refinaria Premium II, Zezinho voltou a frisar que o projeto foi um compromisso firmado pela presidente Dilma Rousseff, e que a Petrobras não está respeitando o povo cearense. “Continuaremos firmes na nossa luta, não só por esse empreendimento, mas por outros que venham trazer desenvolvimento e justiça social para nosso Estado”, ressaltou. 

Na condição de militante político e de parlamentar da Casa há 24 anos, Zezinho fez um registro especial “a dois grandes homens públicos com quem teve a honra de trabalhar em defesa do Estado: o ministro e ex-governador Cid Gomes, e o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes”. Ele manifestou também a convicção que governador Camilo Santana conduzirá o Estado, “aprofundando conquistas e desenvolvendo novos projetos que beneficiarão a todos os cearenses”. 

Zezinho Albuquerque foi eleito pela primeira vez presidente da AL em 4 de dezembro de 2012, por unanimidade, após a renúncia do então presidente Roberto Cláudio (Pros), que assumiu a Prefeitura de Fortaleza. 

* Com informações da AL/CE.

Fortaleza goleia o São Benedito em Horizonte

O Leão conseguiu demonstrar pela primeira vez um futebol de qualidade no Campeonato Cearense 2015. Na tarde deste domingo (01), no Domingão, em Horizonte, o Tricolor goleou o São Benedito por 5 a 1. 

Com o resultado, que deixa Nedo Xavier mais tranquilo no comando do time, o Fortaleza chegou ao 2° lugar na tabela de classificação, agora com 9 pontos. No entanto, o time tem dois jogos a mais em relação ao Quixadá, atual 4°, e uma partida a mais que o Icasa, o 3° colocado. 

Um jogo de pressão que o Fortaleza conseguiu controlar. A equipe achou espaços na defesa do adversário. Aos 16 minutos, Maranhão quase abriu o placar. 

O troco do rival veio um minuto depois, com Wescley. O atacante chutou de fora da área e Genílson desviou para fora. Contudo, o Leão teve mais profundidade ofensiva. Samuel mandou para área e Fábio Ubajara tocou com a mão na bola. Na cobrança de pênalti, Pio fez 1 a 0. 

O segundo tento também saiu de uma penalidade. Genílson foi derrubado por Renato Frota. O próprio Pio chutou forte novamente para aumentar a conta. 

O Tricolor seguiu intenso no segundo tempo. Aos 24 segundos, Samuel cruzou, Everton dominou e bateu de canhota: 3 a 0. O quarto do Leão saiu com o meia Samuel. O jogador avançou e arrematou de pé esquerdo. Nedo ainda conseguiu promover a estreia do volante Dudu Cearense, principal contratação do clube para 2015. 

No fim do confronto, o São Benedito ainda conseguiu fazer o gol de honra. Depois de uma sobra na área, o atacante França mandou para o gol. Mas, o Fortaleza teve outra chance concluída com sucesso. Corrêa lançou e Uilliam deu um toque para o fundo das redes: 5 a 1. 

Demais jogos da rodada:

Sábado, 31/01

No PV: Ceará 4 X 0  Guarany (S)

Domingo, 01/02

No PV: Maranguape 2 X 1 Guarani (J)
No Romeirão: Icasa 4 X 3 Horizonte


Fonte: Tribuna do Ceará

Renan Calheiros é reeleito presidente do Senado

O senador Renan Calheiros (PMDB/AL) foi reeleito para a Presidência do Senado entre 2015 e 2016. O atual presidente obteve 49 votos. Luiz Henrique teve 31 votos. Um parlamentar votou nulo. 

Em seu discurso como presidente do Senado no biênio 2015-2016, Renan Calheiros agradeceu a “renovação da confiança” dos seus colegas. “O senado Federal me honra muitíssimo e me obriga a redobrar o trabalho, triplicar o ânimo e quadruplicar a vontade para corresponder ao crédito que me foi concedido pelos senadores e senadoras”. 

Renan agradeceu ao PMDB pela indicação, principalmente nas figuras de Michel Temer e Eunício Oliveira. “Quero transmitir palavras especiais ao povo de Alagoas. Sem a confiança dos meus queridos eleitores, não estaria onde estou”, declarou. 

Maior partido da Casa, a bancada peemedebista indicou Renan Calheiros (PMDB-AL) para o segundo mandato e Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentou candidatura própria. O catarinense integra o grupo independente do PMDB. 

A partir de agora, os partidos indicarão os nomes para os demais cargos da Mesa Diretora. O tamanho das bancadas partidárias definirá a prioridade nas indicações. Como segunda maior bancada no Senado, o PT tem direito a segunda indicação que deve ser a primeira vice-presidência.

Fonte: Ceará Agora

Homicídio a faca na zona rural de Beberibe

Um jovem foi vítima de homicídio a faca ocorrido neste domingo, 1º de fevereiro, por volta das 18h30min, na comunidade de Lagoa do Jiral, Zona Rural do município de Beberibe, litoral cearense. 

Segundo informações da polícia militar, a vítima identificada por Francisco Valdir dos Santos, 22 anos, que residia no local da ocorrência, foi lesionado com uma perfuração a faca, sendo socorrido por populares ao Hospital da cidade, mas segundo o médico plantonista, ele já chegou sem vida a unidade de saúde. 

Segundo ainda a polícia, está sendo apontado como suspeito do homicídio a pessoa conhecida apenas como Naclécio. Policiais realizaram diligências na tentativa de localizar o suposto acusado, mas não obtiveram êxito. 

Fonte: 1º BPM

Liga de Futsal de Limoeiro do Norte comemorou 24 anos de fundação

As comemorações alusivas aos 24 anos de fundação da LFLN (Liga de Futsal de Limoeiro do Norte) aconteceram na manhã de sábado 31, no auditório da Liga Desportiva Limoeirense (LDLN). Na oportunidade, estiveram presentes, além de vários desportistas e representantes de clubes da cidade, os presidentes da LDLN e LFLN, José Valdir da Silva e Cláudio Gregório da Rocha, respectivamente, secretário de ssportes do município, Gilmar Castro e o presidente do TJDF (Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol) do Estado do Ceará, Dr. Jamil de Morais Veras, dentre outros.

A sessão solene em comemoração aos 24 anos da instituição limoeirense foi iniciada após a entoação do Hino Nacional Brasileiro e teve sequência com a leitura do edital da assembleia, de portarias, de editais, e da ata da posse da diretoria e conselho fiscal, bem como do histórico da Liga de Futsal de Limoeiro do Norte (LFLN). 

Uma homenagem em comenda de honra ao mérito foi concedida ao desportista Raimundo Nonato Silva Freitas (Raimundo Canafístula), pelo presidente Claudinho Rocha, na passagem do aniversário de 24 anos de fundação da Liga de Futsal de Limoeiro do Norte. Um coffe brack, também constou da programação de comemoração de 24 anos de fundação da instituição futebolística limoeirense. 

Por: Nilo Leite

Eduardo Cunha é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ ) foi eleito para a Presidência da Câmara com 267 votos. O candidato Arlindo Chinaglia (PT-SP ) teve 136 votos, Júlio Delgado (PSB-MG) obteve100 votos e Chico Alencar (PSOL-RJ) conquitou 8 votos. Dois deputados votaram em Branco. Eduardo Cunha exercerá o comando da Câmara nos dois próximos anos.

A eleição foi definida em primeiro turno porque Cunha obteve mais que a metade mais um dos votantes. Todos os 513 deputados votaram no pleito. 

O deputado Eduardo Cunha prometeu atuar para que se tenha um Parlamento independente, altivo e que respeite os interesses da população brasileira. Ele criticou a submissão do Congresso em certas votações e afirmou que buscará sempre a independência da Casa. Ele defendeu uma Câmara que dialogue com todos os poderes, mas que não abra mão das pautas que considerar importantes. Segundo ele, independência não pode ser confundida com oposição. “A gente só quer que os poderes sejam independentes e harmônicos entre si”.

Fonte: Diário do Nordeste

Loja Maçônica Acácia do Vale de Tabuleiro do Norte recebeu a Instalação da Ordem Demolay

Neste Sábado, dia 31 de janeiro de 2015, a Loja Maçônica Acácia do Vale, nº 51, de Tabuleiro do Norte, recebeu a Instalação da Ordem Demolay, uma Ordem Paramaçônica, voltada para o trabalho social, cultural e tem o ideal a pratica de virtudes e amor filial, para jovens/adolescentes do sexo masculino, com idade entre 12 anos completos e 21 anos incompletos, com a denominação de Príncipe do Vale, nº 873. Sendo o primeiro capítulo a ser fundado e instalado na Região Jaguaribana, onde recebeu adesão de jovens das cidades de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo e Limoeiro do Norte, pois o trabalho é desenvolvido para os jovens da Região. 

O Maçonaria do Vale do Jaguaribe está de parabéns, em especial a Loja Maçônica Acácia do Vale Nº 51, da cidade de Tabuleiro do Norte/CE, pois é a patrocinadora deste Capitulo da Ordem Demolay, sendo uma data histórica para esta instituição, que conta, atualmente, em sua administração com o Venerável Gildo Marcus, 1º vigilante Marcos Lima e 2º vigilante Romulo Mauricio, além de contar com o Grande 2º Vigilante da Grande Loja Vagner Claudino e o Delegado do 14º Distrito André Luis. 

Na Sessão de Instalação da I Gestão Administrativa do Capítulo Príncipe do Vale Nº 873, foram empossados os DeMolays: Mestre Conselheiro: Samuel Menezes; 1º Conselheiro: Luís Alonso; 2º Conselheiro: Weber Lucas, que será orientado pelos Mestres Maçons do Conselho Consultivo: Samuel Malveira, Flourisval Menezes e Josemar Viana. Cerimonia essa, que contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades Maçônicas, DeMolays de diversas partes do Ceará (Mombaça, Senador Pompeu, Iguatu, Fortaleza e etc), convidados e com a brilhante participação dos pais e em especial das mães, dos jovens que tiveram a oportunidade de ingressar na maior Ordem Juvenil do mundo. 


Informações e fotos: Sindeval de Almeida

Homem é assassinado a tiros na zona rural de Russas

Um homem foi morto a tiros neste domingo, 1º de fevereiro, por volta das 16h30min, na Estrada da Fruta, nas proximidades do Chico da Branquinha, zona rural do município de Russas, interior do estado do Ceará. 

Segundo a polícia militar, a vítima foi identificada como sendo Jaimirton Nogueira Vieira, 40 anos, natural de Russas. Ele foi encontrado por populares já sem vida e ao lado do seu corpo estava a motocicleta NXR Bros, de cor vermelha e placa PML 0507. 

Ninguém no local soube informar sobre como aconteceu o crime e nem tão pouco sobre sua autoria. Policiais militares atenderam a ocorrência e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: 1º BPM
Foto: Blog do Erivando Lima

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Pescador da cidade de Areia Branca/RN morre afogado em Limoeiro

A polícia militar registrou na manhã deste domingo, 1º de fevereiro, por volta das 11h45min, o afogamento de uma pessoa nas águas do Rio Jaguaribe, mais precisamente na Barragem das Pedrinhas, município de Limoeiro do Norte, interior do estado do Ceará. 

A vítima foi identificada como sendo Uguinelson Mendonça da Silva, 47 anos, pescador, natural e residente no município de Areia Branca, estado do Rio Grande do Norte. 

Segundo informações da polícia militar, ele foi encontrado desacordado nas margens do rio, sendo socorrido pela viatura RD 2700, para o Hospital Regional, onde depois de várias tentativas de reanimação, infelizmente veio a óbito.


Fonte: 1º BPM

Foto: Facebook Sariano Almeida