sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Criança de seis anos é encontrada morta dentro de carro em Santos, SP

Uma criança de seis anos foi encontrada morta na tarde desta sexta-feira (6) na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro Chico de Paula, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o menino foi achado dentro de um carro.

De acordo com os bombeiros, a suspeita é de que a criança tenha sido esquecida dentro do veículo, que estava estacionado em uma unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) desde às 7h30. Viaturas dos bombeiros foram deslocadas para o local para atender a ocorrência.

Segundo testemunhas, a criança foi levada ao local por uma tia, que seria funcionária do Sesi. Por causa do trabalho das equipes da polícia e dos bombeiros, o local precisou encerrar as atividades mais cedo nesta sexta-feira.

O G1 entrou em contato com o Sesi, mas até a publicação desta reportagem não existia uma posição oficial dos responsáveis pelo local. Por volta das 17h, o pai do garoto chegou ao local, assim como uma equipe de peritos. O corpo do garoto ainda permanecia dentro do carro.

Fonte: G1

Aneel propõe reajuste de 26,26% na conta de energia elétrica no Ceará

A Agência Nacional de Energia Elétrica está propondo um reajuste na conta de energia elétrica de 26,26%, acima da média nacional que está prevista em 22%. A Aneel aprovou hoje a abertura de consulta pública para a revisão tarifária da Companhia Energética do Ceará (Coelce). 

Para os consumidores residenciais e comerciais, o aumento proposto é de 19,50%. Já a indústria terá o maior índice, 44,12%. 

Neste ano, a Coelce passa pelo processo de revisão anual, isto é, a própria empresa pleiteia o reajuste de suas tarifas. No caso da revisão a cada quatro anos, é a propria Aneel que define os índices de reajuste, que devem ser aprovado em consulta pública. 

Como a Coelce já passa por revisão, não haverá o reajuste tarifário em abril. Haverá, entretanto, outra revisão extraordinária, para pagar os R$ 23,2 bilhões em despesas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e o reajuste da tarifa de Itaipu. 

Fonte: Ceará Agora

Polícia Rodoviária Federal prende casal com 60 kg de maconha em Icó

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem e uma mulher nesta sexta-feira, 06, após abordagem em um ônibus, no km 381 da BR-116, em Icó. Na bagagem da dupla foram encontrados 60 kg de maconha.

O ônibus em que eles viajavam fazia o trajeto São Paulo-Fortaleza. Ao serem abordados, Romário da Silva Martins, 20 e Beatriz de Oliveira Chagas, 19, disseram que a droga seria entregue a uma pessoa no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Os dois foram encaminhados para a Delegacia Regional de Icó onde foram autuados por tráfico de drogas.

Fonte: Ceará Agora

“Eu sou a favor do casamento gay”, declara Roberto Carlos

Durante um intervalo do cruzeiro “Emoções em Alto-Mar”, em Búzios, no Rio de Janeiro, Roberto Carlos, 73, conversou com a imprensa na tarde de quinta-feira (05) sobre vários assuntos.

O cantor disse aos repórteres que é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Eu sou a favor do casamento gay. Pode rolar uma homenagem ao público gay. Um dia, quem sabe eu faça uma música para eles”, diz. 

Mais uma vez, Roberto falou sobre as cenas polêmicas do filme “Tim Maia” (2014), onde aparece desprezando o cantor já falecido em algumas oportunidades. “Nunca briguei com o Tim Maia. Sei da história toda. Em primeiro lugar, quando fizemos o grupo, eu, Erasmo e Tim tínhamos o objetivo de fazer carreira solo”.

Ainda a respeito do mesmo assunto, o artista é enfático. “Nunca existiu a ilusão de que eu não queria fazer carreira solo. Quando eu saí do grupo não teve nenhuma reação. Não existiu aquilo de jogar pão [referência à cena do longa-metragem]. Isso é uma mentira”, declara ele. 

O Rei também negou que tenha desprezado o amigo durante a época da Jovem Guarda. “Sempre tivemos uma relação [boa], embora distante. Mas nunca ninguém viu essa cena de enrolar o dinheiro e jogar para ele. Colocaram um assessor lá que nunca existiu. Jamais eu teria admitido que um assessor tivesse essa atitude. Isso eu não vi e ninguém viu. Essas coisas estão muito deturpadas. Isso é uma coisa muito delicada de dizer sem fazer uma investigação mais profunda. Quero dizer que isso jamais aconteceu”.

Sempre discreto sobre a vida amorosa, Roberto Carlos falou a respeito do tema, mas foi bastante discreto. “A mulher ideal é a que a gente ama, a gente olha nos olhos e no rosto, e no todo. Não existe um tipo. E se estou solteiro na hora certa vou dizer”, finaliza. 
 
Fonte: https://br.celebridades.yahoo.com

Petrobras confirma Bendine como sucessor de Graça Foster

A Petrobras confirmou na tarde desta sexta-feira (6) que o Conselho de Administração da companhia aprovou "por maioria" a eleição de Aldemir Bendine – até então presidente do Banco do Brasil – para a presidência da Petrobras, em substituição a Graça Foster, cuja renúncia foi comunicada na terça-feira.

Graça Foster também deixa o Conselho de Administração da companhia, sendo substituída também por Bendine, que renunciou ao seu cargo no Banco do Brasil, segundo comunicado divulgado pelo banco.

Também foi anunciado Ivan de Souza Monteiro como novo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, em substituição a Almir Guilherme Barbassa. Monteiro era vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do BB, cargo ao qual também renunciou nesta sexta.

Os outros quatro diretores que renunciaram serão substituídos interinamente por Solange da Silva Guedes (Exploração e Produção), Jorge Celestino Ramos (abastecimento), Hugo Repsold Júnio r(Gás e Energia) e Roberto Moro (Engenharia).

No fato relevante divulgado ao mercado, a Petrobras agradeceu ainda a Graça Foster e aos 5 diretores demissionários "pela competência técnica, o profissionalismo e a dedicação" no exercício dos cargos.

Com a troca de Graça Foster por bendini, o Conselho de Administração da Petrobras passa a ter a seguinte formação: Guido Mantega (presidente do conselho), Aldemir Bendini, Luciano Coutinho, Francisco Roberto de Albuquerque, Márcio Zimmermann, Sérgio Franklin Quintella, Miriam Belchior, José Guimarães Monforte, Mauro Gentile Rodrigues da Cunha e Sílvio Sinedino Pinheiro.

Fora de horário

O comunicado da Petrobras sobre a troca de comando foi divulgado às 15h22. O horário é pouco usual, uma vez que esse tipo de divulgação, em geral, deve acontecer com o mercado fechado, conforme determina o manual da Bovespa: "Sempre que possível, a divulgação de Ato ou Fato Relevante deverá ocorrer antes do início ou após o encerramento dos negócios nas Bolsas de Valores".

Perfil de Bendine

Aldemir Bendine está na presidência do Banco do Brasil desde abril de 2009. O executivo tem ligações com o Partido dos Trabalhadores (PT), mas não é filiado.

Segundo o jornal "O Globo", Bendine havia sido convidado em novembro de 2014 para assumir a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no lugar de Luciano Coutinho.

Formado em Administração de Empresas, foi gerente em Piracicaba (SP), assessor na Superintendência II de São Paulo, gerente-executivo da Diretoria de Varejo do BB (Soluções do mercado de cartões para o segmento corporativo), e secretário-executivo do Conselho Diretor do BB, chegando a vice-presidente do setor de Varejo do banco em dezembro de 2006.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DA PETROBRAS

"Petrobras informa que seu Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, aprovou, por maioria, a eleição de Aldemir Bendine para ocupar o cargo de Presidente da Petrobras em substituição à atual Presidente, Maria das Graças Silva Foster.

Maria das Graças Silva Foster também está se desligando do Conselho de Administração da Companhia, que elegeu Aldemir Bendine como novo Conselheiro. Essa eleição, conforme dispõem a Lei das Sociedades Anônimas e o Estatuto Social da Petrobras, é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas.
Aldemir Bendine era Presidente e membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil. É graduado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com MBA em Finanças e em Formação Geral para Altos Executivos.

O Conselho de Administração também elegeu, por maioria, Ivan de Souza Monteiro como Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, em substituição a Almir Guilherme Barbassa. Ivan Monteiro era Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, onde já havia ocupado cargos de Diretor Comercial, Vice-Presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, além de Presidente do Conselho de Supervisão da BB AG. É graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela INATEL-MG, com MBA em Finanças e Gestão.

Além disso, foram eleitos, por maioria, para exercerem interinamente a função de Diretor os seguintes executivos:

 A atual Gerente Executiva de Exploração e Produção Corporativa, Solange da Silva Guedes, como Diretora de Exploração e Produção, em substituição a José Miranda Formigli Filho. Solange Guedes é Doutora em engenharia de petróleo, com experiência de 30 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de Exploração e Produção.

o atual Gerente Executivo de Logística do Abastecimento, Jorge Celestino Ramos, como Diretor de Abastecimento em substituição ao Diretor José Carlos Cosenza. Jorge Celestino é formado em engenharia química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em engenharia de processamento de petróleo pelo CENPRO, com especialização em tecnologia de produção de álcool pela COPPE/UFRJ e MBA em Administração e Marketing. Trabalha há 32 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Abastecimento e na Petrobras Distribuidora.

O atual Gerente Executivo de Gás e Energia Corporativo, Hugo Repsold Júnior, como Diretor de Gás e Energia em substituição a José Alcides Santoro Martins. Hugo Repsold é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é mestre em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe / PPE / UFRJ). Trabalha há 30 anos na Companhia, onde já ocupou diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção, Estratégia e Desempenho Empresarial e Gás e Energia.

O atual Gerente Executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos, Roberto Moro, como Diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais em substituição a José Antônio de Figueiredo. Roberto Moro é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gerenciamento de Projetos. Trabalha há 33 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Engenharia."

Fonte: G1

Horário de verão pode ser ampliado até março

FOTO: CID BARBOSA
Devido a crise elétrica que atinge boa parte do país, o Ministério de Minas e Energia informou nesta quinta (5) que, para economizar energia, o governo estuda ampliar o período do horário de verão este ano, que terminaria no dia 22 deste mês.
Por causa da mudança do horário de pico do consumo de energia elétrica no país, o governo também estuda mudar a regra atual, que encarece a conta de luz para comércio e indústria no fim da tarde. A ideia é que essa tarifa diferenciada passe a ser aplicada entre 14h e 19h, e não mais entre 18h e 21h.
O governo estima que a medida libere cerca de 8.000 megawatts de energia durante a tarde, contribuindo para desafogar o setor, que enfrenta gargalos principalmente devido ao baixo nível de chuvas, que impede as usinas hidrelétricas de operarem conforme suas capacidades.
De acordo com o ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) o tema está sendo estudado há três semanas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e pela Secretaria de Energia do ministério. Caso seja aprovada, a medida deve acabar forçando o grande consumidor de energia a usar geração própria (de seus geradores ou pequenas de usinas) durante a tarde.

Fonte: RT News

Chuva é registrada em 130 cidades

Fortaleza. 130 municípios cearenses registraram chuvas ao longo do dia de ontem. Apesar da previsão pessimista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para a quadra invernosa de 2015, as precipitações serviram para renovar as esperanças da população, tanto na zona rural, quanto no perímetro urbano.

A maior chuva foi registrada em Pires Ferreira, com 91 milímetros. Em segundo lugar aparece o município de Saboeiro, com 80 mm, seguido pela cidade de Icó, com 77 mm. Ibiapina e Redenção completam a lista das cinco localidades do Estado que receberam as maiores chuvas, respectivamente com 75 mm e 71,6 mm.

As precipitações de ontem foram as que abrangeram o maior número de municípios, desde o início desta semana. Na segunda-feira, choveu em 40 cidades, enquanto no dia seguinte este número subiu para 71. Já na quarta (4), houve chuvas em 87 municípios cearenses.

Clima agradável

Em Icó, as precipitações tiveram início por volta das 18h15min desta quarta (4) e se estenderam até às 4h da manhã desta quinta (5). Várias ruas e avenidas amanheceram com poças d’agua. O calor intenso, característico do lugar em qualquer época do ano, foi substituído pela sensação de clima agradável.

Para evitar problemas, como alagamentos, inundações e demais prejuízos ocasionados pelo acúmulo de água, a Defesa Civil dos municípios recomenda o cuidado de não obstruir as galerias pluviais e os bueiros com lixo e outros materiais.

Segundo a Funceme, a previsão meteorológica para o dia de hoje é de predomínio de céu parcialmente nublado no Ceará, com possibilidade de chuva isolada no litoral.

Fonte: Diário do Nordeste

Carreta carregada de refrigerantes tomba na BR 116 em Russas



Uma carreta de placa APB 0205 prescrição de Curitiba/PR, de cor branca, carregada de refrigerantes, que saiu de Fortaleza/CE, com destino a cidade do Crato/CE, por motivos desconhecidos veio a tombar por volta das 9h da manhã desta sexta-feira, 06 de fevereiro, nas proximidades do KM 170 da BR 116, mais precisamente na curva das granjas, na comunidade de Sítio Paraíso, zona rural do município de Russas/CE.
Mesmo tendo sido um acidente de grandes proporções, onde o veículo ficou praticamente com as rodas para cima, o motorista, que a princípio não teve seu nome divulgado, felizmente não sofreu nenhum ferimento. Ele foi atendido por uma equipe do SAMU, logo em seguida liberado e permaneceu no local o tempo todo. Já o carro ficou bastante avariado e toda a carga de refrigerantes, tipo Coca Cola e Fanta Laranja, foi colhida pela população local e transeuntes que passavam na rodovia.  

Ceará confirma 27 casos de sarampo em 2015

A Secretaria de Saúde do Ceará já registrou neste ano 27 novos casos de sarampo. Os casos foram registrados em 12 municípios, incluindo Fortaleza. A Secretaria está investigando outros 51 casos suspeitos. Desde dezembro de 2013, já foram registrado 718 casos da doença em todo o Estado. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde alertaram as autoridades cearenses, que o estado pode tirar das Américas o status de área livre do vírus do sarampo caso a doença não seja contida. A vacina tríplice viral pode ser encontrada em todos os postos da capital e do interior.

Fonte: Ceará Agora

Tarifa de energia deve subir R$ 9 em média

Para evitar que os reajustes tarifários nas contas de luz fiquem próximos a 60% em 2015, o governo decidiu passar parte dos custos da energia para o sistema de bandeiras tarifárias, cobradas dos consumidores desde janeiro deste ano em meses de forte estiagem. Mas, como a seca no País é duradoura, essa medida deve aumentar em quase R$ 9 o valor final das faturas médias das residências brasileiras já em março.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai propor hoje que o valor da bandeira vermelha suba dos atuais R$ 3 para R$ 5,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos no mês, uma alta de mais de 83%. Para a bandeira amarela, a cobrança adicional deverá subir de R$ 1,50 para R$ 2,50 por 100 kWh.

O governo também vai rever a reprogramação de sua tabela de preços cobrados do consumidor comercial e industrial nos horários de pico. Atualmente, as regras estabelecem como horário de pico de consumo de energia o período entre 18h e 22h. Na realidade, esse pico de consumo tem se antecipado para a tarde, entre as 14h e as 19h.

“Na realidade, estamos pagando no horário errado”, disse ontem o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Nas contas dele, a mudança do horário pode gerar uma carga extra de 8 mil megawatts (MW).

Nos horários de pico, indústria e comércio pagam mais caro pela energia consumida. Por isso, vinham utilizando geradores e outros meios de auto-produção de energia para reduzir seus gastos com conta de luz. É justamente esse movimento que o governo pretende captar para o início da tarde, quando o consumo efetivo do País tem batido recordes. A mudança depende de uma regulamentação da Aneel.

Fonte: Ceará Agora

Onze suspeitos de assalto morrem e sargento é baleado em tiroteio na BA


Onze pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas, entre elas um sargento da Polícia Militar, durante troca de tiros entre policiais e suspeitos de assalto na Vila Moisés, Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula, em Salvador, na madrugada desta sexta-feira (6). De acordo com a PM, o tiroteio aconteceu após policiais receberem a informação de que um grupo planejava roubar um banco na região.

A Polícia Militar afirma que ao chegar ao local, a viatura das Rondas Especiais (Rondesp) foi recebida a tiros por cerca de 30 assaltantes. Após um sargento ser atingido, os policiais entraram em confronto com os bandidos.

Onze suspeitos foram atingidos e morreram no local, enquanto que outros quatro ficaram feridos e foram levados para o Hospital Geral Roberto Santos. Três passaram por cirurgia e um não corre risco de morte, informou a PM. Segundo a polícia, o sargento foi atingido de raspão na cabeça, socorrido e liberado do hospital.

A PM informou que foram apreendidas durante a ação dezesseis armas, além de vasta munição e drogas.

O G1 entrou em contato com o delegado Lúcio Ubiracê, responsável pelo plantão central da Polícia Civil nesta sexta-feira, que informou que não foi comunicado oficialmente sobre o fato ainda. "Tive a informação fragmentada de que houve essa troca de tiros com alguns policiais militares e algumas mortes, mas ainda não pude quantificar. Isso ainda está sobre a responsabilidade da Polícia Militar, que deve encaminhar para a delegacia", disse.

Fonte: G1

Empresa transforma água do mar em potável e produz 16 mil litros por dia


Em meio à grave crise hídrica que atinge o estado de São Paulo, muitas pessoas pensam em alternativas para não ficar sem água. Uma empresa em Bertioga, no litoral de São Paulo, criou um método próprio de dessalinização da água do mar que, além de remover o sal, consegue manter 63 minerais importantes para o organismo humano presentes no mar. 

O G1 testou o produto com alguns moradores da Baixada Santista. E todos disseram não ter diferença alguma, classificando com boa e normal.

O G1 visitou também a sede da fábrica e acompanhou todo o processo de dessalinização. A água já foi até engarrafada, mas os empresários aguardam a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar a vender o produto no Brasil. Segundo um estudo de uma pesquisadora ligada à Universidade Paulista (Unip) e Universidade de São Paulo (USP), a água não oferece riscos e pode ser consumida normalmente.

Um dos responsáveis pela criação do processo, o empresário Annibale Longhi conta que, ao começar o processo de dessalinização, buscava também uma forma de recuperar os minerais perdidos no dia a dia por meio da água. “Uma célula em equilíbrio deve conter cerca de 100 minerais. Ao longo da vida, você vai perdendo isso.”

Por isso, Longhi começou a fazer experiências com o objetivo de encontrar um produto que não tivesse sal em grande quantidade e que fosse saudável.

Após um longo período de análises, ele descobriu que o mar guarda os minerais necessários para o corpo. “Na água do mar encontramos 63 minerais que ajudam o sistema celular. A água vendida nos supermercados tem, no máximo, 12 minerais. Porém, para o corpo ficar saudável, precisa de muito mais”, explica.

Com os resultados em mãos, o empresário, junto com o engenheiro Silvio Paixão, criou um laboratório piloto para desenvolver projetos e começar os testes.

Há três anos, eles montaram um sistema de dessalinização da água. A água é retirada do mar, a cerca de 30 metros de profundidade, e passa por um processo de tratamento de quatro fases. Metade da água retirada do mar se transforma em potável. A outra metade volta para o oceano, com concentração maior de sal. Esta água é descartada em vários pontos para não comprometer o meio ambiente.

Pesquisa
 
A biomédica Lucia Abel Awad, com o apoio da USP e da Unip, realizou um estudo de cerca de três anos sobre a água fabricada em Bertioga. “Primeiro fizemos testes em camundongo e ratos, com protocolos que obedecem aos critérios da Anvisa. Avaliamos questões hematológicas, renais, hepáticas e sinais clínicos. Fizemos todos os testes para saber se a água produzia algum efeito maléfico ou benéfico no organismo desses animais. Os animais não apresentaram problemas. Concluímos que a água não tem efeito tóxico e que pode ser tomada sem restrições”, diz ela.

Por enquanto, os empresários já têm a autorização da Anvisa para produzir e exportar a água. Segundo eles, há compradores na Alemanha (Galeria Kaufhof) e na França (La Grande Epicerie), onde o produto também passa por análise, de acordo com a legislação europeia.
“Já passamos pelos processos de análise química e microbiológica. Estamos na fase da radioatividade. Passando por isso, nosso produto será aceito em toda a Europa”, explica Paixão.

No Brasil, a água 63 Water Vital Minerals está sob análise da Anvisa para a comercialização. A pesquisa realizada pela universidade foi incluída na série de documentos e exames laboratoriais solicitados pelo órgão. “Superamos a demanda da Anvisa e estamos aguardando a análise. Entregamos todo esse material no começo de 2014 e estamos esperando a aprovação”, afirmou o engenheiro.


Fonte: G1

Ministro da Educação quer Enem online ainda este ano

São Paulo - O ministro da Educação, Cid Gomes, quer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) online em funcionamento ainda em 2015. Segundo ele, a consulta pública sobre o novo formato da prova, que funciona como vestibular para grande parte das universidades públicas e privadas do País, será aberta em março. 

"Eu dei um prazo de dois anos, mas quero que neste ano a gente já consiga fazer um Enem online", disse o ministro ontem. A ideia de Gomes é criar um grande banco virtual de questões da prova, com acesso livre para consultas e estudos.

No momento da prova, feita em salas credenciadas pelo MEC, seriam sorteadas perguntas para cada candidato. Como o teste é de múltipla escolha, o resultado sairia instantaneamente. 

Para tornar a ideia realidade, de acordo com Gomes, é necessário aumentar o banco nacional de questões do Enem. O ideal, diz ele, seriam 8 mil questões para cada uma das quatro grandes áreas (Ciências Humanas, Ciências Naturais, Linguagens e Matemática) - 32 mil no total. Gomes não informou quantos itens tem o atual banco do MEC, mas disse que o número está bem longe da meta pretendida. 

Outra ideia do ministro é que os candidatos possam escolher o tema da redação em uma lista de quatro ou cinco propostas. Atualmente, o tema é único para praticamente todos os participantes - quem está privado de liberdade escreve sobre outro assunto. 

Transformações

Com o Enem online, o MEC pretende reduzir esforços e gastos com a logística de aplicação do teste, além de diminuir as possibilidades de fraudes. Em 2014, o exame foi aplicado simultaneamente para 6,2 milhões de candidatos em todo o Brasil. 

O Enem online ainda atende a uma demanda antiga, de mais de uma edição da prova por ano. O novo formato é inspirado no SAT, exame similar ao Enem aplicado nos Estados Unidos. 

Segundo Gomes, o novo banco de itens também faz parte da construção do currículo único para a educação básica. "Essa discussão do banco de quesitos para o Enem está umbilicalmente ligada à Base Nacional Comum, que tem prazo para ser terminada no fim do ano que vem", apontou. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Onda de assaltos aterroriza população jaguaribana



Pelo menos quatro assaltos a mão armada foram registrados nesta quinta-feira, 05 de fevereiro, na Região Jaguaribana, no estado do Ceará, o que vem deixando a população aterrorizada e refém da violência.

O primeiro deles foi registrado por volta das 10h, na cidade de Pereiro/CE, onde dois indivíduos numa motocicleta Titan de cor azul, supostamente armados renderam a pessoa de Milton Herculano Silva, natural de Mossoró, residente em Pereiro e subtraíram da vítima uma quantia de R$ 700,00 (setecentos reais), fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

O segundo ocorreu por volta das 11h20min, no centro da cidade de Jaguaribara, na Avenida Vereador Sobrinha, quando a pessoa de Jose Nilson Soares, natural de Alto Santo e residente em Jaguaribara, transitava pela citada avenida em uma motocicleta Honda CG FAN 125, de cor Preta, placa OIT 7028, quando foi abordado por 02 (dois) indivíduos em uma moto Bros de cor branca, usando capacetes, um com uma camisa de cor branca e outro com camisa de cor verde, supostamente armados com um revólver ou pistola, que anunciaram o assalto levando a motocicleta da vítima e seguindo em direção ao assentamento mandacaru.

Praticamente no mesmo horário, por volta das 11h30min, na cidade de Limoeiro do Norte, foi assaltado o estabelecimento comercial “Babau Bebidas”, que fica na Rua Jaime Leonel Chaves, centro da cidade, de propriedade de Josamar Rodrigues Bandeira. O mesmo foi surpreendido por um homem armado de revólver, magro moreno, em uma Fan preta, com inscrição de Russas/CE, placa não anotada, de capacete preto e viseira escura, que anunciou o roubo, levando uma quantia não revelada, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

Também em Limoeiro do Norte, por volta das 20h25min, foram vítimas de assalto os jovens Janicélio Sousa Pereira, natural e residente em Quixeré/CE e Luana Braga Vidal, natural e residente em Fortaleza. Eles seguiam na CE 265 sentido Quixeré, numa motocicleta Honda Titan, quando nas proximidades do Motel Fascinação, foram abordados por um casal, numa moto, características não anotadas, que armados anunciaram o assalto e levaram do rapaz a carteira com documentos, e da jovem subtraíram roupas, e ainda R$ 150,00 e dois celulares, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

Vale ressaltar que em todos os casos, policiais foram acionados, realizaram diligências, mas até o momento ninguém foi identificado e preso.

Fonte: 1º BPM

Beberibe: Corpo de jovem que havia desaparecido desde o último dia 23 foi encontrado com perfurações a bala



O corpo de um jovem identificado por Vitor Moreira Bernardino, 18 anos, Técnico em Informática, que residia no centro de Beberibe/CE, desaparecido desde o dia 23 de janeiro de 2015, foi encontrado nesta quinta-feira, 05/02, por volta das 10h30min, na estrada da Uberaba, zona rural do município de Beberibe, litoral cearense.

O corpo do jovem se encontrava em uma mata nas proximidades da citada estrada, e apresentava duas perfurações a bala na cabeça, certificando de que o mesmo certamente foi vítima de homicídio a bala. A polícia o encontrou após receber um telefonema anônimo feito para o telefone da polícia civil.

Policiais juntamente com um perito foram ao local e adotaram todas as medidas cabíveis.

Fonte: 1º BPM