sábado, 18 de dezembro de 2010

Ariosto recebe Medalha Nilo Peçanha


O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) foi um dos poucos nordestinos a receber a Medalha Nilo Peçanha, que foi criada para comemorar o centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O evento ocorreu quarta-feira última (15), no auditório do Ministério da Educação, em Brasília, e o parlamentar socialista recebeu a comenda das mãos do Secretário Nacional de Educação Profissionalizante e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Esse é um jaguaribano que enche de orgulho a sua gente. No parlamento, Ariosto é marca de trabalho voltado para a educação no trabalho. O Vale do Jaguaribe é referencia para o Brasil, a parti de suas ações, desde os cursos de formação profissional em curta duração, em avanços conquistados por muitos jovens, quando ele nos final de 1984, trousse os cursos do Nutec, que foram instalado em Limoeiro, em seguida revolucionou a região com os cursos de nível superior com a chegada do CENTEC, e agora a federalização deste centro que virou IFCE (Instituto federal de educação profissional), sendo um verdadeiro centro transformador da nossa região, na formação de mão de obra qualificada.

Fonte: TV Jaguar

Russas: Final da 1ª Copa da Paz do Distrito do Peixe acontece hoje


Os desportistas das comunidades que compõem o Distrito do Peixe/Zona Rural de Russas terão motivos de sobra para torcer muito no dia de hoje, 18 de dezembro, é que vai acontecer a grande final da 1ª Copa da Paz de Futsal do referido Distrito. O jogo está previsto para começar às 19h30min, na Quadra Esportiva Golfinho Clube do Peixe.

Após muitos jogos disputados, as equipes da Benjamim Constant do Centro da cidade e Flamengo da localidade de Lagoa dos cavalos chegaram a final e irão em partida única disputar o título da competição. O jogo promete, haja visto que o time local não vai de maneira alguma querer entregar o troféu para os visitantes, além do mais diante de sua fervorosa torcida.

O torcedor está convidado a comparecer e conferir esse grande embate pelo futebol da bola pesada.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Filme Doce de Coco estréia no cinema


Uma noite de gala acontecerá nesta sexta(17/12) na cidade de Limoeiro do Norte, pois será exibido pela primeira vez na região o curta metragem “ DOCE DE COCO” que teve como cenário a cidade de Russas, e que logo em seu primeiro festival recebeu dez indicações, vencendo três delas, que foram: melhor diretor para Allan Deberton, melhor filme no júri popular e melhor atriz para a jovem atriz russana, Débora Ingrid. O reconhecimento veio no Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões em sua 5ª edição encerrado no dia 20 de novembro, em Floriano/PI.
A exibição primeira e até o momento única do Doce de Coco no Vale do Jaguaribe acontecerá na cidade de Limoeiro do Norte, devido ser naquela cidade instalada uma sala de cinema comercial, com projetores de 35mm e som Dolby que fazem projeção como os cinemas normais. Acredita-se ser um dos poucos, ou quem sabe até o único do interior do Ceará, com estrutura para projetar o Doce de Coco, feito em Cinemascope e que necessita lente especial.

Serviço

Sexta-feira, 17 de dezembro, às 19h
Cinema Francisco Lucena
Rua Erbas Cavalcante Pinheiro, 50 - Centro comercial – Socorro – Limoeiro do Norte – CE
Telefone: 88 3423.2638
Entrada franca, com distribuição de senhas, 20minutos antes

Fonte: falecomricardotorres.blogspot.com

Concurso do Banco do Brasil disponibilizará 554 vagas no Ceará


Inserido em um projeto de ampliação e modernização que o Banco do Brasil vai implementar no Ceará no próximo ano, o banco prevê um incremento de 30% no quadro de funcionários da instituição, com o preenchimento de 554 novas vagas.

O superintendente estadual do banco, Luís Carlos Moscardi, explicou que há 290 pessoas em cadastro de reserva do concurso anterior.
Os demais funcionários serão contratados a partir de um novo processo seletivo no primeiro trimestre do próximo ano. O edital deverá ser divulgado no começo do próximo ano.

Do total de funcionários, mais de 60% atuará no interior do Estado. Serão R$ 25 milhões investidos só em salários e em capacitação dos novos servidores.

A posse dos concursados será feita entre o período de janeiro e março. O objetivo é desafogar as agências existentes e garantir rápido atendimento. “O banco está se modernizando não só para atender rápido porque está na lei, mas porque é importante para fidelizar o cliente”, justificou Moscardi.

O objetivo do projeto é melhorar a rentabilidade e atender seus clientes com mais eficiência.

Segundo ele, além de mais funcionários, a instituição contará também com uma nova plataforma web. “O objetivo é que essa modernização vá dar agilidade aos processos”, justificou.

Moscardi ressaltou que até 21 de março todos os funcionários das agências deverão ter passado por capacitações para utilização dos novos programas.

Inovação

Ampliação do quadro de funcionários, abertura de novas agências e reforma das já existentes no Ceará. A estratégia do Banco do Brasil, o Projeto BB 2.0, vai investir um montante de R$ 100 milhões até 2012 no Ceará.

Segundo o superintendente estadual do banco, Luís Carlos Moscardi, até 2012 serão implantadas 30 novas agências e 23 pontos de atendimento eletrônico. O BB já conta com 145 agências e 36 pontos de atendimento.

A expectativa, segundo Moscardi, é ter uma agência em cada um dos municípios cearenses. O banco está presente em 85% dos municípios.

Fonte: O Povo

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Russas: Chegada do Papai Noel será no dia 22


A Prefeitura do Município de Russas através da Secretaria do Trabalho e Ação Social (SETAS) realizará no dia 22 de dezembro, quarta-feira, a tão esperada chegada do Papai Noel na cidade. O evento vai acontecer a partir das 18h30min, na Praça Monsenhor João Luís, em frente à Igreja Matriz.

Como ocorre todo ano, a chegada do Papai Noel é sempre uma surpresa para a população, principalmente para o público infantil que fica encantado com a presença do bom velhinho.

Será promovido um Concerto Musical com a Banda de Música Maestro Orlando Leite, momento para as fotos com o Papai Noel e distribuição de sacolas com guloseimas para a criançada.

Participe! Proporcione ao seu filho esse momento de alegria e contentamento.

Russas: SEMED realizará Etapa Municipal do V Show da Integração


A Secretaria da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) do município de Russas, irá realizar a Etapa Municipal do V Show de Integração Educacional, nos dias 16 e 17 de dezembro, à noite, na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante).

Durante esses dias a população russana terá a oportunidade de prestigiar os trabalhos produzidos pelos alunos das Escolas Públicas do Município sobre o tema “Família, Valores e Inclusão: Discutindo a igualdade; respeitando as diferenças; aprendendo mais e melhor”.

Através de diferentes modalidades artístico-culturais como dança, poesia, paródia, teatro, literatura de cordel, canção e conto; os alunos mostrarão o que aprenderam e produziram sobre o tema, transmitindo mensagens que vão contribuir para a conscientização da sociedade.

Além das apresentações de palco serão montadas tendas para a exposição dos trabalhos de Linguagens (Poesias, Contos, Paródias, Canções, Cordéis, Pinturas, Esculturas, Atividades Esportivas); Feitos Históricos e Cenários Geográficos e também Ciência e Tecnologia.

O Show da Integração tem como principais objetivos integrar as escolas, descobrir talentos e garantir a participação dos estudantes em atividades extracurriculares. Participe! Sua presença é fundamental para a grandeza do evento.

Programação:

Dia 16 de dezembro
• 18h – Palavra da Secretária e do Prefeito.
• Premiação dos alunos classificados na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa do Programa Escrevendo o Futuro.
• Apresentações Artísticas.
• Visitas às tendas.

Dia 17 de dezembro
• 18h – Entrega de Comendas às Escolas
• Apresentações Artísticas
• Visitas às tendas

Mazembe elimina Inter de Porto Alegre no Mundial de Clubes


O Inter de Porto Alegre, campeão do Mundial de Clubes em 2006, foi eliminado das semifinais da competição na terça-feira (14) pelo 'Tout Puissant' Mazembe, do Congo, por 2 a 0, levando os africanos a uma histórica passagem à final, que será disputada no sábado.

O gol que marcou o início do fim para o "Colorado" chegou aos 53 minutos, quando Mulota Kabangu recebeu uma bola na entrada da área, dominou e deu um chute certeiro em direção ao gol de Renan. Na reta final, Dioko Kaluyituka aumentou, aos 85 minutos.

O rival do Mazembe no sábado (18) sairá da segunda semifinal, que será disputada nesta quarta-feira (15) entre o Inter de Milão italiano e o Seongnam Ilhwa, da Coreia do Sul, enquanto o Inter brasileiro terá que se conformar, contra todos os prognósticos, na busca pela terceira posição.

O Brasil também sofreu sua primeira derrota no Mundial de Clubes, no regresso quatro anos depois à "sua" competição, onde domina com três títulos em seis edições, enquanto o Mazembe, campeão da África nas duas últimas edições, derrubou seu segundo adversário sul-americano, quatro dias após sua vitória nas quartas de final sobre o Pachuca mexicano (1-0).

O Inter começou dominando, com uma grande chance de Rafael Sobis no primeiro minuto, mas após meia hora começou a ter problemas para controlar a partida, e os africanos, depois de seu primeiro gol, resistiram graças ao goleiro Muteba Kidiaba e ao nervosismo dos brasileiros.

No primeiro tempo, o Inter teve as melhores chances: Sobis quase marcou aos 8 minutos em uma falta que passou por cima do travessão, e aos 10 tabelou com Alecsandro, em uma jogada salva pelo goleiro do Congo.

As tentativas não pararam e Índio (22), se adiantou após um lançamento de Alecsandro, cabeceou para o gol, mas a bola foi para fora do gol africano. Apenas alguns minutos depois, aos 36, outra chance foi perdida, quando Wilson Matias também fez a bola roçar o travessão.

O Mazembe, na defensiva e apostando na velocidade dos contra-ataques, inquietou Renan apenas com um chute de Mulota Kabangu (11), contido pelo goleiro brasileiro, e pelo ataque de Kaluyituka (26).

No segundo tempo, a situação mudou. Os africanos atacaram no primeiro minuto com um chute de Kaluyituka (46), que serviu de presságio para o gol de Kabangu aos 53, que fez a gigante torcida brasileira nos Emirados emudecer.

Após o golpe e o constrangimento inicial, o Inter começou a buscar o empate. Sobis, o homem mais perigoso do ataque "Colorado", teve duas grandes chances, com um chute salvo por Kidiaba (60) e outra cabeçada que passou pouco acima do travessão (65).

Celso Roth colocou em campo outro de seus principais jogadores ofensivos, Giuliano, em uma equipe lançada ao ataque, mas com a ameaça do tempo contra si.

O próprio Giuliano teve uma grande chance aos 70 minutos, também frustrada por Kidiaba, até agora invicto na competição.

O Inter morreu com dignidade, lutando até o fim, mas em um contra-ataque do Mazembe chegou o gol de Kaluyituka (85), que afundou os brasileiros em sua primeira partida, perante os olhares atentos de "Rafa" Benítez, o técnico espanhol do Inter de Milão.

Fonte: bol.com.br

Russas: Dois jogos movimentaram o Campeonato de Futsal de Jardim de São José


Duas partidas realizadas na noite de 14 de dezembro, na quadra esportiva da localidade de Jardim de São José, válidas pela 2ª rodada da fase classificatória, movimentaram o Campeonato José Venâncio de Sousa.

No primeiro jogo, pelo Grupo "A" Palmeiras de Jardim de São José e Cerâmica São Francisco do Sítio Paraíso empataram em 3 a 3. No embate de fundo a equipe Chiquinho Nunes venceu por 6 a 2 o Fortaleza, ambas as equipes são da localidade de Jardim de São José e disputam a competição pelo grupo "B".

A próxima rodada irá acontecer nesta sexta-feira, (17) quando serão realizados dois jogos; Corinthians e Real Jardim duelam às 19h, pela chave "B" e Agrícola Famosa vai encarar o Real Jardim, às 19h50min pelo grupo "A".

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Inter começa luta pelo bi mundial contra o Mazembe


O Internacional começa nesta terça-feira contra o Mazembe, às 14h (de Brasília), no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi (EAU), a luta pelo bicampeonato do Mundial de Clubes da Fifa.

Os jogadores treinaram nesta segunda-feira (13) pela primeira vez no perfeito gramado do Estádio Mohammed bin Zayed, palco da estreia. Em campo, nada de novo. O técnico Celso Roth comandou apenas uma atividade em campo reduzido e um aperfeiçoamento de cruzamentos e conclusões a gol.

- Temos que estar 100% atentos. Não haverá depois. É aqui e agora em torneio eliminatório, ainda mais em Mundial - comentou Roth sobre os
90 minutos que separam o Colorado da final da competição.

Mazembe

Após eliminar o Pachuca, do México, o Mazembe, campeão da Liga dos Campeões da África, já conseguiu alcançar seu objetivo: deixar Abu Dhabi com uma campanha melhor do que a do ano passado. Agora, o clube quer ser o primeiro time que não pertence nem à Uefa nem à Conmebol a chegar à final. Quem garante é o técnico Lamine N’Diaye:

- Já conseguimos nosso objetivo, mas o apetite chega quando se come. Faremos de tudo para chegarmos à final. Temos de jogar melhor que contra o Pachuca - disse, ao site da Fifa.

FICHA TÉCNICA:

MAZEMBE X INTERNACIONAL

Local: Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi (EAU)
Data/Hora: 14/12/2010 - 14h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)

MAZEMBE (RDC): Muteba Kidiaba, Joel Kimwaki, Kiritcho Kasusula, Miala Nkulukuta, Amia Ekanga; Kazembe Mihayo, Mbenza Bedi, Dioko Kaluyituka, Mukok Kanda; Given Singuluma e Mulota Kabangu. Técnico: Lamine N'Diaye.

INTERNACIONAL: Renan, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Mathias, Tinga, Guiñazu e D'Alessandro; Rafael Sobis e Alecsandro. Técnico: Celso Roth.

Pesquisa aponta que 98% dos municípios brasileiros têm problemas com drogas


A Confederação Nacional de Municípios (CNM), revela em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13), que 98% das cidades brasileiras apresentam problemas de circulação de drogas, principalmente o consumo de substâncias entorpecentes como o crack.

O levantamento ouviu 3.950 (71%) dos 5.565 municípios em todo o país. Destes, apenas 14,7% têm Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e 8,4% contam com programas locais de combate ao crack. Ao todo, 62,4% declararam não receber apoio financeiro federal, estadual ou de outras instituições.

“Estamos falando de uma geografia do crack, o problema alcançou uma dimensão nacional. Não está mais nas grandes cidades, mas nas áreas rurais”, destacou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Sobre o lançamento do Plano de Enfrentamento do Crack e Outras Drogas, em maio, pelo governo federal, ele destacou que a iniciativa limitou o acesso de muitos municípios às ações, uma vez que apenas cidades com população acima de 20 mil habitantes podem ser contempladas – um total de 1.643 (29,5%).

Para os municípios com menos de 20 mil habitantes, foi disponibilizada apenas a possibilidade de implantação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Uma das saídas, segundo Ziulkoski, seria investir em mais fiscalização nas fronteiras, uma vez que o Brasil tem 580 municípios nessa faixa. Outra estratégia citada pela CNM é a de controle da indústria química, para que o manuseio de elementos considerados essenciais para a produção de drogas diminua.

Fonte: www.cearaagora.com.br

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Russas conquista o Selo de Responsabilidade Cultural 2010


A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude do município de Russas foi premiada pela quarta vez consecutiva com o Selo de Responsabilidade Cultural, ofertado pelo Governo do Estado do Ceará.

O Selo é promovido pela Secretaria de Cultura – SECULT e foi instituído pela Lei nº 13.426, de 30 de dezembro de 2003, com o fim de promover o reconhecimento público às pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, que comprovadamente apóiem o desenvolvimento das ações culturais direcionadas ao engrandecimento cultural do Estado do Ceará.

Ao todo, 73 instituições públicas e privadas foram analisadas quanto à política de responsabilidade cultural desenvolvida, levando em consideração os investimentos financeiros, o impacto dos projetos e as parcerias constituídas.
A solenidade de premiação ocorreu no Teatro José de Alencar em Fortaleza, no dia 01 de dezembro de 2010, às 19h. O evento contou com a presença do Sr. BC Neto, que na oportunidade representava o Secretário de Cultura do Estado do Ceará Sr. Auto Filho.

A Secretária da Cultura Sra. Noilda Rocha, representou o município de Russas e recebeu o prêmio que certifica a Prefeitura Municipal como uma entidade que presta valorosos serviços no desenvolvimento e valorização da diversidade cultural do Município e do Estado.

Russas: Campeonato de Futsal da Comunidade de Jardim de São José teve início na última sexta


Até que enfim os amantes do futebol da bola pesada da localidade rural de Jardim de São José/Russas e comunidades adjacentes mataram a saudade de ver a bola rolando na quadra esportiva do citado lugarejo. Fazia exatos seis anos que não acontecia uma competição naquela praça esportiva, praça esta que já foi palco de grandes campeonatos. O motivo da não realização, o desprezo das lideranças locais que só pensam em si, para com os desportistas daquela região.

Deixando o passado de lado e dando ênfase ao presente o certo é que apareceu um filho de Deus chamado José Alves, que reuniu um grupo de amigos desportistas e decidiu resgatar essa prática esportiva.

Então, na sexta, 10 de dezembro, foi iniciado o 1º Campeonato de Futebol de Salão José Venâncio de Oliveira. O certame conta com a participação de dez equipes, divididas em dois grupos de cinco, que jogarão entre si dentro da chave, se classificando os dois melhores times de cada, para posteriormente disputarem as fases semifinal e final.

No jogo de abertura válido pelo grupo "A" o Força Jovem do Sítio Paraíso venceu por 12 a 01 o Melão do Jardim II. No outro jogo da rodada, disputado pela chave "B" o Real Jardim de Jardim de São José perdeu por 07 a 05 para o DP Moto Peças, também da mesma localidade. A segunda rodada será realizada nesta terça-feira, 14 de dezembro, a partir das 19h, quando jogarão Palmeiras contra Cerâmica São Francisco e Fortaleza contra Chiquinho Nunes.

O certame recebe o nome do saudoso desportista José Venâncio de Oliveira, que tem filhos na organização e também disputando a competição.

Tomara que com a ajuda dos que já foram vinda do céu, e a vontade dos desportistas da comunidade o campeonato passe a ser realizado anualmente como antigamente.

Novas cédulas de real começam a circular nesta segunda


O Banco Central (BC) lança nesta segunda-feira, dia 13, novo lote de cédulas do real. Primeiro, entrarão em circulação as novas notas de R$ 50 e de R$ 100. Em 2011, será a vez das notas de R$ 10 e de R$ 20 e, por último, a partir de 2012, começará a substituição das notas de R$ 2 e de R$ 5.


As novas notas têm impressão superior e elementos de segurança como a marca d'água para facilitar a visualização e dificultar as falsificação. De acordo com o BC, as duas notas de maior valor (R$ 50 e R$ 100) são as que demandam maior proteção contra tentativas de falsificação e, por isso, estão sendo lançadas antes das demais, juntas, representam 70% das cédulas falsas apreendidas no país.