sábado, 1 de dezembro de 2012

Acidente de trânsito causa morte de Engenheiro Civil em Morada Nova

Um capotamento ocorrido nesta sexta-feira, 30, por volta das 19h, na CE 138 próximo a localidade do Chipre, zona rural de Morada Nova, interior do Estado do Ceará, causou a morte de uma pessoa e deixou duas feridas. 

O automóvel Gol de cor preta, ano/modelo 2011/2012, que seguia do interior para Fortaleza, sendo conduzido por Rafael Gomes Diógenes, natural de Fortaleza, ao tentar desviar de uma carcaça de animal (jumento), veio a capotar. Em decorrência do acidente Rafael sofreu fraturas expostas nos dois braços, já o Engenheiro Civil André Frota Ribeiro, 26 anos, natural de Fortaleza, teve morte imediata no local. Também ocupava o veículo a mãe de Rafael, Glauce Maria Gomes Diógenes, esposa do Prefeito de Jaguaribe, que sofreu apenas uma pancada na cabeça. 

Rafael foi transferido para o IJF, em Fortaleza, sua mãe foi atendida no Hospital de Morada Nova, enquanto que a vítima fatal foi conduzida para o IML da cidade de Quixeramobim. 

Fonte: 1º BPM

Homem é lesionado a bala em Jaguaruana

Uma tentativa de homicídio a bala aconteceu nesta sexta-feira, 30, por volta das 11h30min, na Rua Luiz Estevão, Conjunto Habitacional Novo Tempo, Bairro Tabuleiro, na cidade de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará. 

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior, Luiz Fernando Ferreira, 24 anos, natural de Jaguaruana, foi lesionado por um tiro de raspão no ombro direito, sendo socorrido ao hospital local onde recebeu atendimento médico e não corre risco de morte. 

Está sendo acusado de efetuar o disparo Francisco Diego de Sousa Lima, natural de Jaguaruana, que se evadiu do local e está sendo procurado pela polícia. Vale ressaltar que segundo informações, Diego efetuou quatro tiros, sendo que apenas um atingiu a vítima. 

Fonte: 1º BPM

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Atleta Lidia Lorena conquista bi-campeonato brasileiro no lançamento do dardo

A jovem promessa do atletismo russano Lídia Lorena, conquistou o título de bi-campeã brasileira no lançamento do dardo, no Torneio de Atletismo das Olimpíadas Escolares-2012 (15 a 17 anos), realizado durante o período de 24 a 29 de novembro, na pista da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. Além do lugar mais alto do pódio, Lídia conseguiu índice para disputar o mundial a ser realizado na Austrália. 

Outra atleta russana destaque na competição foi à jovem Vitória Santiago, vice-campeã brasileira no lançamento do disco, garantindo vaga também para o mundial da Austrália. 

O atletismo russano fecha o ano de 2012 com muito brilhantismo, além dessas conquistas, a equipe de atletismo de Russas conquistou o título de melhor equipe de atletismo do Estado do Ceará nos anos de 2010, 2011 e 2012, concedido pela Federação Cearense de Atletismo. 

Outra conquista para o atletismo russano foi do Professor Jaques Guimarães, escolhido pela Federação como melhor técnico de atletismo de todos os tempos nos anos de 2010, 2011 e 2012. 

Todos esses feitos só são possíveis graças ao incondicional apoio concedido pelo Governo Municipal ao atletismo de Russas, garantindo oportunidade aos jovens russanos de revelarem seus talentos.

Russas conquista pela quinta vez consecutiva o Selo UNICEF

Alegria, satisfação, e acima de tudo sensação de dever cumprido, são sentimentos que tomam conta de todos os russanos que unidos trabalharam durante 04 anos para não somente conquistar o título de Município aprovado Selo UNICEF, mas principalmente ser reconhecido como Município que garante qualidade de vida e direitos às suas crianças e adolescentes. 

Essa é a 5ª vez consecutiva que Russas conquista o título Município aprovado Selo UNICEF, a 1ª se deu em 2002, seguidamente vieram às outras; 2004, 2006, 2008 e agora 2012, numa demonstração de compromisso, responsabilidade e trabalho sério do Governo Municipal, Comissão Pró-Selo e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, em fazer acontecer ações voltadas para o cumprimento dos indicadores nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, garantindo assim, que as crianças e adolescentes russanos sejam assistidos nos seus direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 

O Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas e a Primeira Dama Sônia Chaves, detentores de três das cinco conquistas, participaram em Brasília, na tarde desta quinta-feira, 29, da cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009 – 2012, e tiveram a alegria de ouvir mais uma vez o nome de Russas, inscrito entre 176 municípios cearenses, ser anunciado entre os 65 que conquistaram a edição atual do Selo. 

Raimundinho, que teve como uma das prioridades de seu governo investir na criança e no adolescente, desenvolvendo projetos inovadores na área da Educação, Assistência Social e Saúde, recebe essa como a mais importante das conquistas, haja visto, está terminando seu segundo mandato, sendo então reconhecido nacionalmente, como um gestor que teve o compromisso e a responsabilidade de cuidar bem das crianças e adolescentes de Russas.

Outros Municípios do Vale do Jaguaribe que conquistaram o Selo nesta edição:

  • Alto Santo: 3ª vez (2006, 2008 e 2012)
  • Fortim: 3ª vez (2006, 2008 e 2012)
  • Itaiçaba: 5ª vez (2002, 2004, 2006, 2008 e 2012)
  • Iguatu: 2ª vez (2008 e 2012)
  • Iracema: 2ª vez (2008 e 2012)
  • Jaguaruana: 1ª vez (2012)
  • Limoeiro do Norte: 1ª vez (2012)
  • Morada Nova: 2ª vez (2002 e 2012)
  • Orós: 2ª vez (2000 e 2012)
  • Palhano: 3ª vez (2004, 2006 e 2012)
  • Potiretama: 1ª vez (2012)
  • São João do Jaguaribe: 1ª vez (2012)

Homem é executado a bala em Alto Santo

Um homem foi executado a bala nesta quinta-feira, 29, por volta das 7h, na CE 138, a 18 km da sede da cidade de Alto Santo, interior do Estado do Ceará. 

José Estevam do Nascimento, 51 anos, natural de Orós/CE, que residia na Vila Pesqueira, zona rural do município de Alto Santo, foi atingido por quatro disparos provavelmente de revolver, vindo a óbito imediatamente no local. 

Segundo populares, que acionaram a polícia, os tiros foram efetuados por dois indivíduos não identificados, de capacetes, numa moto de características não anotadas, que após cometerem o crime fugiram tomando rumo ignorado. Segundo ainda populares, o homicídio tem relação com o tráfico de drogas. 

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os homicidas, mas não obtiveram sucesso. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 29 PARA 30/11/2012

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Municípios aprovados na Edição 2009-2012 do Selo UNICEF serão anunciados hoje em Brasília

O UNICEF realizará nesta quinta-feira, 29 de novembro, a cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009 - 2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia. O anúncio nacional dos municípios que serão certificados será feito pelo Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, no Museu Nacional, em Brasília. O evento contará com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Também estarão presentes, entre outros convidados, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, e o senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos e articuladores do projeto dos 19 Estados envolvidos na iniciativa. 

O município de Russas, no Estado do Ceará, conquistou quatro edições seguidas do Selo, nos anos de 2002, 2004, 2006 e 2008. Caso seja anunciado município aprovado, este será o penta Selo, numa demonstração da seriedade no desenvolvimento das ações de proteção a criança e ao adolescente nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação. O Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, está em Brasilía, para participar do evento.

Serviço 

Evento: Anúncio dos municípios certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado Edição, 2009 - 2012 
Data: Quinta-feira 29 de novembro, às 15h 
Local: Museu Nacional, Setor Cultural Sul, lote 2, Brasília 

HISTÓRICO DO SELO 

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semiárido Brasileiro. A partir de 2009, o Selo chegou à Amazônia Legal Brasileira, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e, finalmente, certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. 

O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado faz parte do pacto nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas de solidariedade, cidadania e compromisso com o desenvolvimento dessas regiões que abrangem mais de 2.200 municípios de 20 Estados brasileiros (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais e os nove Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira). 

O Pacto e a Agenda representam a união de forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas e população. 

Nos quatro anos de mobilização da Edição 2009 - 2012, os quase 1.800 municípios inscritos no Selo UNICEF alcançaram resultados significativos nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, por meio da mobilização social, do desenvolvimento de capacidades e do monitoramento das políticas públicas. Esse movimento tem buscado contribuir, também, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nessas regiões do país. 

O Selo UNICEF Município Aprovado também promoveu um amplo processo de participação social por meio da realização de dois Fóruns Comunitários, ocasiões em que a comunidade teve a oportunidade de avaliar, elaborar e acompanhar propostas para melhoria das políticas para a infância e adolescência em seus municípios. 

Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos. 

No Semiárido, os municípios certificados conquistaram avanços e melhoras em, pelo menos, 18 indicadores de um total de 32 nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social. 

Na Amazônia, de um total de 33 indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios certificados avançaram em, no mínimo, 15 indicadores, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social.

Russas: TG 10-010 realizou solenidade de formatura dos atiradores e cabos da turma/2012

O Exército Brasileiro, através do Tiro de Guerra 10-010 com o apoio do Governo Municipal, realizou no início da noite desta quarta-feira, 28 de novembro, na Avenida Dom Lino, em frente ao prédio da Câmara Municipal, a Solenidade de compromisso a Bandeira Nacional e encerramento do ano de instrução da turma de atiradores do TG 10-010. Esta foi à sexta turma a encerrar suas atividades desde a reativação do Tiro de Guerra no município, ocorrida em 2007. 

Durante a cerimônia foram entregues diplomas a atiradores e monitores que mais se destacaram no decorrer das instruções, foi feita a aposição de divisas nos cabos que se destacaram no curso de formação de cabos e a entrega de reservistas a todos do grupamento. A tropa desfilou em continência ao 1º Tenente Valmor Imhoff, representante do comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho. 

O TG 10-010 prestou homenagens de agradecimentos concedendo o diploma de amigo do Tiro-de-Guerra, aos cidadãos; José Nilberto, Chefe de Gabinete; Giulemberg Ferreira, Maestro da Banda de Música da cidade; João de Paula, Inspetor da PRF; Francisco Gilvan Gonçalves, Diretor do DEMUTRAN; Jeane Alves, representante da Assessoria de Comunicação do Município e José Erivaldo, proprietário das Lojas LELEO Móveis, pelo grande apoio prestado ao TG 10-010, durante o ano de instrução. 

Esta foi a segunda turma de atiradores instruída pelo Subtenente Maurício Tavares Garcia, que durante 10 meses foi responsável pela formação militar de 50 jovens do Município. A solenidade marcou também a despedida do Subtenente do comando do TG 10-010, já que como reza as regras do Exército Brasileiro, a cada dois anos, acontecem mudanças nas chefias de instrução dos Tiros de Guerra. Tavares está retornando ao Estado do Rio Grande do Sul, sua terra natal. Outro gaúcho, o Subtenente Bauer será o novo chefe da instrução do TG de Russas.

Participaram do evento o Vice-Prefeito Dr. Paulo Augusto Campelo Bessa; 1º Tenente Valmor Imhoff, representante do General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho comandante da 10ª Região Militar; Sargento Filho e Sargento Gleidson, ambos da 10ª Região Militar; Major PM Marcondes Lacerda, representando o Comandante do 1º BPM; Gilvan Gonçalves, Diretor do DEMUTRAN; Nilberto Nogueira, Chefe de Gabinete; João de Paula, Inspetor PRF; Erivaldo Leite, proprietário das Lojas LELEO Móveis; Elano Rebouças, Presidente da ASTERUSSAS; Jeane Alves, representando a Assessoria de Comunicação do Município e Dr. José Erismar (Mazinho), Advogado; além de Assessores, Sociedade Civil e Imprensa.

Ex-detento é executado a bala em Limoeiro do Norte

O ex-detento Francisco Ailson Chaves Sousa, 28 anos, natural de São João do Jaguaribe, que residia na Rua Dep. Joaquim Bento, Bairro Antônio Holanda, cidade de Limoeiro do Norte, foi executado a bala nesta quarta-feira, 28, às 10h, na Avenida Dom Aureliano Matos, proximidades do Clube Paraíso, em Limoeiro, interior do Estado do Ceará. 

Segundo o Comando de Policiamento do Interior, Ailson foi surpreendido por dois indivíduos não identificados, numa motocicleta Honda Titan 150 de cor vermelha, que efetuaram vários disparos contra a vítima, que foi atingida com 03 tiros na nuca e 01 na perna direita, vindo a óbito imediatamente no local, logo em seguida fugiram seguindo rumo ignorado. 

Vale ressaltar que Ailson era ex-detento da Cadeia Pública de Limoeiro do Norte, onde cumpriu pena por infração aos Artigos; 213 (Estupro), 214 (Atentado Violento ao Pudor) e 288 (Formação de Quadrilha), todos do CPB. 

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os infratores, mas não obtiveram êxito. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 28 PARA 29/11/2012

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Homem que era envolvido com o tráfico de drogas é executado a bala em Morada Nova

Um indivíduo foi executado a bala nesta terça-feira, 27, por volta das 18h50min, na Rua Joaquim Lira Saraiva, cidade de Morada Nova, interior do Estado do Ceará. 

Sebastião Neto Rabelo, 35 anos, natural de Morada Nova, que residia na Rua Joaquim Lira Saraiva, mesmo Município, foi surpreendido por dois indivíduos não identificados que efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingindo a vítima na cabeça e peito, que teve morte imediatamente no local. Segundo informações, Sebastião tinha envolvimento com o tráfico de drogas, o que possivelmente deve ter motivado o homicídio. 

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os homicidas, mas não obtiveram êxito. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 27 PARA 28.11.2012

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Futebol: Limoeiro e Quixeré jogam hoje por vaga na final da Copa Sub 20

O torcedor jaguaribano terá a oportunidade de logo mais, às 19h, no Estádio Municipal Bandeirão, em Limoeiro do Norte, prestigiar o jogo entre Limoeiro e Quixeré, que decidirá o último finalista da Copa Sub 20 de Futebol Amador Etapa da Região Jaguaribana. 

O vencedor desse duelo vai enfrentar a equipe de Jaguaruana, que no último sábado, 24, em casa, encarou o time de Morada Nova, e conquistou a outra vaga da final após empatar em 1 a 1 no tempo normal e vencer nos pênaltis por 5 a 4. 

A coordenação da competição na Região Jaguaribana é do desportista Sindeval de Almeida.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Funceme apresenta previsão de chuvas para 2013

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresenta nesta segunda-feira (26), ao Comitê Integrado de Combate à Seca do Ceará, a previsão de chuvas para o ano 2013. 

O estudo será apresentado pelo presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins, durante a reunião ordinária do Colegiado, que acontece na sede do Corpo de Bombeiros, às segundas-feiras. 

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a previsão apresentada pela Funceme ajuda os produtores a se planejarem para o ano seguinte. Apesar da seca de 2012 ter sido a pior dos últimos 40 anos, a realidade que se viu foi bem diferente. 

“O Estado e o Governo Federal conseguiram evoluir nas políticas de convivência com o semiárido e, hoje, o agricultor está aprendendo a conviver com a estiagem”, afirmou.

Jovem de 21 anos é executado a bala na Zona Rural de Quixeré

O jovem Leonelio Lima Barbosa, 21 anos, natural de Quixeré, que residia na cidade de Russas, foi executado a bala neste domingo, 25, por volta das 23h, na localidade de Rasteira, zona rural do município de Quixeré, interior do Estado do Ceará. A vítima foi alvejada por 07 disparos de arma não identificada, que os atingiram nas costas e cabeça, tendo morte imediata no local. 

Segundo familiares, Leonelio havia passado o dia no Distrito de Lagoinha/Quixeré, na residência de parentes e que já a noite teria saído com destino a sua residência na vizinha cidade de Russas. 

Vale ressaltar que não há informações sobre a autoria do crime e nem como ocorreu, haja visto, o local ter poucas residências e ser muito ermo. Populares informaram que ouviram apenas estampidos, mas devido a escuridão não viram o (s) autor (es) do homicídio. 

Policiais militares descartaram a hipótese de assalto, já que nada foi levado da vítima. Diligencias foram realizadas no intuito de identificar e prender o (s) homicida (s), contudo sem sucesso. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 25 PARA 26/11/2012

Jovem de 21 anos morre ao ser atropelado por carreta na cidade de Russas

Um jovem de apenas 21 anos de idade teve sua vida ceifada em decorrência de um atropelamento ocorrido neste domingo, 25, por volta das 19h, na BR 116, altura do Km 162, município de Russas, interior do Estado do Ceará. 

Francisco Lourenço dos Santos Junior, natural de Russas, que residia na comunidade de Sítio São João, zona rural do mesmo Município, trafegava em uma bicicleta e ao tentar atravessar a citada BR foi colhido por uma carreta Volvo/VM 260, tendo morte imediata no local. 

Vale ressaltar que o motorista da carreta, Francisco Fernando Nogueira Miranda, natural de Limoeiro do Norte, se apresentou na Delegacia Regional de Polícia Civil de Russas para os devidos procedimentos. 

Policias militares e patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 25 PARA 26/11/2012

Homem é morto a tiros e menor fica ferido em Tabuleiro do Norte

Um homem foi executado a bala e um menor foi ferido no sábado, 24, por volta das 06h, no Distrito de Olho D’água da Bica, município de Tabuleiro do Norte, interior do Ceará. 

Segundo o Comando de Policiamento do Interior, Antônio Charliano de Sousa Castro, 26 anos, natural de Tabuleiro do Norte, que residia na Rua Silvestre Rebouças, no citado Distrito, e o menor de iniciais A.S.S., 17 anos, encontravam-se em frente ao Clube do Ademar, quando foram surpreendidos por dois indivíduos não identificados, numa motocicleta de características não anotadas, que efetuaram vários disparos de arma de vogo na direção das vítimas. 

Charliano foi atingido com três tiros abaixo das axilas, e mesmo ferido correu e veio a cair dentro de um cercado, nas proximidades do Clube, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O menor foi atingido com um disparo na perna, sendo socorrido ao hospital de Limoeiro do Norte, foi medicado e não corre risco de morte. 

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os infratores, mas não obtiveram êxito. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 24 PARA 25/11/2012