sábado, 3 de janeiro de 2015

Cid anuncia quarta-feira piso do professor com reajuste de 12% a 14%

Responsável pela pasta eleita por Dilma Rousseff como vitrine de seu segundo mandato, o ministro Cid Gomes (Educação) anuncia na próxima quarta-feira (07/01) o novo valor do piso nacional dos professores do ensino básico. Nesta sexta-feira, Cid se reuniu com secretários do MEC e, na segunda e na terça, recebe representantes do conselho de secretários estaduais e municipais de educação, além de sindicalistas, antes de anunciar o novo valor. O reajuste deverá ficar entre 12% e 14%. 

Quando convidou o ex-governador do Ceará para o MEC, a presidente já havia dito que a educação seria a prioridade do quadriênio. Mas o slogan “Brasil: pátria educadora” foi surpresa para ele também. 

Com informações da Folha de São Paulo

Chuva em Fortaleza supera média histórica e atinge 148 milímetros

A chuva em Fortaleza já superou a média história para o mês de janeiro e atingiu 148 milímetros até as 10h30 deste sábado (3). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), eram esperados 122 mm até o fim do mês. O bairro mais atingido foi o Edson Queiroz, com 82 mm entre as 5h e 9h. Outras 29 cidades cearenses de regiões com o Cariri, Inhamuns e Ibiapaba, também tiveram precipitação acima da média. Crateús teve o maior registro, com 47mm até às 7h. 

Na capital, a chuva alagou casas e ruas, entre elas as avenidas Heráclito Graça e Abolição, que dão acesso a área hoteleira da capital cearense. O Morro Santa Terezinha sofreu um deslizamento de terra que acabou invadindo parte da via. Tratores estão no local para remover a terra desde as 9h. Ninguém ficou ferido e nenhuma casa foi atingida. 

A água invadiu ainda casas e apartamentos em vias de Fortaleza e Região Metropolitana, como as rua Botelho Ramos (Papicu) e José Frota (Cidade dos Funcionários). 

Parte da estrutura do Shopping RioMar, inaugurado em outubro de 2014, também foi danificada pelas chuvas da manhã de sábado. Imagens mostram vazamento de água a partir do teto, causando alagamento. Segundo clientes que estiveram no shopping, alguns corredores foram interditados. 

Previsão 

Segundo a Funceme, as chuvas deste sábado constavam na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores e foi provocada pela combinação de dois sistemas atmosféricos: o primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará. 

O segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza. 

A previsão do tempo para o restante do dia é de céu nublado e pancadas de chuva em todas as regiões cearenses. A Funceme esclarece ainda que, apesar de previstos, os dois sistemas que provocaram as chuvas de nesta manhã não têm relação com a quadra chuvosa no Ceará e informa que o prognóstico climático para a estação de chuvas em 2015 será elaborado e divulgado somente na segunda quinzena de janeiro. 

Fonte: G1

Detran volta atrás e diz que fará blitz educativa sobre extintores ABC

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) voltou atrás sobre rigor na fiscalização do uso do extintor ABC pelos veículos, que poder dar multa de R$ 127,00 e cinco pontos na CNH, e disse que fará apenas fiscalização educativa. Os agentes do Detran vão orientar os motoristas sobre a importância do novo equipamento, obrigatório nos veículos desde 1º de janeiro, mas não haverá multa. Outras irregularidades vão gerar multas normalmente. 

A resolução do Detran foi definida nesta segunda-feira (2) devido à falta do produto nos estabelecimentos do Ceará e de outros estados brasileiros. Segundo o departamento, centenas de motoristas reclamaram sobre a falta do extintor, o que levou ao Detran adiar o período de multa pela ausência do item. 

Até a manhã desta sexta-feira, o Detran mantinha a posição de que iria iniciar a fiscalizar e multa motoristas sem o extintores atualizados. 

Fonte: cearaagora.com.br

Magno Alves renova com o Ceará até 2016, mas pode sair antes

A expectativa pelo retorno de Magno Alves ao Ceará era enorme, pelo status de ídolo da torcida e referência do time. Mas essa espera acabou ontem, como o atacante de 38 anos se reapresentando logo pela manhã, retomando os trabalhos à tarde e no início da noite, assinando um novo contrato, agora até 31 de maio de 2016. 

Porém, o novo vínculo com o Alvinegro, tem uma cláusula que não permite a torcida alvinegra, comemorar de forma plena a renovação. Como esclarece o presidente do clube, Evandro Leitão, existe um acordo que liberará o atacante sem custos caso o Fluminense tenha interesse no atleta, ainda que no intervalo entre as competições, ou seja, antes do início do Estadual - no dia 15 de janeiro - ou entre o Estadual e a Série B. Ainda há um acordo para liberação para outros clubes, mas neste caso, uma multa seria cobrada. 

"Nestes dois intervalos ele pode ser negociado, liberado sim. O detalhe é que, para o Fluminense, ele seria liberado sem o pagamento de multa rescisória. Já para outro clube, uma multa será cobrada", disse o dirigente. 

O mandatário admitiu que o acordo foi firmado com Magno Alves pelo desejo do camisa 11 em encerrar a carreira no time carioca, no qual também foi ídolo e marcou 112 gols.

"Aceitamos essa cláusula após um acordo que o Magno fez conosco, por se tratar de um clube que ele gosta, de um que ele tem desejo de encerrar a carreira. Mas não recebemos nenhuma proposta do Fluminense pelo Magno", disse Evandro. 

Idolatria 

O atacante pôde sentir todo carinho da torcida alvinegra no treino da tarde. Ao iniciar os trabalhos com uma leve corrida no gramado do Vovozão, Magno foi bastante aplaudido pelo torcedor que compareceu em bom número ao clube. 

Mesmo sendo o último a se reapresentar do elenco, por seu contrato entrar em vigência apenas ontem, o técnico Dado Cavalcanti já conta com Magno. "Não só eu, mas toda torcida do Ceará comemora o retorno do Magno. Já conversei com ele, desse trabalho que será feito. Ele é um cara que se cuida, que não machuca, e tem muitas ambições aqui. Ele será muito importante", disse o técnico, elogiando o artilheiro do Brasil em 2014 com 38 gols. 

Vladimir Marques 
Repórter

Nedo Xavier retorna ao Leão para realizar sonho do acesso

Tal e qual alguns de seus antecessores no clube, o técnico Nedo Xavier não conquistou o Campeonato Cearense nem o acesso à Série B do Brasileiro. Por conta disso, o novo comandante tricolor disse que estava de volta ao Leão para "recuperar um sonho que me foi tirado", referindo-se ao fato de ter feito apenas duas partidas pela Série C de 2012 e ter sido demitido precocemente. 

"Naquela oportunidade, não foi possível dar continuidade ao trabalho que realizamos no Campeonato Cearense. Acho que isso atrapalhou um pouco, mas o grupo ficou montado e a prova é que chegou ao mata-mata da Série C, infelizmente não conseguido o acesso à Série B", disse ele, em entrevista, ontem, à Rádio Verdes Mares.

Nedo Xavier dirigiu o Fortaleza entre dezembro de 2011 e julho de 2012, durante 34 jogos, com 21 vitórias, 7 empates, 6 derrotas, com aproveitamento de 68,62%. O que pouca gente sabe é que o novo comandante tricolor já teve uma passagem anterior pelo Fortaleza, como um dos auxiliares de Márcio Araújo, em 2003, quando o time estava na Série A do Brasileiro. "Foi uma passagem rápida, mas que mostrou que ele é um profissional que entende muito de futebol e já naquela época dava a sua contribuição ao clube", disse o gerente de futebol do Tricolor, Júlio César Manso. 

Time competitivo 

Nedo já terá a sua primeira reunião de trabalho com a diretoria neste domingo, entretanto, já disse que irá formar um time competitivo para as quatro disputas que o time terá em 2015. 

Ele negou que fosse trazer jogadores que o torcedor já conhece, como Ciro Sena, Rafinha, entre outros que já passaram pelo Pici e com os quais trabalhou em 2014 no Boa Esporte, na Série B. 

Por sinal, Nedo brigou pelo acesso à Série A até à última rodada, deixando a escapar o acesso na derrota frente ao Icasa por 3 a 2, no Romeirão.

"Aquele foi um jogo atípico. Perdemos dois titulares dois dias antes da partida e ainda apareceu um investidor que veio prometer altos salários a alguns jogadores, que tinham salários de R$ 8 mil em média, mexendo com a cabeça de vários deles. Naquele jogo, também, vários não apresentaram o mesmo rendimento", justificou. 

Comissão técnica 

Nedo Xavier chega amanhã, com o auxiliar técnico Carlos Pacheco, mas mantém o restante da comissão técnica do seu antecessor, Marcelo Chamusca. O preparador físico Roger Gouveia dirigiu os trabalhos e o faz hoje também, até a chegada do novo comandante. "Já tive a oportunidade de trabalhar com ele e conheço sua metodologia de trabalho. Tem um coração excepcional e é um treinador a quem eu aprendi a admirar. Estou sendo recompensado em conviver mais uma vez com ele", declarou Roger Gouveia. 

"Ele tem sua metodologia de trabalho, como o Marcelo Chamusca tem a dele, mas o Nedo sabe formar um time rapidamente", disse Salvino Damião, preparador de goleiros. 

Agendados 

O atacante Lúcio Maranhão chega hoje ao Pici e enquanto isso, o clube agendou dois meias, Natan, do Santa Cruz/PE e Rubinho, ex-Luverdense/MT. 

Ivan Bezerra 
Repórter

Copa São Paulo de Futebol Júnior começa hoje

A 46ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de futebol de base do Brasil, começa hoje e os 104 clubes que estarão em campo de 3 a 25 de janeiro estão na expectativa pela estreia. A primeira rodada terá jogos neste sábado, domingo e se encerra apenas na segunda-feira. Fortaleza e Ceará debutam amanhã. 

Os cearenses entram em campo no mesmo horário, às 15h (fuso cearense). Enquanto o Tricolor encara o Botafogo/SP, no estádio Bruno Lazzarini, em Leme (SP), o Alvinegro duela com o Gama, na Arena da Fonte, em Araraquara (SP). 

Outrora revelador de grandes craques como Falcão, Toninho Cerezo, Marcelinho Carioca e Dener, entre outros, o torneio perdeu força nos últimos anos. Um dos motivos é pelo exagero no número de participantes inexpressivos, a maioria formada por apadrinhados políticos. Outro é a diminuição da idade, agora de até 19 anos. E, por fim, a falta de estrutura de base nos clubes brasileiros. 

Nesta primeira fase, os 104 clubes estão divididos em 26 grupos, nos quais se enfrentarão entre si em turno único. Avançam para a próxima fase os líderes e mais os seis melhores segundo colocados pelo índice técnico. A partir daí, a competição será disputada em sistema simples de mata-mata. A final, como já é tradicional, acontecerá no dia 25 de janeiro - data do aniversário da cidade de São Paulo -, no Pacaembu, na capital paulista. 

Serão oito jogos neste sábado, 38 no domingo e os últimos seis da primeira rodada na segunda-feira, sempre divididos na manhã, tarde e noite. 

Os favoritos 

Como em todos os anos, entre os favoritos ao título estão os quatro grandes de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Além deles, clubes tradicionais em revelar jogadores, como os cariocas Fluminense e Flamengo, além de Vitória, Bahia, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético/MG, que dominaram o ano de 2014 com seus times profissionais. 

O Corinthians é o maior campeão com oito títulos, seguido por Fluminense (5), Internacional (4). Atual bicampeão da Copinha, o Santos vai para o torneio com um time mais jovem, com média de idade um pouco acima de 18 anos.

Fonte: Diário do Nordeste

Marcos Estácio é empossado Presidente da Câmara de Vereadores de Russas

Na quinta-feira, dia 01 de janeiro de 2015, o parlamento municipal Russano se reuniu em sessão especial para dar posse a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Russas, eleito a 15 de dezembro de 2014, para o biênio 2015/2016, intitulada de “Russas Nas Mãos dos Russanos”, tendo como presidente eleito o Vereador Marcos Aurélio Ferreira Estácio. 

A Solenidade de posse foi inicialmente comandada pelo vereador Joaquim Haroldo Torquato de Sousa (que está entregando a presidência), fazendo a leitura do termo de posse, nomeando em seus devidos cargos os vereadores da nova mesa diretora, como manda o regimento interno da Casa Legislativa. 

Já como vereador fora da mesa, Haroldo Torquato desejou que o novo presidente tivesse mais sorte que ele no que se refere as turbulências da política. Haroldo observou que será necessário um diálogo amplo entre os vereadores e o executivo visando dar continuidade ao crescimento do município de Russas. “É preciso saber quem são os verdadeiros amigos pois os falsos que hoje aplaudem poderão vaiar amanhã”, concluiu Haroldo. 

Já empossado, o presidente Marcos Estácio, fazendo uso da tribuna, agradeceu as lideranças opositoras a gestão na pessoa do ex-vereador Aureliano Ribeiro, e frisou que aquela tinha sido uma batalha vencida pelos oito vereadores, com a intenção de defender a sociedade Russana como um todo, que não ia fazer oposição por oposição, mais discutir projetos e analisar o que vier do executivo no sentido de corrigir o que estiver errado, mas também de melhorar os benefícios voltados para o povo. 

A nova direção do legislativo Russano defende a abertura de um diálogo claro e franco com o executivo municipal, para acabar com as picuinhas políticas, com o entrave nos projetos de indicação dos vereadores e com o barramento de algumas propostas da Administração. Para tanto Marcos defende uma convivência respeitosa entre os poderes, mais sem submissão da Câmara de vereadores. 

Por fim, Marcos Estácio agradeceu o vereador Haroldo Torquato pela presença e pela forma descente e democrática com que o mesmo realizou a votação assim como deu posse ao novo presidente na forma que regi as leis do parlamento. Sendo o único da bancada de situação a comparecer na posse da nova mesa diretora, o presidente classificou o ato como de grandeza e respeito para com os colegas vereadores. 

Representando a sociedade Russana, usou a tribuna pelo tempo que achou necessário a professora Lúcia Silva, Presidente do Sindicato da APEOC em Russas. 

Por Arnaldo Freitas

Lesão a bala seguido de morte em Russas

O fato ocorreu nesta sexta-feira, dia 02, por volta das 21h, na Fazenda Melancias, situada na localidade Sitio Piauí, zona rural do município de Russas, distante 62 km da sede do município. 

Segundo informações da polícia, foi lesionado a bala Francisco Moreira Lima Junior, 22 anos, natural e residente em Fortaleza-CE, atingido com 02 (dois) tiros possivelmente de revolver, sendo 01 (um) na nuca e 01 (um) no abdômen.

Júnior ainda foi socorrido pelo próprio pai, diretamente para Horizonte-CE, onde não resistiu e veio a óbito. 

Ainda não há informações que levem à prisão dos suspeitos do crime. 

Fonte: 1º BPM

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Veja cinco dicas para aliviar os sintomas da ressaca

Muita gente vai passar o primeiro dia do ano procurando uma cura para a ressaca. O excesso de álcool pode provocar aumento da sede, tontura, irritação no estômago, náusea, dilatação dos vasos sanguíneos, além de queda da taxa de açúcar no sangue, que pode levar a fraqueza e cansaço. 

A ciência ainda não descobriu uma cura definitiva para a ressaca, mas algumas medidas podem aliviar o desconforto de quem bebeu demais no dia anterior. Veja cinco dicas: 

1 - Beba muito líquido 

Um dos principais problemas provocados pelo excesso de álcool é a desidratação. Além de o álcool ser diurético, outros efeitos relacionados a ele, como o suor e o vômito, podem agravar ainda mais a desidratação. Por isso, quem exagerou no réveillon deve tomar muita água e outros líquidos como água-de-coco, sucos naturais e bebidas isotônicas. 

2 - Faça refeições leves 

Especialistas aconselham evitar o jejum e fazer refeições leves, escolhendo alimentos que ajudem na reposição de líquido como frutas e legumes cozidos. Um dos problemas do excesso de álcool é a hipoglicemia (diminuição do nível de glicose no sangue), por isso carboidratos e doces também podem ajudar. 

Ao contrário do que muitos pensam, o consumo de comida gordurosa pode piorar os efeitos da ressaca. Esse tipo de alimento, mais difícil de digerir, faz com que o organismo leve mais tempo para metabolizar e absorver o álcool, mas não diminui seus efeitos. Por isso, evite leite de vaca, carnes vermelhas e frituras. 

3 - Café e aspirina 

Em um estudo publicado oportunamente no dia 31 de dezembro de 2010, cientistas da Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, concluíram que uma xícara de café e uma aspirina podem tornar menos dolorosa a manhã seguinte à bebedeira. 

Em um experimento feito com ratos, a combinação foi bem sucedida em eliminar a dor de cabeça típica dos dias de ressaca. Os resultados foram publicados na revista científica "Plos One". 

4 - Bebida com taurina 

No ano passado, cientistas chineses testaram 57 bebidas herbais e refrigerantes para checar que efeito tinham sobre a ressaca. A conclusão foi que o refrigerante de limão testado pela equipe, que continha taurina, foi o mais eficaz em combater os sintomas. 

A taurina em sua composição ajuda a quebrar o acetaldeído, substância tóxica produzida quando o álcool é metabolizado pelo organismo. A pesquisa chinesa foi publicada na revista científica "Food & Function". Portanto, refrigerantes ou outras bebidas não-alcoólicas que tenham taurina na fórmula podem ser uma boa opção para quem exagerou no réveillon. 

5 - Descanse 

A eliminação total do álcool pelo organismo pode levar até 12 horas, dependendo da quantidade de álcool ingerida, do peso, do sexo e da capacidade do metabolismo de cada um. Enquanto o organismo trabalha para eliminar o álcool o ideal, segundo especialistas, é descansar o corpo.

Fonte: G1

Homens fortemente armados atacam Cadeia Pública de Jaguaretama

Dezenas de curiosos se postaram na frente de unidade policial de Jaguaretama após o ataque. No momento do atentado havia 24 presos nas celas e apenas dois PMs no prédio 

A cidade de Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe (a 245Km de Fortaleza) tornou-se palco de muita violência no fim da tarde desta quinta-feira (1º), quando uma quadrilha fortemente armada e usando capuzes atacou o prédio onde funcionam, conjuntamente, a delegacia de Polícia e o Destacamento da PM, além de servir também de cadeia pública. O grupo resgatou comparsas alguns dos 24 presos depois de um intenso tiroteio com os policiais militares. 

Segundo as primeiras informações transmitidas ao Comando do Policiamento do Interior Sul (CPI-Sul), eram, pelo menos, seis homens mascarados, que chegaram sorrateiramente no local e passaram a atirar. No prédio havia apenas dois policiais militares. Outros dois PMs estavam em ronda numa viatura pelas ruas da cidade. Mesmo assim, os militares “sustentaram” o fogo com os criminosos. Há informações, não confirmadas, de que os homens conseguiram resgatar quatro detentos e também teriam, supostamente, roubado três armas de fogo do Destacamento, sendo um fuzil de calibre 7.62 e duas pistolas. Não houve feridos nem mortos.

Os atiradores, assim como os presos foragidos, não foram ainda localizados. Depois da fuga do bando, a PM de Jaguaretama conseguiu se comunicar via rádio e por telefone com os destacamentos das cidades vizinhas, sendo mobilizados reforços de Morada Nova, Solonópole, Jaguaribara e do 1ºBPM (Jaguaribe), além do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque). 

No momento em que a notícia se propagou nas redes sociais houve a informação de que os mascarados teriam assassinado um desafeto que estava preso, contudo, o CPI-Sul desmentiu o boato. 

Fonte : Fernando Ribeiro

IJF realiza 563 atendimentos no feriado de Réveillon

O Instituto Doutor José Frota (IJF) realizou 563 atendimentos entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2015, período de Réveillon. Um aumento equivalente 39 casos em relação ao feriado do ano passado. 

Em relação a acidentes de trânsito foram 114 vítimas de colisões e quedas de motocicletas, 11 casos com ciclistas, 39 atendimentos de acidentes de automóvel e 23 atropelamentos. 

Ainda foram registrados nove casos de vitimas de animais e plantas venenosas, 31 atendimentos de agressão física, 12 perfurações por arma branca, 26 casos de perfuração por arma de fogo, 62 quedas e 39 queimaduras. 

Fonte: cearaagora.com.br

Jovem de 25 anos é atingido a tiros e morre no hospital em Beberibe

Nesta quinta-feira, dia 01, por volta das 20h20min, na localidade de Mutirão, bairro Choró, dois indivíduos ainda não identificados, efetuaram disparos contra Francisco Wesley Ângelo, vulgo “Orelha”, 25 anos, natural de Morada Nova-CE, que foi alvejado por dois tiros, sendo um no peito esquerdo e outro no abdômem, sendo socorrido por populares para o hospital de Beberibe, onde não resistiu e pouco tempo depois veio a óbito. Os suspeitos do crime estão foragidos. 

Fonte: 1º BPM

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Fim da redução do IPI: ano começa com carros novos mais caros

Quem comprar carro zero quilômetro a partir do dia 1° de janeiro de 2015 vai sentir diferença no preço com o fim da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para os carros populares, a alíquota sobe dos atuais 3% para 7%. No caso dos carros com motor flex (gasolina e etanol), que hoje recolhem 9% de IPI, a alíquota sobe para 11%, e os carros movidos só a gasolina, que pagam 10%, terão a alíquota aumentada para 13%. 

A redução no IPI para veículos começou em 2012 como estratégia do governo Dilma Rousseff para manter a economia aquecida. A medida já havia sido adotada anteriormente, em 2009, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no auge dos efeitos da crise financeira deflagrada em setembro de 2008, com a quebra do banco norte-americano de financiamentos Lehman Brothers. 

Segundo as fábricas, os populares devem aumentar em média quatro e meio por cento. Um carro que custa R$ 30 mil deve subir para R$ 31,350. 

Redução em outros produtos 

Outros produtos que foram beneficiados com a redução do IPI vão manter o desconto. O imposto zero para materiais de construção se tornou lei e a alíquota cobrada por eletrodomésticos será discutida em 2015. 

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br

Menos de 30 dias após renovação, Marcelo Chamusca deixa o Fortaleza

A torcida do Fortaleza ganhou um “presente” que não esperava no Réveillon. Menos de um mês após renovar com o Leão, o treinador Marcelo Chamusca voltou atrás e desistiu do novo contrato. Em uma reunião com a cúpula do time nesta quarta-feira (31), o comandante da temporada 2014 manifestou o seu desejo de saída. A diretoria não disse o motivo do pedido de demissão. 

Pego de surpresa, o gerente de futebol Júlio Manso, afirma que ainda não conversou com um novo técnico. “Estamos tranquilos com a posição de um novo nome. Ele pediu demissão, a diretoria aceitou. Nós estamos avaliando com calma e não tem prazo de divulgarmos um técnico substituto e, por enquanto, Roger Gouveia [preparador físico] é quem comandará os treinos”, afirmou. 

Marcelo Chamusca foi responsável de levar o Fortaleza à Copa do Brasil e Copa do Nordeste do próximo ano. Mesmo com a eliminação na Série C diante do Macaé/RJ, o ex-treinador do Tricolor ainda colocou seu nome à disposição da nova diretoria, após Jorge Mota vencer as eleições. 

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/

Camilo é empossado e destaca assumir o principal desafio de sua vida

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou na manhã de hoje (01) a cerimônia de posse de Camilo Santana (PT) ao Governo do Estado. Com quase uma hora de atraso, Camilo chegou acompanhado da família e da vice-governadora eleita, Izolda Cela. 

Minutos antes do início da cerimônia, Camilo fez uma passagem rápida na sala da Presidência, cumprimentou a imprensa, mas não falou com nenhum repórter. 

Com o plenário 13 de Maio já lotado e a presença de deputados estaduais, federais, secretários de Estado e demais autoridades, Camilo foi anunciado pelo presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque. 

Após a interpretação do Hino Nacional com com o músico Marcos Lessa, Camilo e Izolda assinaram o termo de posse e durante rápido discurso agradeceu aos colegas parlamentares, à família e ressaltou que iria assumir o principal desafio de sua vida. 

Passado a solenidade de posse na assembleia legislativa o governador do Ceará, Camilo Santana, se deslocou em comitiva aonde ao chegar ao Palácio da Abolição, foi recepcionado por Cid Gomes, ex-governador que assumirá o Ministerio da Educação do segundo governo Dilma. No local, caravanas de todos os Municipios do Estado do Ceará, o aguardavam. 

Camilo entrou na tenda armada no jardim do Palácio ao som de Asa Branca e logo foi iniciado o ato ecumênico comandado pelo padre Ivan Soares e pastor Mário Levi. 

CN7

Papa diz que Roma precisa de 'renovação moral' e critica corrupção

O papa Francisco condenou nesta quarta-feira (31) administradores públicos e criminosos de Roma que supostamente desviaram dinheiro público destinado originalmente para ajudar imigrantes pobres, dizendo que a cidade eterna precisa de uma "renovação moral e espiritual". 

Francisco, que tem feito da defesa dos mais pobres a marca do seu pontificado, defendeu com veemência os direitos dos mais necessitados em seu sermão de véspera de Ano-Novo para milhares de pessoas na Basílica de São Pedro no Vaticano. 

Ele denunciou situações nas quais os pobres se viram forçados a se sentir como criminosos e "forçados a agir como mafiosos" para se defender. 

No começo do mês, a polícia prendeu 37 suspeitos de fazer parte de uma organização mafiosa que desviava fundos de contratos públicos para pessoas próximas do suposto chefe da quadrilha, um extremista de direita com relações antigas com o submundo de Roma. 

A mídia italiana apelidou a investigação, que ainda está em andamento, de "Máfia da Capital". 

Alguns contratos estavam relacionados à gestão de centros e acampamentos para imigrantes em bairros pobres afastados da cidade de Roma. Investigadores disseram que o dinheiro foi embolsado por políticos corruptos e seus comparsas do mundo do crime, em vez de ser utilizado para melhorar as condições dos imigrantes. 

O papa também é bispo de Roma, que é tanto a capital da Itália como o centro da cristandade. Chamando-a de "nossa cidade", Francisco afirmou: "Nós temos que defender os pobres, e não nos defender dos pobres. Nós temos que servir aos pobres, e não usá-los." 

No atual escândalo, documentos da promotoria incluem transcrições de ligações grampeadas que mostram que aqueles que ganharam os contratos também lucraram a partir de outros problemas sociais. 

"Vocês já se deram conta do quanto nós podemos ganhar a partir dos imigrantes?", um dos presos disse em uma das ligações, se referindo aos subsídios destinados aos fornecedores dos acampamentos temporários de imigrantes. "O tráfico de drogas traz menos (dinheiro)". 

Após as detenções, o prefeito de Roma, Ignazio Marino, pediu a revisão dos contratos municipais e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, propôs leis nacionais mais duras contra a corrupção. 

Fonte: G1

Roubos a postos de combustíveis em Russas

Nesta quarta-feira, dia 31, por volta das 13h30min, na Av. Cel. Antônio Cordeiro, no posto Ideal, o frentista Marcos Antônio Maia, 25 anos, foi rendido por dois indivíduos que trafegavam numa moto de cor vermelha, estando o garupeiro armado a revolver, os quais levaram de assalto, cerca de R$ 500,00 (quinhentos reais), e em seguida fugiram tomando rumo ignorado. 

Pouco tempo depois, por volta das 13h45min, na avenida Dom Lino, centro, no posto Casa Nova, o frentista Francisco Fabio Maia Lopes, 34 anos, foi rendido por dois indivíduos que trafegavam numa moto de cor preta, um dos suspeitos armado a revolver, os quais roubaram cerca de R$ 300,00 (trezentos reais), e fugiram. 

Diligências policiais estão em andamento à procura dos suspeitos ainda não identificados.

Fonte: 1º BPM

Quatro apostas vão dividir R$ 263,29 milhões da Mega da Virada

Quatro apostas vão dividir o prêmio da Mega da Virada, sorteada na noite desta quarta-feira (31), informou a Caixa Ecônomica Federal (CEF). Duas apostas foram feitas em São Paulo, uma em Brasília e outra em Santa Rita do Trivelato (MT). Cabe a cada uma delas R$ 65.823.888,16. 

O rateio deste ano foi de R$ 263,29 milhões, o maior da história das loterias no país. A quantia é superior à estimativa inicial, que havia sido de R$ 240 milhões. 

Confira as dezenas sorteadas: 01 - 05 - 11 - 16 - 20 - 56.

A Quina premiou 2.581 apostas com R$ 19.764,32. A Quadra registrou 168.546 apostas vencedoras e cada uma receberá R$ 432,36. 

O sorteio ocorreu às 20h25min desta quarta-feira, no estúdio da Rede Globo, em São Paulo. 

Do início das apostas, em 10 de novembro, até seu seu encerramento às 14h desta quarta-feira, foram realizadas mais de 348 milhões de apostas em todo país, numa arrecadação total de R$ 871,3 milhões. 

O prêmio deste ano supera em quase R$ 40 milhões o valor pago em 2013 e quebra o recorde da Mega da Virada de 2012, que pagou R$ 244 milhões. 

Fonte: G1

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Curso de regras do Futsal confirmado para esse final de semana em Morada Nova

O Curso de Regras de Futsal será o primeiro evento de capacitação coordenado pelo professor Fábio Rabelo em 2015. A FIVALE - Centro Limoeirense de Ensino será a certificadora do evento que terá início na próxima sexta-feira, 02 de janeiro de 2015 no auditório do IFCE de Morada Nova. A Federação Cearense de Futsal apoia o evento e abaixo segue toda a programação: 

Sexta-feira 02 de janeiro de 2015: 

- 17h credenciamento dos participantes - local: auditório do IFCE - vizinho ao DETRAN; 
- 18 as 22h - regras 01 até 06 - local: auditório do IFCE - parte teórica; 

Sábado 03 de janeiro de 2015: 

- 8 as 12h - regras 07 até 12 - local: auditório do IFCE - parte teórica; 
- 13 as 18h - regras 13 até 17 - local: auditório do IFCE - parte teórica; 

Domingo 04 de janeiro de 2015: 

- 8 as 12h - aplicação, vivência e discussão de todas as regras - local: Ginásio de Esportes de Morada Nova - parte prática. 

Muitas cidades da região do Vale do Jaguaribe marcarão presença nesse importante evento e os desportistas interessados poderão fazer a sua inscrição no próprio dia do evento no valor de R$ 80,00 com certificação de 40h/a. O professor Hilton Alcântara será o ministrante da capacitação já que o mesmo é Presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futsal. Para quem gosta do futsal é uma grande chance de aproveitar a oportunidade. Atletas, treinadores, desportistas em geral, secretários de esportes, coordenadores esportivos, professores e estudantes de educação física, provisionados do CREF devem buscar essa qualificação já que algumas regras irão mudar a partir de 01 de janeiro de 2015. 

Maiores informações: (88)9909 6080 e (88)9415 5595.

Etíopes vencem a prova masculina e feminina da São Silvestre

Nada de Quênia. Dawit Admasu, da Etiópia, venceu a prova masculina da Corrida de São Silvestre com o tempo de 45min04s nesta quarta-feira (31/12). Na feminina, após cinco vitórias consecutivas do Quênia, foi a Etiópia quem triunfou na prova feminina, com Ymer Ayalew, com 50min43, três segundos mais rápida que a segunda colocada, Netsanet Kebede, também etíope. O Quênia subiu ao pódio na terceira posição, com Priscah Jeptoo (campeã em 2011). 

Ayalew havia sido justamente, a última campeã etíope da São Silvestre. Ela venceu em 2008 com o tempo de 51min37s. Ayalew e Kebede se distanciaram do restante do pelotão de elite da prova quando a corrida já chegava ao centro de São Paulo (a largada foi na Avenida Paulista, em frente ao Masp). As compatriotas vinham com passadas semelhantes pelo Largo São Francisco e Viaduto do Chá, mas foi na subida da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, considerada o trecho mais difícil da prova, que Ayalew se distanciou. Ao entrar de volta na Paulista, a grande campeã conseguiu abrir vantagem ainda maior e, sem demonstrar cansaço, venceu a corrida. 

Nenhuma brasileira conseguiu terminar a prova desta quarta entre as cinco primeiras. Joziane Cardoso teve o melhor desempenho entre as atletas do país, terminando na oitava posição. 

Na prova masculina, a última vitória da Etiópia havia sido Tesfaye Jifar, em 2001. Dawit Admasu, campeão nesta quarta-feira, terminou a prova um segundo à frente de Stanley Koch, do Quênia. Completaram o pódio Fabiano Naasi, da Tanzânia, com 45m10; Mark Korir, do Quênia, com 45m19; e Giovani dos Santos, do Brasil, com 45m22 – ele conseguiu ficar entre os primeiros após um sprint no fim da prova. Em 2013, ele terminou a São Silvestre no 4º lugar, uma posição à frente. 

Com informações do UOL

Quadrilha armada explode caixas eletrônicos em Itapiúna

Uma quadrilha formada por cerca de cinco homens invadiu a Cidade de Itapiúna e explodiu os caixas eletrônicos instalados na agência do Banco do Brasil, na madrugada desta quinta-feira (31/12). De acordo com o titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegado Raphael Villarinho, o grupo armado ainda tentou violar os caixas eletrônicos do posto avançado do Bradesco e investiu contra o destacamento local da Polícia Militar. 

De acordo com Villarinho, a quadrilha chegou ao Município em uma Hilux, de cor prata, e foi em direção ao Banco do Brasil, onde instalou os explosivos que arrombaram os equipamentos da agência. Em seguida, os mesmos criminosos atacaram o Bradesco, mas não conseguiram abrir os caixas, apenas danificá-los. 

Informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI) dão conta que uma parte do bando se dirigiu para o destacamento efetuou diversos disparos. Segundo os militares, houve uma troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Uma viatura foi avariada pelos tiros. 

O delegado da DRF disse que a Hilux prata ocupada pelos ladrões fugiu pela CE-060, em direção a Quixadá. Villarinho afirmou que equipes comandadas por ele estão no local, mas não há nenhum suspeito da explosão, por enquanto. A quantia levada do Banco do Brasil não foi revelada pela Polícia. 

Este é o sétimo ataque a banco, em dezembro. Em todo o ano foram registrados 55 ataques no Estado, conforme a DRF. Já o Sindicato dos Bancários diz que este é o 65º ataque do ano, no Ceará. A Cidade de Itapiúna já havia sido alvo deste tipo de ação, no último dia 12 de agosto. 

Fonte: cearaagora.com.br

Dilma anuncia os últimos 14 nomes para Ministérios

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência anunciou nesta quarta-feira (31/12), véspera da posse de Dilma Rousseff, os últimos 14 ministros do segundo mandato da presidente reeleita. 

Dos 14 anunciados, a maioria (13) é formada por ministros que já integram a atual equipe. A única novidade é o diplomata Mauro Vieira, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, que ocupará o Ministério das Relações Exteriores. 

Veja a lista dos últimos 14 nomes: 

– Advocacia-Geral da União: Luís Inácio Adams
– Assuntos Estratégicos: Marcelo Néri 
– Casa Civil: Aloizio Mercadante
– Comunicação Social: Thomas Traumann 
– Desenvolvimento Social: Tereza Campello 
– Direitos Humanos: Ideli Salvatti 
– Gabinete de Segurança Institucional: Jose Elito Siqueira 
– Justiça: José Eduardo Cardozo 
– Meio Ambiente: Izabela Teixeira 
– Micro e Pequena Empresa: Guilherme Afif Domingos 
– Políticas para Mulheres: Eleonora Menicucci 
– Relações Exteriores: Mauro Vieira – Saúde: Arthur Chioro 
– Trabalho: Manoel Dias 

Com informações do G1

Mulher cancela reserva em voo e escapa da tragédia da AirAsia

Lanny Hardono escapou por pouco de morrer na tragédia do voo QZ8501. Agora, toda vez que o acidente passa na televisão ela e seu marido correm para assistir. Eles dizem que o choque da queda do avião é amenizado por uma sensação de alívio. Lanny Hardono mudou sua reserva há poucas semanas para participar de uma reunião familiar. Ela diz que agradece a Deus, mas que seu coração está com aqueles que perderam parentes no voo.

Fonte: G1

Carté: Papa título do Inter de Futsal do Interior do Ceará

O sonho de todo garoto que ama o futebol é crescer e ser um grande jogador de futebol, mas o mundo da bola gira e os altos e baixos aparecem; uns vencem outros saem vencidos e as vitórias ficam nas mãos dos mais eficientes. 

No Estado do Ceará o mais disputado campeonato, amador, é o intermunicipal de futsal da Federação Cearense de Futsal, que envolve as equipes do interior desde 1966. 

Tabuleiro do Norte é a cidade com o maior número de conquistas, com o total de sete títulos (1984, 1987, 1988, 1996, 1998, 1999 e 2002). 

Individualmente, o atleta Cartegiano Viana de Melo, 37, é o maior vencedor desta tradicional competição, o que recentemente, no ano de 2014, conquistou seu sexto título de Campeão do Intermunicipal de Futsal da Federação Cearense de Futsal. 

Carté é o “papa” título de intermunicipal de futsal e sua saga vitoriosa iniciou no ano de 1996, jogando pela Seleção de Tabuleiro do Norte e, em casa perante a torcida, conquistou seu primeiro título ao vencer a equipe de Morada Nova por 3 a 2. Seguindo nos anos de 1998, onde bateu Iguatu, no Náutico de Fortaleza por 4 a 3, após empatar no tempo normal 3 a 3, venceu por 1 a 0; em 1999 bateu Crateús, na casa do adversário e 2002 voltou a conquistar o título em cima de Crateús, desta vez no Náutico de Fortaleza. 

Em 2011, Carté foi defender as cores da seleção de Limoeiro do Norte e a seleção que vários anos tentava seu primeiro título conseguiu o feito inédito perante sua torcida, vencendo a equipe de Camocim na decisão; e no ano de 2014, Carté levanta seu sexto caneco de campeão, pelo Limoeiro ao vencer Mombaça na decisão, na casa do adversário. 

Além dos títulos do intermunicipal de futsal, Carté coleciona várias conquistas em sua carreira, tais como: 4 vezes campeão da Copa do Vale do Jaguaribe de Seleções, com a seleção de Tabuleiro do Norte, 4 vezes campeão da Copa do Vale do Jaguaribe de clubes, com as equipes Sport de Tabuleiro (2), Alcimengo de Tabuleiro e São João do Jaguaribe; Campeão da Copa Açú-RN, Copa Apodi-RN, Copa Mossoró-RN e Copa Patú, com a equipe de Apodi. Em 1997 e 1999 foi vice-campeão cearense, defendendo as equipes de Tabuleiro do Norte e Ceará Sporting, respectivamente e vice-campeão da Copa Metropolitana de Futsal com o Horizonte. 

Carté, ainda defendeu as cores de Crateús, na taça Brasil em 2000; no Campeonato Cearense defendeu a seleção de Tabuleiro, Horizonte, Ceará Sporting, Sumov e Limoeiro do Norte. 

Na Região Jaguaribana disputou os principais campeonatos, sendo campeão municipal em Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Morada Nova, São João do Jaguaribe e Jaguaribe. 

Participou do amistoso envolvendo a Seleção de Portugal contra a Seleção do Vale do Jaguaribe, jogo realizado na cidade de Morada Nova. 

Carté sempre prezou pela condição física e com mais de vinte anos de carreira nunca teve nenhuma contusão grave, no qual faz referencia sempre aos bons momentos que passou no esporte, lembrando-se do jogo que marcou sua trajetória, que foi a semifinal do Campeonato Cearense, quando jogava por Tabuleiro contra a equipe do Agroágua; que após o empate em 3 a 3 no tempo normal, onde tinha marcado dois gols, fez o gol de ouro que classificou Tabuleiro do Norte para decisão. Porém o gol que marcou a sua carreira foi o dá final do intermunicipal contra Crateús em 1999, que deu o título de campeão a Tabuleiro do Norte. Não esquecendo um momento de reação que foi num jogo pelo Campeonato Limoeirense quando findou o primeiro tempo e sua equipe perdia por 6 a 0 e no segundo tempo viraram para 7 a 6. 

O tempo que é o grande adversário de qualquer atleta, parece que não incomoda muito, pois aos 37 anos, apesar de já ter conquistado quase tudo a sede e a vontade de “papa” mais títulos, Carté atualmente defende a equipe do Bloco Hilariê, no Campeonato Municipal de Futsal em Tabuleiro do Norte e não descarta a possibilidade de disputar mais um intermunicipal e um campeonato cearense em 2015, haja vista que terminou o ano em boa forma física com a conquista do intermunicipal de 2014 e esbanjando saúde, deixando muitos jovens atletas para trás nas suas arrancadas espetaculares. 

Informações: Sindeval de Almeida

Futsal: Copa Geração Milan foi realizada em Tabuleiro do Norte

Aconteceu no domingo, dia 28 de dezembro, na quadra da CNEC em Tabuleiro do Norte, a Copa Geração Milan, que proporcionou o encontro de grandes amigos, que durante o evento tiveram a oportunidade de se socializaram, se divertirem, e acima de tudo homenagearem a pessoa do saudoso Dimas Alisson Pinto, que partiu dessa vida precocemente, ficando o exemplo e alerta para os jovens. 

A organização da Copa agradece a CNEC, a LTD (Liga Tabuleirense de Desporto), o treinador Hermes Paulo, as famílias e os jogadores, enfim, a todos que contribuíram e estiveram presentes, e desde já gostaria de contar com todos no próximo ano, visando melhorar cada vez mais o evento. 

Confira abaixo as equipes e relação de todos os atletas que participaram da competição: 

Time A: Saullo, Aylton de Araujo, Adriano Luiz Luciano, Leigo Gomes e Silvio Napoleão. 

Time B: Alan Cássio, Marcel Franklin, Josiran Pinto da Silva, Jean e Neurisberg Maia. 

Time C: Nando, Rodollf Gadelha, William, Geison e Nardinho. 

Time D: Cesinha, Moreira, Deibinho, Juninho e Mailson de Almeida. 

Goleiros: Erivelton Oliveira, Carlos Vieira e Wilker. 

Apitaram os jogos a dupla Preta e Henrique Napoleão. 


Fotos: Neurisberg Maia.

Irmãos são lesionados a tiros durante discussão em um bar no distrito de Lagoinha - Quixeré

Nesta terça-feira, dia 30, por volta de 23h10min, a polícia tomou conhecimento de que deram entrada no Hospital de Quixeré-CE, 02 (duas) vítimas de lesão à bala, identificados por: José Edmar de Sousa, 32 anos, pedreiro, natural de Quixeré, e seu irmão José Ribamar de Sousa, 35 anos, pedreiro, natural de Quixeré, ambos residentes no distrito de Lagoinha/Quixeré. 

De acordo com populares, os irmãos bebiam em um bar na comunidade de Vila Nova, em Lagoinha, quando uma pessoa de nome José Erione Sousa Ferreira, 34 anos, natural e residente em Limoeiro do Norte-CE, discutiu com os irmãos, momento em que o suspeito José Erione efetuou um disparo para o alto, e em seguida disparou contra as vítimas, e fugiu tomando rumo ignorado. 

Depois de serem medicados no hospital de Quixeré, ambos foram encaminhados para o hospital regional de Limoeiro do Norte-CE, de onde possivelmente seriam transferidas para Fortaleza. O suspeito dos disparos está sendo procurado pela polícia. 


Fonte: 1º BPM

Cid Gomes anunciará novo piso para professores

Convidado para ocupar o Ministério da Educação no novo mandato da presidente Dilma Rousseff, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), já tem uma lista de prioridades que deverá por em prática nas primeiras semanas de janeiro. Cid esteve ontem em Brasília, onde se reuniu com o atual ministro da pasta, Henrique Paim, e parte da equipe do governo federal. 

“Conversei com o Paim sobre algumas questões postas no calendário do Ministério. Na primeira semana depois da posse, será divulgado o reajuste do piso dos professores. Na segunda, o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na terceira e quarta, abertura do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)”, afirmou ao Broadcast Político. 

De saída do governo estadual e de mudança para Brasília, Cid Gomes destaca como principal meta como ministro da Educação o debate sobre uma revisão da grade curricular do Ensino Médio. “Não será um currículo para todo o Brasil, mas vai procurar respeitar as questões regionais”, ressaltou. 

A ideia, entretanto, já vem sendo trabalhada pelo ministro Henrique Paim, um dos defensores da flexibilidade do currículo de modo que o estudante não precise repetir o ano toda vez que for reprovado por uma ou duas disciplinas. No cerne das discussões dentro do governo, está a tentativa de se evitar a evasão escolar. 

O futuro ministro da Educação, que toma posse no dia 1º de janeiro, também defendeu a redução do período de alfabetização. “Acredito que a alfabetização pode ser feita até os 7 anos e não 8, como é hoje”. No encontro que teve com a presidente Dilma no início do mês, quando foi convidado para o Ministério, a petista reforçou o pedido de atenção à ampliação da oferta de vagas em tempo integral. 

Na campanha eleitoral deste ano, a então candidata à reeleição prometeu que a rede de educação em tempo integral irá atingir 20% das vagas na rede pública até 2018. Sobre outra promessa de Dilma, a criação de creches, Cid Gomes considerou que ela deverá ser cumprida até 2017. “Já foram contratadas 6.180 creches. Acho que dá para concluí-las nos dois primeiros anos”, afirmou. 

Ao falar sobre a divisão dos ministérios entre os partidos, Cid Gomes considerou que não foi convidado pelo fato de ser um dos principais expoentes do Pros, mas pelo perfil de gestor. “Na medida que aceitei convite para assumir um ministério técnico, vou me abster de fazer comentários políticos. Mas fui convidado pela presidente, que tem lá suas preferências. Não foi por causa do Pros, que é muito pequeno. Não fui escolhido por uma questão partidária”, disse. 

Cid Gomes também comentou sobre o futuro do irmão, Ciro Gomes, que chegou a ocupar o cargo de secretário de Saúde no governo do Ceará. “Ciro é a nossa maior liderança. Espero que ele assuma o papel de líder do partido. A informação que temos é de que vai trabalhar no setor privado. Mas queremos que ele aceite liderar o partido”.

Fonte: cearaagora.com.br

Ipueiras é atingida por chuva de granizo

Os moradores de Ipueiras, a 304 km de Fortaleza, foram surpreendidos na tarde desta terça-feira (30) com uma chuva de granizo que atingiu a cidade. Segundo moradores não foram registrados nenhum estrago em decorrência da precipitação. 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que há formação de nuvens de chuva desde a madrugada desta terça-feira (30) em várias regiões do Estado, como centro-sul, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte e na região Jaguaribana. 

Essas nuvens se formam em virtude da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste (NE) brasileiro. Pelo posicionamento desse sistema (típico da pré-estação chuvosa), existe previsão de chuva nessas regiões do Ceará e, em algumas localidades as precipitações podem ser mais intensas. 

A Funceme também afirma que fenômeno da chuva de granizo, já ocorreu outras vezes no Estado. Acontece quando as nuvens de chuva se desenvolvem muito verticalmente e, quanto mais alto ela for, menor é a temperatura dentro desta nuvem, ocasionando o congelamento das gotículas e a formação das bolas de gelo.

Fonte: cearaagora.com.br