quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Usina de Quixadá produzirá biodiesel a partir de óleo de peixe

Enquanto a refinaria prometida pelo governo Dilma Rousseff não se concretiza, a Petrobras decidiu investir e outra riqueza do Estado. A estatal vai começar a produzir ainda este mês biodiesel a partir do óleo de peixe. A produção vai beneficiar inicialmente 300 piscicultores familiares do Ceará e garantir a compra de 15 toneladas de resíduos e gorduras de peixe, por mês. 

A produção será feita pela Petrobras Biocombustíveis na Usina de Quixadá, no Ceará, a partir do óleo extraído de vísceras de peixe, conhecido como OGR (óleos e gorduras residuais) de peixe. A companhia recebeu, em dezembro, 4,55 toneladas do produto para produção de biodiesel. 

Segundo informações da estatal, o volume é resultado do primeiro contrato de compra firmado com a Cooperativa dos Produtores do Curupati, em Jaguaribara, região centro-sul do estado, em 18 de dezembro de 2014. Na ocasião, também foi assinado convênio com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará para assistência técnica aos piscicultores dos açudes do Castanhão e de Orós. 

As informações indicam ainda que, até o fim do ano, o projeto poderá alcançar metade dos 600 piscicultores familiares que trabalham nos dois maiores açudes da região: o Castanhão, que tem áreas produtivas nos municípios de Jaguaribara, Jaguaretama e Alto Santo; e o Orós, nos municípios de Orós e Quixelô, ambos na bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe. 

Na avaliação da Petrobras, o uso do óleo extraído das vísceras do pescado na produção traz vantagens a ambas as partes. Para a companhia, assegura biodiesel com matéria-prima de qualidade, além de a iniciativa estar alinhada ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, condição necessária para garantir o Selo Combustível Social do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

Já para os piscicultores, gera valor de mercado para um subproduto, o que proporciona renda extra. Ao mesmo tempo, fortalece a cadeia produtiva do pescado, transformando um possível passivo ambiental em matéria-prima para a produção de biodiesel. 

A introdução do óleo de peixe na cadeia produtiva do biodiesel é uma parceria da Petrobras Biocombustível, do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), do Núcleo Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e das prefeituras de Jaguaribara e de Orós. 

Com informações da Agência Brasil

Muricy é internado com diverticulite e desfalca São Paulo em viagem

Muricy Ramalho foi internado no início de tarde desta quinta-feira (22) com diverticulite. O treinador não viajará com o São Paulo para Manaus, onde o time disputa um torneio amistoso com Flamengo e Vasco. Em seu lugar, o time São Paulo terá o comando de Milton Cruz. 

"Estou bem, mas tenho que ficar internado por dois dias para cuidar da diverticulite", afirmou o treinador, em troca de mensagens com a reportagem. 

Segundo a assessoria de imprensa do São Paulo, o treinador sentiu dores na noite de quarta-feira, realizou exames na manhã desta quinta-feira e foi internado. O clube também informa que Muricy ficará ao menos dois dias internado no Hospital São Luiz, na zona sul de São Paulo. Depois disso, ainda ficará um período em repouso e observação dos médicos. O treinador já conversou com outros membros da comissão técnica e funcionários do clube na tarde desta quinta, e tranquilizou a todos. 

Essa é a segunda vez que o comandante tricolor sofre com esse problema. Em 2013, quando ele trabalhava no Santos, o mesmo problema o afastou dos trabalhos por três dias. 

Diverticulite é uma inflamação no intestino grosso. Ele vinha reclamando de dores na região desde o início da semana. Na época da primeira crise, ele cogitou abreviar a carreira por causa do problema. 

"Com certeza vou ter de abreviar minha carreira. Fiquei muito abatido, porque o que tive foi um pouco sério, eu fiquei quase um dia e meio sem alimentação e água. Foi terrível. Esse momento faz repensar, e vou ter de abreviar. É muito desgastante. Tenho muito tempo pra viver, quero ficar mais com a minha esposa, meus filhos, tive medo, não de me deixar trabalhar, porque sou batalhador, não desisto nunca", desabafou à época. 

Recentemente, em setembro de 2014, Muricy teve arritmia cardíaca e também desfalcou o São Paulo. Por causa disso, inclusive, o comandante mudou a sua rotina, evitando o estresse e até cortando o café. 

Mesmo sem a presença do treinador, o elenco do São Paulo realizou um rachão nesta quinta-feira, no CT da Barra Funda. A atividade foi observada pelo auxiliar Tata, pelo coordenador e interino Milton Cruz e por outros membros da comissão técnica. 

Às 16h37 desta quinta-feira, o Hospital São Luiz divulgou o primeiro boletim médico sobre o paciente, assinado por André Luiz Negrão Albanez, da Diretoria Médica: "O Hospital São Luiz Morumbi informa que o técnico do São Paulo Futebol Clube, Muricy Ramalho, deu entrada hoje no hospital com dor abdominal, apresentando quadro de diverticulite aguda. O paciente foi internado para tratamento clínico e passa bem", disse o comunicado. 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Quatro são detidos furtando água para vender em Duque de Caxias (RJ)

Quatro pessoas foram detidas na manhã desta quinta-feira (22) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, após serem flagradas por policiais ambientais enchendo um caminhão com água furtada na avenida Automóvel Clube. 

Segundo informações do Disque-Denúncia, após uma ligação que informava extração irregular e venda ilegal de água em carros pipa na região, os policiais foram até o local e encontraram o proprietário do caminhão se preparando para encher o veículo. 

Além dele, outras três pessoas foram flagradas perfurando o solo em busca de poços artesianos. O dono do caminhão confessou que venderia a água mineral extraída. 

Todos foram encaminhados à 82ª Delegacia de Polícia. 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Cora mata Reginaldo e Jurema por saberem demais

Cora (Marjorie Estiano) dará fim às vidas de Reginaldo (Flávio Galvão) e Jurema (Elizangela), após eles descobrirem que a vilã da novela das 21h foi a responsável pela morte do filho Jairo (Julio Machado). 

Reginaldo volta de viagem e descobre que a esposa é a atual empregada da casa da megera. Ele não gosta da novidade, fala para Jurema deixar a casa e conta que viu o filho colocar o advogado Fernando (Erom Cordeiro) no carro, enquanto estava desacordado. 

"E daí que, exatamente no dia seguinte, veja que coincidência, saiu nos jornais que o carro do advogado caiu numa ribanceira e explodiu. E ele tinha morrido no acidente. Acontece que não foi acidente, é claro. Jogaram o carro no abismo com o coitado lá dentro", explica Reginaldo. 

Jurema se convence de que Cora matou Jairo e decide trabalhar na casa até conseguir reunir mais provas para incriminá-la. Porém, um dia, a vilã chega em casa e dá de cara com os dois, o qual propõe para ser a escrava deles em troca do silêncio. 

Para que eles não a denunciem, a tia da Cristina (Leandra Leal) aceita a proposta, mas não fica satisfeita. Ela acerta um tiro em Reginaldo, que morre na hora. Jurema tenta fugir, mas é empurrada do alto da escada e não resiste. 

Fonte: http://diariosp.com.br

Prisão do Comendador trará nova reviravolta em “Império”

O Comendador, do Alexandre Nero, em “Império” será oficialmente “declarado vivo”, de acordo com Aguinaldo Silva, nos capítulos que irão ao ar na primeira semana de fevereiro, possivelmente dia 3. A partir daí, a novela terá novos desdobramentos. José Alfredo vai ser preso pela Polícia Federal e haverá uma passagem de tempo, sob medida, para que sejam mínimas as suas cenas na prisão. Quem irá entregar o Comendador à polícia é a sua própria mulher, Maria Marta (Lilia Cabral), como última alternativa para evitar o casamento com Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). 

Os confrontos entre Zé e Maurílio, dentro e fora da empresa, também terão forte destaque nas próximas semanas, além do mistério que envolve o pai do vilão. Aguinaldo se declara satisfeito com o apoio que tem recebido em “Império”. Tudo é prontamente atendido tanto pela alta direção da Globo quanto pela equipe do diretor Rogério Gomes, o Papinha, e isso desde o início dos trabalhos. Nunca houve qualquer restrição. A novela terá seu último capítulo exibido no dia 13 de março. 

Fonte: http://correiodobrasil.com.br/

WhatsApp apresenta sua versão web para ser usada direto do computador

Depois de dominar completamente as conversas via celular, o WhatsApp está chegando na web. O aplicativo de troca de mensagens disponibilizou em seu site uma versão para browser na qual o usuário pode identificar seu dispositivo por meio de um QR Code e ter acesso a todas as suas conversas. 

Por enquanto, o novo recurso está disponível apenas para aqueles têm a versão 2.11.491 do aplicativo. Para acessar a versão web do WhatsApp, basta entrar no site oferecido pelo próprio aplicativo. Até o momento só é possível navegar pela página utilizando o navegador Google Chrome. 

Nem todos os usuários do aplicativo conseguiram fazer a conexão, mesmo com a versão atualizada do aplicativo. Dentre os que conseguiram acessar, boa parte reclamou da instabilidade da conexão. Um usuário afirmou que ao apagar a tela de seu celular, a conexão foi totalmente perdida. Deste modo, sequer é possível poupar a bateria do celular enquanto o pareamento é feito. 

No site oficial de sua versão web o WhatsApp alerta para que os usuários utilizem uma conexão wi-fi para poupar a bateria do aparelho. A expectativa é que nos próximos dias mais usuários tenham acesso à ferramenta, que promete maior estabilidade. 

Fonte: yahoo.com.br

Mulher viúva é estuprada por oito homens como punição por ter se relacionado com homem casado

Uma mulher viúva da Indonésia foi estuprada por oito homens como punição por ter um caso com um rapaz casado. Agora ela também está condenada a sofrer um castigo em público. 

Os estupradores pegaram a mulher quando invadiram uma casa na província ao norte de Banda Aceh, e acusaram-na de ter “relações íntimas impróprias” com o homem de 40 anos de idade. O rapaz de 25 anos de idade foi amarrado e espancado, enquanto a mulher foi estuprada repetidamente. Em seguida, os dois foram encharcados com água de esgoto. 

Depois a mulher foi levada para uma delegacia pelos estupradores, que relataram a quebra das leis rigorosas de Sharia contra a relação íntima fora do casamento. 

Três dos estupradores foram imediatamente detidos acusados de estupro, e seus outros cinco companheiros fugiram. Mesmo assim a mulher levou uma surra dos policiais por quebrar as leis religiosas. 

“A mulher e o homem serão açoitados por terem violado uma lei municipal de religiosidade relacionada a relações íntimas,” disse Ibrahim Latif, chefe do escritório do Shariah na cidade oriental de Langsa. 

Ele disse que o fato de que a mulher havia sido estuprada não seria levado em consideração na determinação da punição para o crime religioso que tinha alegadamente cometido. Ibrahim disse que a mulher e seu companheiro haviam confessado ter relações íntimas em várias ocasiões anteriores, mesmo o homem sendo casado e tendo cinco filhos. 

De acordo com a lei religiosa local, a mulher e seu amante enfrentarão até nove chibatadas cada um em um local público. Os três estupradores presos – que inclui um menino de 13 anos de idade – teriam enfrentado o mesmo número de chibatadas se tivessem sido cobrados sob a lei sharia – mas eles estão enfrentando acusações em um tribunal criminal. A busca pelos outros estupradores continua. 


Fonte: http://www.gadoo.com.br/noticias/mulher-viuva-e-estuprada-por-oito-homens-como-punicao-por-ter-se-relacionado-com-homem-casado/

Tabuleiro do Norte: Homem baleado em caminhoneta morre em hospital de Fortaleza

Ricardo Sérgio Maia, de 39 anos, morreu ainda ontem no hospital de Fortaleza (IJF) em consequência da lesão à bala ocasionada na manhã de quarta-feira (21), por volta das 11 horas, no Sitio Passagem, proximidades do bairro Cooperativa, em Tabuleiro do Norte. 

Segundo informações de populares, Ricardo trafegava em uma caminhoneta L200 Triton prata, acompanhado da sogra, Iracilda Maia, 44 anos, a esposa e as filhas, quando um indivíduo que ocupava um veículo Fiat Palio branco, surgiu e efetuou vários disparos contra eles e, em seguida, se evadiu do local tomando rumo ignorado. Um dos tiros atingiu o olho esquerdo de Iracilda, que veio a óbito no local. 

Ricardo Maia foi atingido com um tiro à altura do antebraço direito, um tiro a altura do peito direito e um tiro a altura do abdômen, do lado esquerdo. Ele foi encaminhado para o hospital de Limoeiro do Norte e em seguida levado à Fortaleza, mas não resistiu aos ferimentos. 

O caso está sob investigação da Polícia Civil de Tabuleiro do Norte. 

Com informações e fotos de Alto Santo é Notícia

Após calor de 30ºC, temperatura cai para 19ºC nesta quinta-feira em SP

A temperatura na cidade de São Paulo teve queda de 11,7ºC em 16 horas, fazendo com que paulistanos saíssem mais agasalhados na manhã desta quinta-feira (22). Às 15h desta quarta os termômetros atingiram 30,9ºC, pico para o dia. Já às 7h desta quinta, marcavam 19,2ºC, a mínima até o momento. 

De acordo com os termômetros oficiais, localizados no Mirante de Santana, Zona Norte, a temperatura mínima atual ficou mais de 3ºC abaixo da mínima de quarta, de 22,7º, registrada também às 7h. A queda na temperatura foi provocada por áreas de instabilidade, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). 

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura, o dia amanheceu com céu encoberto e chuva leve. 

A previsão indica que o céu permanece encoberto e com chuva fraca nas próximas horas. A temperatura máxima deve chegar aos 25ºC. 

No período da tarde, novas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria vinda do oceano provocam chuvas que podem ter intensidade forte. Existe potencial para a formação de alagamentos. 

Nesta sexta-feira (23), a frente fria se afasta e o sol aparece entre nuvens. A temperatura sobe e deve atingir os 28º C. Chuva de forte intensidade deve atingir a cidade durante a tarde e noite. 

Fonte: G1

Drone com carga de droga cai na fronteira México-EUA

Autoridades mexicanas recuperaram um drone, veículo aéreo não tripulado, que caiu com quase três quilos de droga no estacionamento de um supermercado na cidade de Tijuana, perto da fronteira México-Estados Unidos. 

O pequeno aparelho levava seis pacotes de metanfetamina presos na fuselagem. 

A metanfetamina é uma droga sintética potente e altamente viciante que age no sistema nervoso central. 

Tudo indica que a aeronave não conseguiu resistir ao peso que carregava (2,7 quilos) e despencou no estacionamento perto de uma passagem de fronteira em San Ysidro que leva à Califórnia. 

O drone tinha seis hélices e uma bateria de lítio. 

Acredita-se que a aeronave tinha os Estados Unidos como destino. 

As autoridades estão investigando o caso para descobrir de onde o drone saiu e quem estava controlando o aparelho. 

Não é a primeira vez que drones são usados para o tráfico de drogas entre o México e Estados Unidos. 

Este também não é o único método "criativo" usado pelos traficantes. Em ocasiões anteriores, eles já usaram catapultas, túneis e aviões rápidos para fazer a droga cruzar a fronteira. 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Russas: Secretaria do Meio Ambiente realiza I Fórum para criar perímetro no qual não se permitirá a veiculação de propaganda sonora

A Secretaria de Meio Ambiente do Município de Russas/CE estará realizando, dia 29 de Janeiro de 2015, às 9 horas, no auditório do CVT – Centro Vocacional Tecnológico, o I Fórum para estudo no sentido de criar um perímetro urbano na sede deste Município dentro do qual não se permitirá a veiculação de propaganda sonora por meios de carros/veículos de som, em cumprimento ao Disposto da Lei Estadual n° 13.711/2005, conforme recomendação ministerial n° 003/2013/2a.PJR. 

E visando uma ação integrada, compartilhada e participativa, solicita a presença da comunidade. 

Fonte: Russas News

Veja o valor do salário mínimo em 2015 no Brasil e em outros países

Dentro de uma lista de 48 países, o salário mínimo do Brasil, de R$ 788, está longe de estar entre os mais altos, como o da Austrália ou de Luxemburgo, que ultrapassam os R$ 5.000. 

No entanto, quando comparado ao de nações como Senegal, Ucrânia e Peru, onde as remunerações não passam de R$ 650, o piso brasileiro não é dos piores. 

Veja a lista abaixo dos valores dos países informados pela Federação de Empregadores Internacionais (The Federation of International Employers – FedEE Global) ao G1. Os números de algumas nações são aproximados, já que há diferentes leis trabalhistas em vigor, que consideram números diferentes de horas trabalhadas por semana. 

Os valores foram convertidos em reais, de acordo com a cotação de 19 de janeiro de 2015, do Banco Central. 

RANKING DOS SALÁRIOS 

Senegal: R$ 166,76 
Moldávia: R$ 200,85
Ucrânia: R$ 200,85 
Rússia: R$ 224,44 
Belarus: R$ 276,64 
Albânia: R$ 455,28 
Bulgária: R$ 467,64 
Sérvia: R$ 499,45 
Kosovo: R$ 518,28 
Montenegro: R$ 588,40 
Macedônia: R$ 600,76 
Peru: R$ 643,36 
Colômbia: R$ 685,61 
Marrocos: R$ 686,00 
China: R$ 767,68
Brasil: R$ 788,00 
Chile: R$ 938,92 
Hungria: R$ 968,211 
Letônia: R$ 975,58 
República Tcheca: R$ 1.004,64 
Eslováquia: R$ 1.073,14 
Estônia: R$ 1.082,29 
Polônia: R$ 1.184,40 
Croácia: R$ 1.195,58 
Turquia: R$ 1.350,01 
Argentina: R$ 1.438,85
Portugal: R$ 1.539,59 
Taiwan: R$ 1.605,25 
Grécia: R$ 1.785,87 
Espanha: R$ 1.977,39 
Venezuela: R$ 2.036,27 
Malta: R$ 2.141,16
Eslovênia: R$ 2.389,14 
Chipre: R$ 2.817,00 
Andorra: R$ 2.932,85 
Áustria: R$ 3.048,70 
EUA: R$ 3.297,10 
Islândia: R$ 4.063,68 
Reino Unido: R$ 4.350,31
França R$ 4.406,53 
Germany: R$ 4.491,74 
Irlanda: R$ 4.571,01
Holanda: R$ 4.578,54 
Bélgica: R$ 4.754,08 
Nova Zelândia: R$ 5.044,48 
Luxemburgo: R$ 5.856,64 
Austrália: R$ 5.991,87

Fonte: G1

Mega-Sena acumula pela 4ª vez e pode pagar R$ 34 milhões

Pela quarta vez seguida, ninguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.671 da Mega-Sena, realizado nesta quarta (21). O prêmio, que era de R$ 26,8 milhões, pode chegar a R$ 34 milhões no sorteio do próximo sábado (24). 

Veja os números sorteados: 21 - 31 - 56 - 55 - 45 - 27. 

Ainda nesta quarta, 71 pessoas acertaram a quina e ganharam R$ 43.701,29 cada uma. Outras 5.343 pessoas marcaram a quadra e vão levar R$ 829,60 cada. A arrecadação total foi de R$ 52.997.997,50. 

A última vez em que saiu um ganhador na Mega-Sena foi no dia 7 de janeiro, quando um apostador de Vila Velha (ES) acertou sozinho as dezenas e levou R$ 5,8 milhões. 

Os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana --quartas-feiras e sábados. A aposta mínima custa R$ 2,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) do dia do concurso, em qualquer uma das lotéricas do país.

Fonte: http://noticias.uol.com.br

Fortaleza cai frente ao Icasa

Mesmo com três reforços em campo: o goleiro Deola, o atacante Márcio Diogo e o meia-atacante Maranhão, afora o lateral-esquerdo Radar, o Fortaleza amargou a sua primeira derrota no Campeonato Cearense: 2x0 para o Icasa, ontem à noite no estádio Romeirão. Com isso, despencou da liderança para a quarta posição do Grupo A1. 

O técnico Nedo Xavier viu que terá muito trabalho pela frente, pois a equipe ainda não engrenou, mesmo com quatro mudanças que ele fez no time. 

O goleiro Deola, ainda sem ritmo, falhou no primeiro gol. A marcação do meio-campo e defesa continuam precárias. Os volantes abandonam a posição e o meia Everton ainda deve uma melhor apresentação. 

Dos novatos, apenas Maranhão deixou uma impressão um pouco melhor. O atacante Cássio só apareceu em lances em que estava impedido. 

Movimentado, embora sem chances reais de gol. Assim foi o primeiro tempo de Icasa e Fortaleza, com alguns aspectos táticos. O Leão partiu para cima tão logo o árbitro trilou o apito inicial, utilizando o meia-atacante Maranhão bem aberto pela esquerda, Cássio centralizado e Márcio Diogo fazendo um vai-e-vem no meio-campo. Embora todos fossem bem marcados. 

O Icasa parecia estar jogando fora dos seus domínios. Recuado, buscava o contra-ataque, aproveitando a velocidade e juventude de seus atacantes. 

E conseguiu aos 30 minutos. Uma bola cruzada no alto desviou em Auremir e confundiu o goleiro Deola, que rebateu para a frente da pequena área. Núbio Flávio pegou livre e chutou: 1x0. 

No segundo tempo, o Tricolor conseguiu penetrar um pouco mais na área do Verdão, e fez alguns arremates, a maioria deles bem defendidos pelo goleiro Rodolpho. Só que aos 26 minutos, Núbio Flávio cruzou rasteiro da direita, a zaga falhou por completo, e Robert entrou entre os zagueiros para marcar 2x0. 

O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (24), às 16h, no PV diante do Horizonte. Já o Icasa volta a jogar no domingo (25), às 16h, no Romeirão contra o Quixadá. 

Demais resultados desta quarta-feira (21): 

No Vieirão Itapipoca 0 X 0 Guarany (S) 
No Agenorzão Quixadá 2 X 0 São Banadito 

Complementando a rodada nesta quinta-feira (22), às 21h15min, no PV, o Ceará vai tentar se reabilitar da derrota sofrida para o Guarany de Sobral no domingo passado, diante do outro Guarani, o de Juazeiro. 

Fonte: Diário do Nordeste

Brasileiro Marco Archer foi executado na Indonésia de pé e vendado, diz jornal

Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, optou por ser executado de pé e vendado. A informação é da “Folha de S. Paulo”. Em reportagem publicada nesta quinta-feira, o jornal revela que o brasileiro morreu dez minutos após ser atingido por um único tiro de fuzil no peito, disparado de uma distância de cinco a dez metros. O corpo foi então vestido com um terno preto, cedido pelo governo da Indonésia, e colocado num caixão branco, onde seguiu para ser cremado numa folha de bananeira. Um homem se encarregou de quebrar com um pedaço de madeira os ossos do brasileiro que não foram totalmente carbonizados, ainda de acordo com a “Folha”.

As cinzas de Marco foram entregues à tia dele, Maria de Lourdes Archer Pinto, que foi à Indonésia ao saber que o pedido de clemência do sobrinho havia sido negado e a execução, marcada para o último sábado. Segundo as leis do país, presos condenados à morte têm a opção de se sentar numa cadeira ou se ajoelhar no momento da execução. Eles também podem escolher entre ter os olhos vendados ou não. Marco foi preso em 2004, no aeroporto de Jacarta, ao tentar entrar no país com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa-delta. 

A “Folha” deu também detalhes de como ocorreram as execuções de sábado na Indonésia - junto com Marco Archer, foram mortos outros quatro presos. De acordo com o jornal, os condenados estavam em frente a cruzes, algemados, vestiam camisas brancas e tiveram uma marca preta desenhadas perto do coração - uma espécie de alvo para os carrascos. Antes de os tiros serem disparados, um apito foi soprado como sinal de preparação. A ordem para os atiradores dispararam foi dada de modo silencioso, com uma espada sendo abaixada. 

O jornal informou que reconstituiu as execuções com base em informações obtidas com autoridades brasileiras e da Indonésia e em uma norma de 2010 que diz como a polícia deve atuar em execuções. 

Outro brasileiro no corredor da morte 

Nesta terça-feira, outro brasileiro também preso na Indonésia teve o pedido de clemência negado. Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi condenado à morte após ser preso, em 2004, ao tentar entrar no país com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Após o segundo pedido de clemência ser negado, a esperança é de que a decisão seja reconsiderada por razões médicas. Rodrigo foi diagnosticado com esquizofrenia e poderia ter a execução suspensa com uma transferência para um hospital psiquiátrico. 

Fonte: http://extra.globo.com

Jogos Paralímpicos do Ceará tem inicio nesta quinta-feira

A XI Edição dos Jogos Paralímpicos do Ceará, começa nesta quinta-feira (22) no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid). Realizado pela Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), o evento conta com parceria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Cepid, da Secretaria do Esporte (Sesporte) e do Centro Universitário Estácio FIC. 

Participam dos jogos cerca de 340 atletas, com idades entre 18 e 40 anos, de 13 entidades, que disputarão oito modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, futsal, natação, tênis de mesa, taekwondo, karatê e xadrez. Além do Cepid, que abrigará as disputas de basquete de cadeira de rodas, taekwondo, karate, xadrez e futsal, o Centro Universitário Estácio FIC/Via Corpvs e a Academia Cearense de Tênis de Mesa (ACTM) também receberão as competições, que se estendem até o próximo dia 24. 

Preparação Nacional 

Os Jogos Paralímpicos do Ceará acontecem desde 2003 e buscam descobrir novos talentos e reunir pessoas com necessidades especiais de todo o Estado em um evento esportivo e social, inspirando novos adeptos ao esporte. Os paratletas vencedores irão compor o quadro de representação do Estado para competições nacionais. A ideia é ajudar a promover as modalidades no Estado aproveitando a passagem das Olimpíadas pelo Rio de Janeiro em 2016, ocasião que também terá sua versão paralímpica. 

Cepid 

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) oferece completa infraestrutura para atendimento de pessoas com deficiência, como academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa. Além disso, o Centro oferece ações de capacitação para o trabalho. Os interessados em participar de alguma das atividades devem comparecer ao Centro, na Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará, para realizar inscrição e serem encaminhados para avaliação física. 

Programação 

Abertura: 22 de janeiro (quinta-feira) - 8h30 às 10h – CEPID 
Taekwondo: 22 de janeiro (quinta-feira) - 8h às 12h – CEPID 
Karate: 22 de janeiro (quinta-feira) - 13h às 17h - CEPID 
Tênis de Mesa: 22 de janeiro (quinta-feira) - 14h às 19h – ACTM 
Futsal: 23 de janeiro (sexta-feira) - 8h às 17h - CEPID 
Xadrez: 23 de janeiro (sexta-feira) - 8h às 17h - CEPID 
Natação: 24 de janeiro (sábado) - 8h às 12h – ESTÁCIO FIC/VIA CORPUS 
Atletismo: 24 de janeiro (sábado) - 13h às 18h – ESTÁCIO FIC/VIA CORPUS 

Locais de Competições 

- Centro de Profissionalização da Pessoa com Deficiência (Cepid): Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará. 
- Academia Cearense de Tênis de Mesa (ACTM): Rua Esperança, 56, Jardim das Oliveiras (ao lado da EEFM profissionalizante Jaime de Alencar de Oliveira).
 - Centro Universitário Estácio FIC: Rua Eliseu Uchoa Becco, 600, Água Fria

*Com informações do STDS.

Cantor de funk é morto após troca de tiros com policiais em Guarujá, SP

O funkeiro Vitor Mesquita, mais conhecido como MC Vitinho, de 22 anos, morreu nesta quarta-feira (21) após ter sido baleado em uma troca de tiros com policiais militares no bairro Jardim Primavera, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Com o suspeito, os PMs localizaram uma pistola ponto 40 e porções de entorpecentes. Após ser alvejado, o jovem ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

Em seu perfil no Facebook, o funkeiro postava diversas mensagens falando sobre a vontade de atirar e matar policiais. As letras de suas músicas também faziam apologia ao crime. O MC foi baleado no peito e chegou a ser levado para o Hospital Santo Amaro por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O caso foi registrado na Delegacia Sede de Guarujá. 

Diversos amigos e familiares lamentaram a morte de Vitor Mesquita em sua página no Facebook. “Que sirva de exemplo. Infelizmente aconteceu essa fatalidade com o meu primo. Que todos que estão perto do mesmo caminho repensem as suas vidas. Tristeza é eterna dentro do meu coração. Que Deus conforte o nosso coração, e que tenha um espaço especial para ele”, postou um parente. 

Fonte: G1

Tiroteio contra veículo deixa uma pessoa morta e outra ferida em Tabuleiro do Norte

O fato aconteceu nesta quarta-feira, 21 de janeiro, por volta das 11h, no Sítio Passagem, próximo ao Bairro Cooperativa, no município de Tabuleiro do Norte, interior do Estado do Ceará. 

Segundo informações da Polícia Militar, Ricardo Sérgio Maia, 39 anos, natural e residente em Tabuleiro, conduzia uma caminhonete Triton Mitsubishi, cor prata, placa BVA-7345 de Morada Nova-CE, quando derrepente foi surpreendido por um indivíduo, que desceu de um veículo Pálio branco, de colete balístico e fazendo uso de uma arma longa, efetuou vários disparos contra a citada caminhonete, e logo em seguida se evadiu seguindo rumo ignorado.

Os disparos atingiram Rivardo, um na altura do antebraço direito, outro na altura do peito direito transfixando apenas o couro e outro na altura do abdômen do lado esquerdo. Ele foi socorrido ao Hospital Regional de Limoeiro do Norte onde foi medicado e segundo informações se encontra em estado regular. 

Já sua sogra identificada por Iracilda Maia de Oliveira Aprígio, 44 anos, natural e residente em Tabuleiro, que vinha no banco de trás da caminhonete, foi atingida com um disparo no olho esquerdo, sendo socorrida para o Hospital local, mas devido a gravidade da lesão não resistiu e veio a óbito. 

Policiais militares realizam diligências tentando buscar informações que possam ajudar na identificação do homicida.
Foto: Limoeiro Plantão Policial


Fonte: 1º BPM

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

2015 deve ser mais um ano de seca no Ceará

A Funceme divulgou ontem a previsão de chuvas para o ano de 2015 para o estado do Ceará. Os modelos apontam 64% de chances do acumulado de precipitações dicar abaixo da média histórica, nos meses de fevereiro, março e abril. 

Conforme a assessoria de comunicação da Funceme, o Governo do Estado já planeja medidas para uma melhor convivência com a seca em 2015. O motivo da preocupação diz respeito ao resultado das análises feitas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Como o prognóstico climático aponta para o próximo trimestre e a quadra chuvosa oficial no Ceará engloba os meses de fevereiro, março, abril e maio, a Funceme fará, no fim de fevereiro, nova avaliação dos modelos para apontar as probabilidades de como serão as precipitações acumuladas de março a maio. 

Importante ressaltar que a Funceme já havia, em novembro de 2013, antecipado aos setores do Governo a preocupação com a persistência da estiagem em 2015, que chega ao quarto ano consecutivo. Agora, a instituição cearense mostra forte sinal de que as precipitações acumuladas no período dos próximos três meses não atinjam a média histórica, que é de 517,6mm. 

O prof. Eduardo Sávio salienta “Estamos com uma previsão objetiva, com base nos modelos do Superconjunto Nacional e composto pela modelagem global da Funceme juntamente com o Centro de Previsão do Tempo de Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chegamos nesse patamar de 64% de chance de ser um ano seco e acreditamos que essa informação será bem utilizada pelos gestores estaduais. Já passamos da época em que esperávamos o fim da quadra chuvosa para começar a agir”. Para o prof. Eduardo Sávio, as ações estaduais para amenizar os efeitos da estiagem estão na direção correta, mas podem ser ainda mais eficientes se articuladas com os governos dos estados nordestinos e com a União. “Para isso estamos perto de tornar operacional o Monitor de Secas do Nordeste, que é um mapa colaborativo com informações sobre a severidade da seca fornecidas mensalmente pelos estados e coordenada pelo Governo Federal. É um importante passo para a criação de políticas públicas de convivência com a seca”. 

Conforeme a Assessoria de Comunicação da Funceme, o Governo Estadual, sensibilizado pela gravidade do panorama da seca no Ceará, que chega em 2015 ao quarto ano consecutivo, enxerga a importância do prognóstico e trata a questão dos recursos hídricos como prioridade. Atualmente, 176 dos 184 municípios cearenses têm decretos de estado de emergência por consequência da estiagem. E a situação dos açudes também preocupa, pois nos 149 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), há disponíveis somente 20,2% da capacidade de armazenamento de água. Há um total de 130 açudes, em várias regiões do Estado, cujos níveis estão abaixo dos 10%.

 Fonte: Funceme/ Assessoria de Comunicação

Camilo suspende repasse de verbas para o carnaval

Diante do prolongamento da estiagem neste ano, de acordo com o prognóstico da Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme), o governador do Ceará, Camilo Santana, baixou um decreto suspendendo o repasse de verbas de patrocínio e apoio para festas de carnaval. A suspensão não atingirá os eventos realizados através do Sistema de Incentivo Estadual da Cultura (SIEC), tais como o Festival de Teatro de Guaramiranga. 

O governador afirmou que os recursos serão canalizados para setores que precisam de atendimento emergencial e que afetam diretamente a rotina da população cearense. Ao todo, 176 dos 184 municípios cearenses já decretaram estado de emergência, devido à seca que atinge o Estado nos últimos 4 anos. O governador observa que o combate à estiagem será uma das prioridades da sua gestão. 

O Governo vai intensificar ações como a instalação de cisternas de placa, adutoras emergenciais e de engate rápido, perfuração de poços profundos, construção de novas barragens e ampliação da operação carros-pipa do Exército e do Estado. 

Fonte: cearaagora.com.br

1 dia depois do apagão, Brasil importou energia da Argentina

Um dia depois do apagão que atingiu 11 estados e o DF, o Brasil importou energia da Argentina para complementar o atendimento da demanda no período de pico de consumo, informa documento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta quarta (21). 

De acordo com o ONS, o intercâmbio de eletricidade ocorreu na terça-feira (20) a pedido do próprio operador e foi equivalente a 165 MW (megawatts), o que corresponde a 0,22% do total da energia consumida no país no dia (74.094 MW). 

Ainda de acordo com o documento, o envio da energia ocorreu pela manhã, entre 10h23 e as 12h, e depois pela tarde, entre as 13h e 17h02. 

O G1 procurou o ONS para saber se a importação de energia da Argentina já havia sido feita antes, mas o órgão informou que não teria condições de responder ao questionamento ainda nesta quarta. 

O expediente de importação de energia é raro. Levantamento feito pelo G1 no histórico dos boletins diários de operação do ONS não localizou nenhuma importação de energia pelo menos desde o final de 2013. 

“É mais tentativa de tentar equalizar a demanda necessária para o sistema", avaliou o especialista em energia Ricardo Savoia, diretor da consultoria Thymos. Embora ressalve que o total importado tenha sido "pouco significativo" frente ao volume total, ele afirma que o expediente é mais um indicativo de que o sistema está operando no limite. 

"É um indício de que o ONS está se cercando de todas alternativas possíveis para que não ocorra a necessidade de novos cortes seletivos ou situações como a de segunda-feira", completou Savoia.

Em 2014, ocorreram ao menos 3 intercâmbios internacionais de energia, mas de exportação. No dia 26 de agosto do ano passado, houve, segundo relatório do ONS, um "atendimento à indisponibilidade em emergência" a pedido da empresa argentina Cammesa. 

Já nos dias 17 e 23 de janeiro foram realizadas operações de fornecimento de energia do Brasil para a Argentina, "em caráter de emergência, devido à perda de recurso durante o período de ponta de carga daquele país", segundo o ONS. 

Fonte: G1

TRE inaugura sede do novo fórum eleitoral no Crato

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará inaugura, na próxima quinta-feira (22), às 16 horas, o novo Fórum Eleitoral do Crato. À frente da solenidade de inauguração, o vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, na presença do juiz Renato Belo Vianna Velloso, da 27ª Zona Eleitoral, servidores da Justiça Eleitoral e autoridades do município. 

O novo prédio do Fórum Eleitoral do Crato foi construído através de convênio entre o TRE e o Governo do Estado do Ceará, com área de 312,82 m², visando à melhoria do atendimento aos eleitores do município da região do Cariri. 

A Central de Atendimento aos Eleitores terá 4 guichês e sala de espera com capacidade para 50 pessoas. O Fórum terá ainda sala multifuncional, que servirá como depósito de urna e local de treinamento. Todas as instalações do prédio são acessíveis 

O novo Fórum Eleitoral do Crato está localizado na rua Teodorico Teles Neto, s/n, no bairro Mirandão, vizinho à Secretaria Municipal de Educação. 

* Com informações do TRE/CE
Fonte: CN7

Ciro ameaçou romper com Camilo se governador recebesse Eduardo Cunha no Abolição

A breve passagem do líder do PMDB, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por Fortaleza, para cumprimento de agenda de campanha pela Presidência da Câmara dos Deputados, resultou em mais um atrito entre o líder do PROS-CE, Ciro Gomes, e o governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Informações de bastidores dão conta que o irmão mais velho de Cid ameaçou romper com o governador caso ele recebesse o peemedebista no Palácio da Abolição, no último dia 16. 

Eduardo Cunha foi, por diversas vezes, alvo de críticas ferrenhas dos irmãos Ferreira Gomes. Recentemente, Ciro o classificou como “picareta-mor”e Cid o chamou de “escória da política”. Ambos são declaradamente contrários à influência do PMDB no governo Dilma. 

O acolhimento de opositores do governo passado no Palácio da Abolição já havia gerado o descontentamento do ex-ministro e ex-secretário da Saúde do Ceará. Logo nos primeiros dias de governo, Camilo Santana recebeu,individualmente, todos os deputados estaduais eleitos, dentre eles, Capitão Wagner (PR), acusado pelos irmãos FG de liderar uma milícia, ligada ao narcotráfico, estruturada dentro da Secretária de Segurança Pública de Defesa Social do Ceará. O encontro entre Camilo e Wagner enfureceu Ciro Gomes. 

No caso do encontro com Eduardo Cunha, o desfecho da história foi diferente. Como, no dia da reunião, Camilo Santana foi chamado para um encontro com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Pepe Vargas, a agenda em Brasília, marcada posteriormente, foi usada como pretexto para o cancelamento do compromisso com o desafeto de Cid e Ciro Gomes. 

Aliança instável 

Apesar de ter desempenhado o estratégico papel de 'franco atirador' na eleição de Camilo Santana (PT) para governador do Ceará, o líder do PROS-CE, Ciro Gomes, sempre deu indícios de que não avalizou completamente a decisão do irmão Cid Gomes (PROS) de apadrinhar o petista na corrida pelo Abolição.

Fonte: cearanews7.com.br

13ª Edição da Copa Alonso de Futebol terá início dia 31 de janeiro

Terá início no próximo dia 31 de janeiro (sábado), a 13ª Edição da Copa Alonso de Futebol, competição tradicional que movimenta no início de cada ano o desporto do município de Limoeiro do Norte, na Região Jaguaribana do estado do Ceará. 

A Copa vai contar com a participação de oito equipes, sendo três da Série A limoeirense, três da Série B e duas convidadas, uma do Distrito de Flores/Russas e outra do Bairro Luís Alves, Limoeiro. 

Após a realização do sorteio a composição das chaves ficou a seguinte: Grupo “A” composto por São Raimundo, Nova Ilha, Desportiva e Maguary, e grupo “B” formado por Vila União, Americano, Canarinho e Serra Azul. 

Na primeira fase as equipes se enfrentarão chave contra chave, se classificando as duas melhores da cada para a fase semifinal. 

Confira abaixo os jogos da 1ª rodada: 

Sábado: 31 de janeiro 
São Raimundo X Serra Azul 

Domingo: 1º de fevereiro 
Desportiva X Canarinho 

Sábado: 07 de fevereiro 
Maguary X Vila União 

Domingo: 08 de Fevereiro 
Americano X Nova Ilha. 

Vale ressaltar que os jogos serão disputados no Estádio Sabino Roberto, na comunidade de São Raimundo, em Limoeiro do Norte.

Sisu chega a 2,2 milhões de inscritos; média é de 228 inscrições por minuto

Mais de 2,2 milhões de estudantes já fizeram a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o Ministério da Educação, às 13h desta quarta-feira (21), o sistema tinha registrado 2.227.515 inscrições. Entre o último balanço divulgado, às 18h desta terça (20), e as 13h desta quarta, a média foi de aproximadamente 228 inscrições por minuto na edição do primeiro semestre do Sisu 2015. 

O prazo de inscrições termina às 23h59 desta quinta (22). Nesta edição, o Sisu levou pouco mais de dois dias para atingir a marca de 2 milhões de inscritos. No primeiro semestre do ano passado, essa quantidade de participantes só foi registrada às 18h do terceiro dia de inscrições. Mesmo assim, o MEC orienta que os estudantes não deixem a inscrição para a última hora. 

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 podem se inscrever pelo site sisu.mec.gov.br. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. 

VEJA A DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS 

O Sisu usa, para fazer a seleção para as vagas, as notas do Enem 2014, que foram divulgadas no dia 13. No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. 

Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem. Cada candidato poderá escolher duas opções de vagas em qualquer instituição participante. 

Toda madrugada o sistema informará a nota de corte dos cursos. Por isso, é importante que o estudante monitore a nota de corte dos cursos escolhidos até o fim do prazo de inscrição. 

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. 

Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas são para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas. 

Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu são reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos. 

Fonte: G1

Sem correção da tabela de Imposto de Renda, brasileiro pagará mais de tributo em janeiro do que deveria

Janeiro está quase no fim e a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2015 ainda não foi corrigida. Nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff apenas vetou o reajuste de 6,5%, que o Congresso Nacional havia aprovado. A tendência é que uma nova medida provisória sobre o tema seja editada. 

Com essa indefinição, as empresas que estão fechando as folhas de pagamento dos funcionários nesta semana deverão aplicar o desconto de IR com base na tabela de 2014. Como as alíquotas a pagar e as faixas de rendimento não foram atualizadas, o contribuinte será prejudicado ao receber o salário em fevereiro, pois com a correção ele poderia se enquadrar na faixa de isento, se encaixar num percentual menor de recolhimento ou pagar um pouco menos. 

O EXTRA preparou simulações para quem recebe entre R$ 1.750 e R$ 10 mil, comparando a atual tabela sem correção e outra com o reajuste de 4,5%, defendido por Dilma e esperado pelo mercado. 

Quando a tabela for atualizada, o dinheiro descontado a mais em janeiro até voltará para o trabalhador, mas somente no outro contracheque, caso a empresa faça logo o ressarcimento, ou na restituição de IR em 2016, disse o economista do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Gilberto Braga: 

— Se o desconto for a maior, ocorrerá a devolução da diferença, como em outros anos. 

Um estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), baseado em dados da Receita Federal e do IBGE revela que a tabela do IR fechou 2014 defasada em 64,28%. A diferença é referente à inflação e às correções feitas pelo governo entre 1996 e o ano passado. Assim, somente deveria pagar imposto quem ganha mais de R$ 2.936,94 por mês. Hoje, porém, quem recebe mais do que R$ 1.787,77 é obrigado a recolher. A defasagem poderá chegar a 75,43% no fim do ano. 

Fonte: http://extra.globo.com

'Império': Após atentado, José Alfredo foge e muda de esconderijo

José Alfredo (Alexandre Nero) é obrigado a mudar de esconderijo em “Império”. Tudo porque o apartamento de Isis (Marina Ruy Barbosa) acaba sendo invadido por homens a mando de Fabrício Melgaço (ator não escalado) para matar o comendador. Por pouco, eles não encontram o homem de preto. 

Com isso, o imperador volta a Santa Teresa e se esconde nos domínios de Antoninho (Roberto Bonfim): no barracão da escola de samba. “É a minha área, e ninguém mija fora do penico sem me pedir autorização para isso! Se eu ordenar que todo mundo cale o bico sobre sua presença, eles calam”, garante o presidente da Unidos de Santa Teresa, cheio de si. 

Antoninho mostra o barracão a José Alfredo e avisa a seu carnavalesco e quem está no local: “Para vocês, nada mudou, ele continua morto. O comendador vai ficar aqui uns dias, e eu despacho direto para o micro-ondas o primeiro de vocês que abrir o bico sobre isso!”. 

O que Zé Alfredo não imagina é que seu novo esconderijo também está prestes a ser descoberto. É que Marta (Lilia Cabral) vê Isis entrando no carro de Josué (Robert Berindelli) e manda seu motorista segui-los. Sem saber, a imperatriz é acompanhada de perto por Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). A ruiva chega ao barracão, e Marta vai atrás. Só que Antoninho aparece e corta o barato da madame. 

Fonte: http://extra.globo.com

Adolescente de 16 anos é morto a tiros em Morada Nova

Um adolescente de apenas 16 anos de idade foi morto a tiros nessa terça-feira, 20 de janeiro, por volta de 23h, no Distrito de São João do Aruaru, município de Morada Nova, estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia, o jovem de iniciais F.R.S., natural do mesmo Município, chegava a sua residência, quando foi surpreendido por dois indivíduos numa motocicleta de características não identificadas, que atiraram contra o mesmo, vindo a óbito imediatamente no local. 

Policiais militares estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: Blog do Tom

Municípios cearenses receberão aporte maior com o aumento dos tributos

Os municípios cearenses receberão um aporte maior nas transferências oriundas do Governo Federal. O reajuste é decorrente do aumento de impostos federais e do veto da correção da tabela do Imposto de Renda. Ao todo os municípios brasileiros receberão a mais R$ 1,147 bilhão em 2015, o que representa o valor de um decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A estimativa é da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que avaliou o impacto das medidas tributárias nas finanças das prefeituras. 

A CNM levou em conta apenas os tributos arrecadados pela União, mas partilhados com estados e municípios. Enquadram-se nessa situação o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e o Imposto de Renda (IR). 

Segundo o levantamento, os municípios devem receber R$ 478,5 milhões da Cide sobre os combustíveis e R$ 163 milhões da extensão da cobrança do IPI dos cosméticos aos atacadistas. Em relação ao IR, o incremento na receita das prefeituras deve totalizar R$ 506,1 milhões. 

De acordo com a CNM, o pagamento do IR em janeiro obedecerá à tabela de 2014, que não teve reajuste. O governo editará outra medida provisória retomando a proposta original de corrigir a tabela em 4,5%, em vez do reajuste de 6,5% aprovado pelo Congresso e vetado pela presidenta Dilma Rousseff. As demais medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não melhorarão o caixa das prefeituras porque não afetam tributos compartilhados com estados e municípios.

Fonte: cearaagora.com.br

Ceasa Ceará bate recorde na oferta de alimentos em 2014

A Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa Ceará) superou no ano de 2014, em seus três entrepostos atacadistas – Maracanaú, Tianguá e Barbalha – o patamar de oferta de seiscentas mil toneladas/ano, alcançando o recorde de 652,4 mil toneladas. Isto representa uma movimentação financeira de R$1,2 bilhão/ano. Se comparado com a comercialização de 2013, quando os três entrepostos ofertaram 581 toneladas, é possível verificar um aumento de 12,2%. 

Em Maracanaú, a oferta foi de 517,8 mil t/ano, o que representa 9,2% acima do comercializado no ano anterior quando Maracanaú ofertou 474 mil toneladas. Outra marca histórica foi alcançada no valor financeiro transacionado de R$1,05 bilhão, superando em 15,6% os números de 2013 quando a unidade movimentou 910,2 milhões. 

A Ceasa Cariri, em Barbalha, fundada em 2012, demonstrou em 2014 que está em intenso processo de consolidação. Ano passado, a unidade ofertou 57.2 mil toneladas, superando em 78,1% os números de 2013 quando a unidade ofertou 32 mil toneladas. Segundo Ivens Mourão, consultor da Ceasa Ceará, a comercialização atingiu a estimativa esperada. Diante disto, conforme ele, a Ceasa Cariri se transformou em um mercado abastecedor da Região Metropolitana dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, além das cidades do entorno e os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

A unidade de Tianguá foi a que apresentou as menores variações, motivada pela sua reduzida área de comercialização. Apesar de tudo, em 2014, ofertou 77,5 mil toneladas, superando em 3,2% o ano anterior de 2013 quando ofertou 74 mil toneladas. 

Conforme Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceasa, apesar do longo período de estiagem no Ceará, não houve o menor risco de desabastecimento na Ceasa Segundo ele, esta é uma constatação da eficiência dos permissionários e produtores, garantindo o alimento na mesa dos cearenses. Ele explica que o produtor investiu em poços profundos e sistemas de tecnologia de irrigação; já o permissionário (comerciante), realiza uma programação de compra em outros regiões produtoras fora do Estado, possibilitando o ingresso do produto no mercado local de forma permanente. 

“Na ausência do alimento em áreas de produção do Ceará o comerciante procura municípios fora do Estado que estejam produzindo em larga escala para que não aconteça o desabastecimento”, ressalta Odálio Girão. 

Segundo o presidente da Ceasa Ceará, Reginaldo Moreira, mesmo com a ausência de chuvas 49,4% dos produtos que abasteceram a Ceasa Ceará em 2014 eram origem do próprio Estado e os outros 50,6% de outros estados. Para ele, o crescimento na comercialização é fruto de um trabalho realizado em parceria entre o Governo do Estado do Ceará, Ceasa, permissionários e produtores de todo o Brasil. “O bom trabalho proporciona frutos positivos e este recorde na comercialização nos três entrepostos da Ceasa Ceará é um exemplo de cooperação e parceria que resultou em sucesso”, conclui. 

Fonte: cearaagora.com.br

Ceará é um dos 22 Estados com aumento de consumo de água

Mesmo com a estiagem prolongada, o Ceará registrou, nos últimos dois anos, aumento no consumo de água. A informação, que está em reportagem do Jornal Folha de São Paulo, edição desta quarta-feira (21/01), retrata ainda o desperdício de água tratada, mesmo com a queda no nível de reservatórios que abastecem a população. 

Segundo a reportagem, 18 das 27 unidades da Federação tiveram aumento de consumo per capita de água às vésperas da atual crise de abastecimento no país. Com esse resultado, a quantidade de água consumida no Brasil em 2013 ficou em 166,3 litros por habitante por dia. 

A reportagem destaca que ‘’embora tenha sido 0,7% abaixo da média do ano anterior, trata-se de um aumento de 12% em relação aos 148,5 litros registrados em 2009’’. Mais adiante acrescenta: ‘’a média de consumo de água da população brasileira também está bem acima do padrão recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) – para quem é possível viver bem com 110 litros por dia para cada habitante’ 

De acordo com os números, o relatório do Ministério das Cidades aponta que os aumentos de consumo entre 2012 e 2013 ocorreram nos seguintes Estados: AC, AM, AP, PA, RO, CE, MA, PB, PI, SE, MG, RJ, RS, SC, DF, GO, MS, MT. Juntos, eles abrigam 110 milhões de moradores. 

O Maranhão teve a maior alta –14%. Alagoas foi quem mais reduziu –13%, de 114 para 100 litros. Com isso, a população do Estado se tornou a que menos consome água per capita no Brasil. 

O morador do Estado do Rio de Janeiro é quem mais consome, segundo os dados do ministério. Em 2013, a média foi de 253 litros por dia por pessoa –3% a mais do que a média ao longo de três anos. 

O professor da Unicamp e especialista em hidrologia Antonio Carlos Zuffo diz que “questões como políticas de redução de consumo, clima e potencial econômico de um Estado podem influenciar” esse padrão em cada área. 

O Estado de São Paulo, que sofre a maior crise hídrica da história, tem uma das maiores médias de consumo por dia: a média de consumo de passou de 189 para 188 litros. Os dados são de período anterior às medidas adotadas em 2014 pelo Estado em meio à crise hídrica – como a adoção de um bônus na conta para quem economizar água. Na região metropolitana de São Paulo, a Sabesp afirma que, de 2013 para 2014, houve queda de 22% no consumo diário por habitante. 

Quanto ao Ceará, a situação é considerada crítica uma vez que o Estado sofre, nos últimos três anos, com uma prolongada estiagem, o que gerou problemas de abastecimento em muitos municípios do Interior. Os prognósticos da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), relevados, nessa terça-feira, apontam que o volume de chuvas nos próximos meses ficará abaixo da média tradicional, o que provoca ainda mais preocupação.

Fonte: cearaagora.com.br

Indonésia nega pedido de clemência para Rodrigo Gularte

O brasileiro Rodrigo Gularte deve ser fuzilado na Indonésia por tráfico de drogas, após as autoridades do país asiático negarem o pedido de clemência realizado pelo governo brasileiro, informou nesta terça-feira (20) o Itamaraty. 

"O pedido de clemência de Rodrigo Gularte foi negado pelas autoridades indonésias", revelou a chancelaria em Brasília. 

Gularte, 42, foi condenado à morte em 2005 por ingressar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf. 

A data da execução não foi fixada, segundo a chancelaria. 

No final de semana passado, a Indonésia fuzilou seis condenados por tráfico de drogas, entre eles o brasileiro Marco Archer Cardoso. 

Após o fuzilamento, a presidente Dilma Rousseff --que tentou em vão salvar a vida de Marco Archer-- chamou para consultas o embaixador brasileiro em Jacarta para manifestar seu repúdio à execução. 

Apesar da rejeição do segundo e último pedido de clemência previsto no processo, a defesa de Rodrigo Gularte ainda mantém a esperança de que Jacarta reconsidere sua decisão por razões médicas. 

Diagnosticado com esquizofrenia, Gularte poderia evitar a execução com uma transferência para um hospital psiquiátrico, como prevê a lei indonésia. 

Clarisse Gularte, mãe de Rodrigo, que visitou o filho em agosto de 2014, contou que ele está "totalmente transformado" e 15 quilos mais magro. 

"Reconheço que Rodrigo cometeu um erro, mas não se justifica a pena de morte (...) não foi um crime tão grave. Ele está (preso) há mais de dez anos e acredito que já pagou o suficiente".

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/

Bloco Hilariê e Galera do Aço são os finalistas do Campeonato Tabuleirense de Futsal

Muita emoção, torcida vibrante e jogos disputadíssimos, foi assim a noitada das semifinais do Campeonato Tabuleirense de Futsal Adulto Masculino Temporada 2014/2015, disputada na terça-feira, 20 de janeiro, na Quadra da CNEC, em Tabuleiro do Norte, que definiu as equipes Bloco Hilariê e Galera do Aço, como finalistas do certame. Um dos grandes nomes da rodada foi o goleiro Maicon (foto) do Galera do Aço, que saiu do banco, fez grandes defesas e ainda agarrou o pênalti que garantiu sua equipe na finalíssima.
No primeiro jogo, a equipe do Bloco Hilariê (foto), bem mais compacta em quadra, aproveitou melhor as oportunidades e venceu o Opção Digital por 4 a 1, garantindo assim a 1ª vaga da decisão. Os gols do Bloco foram assinalados por Celinho, duas vezes, Carté e Edinardo contra. Descontou para o Opção Digital o atleta Ednardo Ferreira. 

 Na partida de fundo, que definiu o outro finalista, um jogo cheio de emoções onde Sport e Galera do Aço protagonizaram um embate muito movimentado do começo ao fim. O Sport saiu na frente com Cesinha aos 5 minutos e logo em seguida aos 7 minutos ampliou com Marcelo. Segundos depois o goleiro Juninho da Galera do Aço foi expulso por interceptar a bola com as mãos fora de área quando a mesma ia em direção ao o gol. A situação ficou bastante difícil e o goleiro Maicon teve a árdua missão de substituí-lo e numa grande reação a equipe da Galera do Aço descontou com Deci, 2 a 1 placar do 1ª tempo.

Veio a 2ª etapa e o time da Galera do Aço (foto) voltou com a mesma disposição e de tanto tentar conseguiu empatar através do atleta Darllyel. Dai para frente brilhou a estrela do goleiro Maicon, que realizou grandes defesas parando o artilheiro da competição Dedé de Lauristo, levando a decisão para os pênaltis. Nos tiros livres, Maicon defendeu a cobrança de Marcelo Russano garantindo a vitória por 3 a 1, e a vaga na grande final da competição. 

A partida da grande decisão, entre Bloco Hilariê e Galera do Aço, já teve sua data definida pela Direção da Liga Tabuleirense de Desportos – LTD, e será na próxima terça-feira, 27 de janeiro, às 19h30min, na quadra da CNEC. 

Nesta edição do certame, a Liga presta homenagens aos 30 anos da primeira conquista tabuleirense do Campeonato Intermunicipal de Futsal, realizado em Sobral no ano de 1984. O elenco campeão, que entrou para a história do futsal tabuleirense, era composto por: Chico Leite, Josemar, Careca, Zé Marcos, Humbernelson, Paulo César, Chiquinho Caxolé, Galego da Barrinha (Lucas), Zé Maria (Papagaio) e Pituca. Téc. Mundinho Conrado.

O Campeonato Tabuleirense de Futsal tem o patrocínio dos Postos Salinas II e Alternativo, Vereador Marcos Aurélio, Romildo Motos Peças, Vice-Prefeito João Artur, Citolab, GG Motos Peças, SEJUV da PMTN e Marca 4N. E a colaboração da CNEC, FM Caminhoneiro, TV Jaguar e Nativa FM.