quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FAFIDAM de Limoeiro do Norte comemora 45 anos de fundação na quinta-feira (8)

A Universidade Estadual do Ceará (UECE/FAFIDAM - Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos) com sede em Limoeiro do Norte-CE irá celebrar no próximo dia 08 de agosto, o aniversário de 45 anos de sua instalação, que ocorreu no ano de 1967, consolidando o sonho do saudoso Dom Aureliano Matos. A instalação do empreendimento aconteceu na época de Virgílio Távora, governador do Estado do Ceará. Uma série de ações foi empreendida para criar a universidade. Sua funcionalidade só veio acontecer em 08 de agosto de 1968, data de sua aula inaugural. 

Ao longo de seus 45 anos de instalação em Limoeiro do Norte, a Fafidam/UECE está inserida entre as mais modernas e bem estruturadas universidades públicas do Estado do Ceará. Hoje conta com dez cursos de graduação, um mestrado para acadêmico em educação e ensino com a primeira turma já concluída. E está partindo para a segunda turma em 2014. Tramita na CAPS outro mestrado em Ciências dos Materiais, os dois cursos de mestrado em parceria com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC. 

A programação dos festejos de 45 anos da FAFIDAM consta de uma Missa de Ação de Graças a ser solenizada no dia 08 de agosto de 2013 às 19 horas na Igreja da Matriz de Limoeiro do Norte com celebração de Dom José Haring. Dia 09 de agosto às 08h30haverá sessão solene na Câmara Municipal de Limoeiro do Norte. Em entrevista concedida ao site da TV Jaguar, o diretor geral da Fafidam/UECE, o professor Rameres Régis, falou das conquistas e dos avanços da instituição ao longo de seus 45 anos de pleno funcionamento. 

Por Ribamar Silva 
Fonte: TV Jaguar

Russas e outros 180 municípios cearenses são contemplados com caminhão caçamba do Governo Federal

O governo federal divulgou a lista dos 181 municípios cearenses que irão receber um caminhão caçamba. A doação do equipamento, sem nenhum custo ou contrapartida das Prefeituras, é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e integra a estratégia PAC 2 – Máquinas. 

O objetivo é colaborar na redução de custos das gestões municipais no combate aos efeitos da pior estiagem dos últimos 50 anos, construindo barragens melhorando o acesso das áreas rurais através das estradas vicinais. Além do caminhão caçamba, o governo federal vem entregando desde o ano passado motoniveladoras e retroescavadeiras pelo Programa de Aceleração do Crescimento e deve ainda anunciar a entrega de pás-carregadeiras e caminhões-pipa até o início do próximo ano. A entrega das cinco máquinas é um dos compromissos assumidos pela presidente Dilma Rousseff durante a penúltima visita que fez à Fortaleza, durante a reunião da Sudene. 

“Essas máquinas, se forem bem utilizadas trarão uma série de benefícios para todos. E os prefeitos também poderão fazer mais por seus municípios e, assim, melhorar a qualidade de vida da população”, pontua o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE). 

Apenas três municípios cearenses, incluindo a capital cearense, ficaram de fora da lista por não terem decretado situação de emergência em decorrência da estiagem. Para receber a doação, os prefeitos e prefeitas ainda precisam indicar o funcionário da prefeitura que irá receber o treinamento do governo federal para operar o equipamento. Os municípios que não indicam quem fará o treinamento ou não comparecem a cerimônia de entrega perdem o direito ao equipamento. 

Confira a seguir lista dos municípios selecionados: Abaiara, Acarape, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracati, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiú, Barbalha, Barreira, Barro, Barroquinha, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Cariré, Caririaçu, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Catarina, Catunda, Caucaia, Cedro, Chaval, Choró, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Croatá, Cruz e Deputado Irapuan Pinheiro. 

E mais: Ererê, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibiapina, Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Mauriti, Meruoca, Milagres, Milhã, Miraíma, Missão Velha, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente. 

Por fim: Ocara, Orós, Pacajus, Pacoti, Pacujá, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pereiro, Pindoretama, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Potiretama, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santana Do Cariri, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Trairi, Tururu, Ubajara, Umari, Umirim, Uruburetama, Uruoca, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Fonte - Fonte: Deputado Federal Guimarães

Futsal: Horizonte bate Aracati na abertura da 2ª fase do Estadual

O time do Horizonte estreou bem na segunda fase do Estadual 2013 de Futsal. A equipe comandada pelo técnico Francisco Ayres derrotou o Aracati por 2 a 1 em partida realizada, ontem à noite, no ginásio Domingão, da própria cidade de Horizonte. 

Os gols da partida foram anotados pelo ala João César (2) para os donos da casa, enquanto Carlinhos, cobrando falta que desviou na barreira, diminuiu para o time aracatiense. Os gols foram marcados no primeiro tempo da partida. 

Na etapa final, o Aracati, lutou bastante para conseguir pelo menos o gol de empate, mas não foi feliz, com o Horizonte bem postado na parte defensiva. 

O complemento dessa primeira rodada acontecerá no sábado, 10, com a realização de mais três jogos; Tabuleiro vai enfrentar Crateús, Tinguá jogará contra Maranguape e Maracanáu receberá Caucaia. 

Fonte: Diário do Nordeste

Caminhoneiro é executado a bala em Beberibe

O caminhoneiro Antônio Pacheco Gonsalves, 32 anos, natural de Cascavel-CE, foi executado a bala nesta terça-feira, 06, por volta das 08h30min, no município de Beberibe, Estado do Ceará. O crime aconteceu às margens da CE-040 Km 70, nas proximidades de sua residência.

Antônio foi atingido por dois tiros à altura do abdômen, tendo morte imediata no local. Segundo populares, os suspeitos utilizaram uma moto preta não identificada, para fugir após o crime. Sendo um deles identificado como “Gabriel do Choró”, que é envolvido no tráfico de drogas naquela região, o qual ainda não foi localizado pela polícia. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. O caso está sob investigação. 

Fonte: 1º BPM

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Russas: Secretário Fifa declara que equipe russana que disputou zonal de Tabuleiro do Intermunicipal não pertencia a Secretaria

Fifa/foto arquivo pessoal
A notícia escrita pelo Radialista Sindeval de Almeida e postada no site Portal Jaguar, dando conta de que ao término dos jogos do Zonal de Tabuleiro do Norte da 1ª Fase do 41ª Intermunicipal de Futsal, o Secretário de Esporte da cidade de Limoeiro do Norte Gilmar Castro havia dito que o time russano “entregou o jogo” nas cobranças de pênaltis para Quixeré, perdendo por 3 a 2, ,haja visto, que após empate no tempo normal por 4 a 4, estava fora da competição, e com essa atitude anti desportiva havia prejudicado Limoeiro, que entrou em quadra precisando golear Tabuleiro por mais de 07 gols de diferença para poder se classificar, onde acabou perdendo por 2 a 1 e também foi eliminado da competição, a citada notícia acabou gerando comentários distorcidos vindo a atingir diretamente a Secretaria de Esporte do Município de Russas. 

Diante da situação o Secretário de Esporte da cidade de Russas Professor Reginaldo Cruz, popularmente conhecido por Fifa, procurou o Portal Jaguar, mais precisamente o repórter Cláudio Moura, editor esportivo, para esclarecer o mal entendido gerado pela notícia acima destacada. Fifa afirmou que ficou bastante agradecido pelo fato do time de Russas, que participou do zonal, formado por filhos russanos, ter defendido com tanta bravura o nome do município na competição, mas foi bastante claro em dizer que a citada equipe não pertencia a Secretaria Municipal de Esporte, era um time independente coordenado e dirigido por um cidadão russano de nome Daniel. 

Sobre o fato relacionado aos comentários do Secretário Gilmar Castro da vizinha Limoeiro, o Secretário russano destacou não poder se pronunciar, pois como o time russano que disputou o zonal não era e nem tinha ligação com a Secretaria de Esporte de Russas, o mesmo não esteve presente em nenhum momento durante os dias de competição. 

Fifa ainda esclareceu que o único e principal motivo do representante russano não ter sido uma equipe chefiada pela Secretaria de Esporte de Russas, é pelo fato de ter assumido recentemente a pasta e ainda não ter uma equipe composta e a altura de disputar uma competição a nível estadual, como é o caso do Intermunicipal de Futebol de Salão, afora o Campeonato Cearense, a maior competição promovida pela Federação Cearense de Futsal.

Homem é alvejado a bala e morre em Limoeiro do Norte

Foto: Tom Gurgel
Foi executado a bala nesta segunda-feira, dia 05, por volta das 19h15min, a pessoa de Antônio Gilverlânio Alves Santiago, vulgo Neguinho da Jaguaribara, 24 anos, natural de Jaguaribe-CE. 

De acordo com informações, a vítima trafegava na CE-265, em um veículo Corsa, de cor vermelha, e placas MNX-9384, quando foi interceptado, próximo ao matadouro público de Limoeiro do Norte, por um indivíduo em uma motocicleta broz de cor preta que efetuou vários disparos contra o mesmo, que ainda foi socorrido ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O suspeito fugiu logo em seguida sem ser identificado. 

Diligências investigatórias estão sendo realizadas na tentativa de prender o autor do crime. 

1º BPM

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Futsal: Real goleia Pesque Pague e conquista título do Palhanense de Férias

Foto: Jeilson Santiago
A grande decisão do 57º Campeonato de Futsal de Férias da cidade de Palhano aconteceu no último sábado, 03, na Quadra Poliesportiva da Escola José Francisco de Moura. Sem maiores dificuldades a equipe do Real goleou impiedosamente o Pesque Pague e se sagrou a grande campeã do certame. 

Foi um jogo bastante movimentado com domínio total do início ao fim da equipe do Real da comunidade de São José, que venceu com facilidade o time do Pesque Pague da localidade do Boi Morto pelo placar elástico de 9 a 1, conquistando assim o título da competição. 

Os torcedores palhanenses demonstraram mais uma vez sua grande paixão pelo futebol da bola pesada, já que lotaram as arquibancadas da quadra da Escola e prestigiaram a grande decisão. 

Após o término da partida a Secretaria de Cultura Esporte e Juventude, realizadora do Campeonato, fez a entrega dos troféus para a equipe Campeã e vice Campeã, bem como promoveu a premiação de medalhas para artilheiro e Goleiro menos vazado do campeonato. 

A arbitragem da grande final, bem como da semifinal, contou com a participação do árbitro russano Luciano Silva que ostenta o escudo da Confederação Brasileira de Futsal e integra o quadro de arbitragem da Federação Cearense de Futsal. 

Participaram da solenidade de premiação o senhor Vice Prefeito Batista Santiago, Secretario de Governo José Humberto, Secretario de Cultura Elenilton Barros e Subtenente Marco Ribeiro. 

Por/Cláudio Moura
Informações: Palhano em Notícias

13 de Gangorra e São Raimundo só empatam pelo Limoeirense de Futebol

Muita bola rolando e rede balançando nesse final de semana na cidade de Limoeiro do Norte, pelos Campeonatos Limoeirenses das três divisões. Foram 03 jogos da primeirona, 03 da segundona e 02 da terceirona. Com destaque para a boa pontaria dos artilheiros que marcaram 32 gols perfazendo uma incrível média de 4 por jogo. 

Destaque da rodada para o jogo São Raimundo e 13 de Gangorra da 1ª divisão disputado neste domingo, 04, no Estádio Sabino Roberto, o 13 tentava a vitória para retornar ao topo da classificação, mas teve que se contentar com empate por 1 a 1. Com esse resultado o time de Gangorra chegou aos 11 pontos mesma pontuação do Esporte que lidera por ter melhor saldo de gols. O São Raimundo com 08 pontos ocupa a 6ª posição. 

Mais dois jogos foram disputados pela 1ª divisão. Na sexta-feira, 02, no Estádio Bandeirão, Santa Maria e Vila União empataram por 1 a 1, e no sábado, 03, em jogo realizado no Sabino Roberto, o Independente conquistou seus primeiros três pontos ao vencer o Bonfinense por 5 a 3. O time da comunidade do Bom Fim ainda não pontuo na competição. 

Pela 2ª divisão foram três jogos, todos disputados no sábado, 03. No Bandeirão o Novo Ceará perdeu para o Serrano por 3 a 2. No Paulo Alves de Moura, o Santos como mandante perdeu para o Nova Ilha por 1 a 0. E na comunidade do Setor NH6, o Botafogo tropeçou em casa, no Honoratão, ao empatar por 1 a 1 contra o XV de Junho. 

E fechando os jogos do final de semana, foram realizadas duas partidas pela terceirona; no sábado, o time de Gangorra tropeçou em casa, no Luiz Amâncio ao perder por 4 a 2 para a Portuguesa do Setor NH4, e no domingo, a equipe do Tomé recebeu o time do Córrego de Areia, em partida que terminou empatada por 3 a 3. 

A temporada limoeirense de futebol é promovida pela Liga Desportiva de Limoeiro do Norte - LDLN, cujo presidente é o desportista e ex-vereador Valdir do Suburbão. 

Informações: Marcos Jr

Colisão envolvendo duas motos deixa vítimas lesionadas em Jaguaruana

O acidente aconteceu neste domingo, 04, por volta das 16h40min, na CE 263, na localidade de Cardeais, periferia da cidade de Jaguaruana, Estado do Ceará. 

Uma colisão envolvendo 02 (duas) motocicletas as quais eram conduzidas por Antonio Carlos Silva da Costa, 20 anos, natural de Russas, o qual sofreu uma fratura no braço direito e escoriações pelo corpo, e Francisco Carlos Filho, 72 anos, natural de Jaguaruana, o qual sofreu uma fratura no braço direito e um dos dedos do pé direito decepado. As vítimas foram socorridas ao hospital local. 

Policiais militares estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: 1º BPM

Futebol: Fla/Russas e Brasil de São Pedro avançam as semifinais do Russano

Foram definidos nesse final de semana os outros dois semifinalistas do Campeonato Russano de Futebol Adulto 2013, Fla/Russas e Brasil de São Pedro venceram seus jogos e se juntaram a Real Palhano e Corinthians que haviam se classificado anteriormente. 

A equipe Fla/Russas, que havia vencido o time do CSA por 1 a 0 no jogo de ida disputado em Lagoa Grande, venceu também o jogo da volta realizado no sábado, 03, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, dessa vez pelo placar de 2 a 1 e conquistou uma das vagas na semifinal. 

Já o Brasil de São Pedro vez valer o mando de campo e goleou o time do Guará por 4 a 0, em jogo disputado neste domingo, 04, na comunidade de São Pedro. Como havia empatado o jogo de ida disputado no Estádio Olímpico, centro de Russas, pelo placar de 0 a 0, o time de São Pedro avançou a semifinal do certame. 

Pelas semifinais, Fla/Russas vai enfrentar o Real Palhano em partida única a ser realizada dia 18 de agosto, às 16h30min, no Estádio Olímpico, enquanto Brasil de São Pedro enfrentará a equipe do Corinthians, também em jogo único que acontecerá dia 25 de agosto, no mesmo horário e local. Caso um desses confrontos termine empatado, a decisão da vaga será na prorrogação sem vantagem para time A ou B, e  permanecendo empate teremos cobranças de penalidades para que seja definido o vencedor. O certame russano é promovido pela Liga Desportiva Russana – LIDER, cujo presidente é o desportista Fernando Leite.

domingo, 4 de agosto de 2013

Futsal: Tabuleiro e Quixeré foram os classificados do Zonal Tabuleirense do 41º Intermunicipal

Após vitória por 7x3, no sábado, 03, contra Limoeiro do Norte, em jogo disputado no Ginásio Flávio Brilhante, válido pelo Zonal de Tabuleiro da 1ª Fase do 41° Intermunicipal, a equipe de Quixeré entrou em quadra na manhã deste domingo, 04, precisando de uma simples vitória contra Russas para seguir na competição, enquanto Russas após empatar com Tabuleiro no mesmo dia por 5x5, também precisava da vitória para se classificar. 

Em um jogo dramático Russas e Quixeré empataram pelo placar de 4 a 4, sendo que mais uma vez a equipe russana foi derrotado nas penalidades, desta vez por 3x2. 

Quixeré ficou aguardando o resultado do segundo jogo entre Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, pois uma vitória de Limoeiro do Norte levaria a decisão da classificação para os critérios de desempate, mas Tabuleiro do Norte venceu por 2x1, com gols de Ricardo (02) para Tabuleiro do Norte e Douglas descontando para Limoeiro. Tabuleiro do Norte ainda teve os atletas Dedé de Lauristo e Thiago Maia expulsos na partida. 

Com os resultados a classificação ficou a seguinte: 

1º Tabuleiro do Norte - 8 ptos (classificado) 
2º Quixeré - 5 ptos (classificado) 
3º Russas - 3 ptos (eliminado) 
4º Limoeiro do Norte - 2 ptos (eliminado). 

Após os jogos o Secretário de Esporte de Limoeiro do Norte Gilmar Castro, expressava a sua revolta contra a representação russana, pois segundo o Secretário Russas "entregou o jogo" na decisão por pênaltis, haja vista, já ter sido eliminado após o empate e com isso prejudicou a Seleção limoeirense que entrou em quadra na obrigação de vencer Tabuleiro de goleada com mais de 7 gols. 

Por/Sindeval

sábado, 3 de agosto de 2013

Jovem morre e outro fica ferido após acidente na ladeira da Cabeça Preta em Limoeiro do Norte

Um jovem de apenas 18 anos de idade morreu e outro de 17 ficou gravemente ferido após sofrerem um acidente de moto na tarde deste sábado, 03, na ladeira do comunidade de Cabeça Preta, que da acesso a Chapada do Apodi, zona rural do município de Limoeiro do Norte, estado do Ceará. 

Segundo informações, o jovem trafegava em uma moto de cor preta em alta velocidade quando veio a perder o controle do veiculo e colidir com uma pedra que fica na parte do acostamento da ladeira, com a gravidade do impacto os dois ocupantes do veículo foram arremessados e caíram rolando pela ladeira, um deles devido a gravidade dos ferimentos não resistiu e veio a óbito no local, sendo identificado por Francisco Eduardo Brito Santiago, já o jovem que vinha na garupa da moto, identificado por Lucas Tafarel de Oliveira Santos, foi socorrido pela equipe do corpo de bombeiros de Limoeiro do Norte para o hospital regional com uma fratura grave na perna. 

Devido à gravidade do impacto a moto ficou praticamente destruída, equipe de policiais militares do destacamento do Tome compareceram no local e adotaram as medidas cabíveis. 

Fonte: Limoeiro Plantão Policial

Futsal: Anfitriã Tabuleiro estréia com vitória no Zonal da 1ª Fase do 41º Intermunicipal

A rodada de abertura do Zonal de Tabuleiro do Norte da 1ª Fase do 41º Intermunicipal de Futsal, promovido pela Federação Cearense de Futsal, aconteceu nesta sexta-feira, 02, no Ginásio Poliesportivo Flávio Brilhante com a realização de dois jogos. Russas e Limoeiro empataram no tempo normal com vitória nos pênaltis do time limoeirense, já a equipe anfitriã de Tabuleiro estreou com vitória sobre o time de Quixeré. 

Na preliminar, Russas e Limoeiro protagonizaram um jogo cheio de emoções e muito equilíbrio, que terminou empatado em 04 a 04, gols de Lucenildo, Héricles, Marcelo e Francisco José para o time russano, enquanto Fernando Moleza (02), Marcos Darleyel e Djanir assinalaram para o time limoeirense. Na decisão do ponto extra, através das cobranças de penalidades, o Limoeiro levou a melhor e venceu por 3 a 0. 

No jogo principal, a equipe de Tabuleiro do Norte fez valer o mando de quadra e empurrado por sua apaixonada torcida estreou com o pé direito vencendo o time de Quixeré pelo placar de 5 a 3. Gols de Dedé de Lauristo (02), Ricardo, Valdemar e Tiago para o time tabuleirense, enquanto Beto Quixeré, Alexandro e Victor descontaram para os visitantes. 

Com esses resultados Tabuleiro lidera o grupo com 03 pontos, Limoeiro é o segundo com 02, Russas está na terceira posição com 01 e Quixeré que não pontuou ainda assegura a lanterna. Apenas duas equipes avançarão a 2ª fase da competição. 

A segunda rodada do zonal será disputa neste sábado, 03, às 19h30min Quixeré vai enfrentar Limoeiro e logo em seguida às 20h30min, Tabuleiro e Russas farão a partida de fundo. 

Informações: Sindeval de Almeida

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Presidiário do regime aberto foi executado a bala em Morada Nova

O presidiário do regime aberto, Antônio Marcos Pereira da Costa, vulgo “Terror”, 35 anos, natural de Aracoiaba-CE, e que residia em Morada Nova-CE, foi executado a bala nesta quinta-feira, dia 01, por volta das 20h30min, na Av. Manoel de Castro Filho, Centro da cidade de Morada Nova. 

Segundo informações da polícia militar “Terror” foi surpreendido pela ação de 02(dois) indivíduos ainda não identificados que chegaram numa moto de características não anotadas, e efetuaram vários disparos contra a vítima, que foi atingida por 05(cinco) tiros no tórax, sendo socorrida por populares ao hospital local, aonde veio a óbito. Os autores do crime fugiram logo em seguida. 

Antônio Marcos, respondia na Justiça, por um crime de homicídio ocorrido no ano de 2004 e atualmente encontrava-se no regime aberto.

Fonte: 1º BPM

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Agricultor é encontrado morto com ferimentos a bala em Alto Santo

Foi encontrado nesta quinta-feira, dia 01 de agosto, por volta das 13h, no Sitio Bom Jesus, zona rural do município de Alto Santo, Estado do Ceará, o corpo do agricultor Ivanilton Oliveira de Araújo, vulgo “Bituca”, 30 anos, natural de Jaguaribara – CE. 

Segundo informações da polícia, o corpo de Bituca, estava no quintal da sua residência, e apresentava dois ferimentos a bala nas costas e um na nuca, o que certamente causou a sua morte. 

Não há informações até o momento sobre motivo ou quem praticou o crime. O caso está sob investigação. 

Fonte: 1º BPM

SEMUR começou oficialmente nesta quinta-feira (01) repleta de inaugurações

A Semana do Município – SEMUR, que comemora os 212 anos de emancipação política de Russas, começou nesta quinta-feira, 01 de agosto, com uma programação marcada por inaugurações na sede e zona rural. 

Às 08 horas, o Distrito do Peixe recebereu o prefeito Weber e toda sua comitiva, que inaugurou naquela comunidade, a nova unidade do Programa Saúde da Família do município. Ao todo, agora são 17 equipes que garantirão cobertura de saúde á população. 

A tarde, as 16 horas, o prefeito inaugurará as novas instalações da Farmácia Popular do Brasil, que reabre suas portas após ser fechada no início do ano pela FIOCRUZ, devido a irregularidades praticadas na gestão anterior. 

As 17 horas é a vez do prefeito entregar uma grande conquista de saúde para a população: O Laboratório de Sorologia – o primeiro laboratório público da região. 

E a noite é a vez da comunidade da Ingá receber a comitiva do prefeito, onde serão entregues e inauguradas as reformadas instalações do PETI. 

Os shows acontecem somente a partir do dia 02 (sexta-feira), na Praça do Estudante. Acompanhe abaixo a agenda completa do evento e suas atividades. ——————————————————————————————————————————————————————       SEMUR 2013 

RUSSAS 212 ANOS – NOVO TEMPO, NOVA HISTÓRIA! 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL 

01 DE AGOSTO – Quinta-feira 

MANHà

8h – Implantação da 17ª Equipe do Programa Saúde da Família – PSF. 
Local: Distrito do Peixe. 

TARDE 

16h – Inauguração das novas instalações da Farmácia Popular. 
Local: Av. Coronel Araújo Lima, 1430. 

17h – Inauguração do laboratório de SOROLOGIA da Secretaria Municipal de Saúde de Russas. 
Local: Av. Dom Lino, 1383. 

NOITE 

18h – Inauguração da reforma do prédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. 
Local: Sítio Ingá. 

02 DE AGOSTO – Sexta-feira 

MANHà

8h – Visita às novas instalações da Casa do Cidadão. 
Local: Av. Coronel Araújo Lima, 869. 

9h – Inauguração da reforma do prédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. 
Local: Várzea Alegre. 

TARDE 

16h – Inauguração do galpão dos catadores de material reciclável e lançamento do Programa de Resíduo Sólido. 
Local: Alto do São João. 

17h – Inauguração do Parque Infantil do Riacho Araibu com atrações circenses do Grupo Reino da Fantasia (OFICARTE). 
Local: Anfiteatro do Riacho Araibu. 

NOITE 

19h – Abertura oficial da Feira de Negócios e Arte de Russas – FENAR. 
Local: Av. Dom Lino (ao lado da Praça do Estudante). 

20h – Abertura Oficial da SEMUR 
• Apresentação cultural: Grupo Bailado Pé no Chão (OFICARTE). 
• Apresentação da Banda de Música Maestro Orlando Leite. 
• Inauguração da nova iluminação da Igreja Matriz. 
• Inauguração da reforma das praças do centro da cidade. 
• Inauguração dos semáforos da Avenida Dom Lino. 
20h30min – Desfile Garota e Garoto SEMUR. 
21h40min – Show musical: Matheus Fernandes. 
23h30min – Show musical: Forró Real. 
Local: Praça José Carlos de Matos (Praça do Estudante). 

03 DE AGOSTO – Sábado 

MANHà

7h30min – Primeiro Troféu Print Russas de Vôlei de Areia (PRIMEIRA ETAPA). 
Local: Parque Araibu. 

9h – Entrega de 2.000 títulos de propriedades de terras pelo IDACE e Secretaria de Agricultura do Município. 
Local: Centro Vocacional Tecnológico – CVT. 

NOITE 

20h30min – Apresentação cultural de Dança do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI de Flores. 
20h35min – Apresentação cultural de dança do grupo KSWINGUE do Planalto. 
20h45min – Show musical com o cantor e compositor Agamenon Viana. 
21h15min – Show de Violeiros. 
22h30min – Show musical: Forró Cangaço. 
23h30min – Show musical: Forró do Movimento. 

04 DE AGOSTO – Domingo 

MANHà

7h30min – Primeiro Troféu Print Russas de Vôlei de Areia (SEGUNDA ETAPA E FINAIS). 
Local: Parque Araibu. 

TARDE 

14h – Motocross. 
Local: Circuito Wilson Lucena. 

15h30min – Amistoso de futebol: RUSSAS MÁSTER X CEARÁ MÁSTER. 
Local: Estádio Olímpico Governador César Carls de Oliveira (AACR). 

NOITE 

20h30min – Apresentação cultural: AABB Comunidade. 
20h45min – Show musical: Timbaleira. 
22h – Show musical: Paulo Ney, Paulo Henrique e Banda. 
23h – Show musical: Toca do Vale. 
Local: Praça José Carlos de Matos (Praça do Estudante). 

05 DE AGOSTO – Segunda-feira 

MANHà

Inauguração de parque infantil e entrega de uniformes nas escolas: 
7h – Escola Municipal Tia Benilce. 
Local: Av. Dom Lino, 204. 

8h – CEI – Ana de Oliveira Rocha Sombra. 
Local: Várzea Alegre. 

9h – CAIC – Senador Carlos Jereissati. 
Local: Mutirão. 

10h – Escola Municipal Ana Xavier Lopes. 
Local: Planalto. 

TARDE 

15h – Esc. Mun. Pe. Marcondes Matos Cavalcante. 
Local: Jardim de São José. 

16h – Escola Municipal Inácio de Barros Neto. 
Local: Distrito de Flores. 1

7h30 – Inauguração da reestruturação do final da Av. Dom Lino. 

NOITE 

19h30min – Apresentação cultural: Academia Star e apresentação da Fanfarra Meteoros do Vale. 

19h45min – Premiação do Canta Russas: 
• Melhor voz – Clara Fonseca; 
• Melhor canção inédita – José Almir e Banda K-zumbar. 

20h15min – Show musical: Forró Tá Legal. 
21h – Show musical: Forró Namorar. 
22h30min – Show musical: Garota Safada. 

06 DE AGOSTO – Terça-feira 

MANHà

6h – Alvorada com a Banda de Música Maestro Orlando Leite e queima de fogos. 
7h – Corrida de São Bernardo (Largada na Lagoa da Caiçara) 
8h – Hasteamento das Bandeiras, lançamento do Projeto de Policiamento Urbano Motorizado (PUMA) e entrega de máquinas pesadas. 
Local: Praça José Carlos de Matos (Praça do Estudante). 
8h30min – Nomeação do Prefeito Municipal Weber Araújo como presidente da Junta do Serviço Militar. 
9h30min – Entrega de certificados dos cursos (SENAC): Massagem, Operador de Caixa, Auxiliar Administrativo, Operador de Supermercado. 
Local : Centro Vocacional Tecnológico – CVT. 
10h – Premiação dos Jogos Escolares da Juventude (Fase municipal). 

TARDE 

16h – Corrida de Ciclismo (Largada na Benjamin Constant) 

NOITE 

19h – Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz. 
20h45min – Apresentação do Grupo de Dança NG; Parabéns a Russas pelos 212 anos de emancipação política e Show Pirotécnico. 
21h15min -Show musical com Davidson Silva da Comunidade Shalon. 
21h45min – Apresentação Gospel – Irmão Lázaro e Banda (Praça do Estudante).

Fonte: ASCOM/Russas

Futsal: Real e Pesque Pague são os finalistas do Campeonato de Férias de Palhano

Foram disputados nesta quarta-feira, 31, na Quadra Poliesportiva da Escola José Francisco de Moura, em Palhano, os jogos das semifinais do 57º Campeonato de Futsal de Férias da cidade de Palhano. As equipes; Real e Pesque Pague venceram seus jogos e chegaram à grande final da edição 2013 do Certame. 

Na preliminar, Real e Veterano protagonizaram um jogo muito equilibrado e com economia de gols, ao final vitória do Real por 1 a 0. Já a partida principal foi marcada de grandes emoções do começo ao fim. No tempo normal Canto da Cruz e Pesque Pague empataram pelo placar de 03 a 03, levando a decisão da vaga para as penalidades máximas, onde o time do Pesque Pague teve melhor aproveitamento e venceu por 03 a 02. 

A partida da grande final será disputada no próximo sábado, 03, às 19h, na Quadra da Escola José Francisco de Moura, onde certamente, pela qualidade das equipes finalistas, será mais um jogo de alto nível do futsal palhanense. 

A competição tradicionalíssima na cidade chega a sua 57ª edição, com realização e total apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. 

Informações: Celestino Fonseca

Indivíduos armados de faca e facão assaltaram aposentado em Jaguaruana

O assalto aconteceu nesta quarta-feira, 31, por volta das 20h45min, na Rua Coração de Jesus, no Bairro Lagoa, cidade de Jaguaruana, Estado do Ceará. 

Segundo informações da Polícia Militar, 04 (quatro) indivíduos, um deles armado com uma faca e outro com um facão, surpreenderam o aposentado Augusto Correia da Silva, 58 anos, natural de Jaguaruana-CE, e roubaram do mesmo a quantia de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta) reais, e fugiram em seguida tomando rumo ignorado. 

De acordo com informações da vítima, um dos suspeitos seria um menor conhecido como “PÊPÊ”, o qual está sendo procurado pela polícia, com os demais envolvidos. 

Fonte: 1º BPM