sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

João de Paula é nomeado oficialmente Comandante da Guarda Municipal


O Prefeito Municipal de Russas Estado do Ceará, Raimundo Cordeiro de Freitas, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a Lei Municipal Nº 1.220, de 20 de julho de 2009, tendo em vista o que dispõe sobre a classificação dos cargos de provimento em comissão desta Prefeitura, nomeou através da Portaria Nº 0003 de 03 de janeiro de 2011, o Sr. João de Paula Fernandes Vieira, para as funções de Comandante da Guarda Civil Municipal.

João de Paula se aposentou recentemente da função de Inspetor da PRF e passa a ter como principal ocupação coordenar a Guarda Municipal de Russas, que tem como função oferecer segurança ao patrimônio público do Município, além de realizar atendimentos de primeiros socorros às vítimas de acidentes de trânsito ou domiciliares.

A população russana está otimista e acreditando que um grande trabalho será desenvolvido pelo novo chefe da corporação, haja vista, a sua grande experiência adquirida durante longos anos de serviços prestados a sociedade cearense, como Inspetor da Policia Rodoviária Federal.

Tiririca lidera fabricação de máscaras de Carnaval no Rio de Janeiro


Chapéu vermelho, bigode fino e escuro, cabelo amarelo e sorriso estampado. Essas são as características da máscara de Carnaval produzida pela tradicional fábrica Condal, sediada em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Tiririca é o nome do personagem, eleito deputado federal mais bem votado do país.

O humorista, hoje também político, desbancou a própria presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Do cearense foram confeccionadas 10 mil máscaras, quatro mil a mais. Enquanto os dois disputam a liderança em 2011 com números expressivos, o recorde ainda é o presidente Lula, que atingiu a marca de 15 mil quando foi eleito em 2002. A diretora da empresa, Olga Valles, afirma que exportou para toda a Europa.

E por falar em Tiririca, o republicano sentiu dores abdominais e foi internado no Hospital São Mateus, em Fortaleza, no dia 28 de dezembro. O palhaço fez uma cirurgia para retirada de pedras na vesícula. À época, Everson Silva, o “Tirulipa”, filho e também humorista, informou que o pai exagera na alimentação durante as férias e sempre realiza exames de rotina.

Fonte: cearaagora.com.br

Werisleik Pontes é o novo comandante da Polícia Militar do Ceará


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), que tem à frente o coronel José Bezerra, recém empossado, divulgou mais quatro definições de cargos na Polícia cearense. O então titular do programa Ronda do Quarteirão, coronel Werisleik Pontes, agora assumirá o comando da Polícia Militar do Estado.

O Corpo de Bombeiros também mudou. Sai o coronel João Vasconcelos e assume o também coronel Josileno Vitoriano. Vasconcelos será o sub-secretário da SSPDS. Aloísio Carvalho, que estava na Controladoria Geral do Estado, ocupará o cargo de secretário executivo do cargo. Na Polícia Civil, nenhuma mudança. Luiz Carlos Dantas continua na superintendência.

Fonte: cearaagora.com.br

Russas: Coronel Hervano Macedo deixará o comando do 1º BPM em fevereiro


O Tenente Coronel Hervano Macedo Júnior declarou ao radialista Erivando Lima que estará deixando o comando do 1º Batalhão de Polícia Militar, com sede na cidade de Russas, em fevereiro próximo. Segundo o próprio militar ele será deslocado para comandar o 6ª Batalhão de Polícia Militar situada no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza, conhecido Território da Paz.

O comandante deixará a região prestigiado por toda a sociedade, graças ao seu relevante serviço prestado diante da gloriosa Polícia Militar no combate ao crime e na busca incansável de proporcionar segurança a população jaguaribana.

Russas: 360 metros de rede de esgotamento serão implantados no centro da cidade


Prefeitura Municipal de Russas e CAGECE, numa parceria, vão implantar no centro da cidade 360 metros de rede de esgotamento sanitário. A obra vai ser construída em parte da Rua Felipe Santiago, no trecho que vai da Vila Matoso até o início da 25 de Agosto e parte da Travessa 25 de Agosto, no trecho que vai do seu início até a Delegacia Regional de Polícia Civil.

Será empregado em sua execução um montante de R$ 121.119,91 (cento e vinte e um mil, cento e dezenove reais e noventa e um centavos), oriundos dos cofres da CAGECE e do Governo Municipal. Os serviços estão previstos para começar ainda neste mês, e após seu início, o prazo para conclusão é de aproximadamente 60 dias.

A rede de esgotamento será utilizada por todas as famílias que residem naquela região, além da Policlínica Regional, proporcionando incalculáveis benefícios na área da saúde.


O gerente da Unidade de Negócio do Baixo e Médio Jaguaribe – UNBBJ/CAGECE, Domingos Sávio Cardoso Braga, ao ser indagado por nossa reportagem, revelou que em reunião de firmamento de acordo com o Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, foi discutido a necessidade de implantação de mais rede de esgotamento sanitária no centro da cidade, e que na medida do possível esses serviços serão executados através da parceria CAGECE e Governo Local.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Centenas de pessoas acompanharam o sepultamento de Mainha no Vale Jaguaribano


Centenas de pessoas acompanharam o sepultamento do corpo do pistoleiro Idelfonso Maia da Cunha, o Mainha, no cemitério público de Jaguaribara, no Vale do Jaguaribe. O velório do pistoleiro aconteceu na casa da sogra de Mainha, por volta das 15 horas, na localidade de Castanhão Novo, em Alto Santo, terra natal da vítima.

O local onde aconteceu o enterro foi tomado por populares, que chegaram de diferentes regiões do Estado. Ônibus e topics foram fretados para transportar curiosos dos municípios de Russas, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e até de Mossoró (RN). A imprensa foi impedida de chegar próximo ao local onde encontrava-se o corpo de Mainha.

No cemitério, foi celebrada uma missa de corpo presente. O corpo de Mainha deixou Fortaleza por volta das 6h do dia 05. Durante a madrugada, foi velado pela família na funerária Anjo da Guarda, no bairro Rodolfo Teófilo, na Capital.

O pistoleiro foi morto no dia 04, no começo da tarde, com nove tiros. Dois homens o cercaram numa rua em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, próximo do local onde morava e da Penitenciária Agrícola, onde cumpriu pena em regime condicional.

Até a tardede ontem, a Polícia não repassou informações à imprensa sobre o paradeiro dos matadores. A Mainha eram atribuídos quase 90 assassinatos.

Fonte: TV Jaguar

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dude é o novo secretário de esportes de Jaguaruana


O ex-volante do Fortaleza Esporte Clube, Marcos Pereira da Silva, ou simplesmente DUDE (foto), como ficou conhecido no cenário esportivo estadual e nacional, é o novo Secretário de Esportes de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe.

Campeão estadual diversas vezes pelo tricolor do pici, Dude esteve, quando defendia o leão, para ser negociado com o Flamengo do Rio de Janeiro por indicação do técnico Valdir Espinosa, mais a diretoria da época colocou dificuldades para a saída do volante, até por uma imposição da própria torcida que não queria perder seu ídolo.

O ex-volante já havia decidido que iria largar o futebol profissional, apesar de receber nos últimos dias várias propostas de clubes cearenses e de outros estados, quando recebeu o convite do prefeito Bebeto Delfino (PMDB) para assumir a Secretaria de Esportes de Jaguaruana (SEJUV). Dude analisou bastante o convite, conversou com a família e com alguns amigos e deu o sinal positivo ao prefeito.'' O Dude é uma pessoa que goza de todo nosso prestígio e confiança da minha parte e de toda nossa equipe de governo e temos certeza que ele vai corresponder a nossas expectativas'', enfatizou Bebeto Delfino.

De acordo com o novo secretário, a responsabilidade é muito grande. '' Estou chegando para somar com todos os funcionários da secretaria e realizar-mos um grande trabalho em prol do esporte da minha cidade'', completou Dude.

Fonte: guiajaguaruana

Pistoleiro "Mainha" é assassinado com vários tiros em Maranguape


Um dos criminosos mais perigosos do Ceará, Idelfonso Maia Cunha, o pistoleiro "Mainha", foi encontrado morto nesta terça-feira (4), no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O corpo foi encontrado na rua Samambaia, no bairro Mororó, atrás da Cadeia Pública da cidade.

Mainha cumpria pena em regime semi-aberto e estaria trabalhando em um sítio. No momento do crime, andava a cavalo, de acordo com informações da Polícia. O homicídio teria sido cometido por um homem e pelo menos nove tiros foram vistos no corpo da vítima: um na cabeça e os demais foram distribuídos no braço direito, peito e abdome. A perícia já está no local. A Polícia Militar recebeu informações de testemunhas que viram um carro preto se aproximar, possivelmente um Peugeot, por volta das 13h30. Quatro homens teriam efetuado 10 tiros.

Apontado como um dos principais pistoleiros do Nordeste, Mainha é acusado de pelo menos 100 homicídios. Idelfonso chegou a confessar o assassinato do ex-prefeito de Pereiro, João Terceiro de Sousa, de Raimunda Nilda, do soldado João Odeon e do motorista Francisco Maurício de Souza. A chacina aconteceu em 1982. Seis anos depois, o suspeito foi preso e confirmou as execuções.

Fonte: www.cearaagora.com.br

Novo boletim médico aponta que Chico Anysio está com pneumonia novamente


Boletim médico divulgado nesta terça-feira (4), revela que o humorista cearense Chico Anysio está com pneumonia novamente e segue sem previsão de alta.

De acordo com os médicos do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, a doença foi detectada após uma broncoscopia a que ele foi submetido na última segunda-feira.

Chico Anysio continua no CTI, sedado e no respirador. Os médicos vão determinar qual tipo de germe que infectou o pulmão de Anysio para tratar com antibióticos específicos.

Fonte: www.cearaagora.com.br

Acidentes de moto ocupam 90% dos leitos de traumatologia do IJF


Se para especialistas, trafegar de motocicleta em estradas intermunicipais já é perigoso, os riscos aumentam quando o condutor dispensa o capacete, não tem habilitação ou está alcoolizado. De acordo com o cirurgião vascular Lineu Jucá, médico do Instituto Dr. José Frota há 28 anos, 90% dos leitos de traumatologia estão ocupados com vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motoqueiros.

Dr. Lineu, que desenvolve um estudo sobre o assunto, afirma que acidentes de moto são 27,5% mais graves que de carro. Sobre as causas e condições das quedas e colisões, 605 pacientes foram entrevistados e a imprudência tem números: 56% dos pesquisados estavam sem capacete, 55% sem habilitação e 42% estavam alcoolizados. Entretanto, as três circunstâncias podem estar presentes em um mesmo acidente.

Mais dados:

70% dos pacientes do IJF são do interior
26% das prefeituras cearenses ainda não possuem Demutran
39% dos acidentes do Brasil envolvem motoqueiros

Fonte: www.cearaagora.com.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Prefeito de Russas cumpre agenda na Capital


O Prefeito de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas está hoje, 04 de janeiro, em Fortaleza, participando da posse de dois Secretários de Estado do Governo Cid Gomes.

Pela manhã, às 9h, no Auditório da SEPLAG, o Gestor prestigia a Solenidade de Transmissão de Cargo de Joaquim Cartaxo Filho para o novo Secretário das Cidades, Camilo Sobreira de Santana. À tarde o Prefeito participará da solenidade de posse do Secretário da Saúde do Estado, Raimundo José Arruda Bastos, que será realizada a partir das 16h, na sede da Secretaria da Saúde, situada na Avenida Almirante Barroso, Praia da Iracema.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Russas: Pasta da Saúde tem novo Secretário


O Prefeito Municipal de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas iniciou 2011 promovendo mudanças na Secretaria de Saúde do Município. Após reunião com assessores e aliados a Secretária Neliana Loureiro Maia Rocha Silva foi exonerada do cargo, que passa a ser ocupado por Giovanni Dantas, até então Secretário de Governo.

O novo Secretário não tem formação em medicina, mas é filho do ex-prefeito e médico Dr. Francisco Bezerra Nunes e há anos milita na vida pública, acumulando então muita experiência para conduzir os destinos da Secretaria de Saúde.

Giovanni Dantas já assumiu, e na manhã desta segunda (03) se reuniu com todos os cordenadores da Secretaria, objetivando traçar metas de trabalho para o biênio 2011/2012.

Mistura de rítmos marcou o Reveillon da Alegria


O Governo Municipal de Russas em parceria com o Governo do Estado realizou com muito carinho para as famílias russanas e do vale do Jaguaribe o reveillon 2010/2011. O evento aconteceu no Parque Urbanizado da Lagoa Caiçara.

O “Reveillon da Alegria” foi uma verdadeira mistura de ritmos, o forró com a banda “Bota Pra Moer” e o axé da banda “Pegada Black”. Após a contagem regressiva o ano novo foi recebido por um grande show pirotécnico que coloriu o céu da cidade de Russas por cerca de 15 minutos.


O Prefeito Raimundo Cordeiro, Secretários, Assessores e amigos prestigiaram a festa que teve a participação de mais de cinco mil pessoas. Era notória a satisfação de todos que naquele momento de alegria tiveram a oportunidade de festejar a chegada do novo ano e com ele, a esperança de dias melhores.

Férias no Ceará recebe nove atrações nacionais em 22 municípios


Nove atrações nacionais vão animar mais uma edição do festival Férias no Ceará em 22 municípios cearenses. Na última quinta-feira (30), o Governo do Estado divulgou a programação completa, que contempla todos os fins de semana do mês de janeiro, além do primeiro fim de semana do mês de fevereiro. Esta será a quinta edição do festival que leva shows gratuitos para o Interior do Estado e também para a Capital.

O primeiro show em Fortaleza acontece no dia 8 de janeiro, com a banda Kid Abelha. No Interior, o primeiro palco para o Kid Abelha será no município de Limoeiro do Norte, já no dia 6. Essa será a primeira vez que a banda carioca fará uma apresentação gratuita no Estado. O cronograma de shows do Férias no Ceará prevê apresentações nas quintas, sextas-feiras e domingos no Interior e os shows aos sábados ficam com o público da Capital. Todos os shows serão gratuitos, sempre a partir das 20 horas, com a abertura de uma banda cearense.

O Férias no Ceará segue durante todos os fins de semana de janeiro, com apresentações em Fortaleza, Sobral, Canoa Quebrada, Camocim, Crateús, Tianguá, Juazeiro do Norte, Iguatu, Maracanaú, Beberibe, Caucaia, Crato, Quixeramobim, Quixadá, Limoeiro do Norte, Jericoacoara, Itapipoca, Canindé, Ubajara, Brejo Santo, Maranguape e Tauá. Além do Kid Abelha, estão agendadas apresentações de Vanessa da Mata, Jorge Versilo, Nando Reis, Paralamas, Jota Quest, Biquíni Cavadão, Skank e da Orquestra Experimental de São Paulo.

Confira abaixo a programação completa:

06/01 - Limoeiro - Kid Abelha e Locomotiva

07/01 - Iguatu - Kid Abelha e O Verbo

08/01 - Fortaleza - Kid Abelha e Soul Pop

09/01 - Camocim - Kid Abelha e Retroativa

13/01 - Beberibe - Vanessa Da Mata e Groovytown

14/01 - Crato - Vanessa Da Mata e Doppin

15/01 - Fortaleza - Vanessa Da Mata e Julia Dantas

15/01 - Jericoacoara - Jorge Vercillo e Groovytown

16/01 - Itapipoca - Vanessa da Mata e Locomotiva

20/01 - Canoa Quebrada - Nando Reis e Edinho Vilas Boas

21/01 - Sobral - Orquestra Experimental de SP

21/01 - Quixadá - Nando Reis e Mafalda Morfina

21/01 - Canindé - Paralamas e Julia Dantas

22/01 - Fortaleza - Paralamas e Eletro Cactus

22/01 - Ubajara - Orquestra Experimental de SP

23/01 - Brejo Santo - Paralamas e Concreto E Asfalto

23/01 - Fortaleza - Orquestra Experimental de SP

24/01 - Maranguape - Orquestra Experimental De SP

26/01 - Tauá - Jota Quest e Arsenic

27/01 - Tianguá - Jota Quest e Doppin

28/01 - Sobral - Jota Quest e Outdoor

29/01 - Fortaleza - Jota Quest e Zero 85

30/01 - Maracanaú - Jota Quest e Bolacha Preta

03/02 - Juazeiro Do Norte - Biquini Cavadão e Retroativa

04/02 - Crateús - Biquini Cavadão e Zero 85

04/02 - Caucaia - Skank e Soul Pop

05/02 - Fortaleza - Skank e O Verbo

06/02 - Quixeramobim - Skank e Concreto e Asfalto

Russas: Nova mesa diretora da Câmara Municipal é empossada


A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Russas, presidida pelo vereador Chiquinho Cacholé tomou posse neste sábado (01/01). Em seu discurso, Cacholé afirmou que vai incentivar a presença na Câmara de todos os segmentos da sociedade - sindicalistas representantes de moradores, grupos de defesa de minorias e intelectuais, e que vai procurar ouvir essas pessoas.

"Muitas pessoas podem apresentar ângulos e ênfases distintas, mas isso não diminui nem dificulta a nossa tarefa.
Isso dá sim o tamanho do desafio da democracia", afirmou. "Aquilo que caracteriza de fato esta Casa não é a ausência do conflito, mas sim o método para resolver estes problemas é o que presidirá os nossos esforços", acrescentou.

A sessão solene de pose do presidente Chiquinho Cacholé, foi bastante prestigiada, pelos demais seguimentos da sociedade civil organizada, como: Carus representada pelo presidente de honra coronel José Maria Pinheiro, a ASTERUSSAS através de seu presidente Mauricio Martins, a Alta Estanislau presidente da UNACR, entre outras instituições, o executivo esteve presente representado pelo vice-prefeito Dr. Paulo Augusto Campelo Bessa e o prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas.


Agaci Fernandes presidiu o ato de posse e ao passar o cargo para o novo presidente, fez pronunciamento pregando a unidade dos vereadores naquilo que for do interesse da população. Outros vereadores também usaram da palavra e abordaram temas relevantes que devam ser tratados com urgência para o município, tipo a intensificação do movimento pro Campu da UFC em Russas.

O prefeito Raimundinho se pronunciou e afirmou que sua presença naquela solenidade simbolizava o reconhecimento do direito adquirido na disputa democrática, que elegeu Chiquinho presidente, e que ele estava aberto a conversar com todos os vereadores pra discutir qualquer que fosse o assunto pra fazer crescer o município. Ele enfatizou que a sua determinação é pelo construir e que as criticas são digeridas, mais as que não pode aceitar as injustiças, já que muito tem feito pela cidade e que os acertos políticos feito têm cumprido inclusive o com o seu vice-prefeito o Dr. Paulo.

Fonte: TV Jaguar