segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Brinquedo de parque de diversão cai de uma altura de 5 metros em Jaguaruana


Um brinquedo conhecido como “SPACE LOOP” de um parque de diversão que está instalado no município de Jaguaruana, quebrou enquanto girava com várias pessoas dentro na noite deste domingo (27) e despencou de uma altura de 5 metros, causando pânico e desespero para quem estava dentro e fora do brinquedo.

Segundo Ercílio, uma das vítimas do acidente que levou uma forte pancada no braço direito, disse que antes do brinquedo quebrar, estalos foram ouvidos e ao diminuir os giros um dos lados da gaiola se soltou, ficando uma ponta da gaiola no chão e outra ainda em um dos braços de sustentação.

População e funcionários do parque ajudaram a retirar as vítimas de dentro da gaiola sendo que três foram levadas ao hospital, onde receberam atendimento médico e logo depois foram liberadas, policiais militares e agentes do pró-cidadania isolaram o local após o acidente.

Há relatos de que o brinquedo passou alguns dias sem funcionar para realização de reparos, voltando a ser utilizado neste fim de semana.

Uma pergunta deve ser feita. Os brinquedos deste parque tiveram fiscalização técnica para serem liberados para o funcionamento? Cabe agora a prefeitura de Jaguaruana responder a esta indagação. Vidas foram colocadas em risco.

Fonte: www.radiouniaofm.com

Embarcação com quatro pescadores está desaparecida em Camocim


Uma embarcação de Camocim está desaparecida. O bote "Bruno", com 4 tripulantes, saiu para a pescaria no último dia 12 de Novembro, com previsão para 10 dias de permanência no mar.

No dia 23, após notarem que o bote não entrava na barra, os familiares dos pescadores fizeram o comunicado à Agência da Capitania dos Portos de Camocim. Como é de praxe, o 3º Distrito Naval, com base em Natal, foi informado do fato.

Barcos da Marinha já teriam iniciado as buscas, mas até o momento nada foi encontrado. Zé Ivan, Chico Eudes, Ivan Torres e Gílson são os tripulantes da embarcação "Bruno". O bote é verde, com vela branca e azul. Os familiares estão apreensivos com a situação.

FONTE: camocimonline.com

Novo prefeito de Icapuí Jerônimo Reis toma posse hoje


Jerônimo Reis e Vicente Braga, ambos do PT, serão empossados nesta segunda-feira (28), respectivamente, nos cargos de prefeito e vice-prefeito de Icapuí. A solenidade acontece na sede da Câmara Municipal. Os petistas seguirão no mandato até o dia 31 de dezembro de 2012.

Eles foram eleitos no último dia 13 de novembro, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) julgar procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008, contra o ex-prefeito José Edilson da Silva e seu vice, Heverton Costa Silva. Icapuí, por sua vez, estava sob gestão do presidente da Câmara Municipal, Manoel Jeová da Silva.

O novo prefeito é militante do PT desde 1999. Em 2004, candidatou-se ao cargo de vereador, mas só se elegeu em 2008. Ele também presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto de Previdência Municipal (Icaprev), que investigou suposto desvio de verbas do órgão, na Câmara Municipal, que teve seus trabalhos concluídos em 2010.

Fonte: cearaagora.com.br

Alto Santo vence a primeira e fica a um empate do título inédito


O primeiro duelo da grande final do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2011 aconteceu sábado, 26, no Ginásio da Faculdade Católica, em Fortaleza, com vitória do Alto Santo por 3 a 1 sobre o Afagu/Russas; gols de Izavan e Sol e Mar (2), descontou para o time russsano o atleta Reginaldo.

O jogo da volta acontecerá nesta terça, 29, às 20h, no Ginásio Paulo Sarasate, capital cearense, com a equipe alto santense jogando pelo empate, para conquistar o título inédito. Afagu/Russas, para ficar com o bicampeonato, precisa vencer no tempo normal e nos pênaltis.

O técnico Deivid Radson terá problemas, não vai poder contar com o fixo Rafael, expulso no primeiro embate, e talvez não contará com o maestro Frede que saiu de quadra sentindo uma fisgada na panturrilha, por outro lado terá o retorno do pivô Butina.

Já o treinador Uchoa mais uma vez vai com força máxima, muita pegada e velocidade serão as armas alto santense na busca do primeiro título cearense.

Futsal: Limoeiro desbanca Mombaça em seus domínios e conquista o bi do Intermunicipal


A fase final do 39º Intermunicipal de Futebol de Salão aconteceu na cidade de Mombaça durante o período de 22 a 26 de novembro, com a participação de oito Municípios.

A grande decisão ocorreu no sábado, 26, envolvendo os donos da casa Mombaça e a equipe do Limoeiro Futsal, que buscava o bi campeonato da competição. O time visitante não tomou conhecimento do fator mando de quadra e venceu por 6 a 4, conquistando então a taça do certame pelo segundo ano consecutivo.

O Limoeiro teve 100% de aproveitamento na fase final do campeonato, foram cinco vitórias; 2 a 1 contra Senador Pompeu, 5 a 1 no Cruzada/Canindé e 10 a 5 contra Aracoiaba na fase de grupos; 5 a 2 diante do Resenha/Crateús nas semifinais e 6 a 4 contra Mombaça na grande final. Foram 28 gols prós e apenas 13 contra, um saldo positivo de 15 gols, e ainda o melhor goleiro da competição, Gerlânio Chaves e o artilheiro, Domar com 10 gols.

Além do título, o time jaguaribano carimbou passaporte para a fase final do intermunicipal do próximo ano.

Russas: TG 10 - 010 forma mais uma turma de atiradores


Acontecerá em Russas, nesta terça-feira, 29 de novembro, às 16h30min, na Avenida Dom Lino, ao lado do Paço Municipal, a solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional e Encerramento da turma única de Instrução do TG 10 010, ano 2011.

Durante o evento será apresentada à sociedade russana, a turma de atiradores reservistas brasileiros concludentes do serviço militar deste ano. Acontecerá o juramento à Bandeira Nacional, homenagens e entrega de certificados, além do desfile da tropa em continência à Bandeira e às autoridades constituídas.

Está é a quinta turma, desde a reativação do TG 10 010 ocorrida no ano de 2007, que concluem os ensinamentos militares, e a primeira sob o comando do Chefe de Instruções Sub Tenente Maurício Tavares Garcia.

O Governo Municipal e o Exército Brasileiro, representado em Russas pelo TG 10 010, tem a honra de convidar todos os segmentos sociais russanos à participar dessa importante solenidade militar.

Russas: Etapa final do VI show da integração será realizada nos dias 29 e 30 de novembro


A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) em consonância com as Escolas Municipais, irá realizar o Currículo Vivo: VI Show de Integração Educacional, etapa final, nos dias 29 e 30 de novembro, à noite, na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante), centro de Russas.

Durante esses dias a população russana terá a oportunidade de prestigiar os trabalhos produzidos pelos alunos das Escolas Públicas do Município sobre o tema “As Maravilhas da Aprendizagem: vencendo obstáculos, formando cidadãos”. Através das modalidades artístico-culturais dança, poesia, paródia, teatro, literatura de cordel, canção e conto; além das produções dos Feitos Históricos e Cenários Geográficos, Ciência e Tecnologia e Linguagens e Códigos, os alunos mostrarão o que aprenderam e produziram durante todo o ano sobre o tema.

O Show da Integração tem como principais objetivos integrar as escolas, descobrir talentos e garantir a participação dos estudantes em atividades extras curriculares.

Participe! Sua presença é fundamental para a grandeza do evento.

Motociclista choca-se contra placa de publicidade e morre no município de Russas


Um acidente de trânsito com vítima fatal aconteceu nos primeiros minutos do dia 27 de novembro, às 00h20min, na Avenida Dom Lino, centro do município de Russas, Estado do Ceará. José Arimateia dos Santos, 48 anos, natural de Russas, que residia na Rua Ocion Lopes da Silveira, bairro Várzea Alegre, mesmo Município, trafegava em uma motocicleta Honda NXR 150 BROS, ano 2009, cor preta, placa NQU-3410, e veio a chocar-se com uma placa de publicidade que estava no meio da via. A vitima foi socorrida por policiais militares para o hospital local, porém, não resistiu a gravidade dos ferimentos e faleceu.

RUSSAS: ‘SUICIDIO’ (EMFORCAMENTO)

Dia 27.11.2011, por volta das 14h50min, Na Rua Projetada, bairro Tabuleiro do Catavento em Russas-CE, o jovem JOÃO PAULO DE LIMA 19anos, natural de Russas, amasiado com Juliana de Sousa, que notou a estranheza do mesmo trancado no banheiro da casa, e após muito chamá-lo, resolveu destelhar parte deste compartimento, encontrando-o morto próximo ao vaso sanitário. A Polícia foi ao local isolou a área, resguardando o local em seguida informou a DRPC para acionamento da Pericia Florence e Rabecão.

RUSSAS: ARROMBAMENTO SEGUIDO DE FURTO

Dia 28.11.2011, por volta das 00h00min, Na Comunidade de Macambira, nas proximidades da Igreja de Santa Luzia, em Russas-CE, foi arrombada pela janela lateral a residência de VALDENORA SOUSA DE CARVELHO, de onde foi furtado (01)um aparelho micro-system com (02)duas caixas de som e (01) aparelho DVD Britânia. A Polícia foi ao local realizou vistoria na casa e em seguida orientou a vítima quanto aos procedimentos legais.

MORADA NOVA: ACIDENTE DE TRANSITO (Atropelamento com Vítima Fatal)

Dia 27.11.2011, por volta das 19h30, Na CE-138, no trecho que liga Morada Nova a BR-116, na altura do Km22, na Comunidade de Patos, zona rural em Morada Nova-CE, foi atropelado e morto o pedestre FRANCISCO JOSÉ DA SILVA 53anos, natural de Pacajus que reside lá mesmo na comunidade de Patos, quanto ao veículo atropelador fugiu, e nenhuma descrição foi feita pelos transeuntes e ou moradores daquele local. A polícia militar foi ao local protegendo a área, apanhando os dados, até o recolhimento pela ambulância do corpo.

JAGUARUANA: ACIDENTE DE TRANSITO (Tombamento com Vítimas Lesionadas)

Dia 27.11.2011, por volta das 15h00min, Na Comunidade de Sitio Saqui zona rural em Jaguaruana-Ce, a moto Honda CG-125 TITAN, ano/modelo 19898, cor Azul, que pertence a José Saldanha Vieira que ara pilotada por TARCISIO MICHEL ALMEIDA MAIA, que perdeu o controle da moto vindo a tombar, foi socorrido ao hospital local e em seguida a Fortaleza por correr risco de morte, seu garupeiro ALISSON RANUBIO DA SILVA BESSA, este foi socorrido ao hospital local e em seguida a Russas onde se encontra fora de perigo. Ambos são moradores no local do ocorrido e foram socorridos pela Policia que teve o apoio do Pro-Cidadania.

MORADA NOVA: ACIDENTE DE TRANSITO (Abalroamento com Vítima Lesionada)

Dia 27.11.2011, por volta das 20h00, Na Rua Capim Cubo, bairro Açude Novo, em Morada Nova-CE, o veículo saveiro de Placa HVV-7571, cor branca, ano/modelo 19989/90, Chassi: 9BWZZZ30ZKP249831, que pertence a Francisco Marcio Martins Modesto e era dirigido por FRANCISCO JUCIELO MELO DE LIMA, morador do endereço supra-citado, que veio a abalroar com Onibus da Secretaria de Esporte, M. BENZ-1620, Placa HVB-5319, Chassi: 9BM384087RB025027, cor branca, que estava estacionado ali, tendo sido socorrido pela ambulância local ao hospital e em seguida a Fortaleza por correr risco de morte. A policia foi ao local apanhando os dados e auxiliando no socorro a vítima.

LIMOEIRO DO NORTE: PRISÃO POR ROUBO À PESSOA E VEÍCULO

Dia 27/11/2011(Domingo), por volta das 02h00 policiais da RD 2700 receberam a informação que, na Rua Sabino Roberto, dois (02) indivíduos armados com uma (01) arma tipo espingarda assaltaram a Sra. MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA DE SOUSA, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente no Bairro Luiz Alves de Freitas, Limoeiro do Norte-CE e FÁTIMA TOMÉ COSTA, natural de Alto Santo-CE, residente no Bairro Luiz Alves de Freitas, Limoeiro do Norte-CE, e conseguiram subtrair das mesmas, um (01) aparelho celular da marca NOKIA e a motoneta HONDA/BIZ 125 ES, ano/modelo 2011, cor vermelha, placa OCQ-5904 CE, registrada em nome de MARIA DORIANA DA CONCEICAO, residente na Rua Joaquim Jaco de Freitas. De imediato, todas as viaturas da área CP 1361, assim como a outra RD (RD 2701) .passaram a diligenciar, no intuito de identificar e prender os infratores, onde, nas proximidades do reservatório de escoamento do SAAE, no Bairro Luiz Alves de Freitas, policiais na CP 1361 localizaram o referido veículo abandonado, onde foi conduzida à DPC local para procedimentos cabíveis. Enquanto isso, a RD 2700, já com as vítimas, localizaram, ainda nas imediações, os dois infratores, o menor possuidor de uma extensa ficha criminal (J.E.C.B.F.), nascido aos 29/08/1994, natural desta urbe, residente na Rua Iarley Leitão Caetano, centro, Limoeiro do Norte-CE e o FRANCISCO IRANILSON DE OLIVEIRA, vulgo “Izinha”, natural de Tabuleiro do Norte-CE, residente na localidade de Sítio Juazeiro, zona rural daquela urbe, também possuidor de uma extensa ficha criminal. A patrulha fez uma minuciosa busca, nas proximidades em busca da arma utilizada, porém não teve êxito e deslocou-se à DPC Regional de Russas-CE, onde foram adotadas todas as medidas cabíveis.

LIMOEIRO DO NORTE: CUMPRIMENTO DE MANDADO

Dia 27/11/2011 (Domingo), por volta das 15h30, foi cumprido um Mandado de Prisão Temporária, oriundo da comarca de Limoeiro do Norte-CE, em desfavor de JOSÉ GILSON PEREIRA DOS SANTOS, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente na localidade de sitio Marquinho, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, local da prisão. O citado responde aos artigos 155(furto) e 157(roubo), do CPB. A equipe de policiais militares da RD-2700 cumpriu o mandado e fizeram a condução do citado a DPC, onde foi adotado as medidas cabíveis.

PALHANO: POETE ILEGAL DE ARMA BRANCA

Dia 27.11.2011, por volta das 17h40min, no bairro Beira Rio nas proximidades do Bar do Dezim, zona Urbana em Palhano-Ce, foi preso RAIMUNDO FRANCISCO DA SILVA vulgo ‘pipoca’, que mora no Bairro Canto da Cruz, zona Urbana em Palhano-Ce, ele foi flagrado durante uma ronda naquele local, portando uma faca tipo peixeira a cintura. A polícia realizou a abordagem e a prisão do indivíduo que foi conduzido a DPC para os procedimentos legais.

ERERÊ: CAPOTAMENTO COM VÍTIMA FATAL

Dia 27/11/2011, por volta das 13h00min, populares informaram que na CE-138, aproximadamente 04km da Cidade de Ererê-CE, houve um capotamento de um corsa cor vermelha, placa MXM-6779, o mesmo tinha como condutor Marcelo Renato Felix dos Santos, natural de Pereiro-CE, residente na Cidade de Pereiro-CE, este foi encaminhado à Fortaleza-CE. Os outros ocupantes eram Miguel Neto Candido de Castro, natural de Pereiro-CE, residente na Vila Tomé Vieira zona rural de Ererê-CE, este também encaminhado à Fortaleza-CE e Manoel Messias Germano de Lima, natural de Pereiro-CE, residente na Vila Tomé Vieira zona rural de Ererê-CE, este tendo morte imediata. O policiamento ao ser informado deslocou-se até o local, mas as vítimas já haviam sido socorridas pelos populares. A vítima fatal aguarda o rabecão no hospital local.

MORADA NOVA: APREENSÃO DE MENORES

Dia 27.11.2011, por volta das 14h00, Localidade de Linha de Base, zona rural de Morada Nova-CE, foram apreendidos os menores de iniciais D. L. O., 15anos, morador da comunidade supracitada, e A. S. S., 15anos, morador de Bom Sucesso, zona rural em Morada Nova, os dois foram reconhecidos por EDILEUSA CIRILO DA SILVA, que mora nas proximidades do Colégio Xavier na Comunidade de Linha de Base, segundo ela os dois levaram a quantia de R$ 2.000,00 dois mil reais. A polícia militar localizou os suspeitos apreendendo-os e encaminhando A USI para os procedimentos cabíveis.

RUSSAS: LESÃO CORPORAL A BALA

Dia 27.11.2011 – Por volta das 03h00, na Av. Cel. Antonio Cordeiro, em Russas-CE, foi lesionado a bala EDINARDO SANTANA DOS SANTOS, vulgo “Batatinha”, residente no endereço acima, o qual cumpri pena no regime semi-aberto na Cadeia Pública de Russas, por pratica de roubo, porém, faltou ao pernoite do dia 26 para 27 de novembro de 2011. O mesmo foi lesionado com 01(um) tiro na perna esquerda e outro na perna direita, foi socorrido por populares para o hospital de Russas, onde ficou sob observação medica. Vale ressaltar, que a policia foi informada da ocorrência pelo o Sr. Raul, recepcionista do referido hospital e quando os policiais interrogaram a vitima sobre o crime o mesmo se recusou a dizer quem era o autor dos disparos. Os PM do ronda do quarteirão, efetuaram diligencias, porém, não localizaram o autor dos disparos.

LIMOEIRO DO NORTE: ACIDENTE DE TRÀNSITO COM VÍTIMA FATAL

Dia 26.11.2011 – Por volta das 21h30min, no Sitio Lima, em frente à quadra de Juvenal no município de São João do Jaguaribe-CE, houve uma colisão de uma motocicleta HONDA CG-150 TITAN, cor cinza, ano/modelo 2008, de placa NQT-5434 de São João do Jaguaribe-CE, Chassi: 9C2KCO8108R319888 que era conduzido por GILBERTO ALVES GUERREIRO, natural de São João do Jaguaribe, residente na localidade de Sitio Nazárea, Zona Rural de São João do Jaguaribe-CE, e uma ambulância CAMINHONETE FIAT/FIORINO ANCAR, ano/modelo 2010/2011, cor branca, de placa NVF 3709, de São João do Jaguaribe-CE, que era conduzida por RUITER SÁVIO ALMEIDA DA SILVA, Natural de São João do Jaguaribe-CE, Residente na Rua Teodoro Rodrigues, Centro de São João do Jaguaribe-CE. Logo tomarem conhecimento do fato, a equipe de policiais militares da RP-1114 dirigiu-se ao local, onde foram informados que o supracitado mototaxista já teria sido socorrido por outra ambulância ao Hospital Regional de Limoeiro do Norte-CE e que o mesmo não resistiu e veio à óbito.

LIMOEIRO DO NORTE: PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Dia 26.11.2011 – Por volta das 23h40, as margem da CE 265, Cidade Alta, Limoeiro do Norte-CE, A RD 2701 abordou às margens da CE 265, Cidade Alta, Limoeiro do Norte-CE, o indivíduo OTACIANO RODRIGUES FREIRE, natural desta urbe, residente no bairro Cidade Alta, portando uma(01) espingarda, fabricação caseira, cal. 12Mm, onde foi preso e conduzido a DPC Regional – Russas-CE para serem adotadas as medidas cabíveis.

LIMOEIRO DO NORTE: PRISÃO DE FUGITIVO DA JUSTIÇA
(CADEIA PÚBLICA DE JAGUARIBE-CE).

Dia 26.11.2011 – Por volta das 11h25, recebemos uma denúncia anônima informando que um fugitivo da Cadeia Pública de Jaguaribe-CE encontrava-se nas mediações do Bairro Boa Fé, Limoeiro do Norte-CE. De imediato, policiais na CP 1361 foram ao local diligenciando e conseguiram capturar o suspeito. Que após consulta no Sistema de Informações INFOSEG, confirmou-se que o denunciado JOSE FRANCISCO RODRIGUES ARRUDA, natural de Jaguaribe-CE, residente em Jaguaribe–CE, é possuidor de uma extensa ficha criminal, tais como: FLAGRANTE na Delegacia Regional de Jaguaribe-CE, no dia 26/08/2011, LEI 2848 ARTIGO 288, LEI 2848 ARTIGO 121 PARAGRAFO 2 INCISO IV, LEI 10826 ARTIGO 14 PARAGRAFO 2 INCISO IV, LEI 2848 ARTIGO 121 PARAGRAFO 2 INCISO IV, LEI 2848 ARTIGO 121 PARAGRAFO 2 INCISO I, LEI 2848 ARTIGO 29 PARAGRAFO 2 INCISO I, e mais algumas prisões em anos passados. Após a confirmação dessa extensa ficha criminal, o radio operador entrou em contato com a 3ª CIA de Jaguaribe-CE e teve a confirmação que o supracitado realmente é fugitivo da Cadeia Pública daquela cidade. Uma escolta foi providenciada para a condução de foragido à cidade de Jaguaribe-CE.

RUSSAS: ACIDENTE DE TRANSITO COM VITIMAS LESIONADAS

Dia 27.11.2011 – Por volta das 05h00, na Av. Dom Lino s/nº, em frente a Loja Leleo Moveis, em Russas-CE, LUCIVALDO PEREIRA, natural de Russas, residente na Travessa Antonio Gonçalves Ferreira, em Russas, e DANIELE FREITAS MACIEL, natural de Russas, residente no conjunto habitacional Padre Abdon Valério (Mutirão), os dois trafegavam em uma motocicleta (dados não anotados), e chocaram-se com uma placa de publicidade que estava no meio da via, as vitimas foram socorridas pela viatura da policia militar para o hospital local com escoriações. Os PM do ronda do quarteirão atenderam a ocorrência e adotaram as medidas cabíveis. Vale ressaltar que no mesmo local horas antes, ocorreu um acidente com vitima fatal.

JAGUARUANA: ABALROAMENTO (danos materiais)

Dia 26.11.2011 – Por volta das 15h30, na Rua Ademar Lustosa, centro de Jaguaruana-CE, JOSÉ EDUARDO DE ARAUJO, natural de Fortaleza, residente na Travessa Santo Antonio bairro Tabuleiro, trafegava em uma motocicleta Honda CG-125 KS, preta, ano 2011, placa NUW-3509, quando veio abalroar na motocicleta Honda CG-125 TODAY, ano 1994, cor vermelha, placa JJ-125 do Rio Grande do Norte, que era conduzida por JOSÉ ABREU DE SANTIAGO, natural de Jaguaruana, residente no sitio Lagoa da Salsa, zona rural de Jaguaruana-CE, no acidente só ocorreram danos materiais. Policiais atenderam a ocorrência e adotaram as medidas cabíveis.

RUSSAS: AMEAÇA

Dia 26.11.2011 – Por volta das 10h00, Av. Maria Ramalho, em frente a Praça Scipião Maia, bairro Várzea Alegre em Russas-CE, foi preso AURISMAR PAZ DA SILVA, natural de Russas-CE, residente na Avenida Maria Ramalho, bairro Várzea Alegre, o mesmo estava de posse de uma Espingarda Rossi 5,5mm, Nº 055034778, ameaçando FRANCISCO EVANDRO DE LIMA, 45 anos, residente na Rua Vasco da Gama, bairro Várzea Alegre. Os PM do FTA efetuaram a prisão do infrator e conduziram a DRPC para os procedimentos cabíveis (Art 147 do CPB).

RUSSAS: LEI MARIA DA PENHA

Dia 26.11.2011 – Por volta das 10h00, na Rua Aristóteles Nogueira, bairro Planalto em Russas-CE, a Sra. MARIA IVONETE LOURENÇO DOS SANTOS FELIX, natural de Russas, foi agredida fisicamente pelo seu ex-marido FRANCISCO ERIVAN FELIX, residente na Rua Alfa, bairro Tabuleiro da Vaquejada. Os PM do ronda do quarteirão efetuaram a prisão do infrator que foi autuado no Art. 140 do CPB e Art.7º, II da Lei Maria da Penha.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 28 11 2011

sábado, 26 de novembro de 2011

Mombaça e Limoeiro são os finalistas do Intermunicipal


A equipe da cidade de Mombaça, que joga em casa com o apoio de sua torcida, chegou a grande final do 39º Intermunicipal de Futebol de salão ao derrotar Senador Pompeu pelo placar de 6 a 3. Já o Limoeiro Futsal, que busca o bicampeonato da competição, carimbou passaporte à grande decisão ao derrotar Resenha/Crateús por 5 a 2.


A equipe Limoeirense tem a melhor campanha da fase final do certame, foram quatro jogos e nem uma derrota ou empate. Mombaça empatou com Redenção por 2 a 2 e perdeu nos pênaltis, no último jogo da etapa de grupos.

A grande final acontece neste sábado, no Ginásio Municipal da cidade de Mombaça.

Futsal: Batalha pelo título do cearense começa hoje


Afagu/Russas e Alto Santo entram em quadra logo mais, às 16h, no Ginásio da Faculdade Católica, em Fortaleza para o primeiro confronto que vai decidir o campeão cearense 2011. O segundo jogo da grande final será na terça, 29, às 20h, no Ginásio Paulo Sarasate, também na capital cearense. De acordo com o regulamento se após os dois embates houver igualdade de pontuação, o título será decidido através das cobranças de penalidades.

O time russsano está concentrado em Fortaleza desde a tarde desta sexta, 25, e só retorna para Russas após a partida da terça-feira. Para o jogo de logo mais, a equipe terá um desfalque sério, o técnico Deivid Hadsom não vai poder contar com o pivô Butina, expulso no segundo duelo frente ao Horizonte pelas semifinais. A grande arma do Afagu, visando a conquista do bicampeonato, é o ala Frede, que vem fazendo um excelente campeonato.

O time alto santense terá o retorno do jogador Leleco que desfalcou a equipe no segundo jogo das semifinais, contra o Fortaleza. Dessa feita o técnico Uchoa vai poder contar com força máxima para o embate de logo mais. Marcação forte e muita velocidade são as principais características do Alto Santo, na busca do primeiro título da competição.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Governo do Estado reforça campanha de vacinação contra febre aftosa


Relatório da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa no Ceará divulgado na quinta-feira, 24, aponta um índice de apenas 28% de vacinação do rebanho cearense. Por isso, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado está intensificando os trabalhos e apela aos produtores que vacinem o seu rebanho.

A campanha termina no dia 30 de novembro, mas é preciso alcançar no mínimo a meta 90% de vacinação, estabelecida pelo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que o Ceará saia da zona de risco médio para zona livre da doença.

Fonte: cearaagora.com.br

Intermunicipal de Futsal: Definidos os semifinalistas da etapa final


Foram definidas nesta quinta-feira, 24, as quatro equipes semifinalistas da Etapa Final do 39º Intermunicipal de Futsal, que acontece na cidade de Mombaça. São: Limoeiro do Norte, Senador Pompeu, Mombaça e Resenha/Crateús.

Os jogos começaram na terça, 22, e prosseguem até amanhã 26, quando acontecerá a grande final da competição, promovida pela Federação Cearense de Futebol de Salão.

O Limoeiro, tem a melhor campanha da fase final do certame, foram três vitórias consecutivas, 2 a 1 contra Senador Pompeu na estréia, 5 a 1 no Cruzada/Canindé pela 2ª rodada, e fechou a fase classificatória goleando Aracoiaba na noite desta quinta, 24, por 10 a 5.

Com esses resultados, o time jaguaribano garantiu a 1ª colocação da chave “T” com 09 pontos, Senador Pompeu ficou em 2º com 06, Aracoiaba 3º com 03 e Cruzada/Canindé em 4º com zero ponto.

Pelo grupo “U”, Mombaça foi o 1º colocado com 07 pontos, Resenha/Crateús em 2º com 06, Redenção foi o 3º com 05 e Guaiuba ficou na 4ª posição com zero ponto. Apenas duas equipes de cada chave avançavam às semifinais.

Logo mais a noite serão conhecidos os finalista do Intermunicipal 2011. Entram em quadra, às 19h, Limoeiro e Resenha/Crateús, logo em seguida, às 20h, jogam Mombaça e Senador Pompeu. Os vencedores disputarão o título neste sábado, 26.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto Esporte na Minha Cidade estará em Russas nesse final de semana


O município de Russas, localizado na Região Jaguaribana, é o destino do Projeto Esporte na Minha Cidade desse final de semana. O evento será realizado através da parceria das Secretarias de Esportes do Estado e município de Russas. A programação vai contar com diversas atividades culturais, recreativas, capacitação e palestra.

Durante todo o evento, profissionais vão estar disponíveis para fazer avaliações físicas para os adultos, com aplicação de questionário individual sobre as condições físicas da população e coleta das medidas corporais (peso, altura, circunferência, PA e glicemia). As atividades terão início na sexta-feira, 25, com a pré-abertura, às 19h na Praça do Estudante.

No sábado, 26, a programação continua, de 8h as 12h e de 16h às 19h, na Praça do Estudante, com atividades de recreação, massoterapia, avaliação física, esportes, jogos de tabuleiro e dança; às 9h acontecerá a palestra do atleta no auditório do Colégio Estadual; de 16h às 19h será realizado o Mini-Curso – Esporte Coletivo, no Auditório do Colégio Estadual; das 16h às 19h serão realizados jogos para crianças de 10 à 16 anos, na quadra do Colégio Estadual; às 19h encerramento das atividades do dia na Praça do Estudante.

No domingo, 27, de 8h às 12h acontecerão atividades de recreação, massoterapia, avaliação física, esportes, jogos de tabuleiro e dança, na Praça do Estudante; das 8h às 12h será realizado o Mini-Curso – Esportes Coletivos na quadra da Escola Manoel Matoso Filho; das 8h às 12h serão realizados jogos para crianças de 10 à 16 anos na quadra do Colégio Estadual e as 12h encerramento das atividades na Praça do Estudante.

Participe! Sua presença será fundamental para a grandeza do evento.

Russas realizou Seminário da 3ª etapa do PLHIS


Aconteceu nesta quarta-feira, 23, no auditório do PETI da Várzea Alegre, o Seminário da 3ª etapa de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, promovido pelo Governo Municipal de Russas.

A reunião foi ministrada pelos profissionais Augusto Capibaribe e Airam Teixeira, respectivamente Arquiteto e Técnica da Área Social, da Consultoria de elaboração do PLHIS e do Escritório de Planejamento e Administração Municipal – ESPLAM.

Um público bem seleto composto por representantes de diversos segmentos sociais do Município, tais como: Educadores; profissionais dos CRAS, CREAS, PETIS e Projetos Sociais; Associações Comunitárias; Defesa Civil; CARUS e Sociedade Civil participaram do Seminário.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação e Interesse Social (SNHIS), instituída pela lei federal 11.124/2005, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, regulamentar a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. Sua finalidade é facilitar na aquisição de recursos para novas construções, requalificação de domicílios já existentes, porém precários e manutenção de áreas de lazer.

O processo de elaboração do (PLHIS) consiste em 3 (três) etapas; a primeira é a proposta metodológica, a segunda o diagnóstico do setor habitacional e a terceira e última, as estratégias de ação, que resultarão em um conjunto de diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor da habitação de interesse social do Município, ou seja, nesta etapa a sociedade russana juntamente com os profissionais do ESPLAM, elaboraram o aprovaram o Plano Propriamente Dito.

Intermunicipal de Futsal: Limoeiro vence a 2º e está praticamente nas semifinais


A fase final do 39º Intermunicipal de Futsal está acontecendo na cidade de Mombaça com jogos sendo disputados até o dia 26 de novembro.

O Limoeiro Futsal que havia estreado com vitória diante de Senador Pompeu por 2 a 1, na noite de terça, 22, praticamente consolidou sua classificação ao vencer nesta quarta, 23, o Cruzada/Canindé por 5 a 1, em jogo válido pela segunda rodada da competição. No outro jogo da noite válido pelo Grupo “T”, Aracoiaba que havia vencido na estréia Cruzada/Canindé por 6 a 3, perdeu para Senador Pompeu por 7 a 3.

Com esses resultados a equipe limoeirense lidera com 6 pontos, seguido por Senador Pompeu com 03, Aracoiaba está na 3ª posição também com 03 e Cruzada/Canindé segura a lanterna com zero ponto.

Na rodada de logo mais, um empate diante de Aracoiaba garante a primeira colocação da chave para os jaguaribanos. Apenas duas equipes do grupo avançam às semifinais.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Resultado da prova de legislação da CNH Popular realizada em Russas foi divulgado


O resultado da Prova de Legislação para obtenção da Carteira de Motorista Popular (categoria A – motociclista), realizada em Russas no mês de outubro, foi divulgado nesta semana pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará.

Para que o candidato saiba se foi ou não aprovado basta acessar o site www.detran.ce.gov.br , ir em serviços e clicar em consulta de habilitação, logo depois clicar em resultado da Prova de Legislação e por último digitar o número do CPF e clicar ok.

Reunião de lançamento dos Jogos Abertos do Interior será dia 25 de novembro


Foi dada a largada para os Jogos Abertos do Interior. No próximo dia 25 de novembro, a partir das 8h30min será realizado a Reunião de Lançamento dos jogos, no auditório Blanchard Girão, na sede da Secretaria do Esporte do Estado, onde será apresentado aos gestores de esportes dos municípios o novo regulamento da competição. Na oportunidade e os municípios candidatos a sedes das etapas regionais e da etapa estadual oficializarão suas candidaturas.

Jogos Abertos do Interior

Os Jogos Abertos do Interior foi criado pela Secretaria do Esporte do Estado e tem por finalidade promover e intercambio esportivo entre os municípios participantes. A competição visa proporcionar boas relações entre atletas, ex-atletas e técnicos e apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense nas modalidades: voleibol, basquete, handebol, futsal e futebol.

Fonte: www.esporte.ce.gov.br

Saúde palhanense esta realizando semana de prevenção e tratamento ao Tabagismo


Em parceria da Prefeitura Municipal de Palhano, através da Secretaria de Saúde do Município esta realizando desde o dia 21 indo até 25 de novembro a Semana de Prevenção e Tratamento de Tabagismo. O objetivo é despertar a sociedade palhanense para as consequências advindas do fumo, e ao mesmo tempo, orientar aos cidadãos as formas de evitar o consumo do cigarro e outras substâncias que contenha teor de nicotina e tabaco.

A Semana de Prevenção e Tratamento de Tabagismo teve início no dia 21 de novembro, segunda-feira, as 16hs, com a realização de uma blitz educativa, em frete ao Fórum, visando o controle do Tabagismo.

Na terça-feira 22 de novembro foi realizada uma passeata Comemorativa do Dia Nacional de combate ao câncer, e teve concentração as 15h, em frente a Secretaria de Saúde, seguindo na Avenida Possidônio Barreto, com chegada na Praça da Matriz as 17hs.

Na quarta-feira 23 de novembro, foi ministrado capacitação em Tabagismo, com o tema “Os aspectos cognitivos no tratamento do tabagismo”, e tinha como expositora a Dra. Maria Eurice Marques de Morais, Membra da coordenação de tabagismo do estado do Ceará.

Dia 24 de novembro, quinta-feira, a capacitação traz como tema “Aspectos operacionais no tratamento do tabagismo”. Já para o dia do encerramento da semana, 25 de novembro, sexta-feira, a capacitação aborda o tema “O tratamento Medicamentoso no controle do tabagismo, tendo como expositora a Drª Maria da Penha Uchoa Sales, Coordenadora do controle do tabagismo do hospital de Mesejana.

O evento tem a coordenação da secretaria de saúde do Município, através da secretaria Celia Soares Ferreira e toda sua equipe técnica, com total apoio do gabinete do prefeito Nilson Freitas.

Por:Celestino Fonseca.

Icasa fica sem Arnaldo Lira para a última rodada da Série B


Apesar da diretoria ter negado a saída do técnico Arnaldo Lira, o treinador está fora do Icasa. Lira ligou para amigos em Fortaleza e confirmou que o presidente do clube, Cícero Damião, o demitiu por telefone e que seu auxiliar Raimundinho vai assumir a equipe na última partida contra a Portuguesa.

A diretoria icasiana anunciou uma coletiva com a imprensa para esta tarde, a partir das 15h, no CT Praxedão. Agora a expectativa é a reapresentação do meia Júnior Xuxa hoje à tarde. O jogador já está na estrada rumo a Juazeiro do Norte.

Arnaldo Lira estava em Fortaleza desde o último domingo. O treinador casou ontem e se apresentaria hoje à tarde para realizar o coletivo visando o jogo de sábado contra a Portuguesa.

Fonte: cearaagora.com.br

PMDB de Russas realiza encontro regional e confirma a presença do senador Eunício Oliveira


O PMDB de Russas realizará Encontro Regional do Partido no próximo sábado (26) no Auditório da UNECIM, a partir das 09h00, onde terá à presença do líder maior da agremiação no estado, o Senador Eunício Oliveira, além de secretários de estado, deputados federais e estaduais, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, filiados, lideranças políticas e simpatizantes. O objetivo principal do encontro é debater “As Bandeiras de Luta e a Preparação do Partido para as Eleições de 2012”.

Em Russas, o partido está indicando o vereador Aureliano Ribeiro como pré-candidato a prefeito para suceder Raimundinho. O ex-vereador Carlos Félix é quem preside o partido na terra de Dom Lino.

Comissão da SESPORTE fará entrega das camisas do Bolsa Esporte no município de Russas


A Secretaria do Esporte do Estado enviará uma comissão técnica para o município de Russas na próxima quinta-feira, 24 de novembro. Na oportunidade, os atletas de Russas e demais municípios da região jaguaribana contemplados pelo Bolsa Esporte, receberão as camisas do Programa e assinarão o Termo de Compromisso. O evento acontecerá das 8hs às 12hs, no Ginásio Poliesportivo Joel Correia Lima, situado na Rua Catumbela. A presença do atleta é obrigatória. É necessário também apresentar os documentos de RG e CPF.

Em todo o Estado, 1.737 atletas de baixa renda serão beneficiados com o incentivo da Sesporte. Neste ano, o investimento foi de R$ 2,4 milhões. O Programa visa incentivar a prática esportiva dos alunos das escolas públicas do Ceará, bem como reconhecer os atletas com destaque em competições regionais e nacionais que necessitam de apoio financeiro. É direcionado a pessoas que têm renda mensal abaixo de meio salário mínimo e que são residentes em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos. Os benefícios visam custear parte das despesas com alimentação, medicamentos, transporte e material esportivo e tem validade de até um ano, a partir da data de concessão.

As bolsas são divididas em três níveis: 1.237 bolsas no Nível I, no valor de R$ 100,00 para atletas iniciantes e que integram escolinhas de iniciação esportiva desenvolvidas nas escolas ou em projetos sociais; 300 bolsas de R$ 130,00 no Nível II para atletas que já participaram de competições chegando até o 10º lugar; e 200 bolsas no valor de R$ 260,00 para os atletas entre os seis primeiros colocados em competições.

SETAS lança em Russas Campanha Solidária de arrecadação de brinquedos


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, no Auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) a solenidade de lançamento da Campanha “Seja solidário e faça uma criança russana feliz neste Natal”.

Participaram do evento a Secretária do Trabalho e Assistência Social e idealizadora da ação Adriana Ribeiro; Presidente do CDL Francisco Martins Dantas; garoto propaganda da Campanha, o estudante Dheymerson do pintinho piu; Coordenadoras e funcionários dos CRAS do Planalto e Várzea Alegre; Pastor Antenor e Sociedade Civil.

A Campanha está sendo promovida pelo município de Russas através da SETAS, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Russas (CDL), e tem por finalidade arrecadar através de doações o maior número de brinquedos possíveis, seja novos ou usados, que serão posteriormente doados às crianças das áreas de cobertura dos CRAS do Planalto e Várzea Alegre.

Os brinquedos estão sendo arrecadados até o dia 22 de dezembro, em todas as lojas conveniadas ao CDL, Empresas parceiras da Campanha e Repartições Públicas do Município.

Participe! Doe um brinquedo e garanta a alegria de uma criança nesse natal. Faça como o estudante Dheymerson do Pintinho Piu, que não cobrou cachê para ser o garoto propaganda da Campanha.

Futsal: Limoeiro estréia com vitória na fase final do Intermunicipal


A fase final do 39º Intermunicipal promovido pela Federação Cearense de Futsal, está sendo disputada na cidade de Mombaça, Estado do Ceará, durante o período de 22 a 26 deste.

O Limoeiro Futsal, único representante do Vale do Jaguaribe na competição, está no grupo "T" ao lado de Aracoiaba, Senador Pompeu e Cruzada/Canindé. A equipe jaguaribana busca o bicampeonato, haja visto, ter conquistado o título da competição no ano passado.

Na partida de estréia realizada no início da noite desta terça, 22, o time limoeirense derrotou Senador Pompeu por 2 a 1, com dois gols do atleta Lequinha. Logo mais a noite o Limoeiro vai encarar o Cruzada/Canindé, e se vencer novamente poderá garantir a classificação antecipada para as semifinais. Apenas dois times da chave se classifica.

MEC pune faculdade cearense que atingiu nota abaixo de 1,45


A Faculdade de Ciências Tecnológicas de Fortaleza (FCTFOR) está entre as 60 instituições de ensino superior com Índice Geral de Cursos (IGC) abaixo de 1,45 em 2010, punidas por medida cautelar pelo ministério da Educação (MEC), divulgadas nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União.

O IGC é uma nota atribuída à instituição, que vai de 0 a 5, durante o processo avaliativo do ministério. A avaliação analisa o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), infraestrutura e corpo docente.

As instituições punidas ficam impedidas de elevar a oferta de vagas em seus cursos de graduação e pós-graduações lato sensu. Além de ficarem suspensos os recredenciamentos e autorizações de cursos (processos que validam os diplomas dos alunos) que ficarão sob supervisão do ministério até que sanem as deficiências. As faculdades têm 30 dias para informar as providências que serão adotadas.

Fonte: cearaagora.com.br

Descoberta vacina contra câncer


Cientistas brasileiros conseguiram criar uma vacina contra o câncer utilizando o Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. A pesquisa mereceu publicação na prestigiosa revista científica americana PNAS.
Os pesquisadores escolheram uma cepa de Trypanosoma não-patogênica, ou seja, incapaz de causar a doença. Depois, modificaram-na geneticamente para que o micro-organismo produzisse uma molécula característica de células tumorais: o antígeno NY-ESO-1.

Desta forma, quando o organismo inicia o combate ao protozoário, entra em contato com o antígeno que passa a ser visto pelo sistema imune como um bom indicador das células infectadas pelo protozoário.
As defesas do organismo começam a destruir as células que possuem o antígeno NY-ESO-1 imaginando que lutam contra a infecção do Trypanosoma. Na realidade, foram induzidas a combater tumores.

O estudo reuniu cientistas do Centro de Pesquisas René Rachou (Cpqrr-Fiocruz), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Ludwig, em Nova York.

O artigo publicado na PNAS apresenta dados promissores em camundongos para prevenção e tratamento de melanomas. Os cientistas também testaram o Trypanosoma transgênico em células humanas in vitro e comprovaram que ele induz a resposta imunológica esperada contra alguns tipos de câncer.

Ricardo Gazzinelli, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas e um dos autores do trabalho, afirma que, antes de iniciar os testes clínicos em humanos, será preciso vencer a resistência em se utilizar um parasita transgênico para combater uma doença. Até lá, o grupo iniciará os testes em cachorros.

Oficarte é contemplada com mais um prêmio federal


A Fundação Nacional de Artes divulgou a relação de selecionados do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011. Com premiações de até R$ 150 mil, o edital contempla artistas, produtores, associações, cooperativas, companhias, grupos e empresas teatrais de todo o país. O processo seletivo está dividido em duas categorias:
A) circulação de espetáculos e B) montagem de espetáculos e/ou manutenção de atividades teatrais de grupos e companhias.

A Oficarte Teatro e Cia foi contemplada com mais um projeto, este irá proporcionar a circulação do espetáculo CUIA por quatro estados da região nordeste no ano de 2012. Vale salientar que projeto da Oficarte foi o único na categoria circulação selecionado do estado do Ceará. Mais uma vez vem confimar o talento dos artistas russanos e o belissimo trabalho desenvolvido pela Oficarte.

Começa sexta-feira a inscrição para concurso da PMCE


A partir da próxima sexta-feira, dia 25, indo até 16 de dezembro estarão abertas as inscrições do concurso público para soldado da Polícia Militar do Ceará (PM). A corporação está ofertando mil vagas para a carreira de praça. Destas, 950 são destinadas a candidatos do sexo masculino e 50 para o sexo feminino. Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/pmce2011. A taxa de inscrição está fixada em R$ 80,00. O salário oferecido pela PMCE é de R$ 1.606,01.

Os candidatos deverão ter concluído o ensino médio completo ou um curso técnico equivalente, e estarem com idades entre 18 e 30 anos incompletos. Homens que queiram participar da seleção devem ter a altura mínima de 1,62 metro e as mulheres, 1,57 metro.

Os inscritos serão submetidos às seguintes etapas de exame: prova objetiva, inspeção de saúde, com exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, e curso de formação com 1.020 horas/aula dirigidas à capacitação profissional do candidato. Além disso passarão por prova de capacidade física, avaliação psicológica e investigação social.

Todas as etapas do concurso serão realizadas em Fortaleza. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 26 de fevereiro de 2012.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mesa redonda marcou a abertura da III Semana de Inclusão Digital em Russas


Aconteceu nesta segunda-feira, 21, às 18h30min, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Russas, a solenidade de abertura da III Semana de Inclusão Digital – SEMID. O evento que é realizado pelo Governo Municipal, através do Projeto Ação Digital – PAD, terá programação até sexta-feira, 25.

Participaram do momento de abertura, a Secretária Municipal da Educação Lindalva Pereira Carmo; Chefe de Gabinete Nilberto Nogueira; Secretária Municipal da Assistência Social Adriana Ribeiro; Coordenador Geral do PAD João Paulo; Coordenador Nacional do Programa de Inclusão Digital do SERPRO, Antonio Carlos; representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário – Projeto Territórios Digitais, Bruna Sousa; estudantes; educadores, Sociedade Civil e Imprensa.

Após o momento oficial da abertura que contou com o discurso do Coordenador Geral do PAD João Paulo, fala das autoridades e apresentações culturais, aconteceu uma mesa redonda onde foi abordado com mais profundidade o tema da SEMID, “Telecentros Comunitários: cidadania digital ao alcance de todos”, pelos debatedores Antônio Carlos e Bruna Sousa, que vieram de Brasília para participar do evento.

Até sexta-feira, 25, uma vasta programação composta por palestras, mini-cursos, oficinas, mesas-redondas e simpósio de inclusão científica, estará sendo realizada no Centro Vocacional Tecnológico e Projeto ABC. Toda a programação do evento está postada no site www.projetoacaodigital.com.br .

A SEMID tem como propósito mobilizar gestores de telecentros, telecentristas, ativistas de inclusão sócio-digital, gestores de projetos de inclusão digital e educadores das Instituições de Ensino do Ceará em torno da discussão da função social e dos impactos causados nas comunidades beneficiadas com a implantação de Telecentros Comunitários. As temáticas prioritárias da III SEMID são: Implantação de novos Telecentros; Programa Telecentros.BR; Formação de bolsistas; Projetos de inclusão digital; Cultura Livre; Desenvolvimento e Sustentabilidade dos Telecentros Comunitários; Educação e Inclusão Digital; Ferramentas e Soluções.

Participe! Contribua com o maior evento de inclusão digital do Vale do Jaguaribe.

Dimas tem dúvida para definir o substituto de Felipe Azevedo


Para a partida decisiva contra o Cruzeiro, no próximo domingo (27), às 16h (horário local), no estádio Presidente Vargas, o técnico do Ceará, Dimas Filgueiras, não terá em campo o atacante Felipe Azevedo.

Artilheiro do time com 10 gols, Felipe completou a série dos 3 cartões amarelos na partida diante do Grêmio e cumprirá suspensão automática contra a Raposa.

Adepto ao esquema ofensivo utilizando dois jogadores velozes, Dimas Filgueiras poderá mudar sua estratégia se priorizar a escalação de um atacante de área,. A dúvida prevalece na cabeça do comandante alvinegro. “O reserva imediato da posição é o Washington, mas eu ainda tenho até sexta-feira (25) para definir. Posso também utilizar o Paulinho, que é um jogador que eu formei na (categoria de) base ou ainda o Sinho”, argumentou o técnico.

Dimas também ressaltou o estilo de jogo de Roger, mas desconversou quando indagado se poderia utilizá-lo contra o Cruzeiro. “O Roger é um grande jogador. Faz bem aquele trabalho ali na frente, mas só vou decidir quem vai entrar no final da semana”. Concluiu sem mencionar nada sobre Marcelo Nicácio.

Fonte: diariodonordeste.com.br

Futsal: Federação bate o martelo e jogos da final serão mesmo na capital



Foram divulgadas as datas e locais dos jogos da grande final do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2011. Mesmo envolvendo duas equipes do interior do Estado, no caso Afagu/Russas e Alto Santo, os dois confrontos serão disputados na capital cearense.


A primeira partida acontecerá nesta sábado, 26, às 16h15min no Ginásio da Faculdade Católica e o segundo jogo será disputado na terça-feira, 29, às 20h no Ginásio Paulo Sarasate. Ambos os embates serão transmitidos ao vivo pela TV Diário.

Após os dois jogos se nenhuma das equipes obtiver quatro pontos, o grande campeão será conhecido após cobranças de penalidades máximas.

Decisão

Os jogos em Fortaleza, na realidade não foi uma decisão, e sim o cumprimento a risca do que reza o 1º parágrafo do 22º artigo do regulamento da competição: "Nessa fase (Final), as equipes classificadas da fase anterior, farão uma disputa de melhor de quatro (4) pontos, sendo que os dois jogos serão realizados em Fortaleza no Ginásio que a FCFS indicar."

Russano Maestro Orlando Leite morre em Brasília


Morreu em Brasília, o russano maestro Orlando Leite, 85 anos, um dos maiores incentivadores da cultura cearense, estava hospitalizado havia dez dias e sofreu falência múltipla dos órgãos.

Aluno do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, no Rio de Janeiro, foi aluno de Heitor Villa Lobos e utilizou a bagagem de conhecimento no Ceará, criando condições para o desenvolvimento do ensino musical no estado, despertando a vocação e o talento musical de muitos cearenses. O maestro atuou ao lado de grandes artistas do estado nas artes cênicas e plásticas, promovendo a poesia, a música, o ballet o teatro e o cinema.

O corpo de Orlando Leite vai ser velado nesta terça-feira, 22, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, onde será enterrado à tarde.

Em Russas a Banda de Música do Município leva seu nome. “BANDA DE MÚSICA MAESTRO ORLANDO LEITE”. A cidade de Russas está de luto e lamentando a perda de um filho ilustre.

Comissão da Infância debate em Russas violência sexual contra crianças


A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão da Infância e Adolescência, vai realizar nesta terça-feira (22/11), no município de Russas, o VIII Seminário Regional da campanha “Quem Cala, Consente: violência sexual contra criança e adolescente é crime!”. O evento - promovido em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), acontece a partir das 8 horas, na Associação Atlética e Cultural.

Durante o seminário, a psicóloga e escritora Helena Damasceno vai explicar as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais, os meios de denúncias, bem como a legislação relacionada ao tema.

A presidente da comissão, deputada Bethrose (PRP) (foto), disse que a importância do seminário consiste em mobilizar o maior número de pessoas e incentivá-las a denunciar o crime. “Estamos formando multiplicadores”, ressaltou a deputada, que lamentou a diminuição de notificações em 2011 através dos disques denúncias nas três esferas de governo. No entanto, ela acredita que a partir da realização dos seminários as denúncias aumentem no Estado.

A parlamentar explicou que a cada seminário as escolas de ensino fundamental das redes municipal e estadual são instruídas a fazer um plano de ação estratégica no combate à violência sexual. O documento é enviado posteriormente à comissão, que fará os devidos encaminhamentos.

O ciclo de debates está ocorrendo nas principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. O fórum já foi realizado em sete municípios: Itapipoca (07/06), Acaraú (21/06), Camocim (12/08), Tianguá (31/08), Baturité (28/09), Canindé (07/10) e Jaguaribe (27/10).

A expectativa é que até junho de 2012 o evento aconteça ainda nos municípios de Sobral, Horizonte, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.
LS/CG

Fonte: Agência de Notícias da Assembléia Legislativa